Roboticista: descrição e local de trabalho
No mundo moderno, os robôs começaram a ser usados em literalmente todas as indústrias, e a robótica começou a ganhar popularidade rapidamente. Nesse sentido, começaram a surgir novas profissões que têm uma conexão com a modelagem, desenvolvimento e criação de sistemas robóticos. Uma dessas profissões é a robótica.
Descrição
O engenheiro robótico ou robótico é uma das profissões mais novas no mundo moderno, cuja relevância e demanda só aumentam rapidamente com o tempo. Um especialista em robótica é um engenheiro micromecânico. Ele está envolvido na criação de robôs e sistemas robóticos.
Atualmente, esses especialistas são muito procurados no mercado de trabalho mundial e seu trabalho é prestigioso e muito apreciado pelos empregadores. Isso ocorre porque os robôs agora são usados em quase todos os lugares. Eles são usados para fins domésticos para simplificar as tarefas domésticas, para fins científicos e de pesquisa e, às vezes, em operações militares. Os robôs são capazes de realizar trabalhos perigosos para as pessoas e realizar ações precisas e rápidas, que uma pessoa simplesmente é fisicamente incapaz de repetir.
Além disso, os robôs podem realizar suas atividades com eficiência e sem interrupção e, em muitos setores, podem se tornar um bom substituto para os humanos. Tudo isso contribui para a robotização de quase todas as esferas da vida. A este respeito, podemos dizer com certeza que a demanda por robótica e outros especialistas que estarão envolvidos na manutenção de dispositivos inteligentes e sua criação só vai crescer em um futuro próximo.
No entanto, deve-se notar que uma pessoa que decide se tornar um especialista nesta área deve ter certas habilidades e qualidades. Em primeiro lugar, é a presença de uma mentalidade matemática e a capacidade de resolver problemas matemáticos complexos - será muito difícil para um estudante de humanidades nesta área. Isso também deve incluir o amor pelas ciências exatas, uma vez que sem um conhecimento profundo de álgebra, linguagens de programação, física e matemática aplicadas, análise matemática e geometria, a robótica simplesmente não será capaz de realizar suas atividades de forma eficiente e completa.
Essa pessoa deve ter boas habilidades de comunicação e ser capaz de trabalhar em equipe, uma vez que vários especialistas estão frequentemente envolvidos ao mesmo tempo para criar sistemas robóticos complexos.
Isso também deve incluir capacidade de pensar criticamente e analisar, bem como a presença de qualidades como perseverança e perseverança, porque mesmo o técnico de robótica mais experiente nem sempre consegue resolver rapidamente e pela primeira vez um determinado problema ou erro.
Também importante é uma qualidade humana como observação, o que ajuda na hora e rapidamente perceber um erro ou defeito no sistema. A presença da imaginação e da imaginação desenvolvida, uma tendência para a experimentação também é útil para um especialista que atua na área de robótica. É uma boa imaginação que muito contribui para a criação de novos dispositivos e o aprimoramento dos que já existem.
Claro, um especialista que trabalha nesta área, é importante saber sistematizar seus conhecimentos. Todos os conhecimentos relacionados com a área da mecânica, programação e não só, um especialista deve ser capaz de combinar e aplicar na prática. Isso também inclui habilidades como assimilação rápida e processamento de grandes volumes de informações muito diferentes.
Além disso, é de grande importância para a robótica capacidade e compromisso com o auto-estudo... Isso se deve ao fato de que literalmente a cada dia novas e mais avançadas tecnologias surgem no mundo e, portanto, mesmo o especialista mais experiente precisará atualizar periodicamente seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades no trabalho com aparelhos atualizados. Os cursos podem ajudá-lo nisso, e muitos deles podem ser feitos gratuitamente na Internet.
Prós e contras
A profissão de robótica, como qualquer outra, tem seus méritos e deméritos. Vamos falar primeiro sobre os aspectos positivos dessa profissão. A vantagem mais óbvia é alto salário de tal especialista. O trabalho de um engenheiro de robótica é bastante difícil e meticuloso, mas é apreciado pelo seu verdadeiro valor. O valor dos salários depende muito do local de trabalho e do ramo de atividade. Assim, os especialistas que participam de projetos importantes ou realizam suas atividades na indústria militar ou espacial podem ganhar cerca de 300 mil rublos por mês.
Outra grande vantagem é demanda por especialistas desta profissão em países estrangeiros. Um técnico de robôs que conhece bem o seu trabalho e o executa com eficiência tem a oportunidade de conseguir um emprego em uma empresa internacional e se mudar para o exterior. Esta é uma oportunidade bastante prestigiosa e promissora, especialmente considerando o fato de que o trabalho de tais especialistas em países estrangeiros é altamente remunerado.
Outra vantagem é emprego... Devido ao seu amplo leque de competências, não é difícil para um engenheiro de robótica encontrar um emprego, e não apenas na área de robótica, mas também em muitas outras indústrias. Além disso, é importante destacar uma vantagem dessa profissão como a sua relevância.
A profissão de robótica pode ser considerada a profissão do futuro, porque a cada ano ela se torna mais e mais procurada e popular.Portanto, quem se formou nessa área não precisa se preocupar com o fato de que, no futuro, sua profissão perderá o significado.
Agora, vamos passar para as desvantagens dessa especialidade. O primeiro é dificuldades em encontrar um emprego no mercado de trabalho russo especificamente para esta especialidade. Nas condições do nosso país, esses especialistas podem receber altos salários, mas primeiro precisam encontrar um emprego. Com isso, podem surgir dificuldades, já que o número de vagas é extremamente pequeno e a competição por elas, pelo contrário, é bastante elevada.
Outra desvantagem é educação pobre... A robótica é uma profissão relativamente nova. As especialidades associadas a este ramo de atividade surgiram há não muito tempo. Por isso, os programas educacionais nessas áreas podem ser diferentes dependendo da universidade. Como resultado, muitas vezes acontece que o graduado simplesmente não possui o conhecimento e as habilidades adequados para conseguir um emprego com sucesso.
Além disso, outra grande desvantagem é dificuldades com a admissão. Como mencionado acima, robótica e mecatrônica é uma nova especialidade que não é encontrada em todas as universidades. Neste sentido, para inscrever-se numa formação nesta área numa base orçamental, terá de envidar todos os esforços.
Profissões relacionadas com robótica
Existem muitas profissões associadas à robótica. Esta é uma área bastante ampla que não está vinculada a um setor específico. Um especialista nesta profissão, em termos simples, deve criar e manter robôs, incluindo sistemas técnicos robóticos. Outra profissão é designer de robôs. Tem vários ramos: um designer de neurointerfaces para o controle de robôs, um designer de robótica infantil, um designer de robôs médicos, um designer de robôs domésticos e muito mais. Cada uma dessas áreas tem suas próprias nuances e especificidades.
Então, designer de robótica infantil cria jogos educativos e outros produtos para crianças, tendo em conta as características psicofisiológicas das crianças. E o projetista de robôs domésticos, por outro lado, dá mais ênfase à funcionalidade de uma máquina inteligente, o que deve facilitar o dia a dia. Mas, se falamos da profissão de designer em geral, um especialista que trabalha nesta área é responsável pelo desenvolvimento, design e programação de dispositivos inteligentes.
Existe outra profissão que está diretamente relacionada aos robôs - esta é robótica móvel... Um especialista que trabalha na área de robótica móvel é responsável pela instalação, comissionamento, operação e manutenção de sistemas robóticos móveis. Também desenvolve, simula e otimiza as atividades de robótica móvel, está empenhado na sua reparação e melhoria. Se você olhar em geral, então uma pessoa que deseja conectar sua vida com a robótica tem um lugar para vagar. Resta apenas escolher o campo de atividade que você gosta.
Responsabilidades
A profissão de robótica é bastante complexa e demorada.... Uma pessoa que trabalha nesta área tem muitas responsabilidades. Assim, ele se dedica à modelagem, desenvolvimento e criação de robôs e sistemas robóticos, além de selecionar e desenvolver materiais e equipamentos eletromecânicos necessários aos mesmos, identificar e corrigir erros críticos nos desenvolvimentos criados. Suas responsabilidades também incluem organização da manutenção e reparação de equipamentos robóticos e controlo sobre os mesmos.
As funções de tal especialista também incluem participação em experimentos e testes de sistemas robóticos implementados, controle de consumo e disponibilidade de peças sobressalentes e peças necessárias em almoxarifados, treinamento de pessoal, bem como manutenção de relatórios e documentos de trabalho. Claro, como regra, mais de uma pessoa está envolvida em tudo isso.
Muitas vezes, para criar uma máquina inteligente, programar suas ações, desenvolver peças mecânicas e eletrônicas, os especialistas precisam se unir e trabalhar em equipe.
Educação
A fim de obter a profissão de robótica, ensino superior obrigatório. Em primeiro lugar, um futuro especialista precisa se formar na faculdade, desaprender 11 turmas na escola, passar nos exames necessários ou fazer um retreinamento profissional. No entanto, a reciclagem profissional só é adequada para pessoas que já possuem o ensino superior. Se falamos de estudar depois da faculdade ou escola, para dominar a profissão, você precisa entrar na universidade na faculdade de mecânica em uma das seguintes áreas: "mecatrônica e robótica", "tecnologias de controle de computador em robótica e mecatrônica" ou " sistemas robóticos e complexos. "
Existem poucas instituições de ensino superior nas quais essas áreas estão disponíveis em nosso país. Estas incluem as seguintes universidades: Universidade Nacional de Pesquisa "MPEI", Universidade Federal de Ural em homenagem ao primeiro presidente da Rússia B. N. Yeltsin, Universidade Estadual de Ferrovias de Ural, Universidade Técnica Estadual de Novosibirsk e Universidade Federal do Extremo Oriente.
Levará 4 anos para estudar para esta profissão. Porém, nesta fase, a pessoa receberá apenas o diploma de bacharel. O desenvolvimento no campo da robótica exigirá ir para a magistratura e passar por mais alguns anos de treinamento. Claro, nesta fase, mesmo após o emprego, a formação não termina. Para melhorar as qualificações e avançar ainda mais na carreira, a pessoa terá que fazer cursos adicionais, cuja duração é, em regra, de pelo menos 3 meses. Esses cursos não só permitirão ao especialista adquirir novos conhecimentos e habilidades, mas também aumentar seu valor como funcionário no mercado de trabalho.
Local de trabalho
A robótica é um campo bastante amplo. Tendo dominado esta profissão, uma pessoa consegue uma oportunidade de emprego em muitos setores, seja mídia, medicina ou manufatura. Na sua maioria, os especialistas trabalham em centros de investigação, em várias empresas especializadas na criação de robótica e na criação de sistemas robóticos. Entre essas empresas estão as que se relacionam com a indústria militar, produção de petróleo, mineração, engenharia mecânica e não só.
Quanto ele ganha?
Os salários dos especialistas que atuam em robótica podem ser diferentes. Isso depende muito da experiência de um especialista, da complexidade de seu trabalho, da quantidade de conhecimento que ele possui e aplica na prática, bem como da contribuição que ele dá para a criação e desenvolvimento de um sistema robótico. Além disso, o tamanho do salário também depende em grande parte da região do país em que o especialista vive e atua. Portanto, o salário de um engenheiro de robótica em Moscou começa em 50 mil rublos e mais. Seu tamanho exato depende apenas do campo de atividade.
Na capital do norte do nosso país, o salário de tal especialista começa em 40 mil rublos e mais. Se falamos de salário nas regiões, então neste caso depende muito dos conhecimentos, competências e habilidades de um especialista.
Em geral, a renda desses trabalhadores é de cerca de 50 mil rublos. Se falamos sobre o salário médio no CEI, ele varia de 40 mil rublos por mês.