Tudo sobre o restaurador de profissão
Mais cedo ou mais tarde, cada pessoa se depara com a necessidade de escolher a profissão certa. O especialista responsável pela preservação e restauração de monumentos culturais é denominado restaurador.
Peculiaridades
Essas pessoas surgiram na Idade Média. Com o tempo, especialistas na área em questão começaram a preservar a aparência original dos objetos culturais.
De acordo com a descrição moderna da profissão, a principal atividade do restaurador é a conservação, após o objeto de arte ter sido restaurado. Uma pessoa da profissão descrita deve ser capaz de remover rachaduras, lascas e outros tipos de danos.
Para preservar o objeto em sua forma original, vários métodos são usados, incluindo tratamento químico, o nível de umidade ideal na sala onde o objeto de arte está armazenado é determinado e a iluminação é cuidadosamente selecionada. Antes de iniciar o trabalho, o restaurador primeiro inspeciona o objeto, avalia sua condição, determina a complexidade do dano e o material com que terá que trabalhar. Uma grande responsabilidade recai sobre os ombros de um especialista, pois ele tem que trabalhar com livros antigos, pinturas de grande importância. Às vezes você tem que trabalhar junto com historiadores, consultar arqueólogos e químicos.
Um conservador-restaurador é um profissional que preserva e restaura objetos de valor cultural ou histórico significativo.Este especialista é altamente dedicado ao seu trabalho, é atencioso e cuidadoso, visto que se dedica à preservação de objetos de valor no plano artístico, estético, cultural, científico e histórico. Um restaurador conservador deve ter conhecimento teórico (teoria das artes plásticas, história cultural e tecnológica, química, biologia) e habilidades técnicas práticas.
Sua função é avaliar a condição material de um objeto, encontrar estratégias e aplicar métodos científicos para manter sua integridade, prevenir a destruição do objeto e restaurá-lo. Para fazer bem o seu trabalho, o especialista conhece a história e o método de confecção de um objeto de arte. Ele também avalia as possíveis causas de deterioração do item, incluindo:
- corrosão devido à luz, temperatura inadequada ou níveis de umidade;
- envio;
- parasitas;
- poluição do ar.
O restaurador deve corrigir os defeitos que surgiram com o tempo. Por exemplo, adicione tinta em uma imagem, restaure um mosaico ou vaso de cerâmica, remova o verniz escurecido. É imperativo que o médico documente o método e os procedimentos usados e garanta que o processo de recuperação seja suave e reversível. O restaurador é então obrigado a fornecer conselhos úteis sobre medidas futuras para evitar a decomposição da obra de arte.
Às vezes, é melhor criar uma cópia de um objeto e exibi-lo em vez do original, pois isso requer condições especiais de armazenamento.
O restaurador possui várias especializações, não apenas uma conservadora. Existem as seguintes instruções:
- museu;
- construção;
- mais recente.
O especialista do museu não é responsável pela restauração específica dos objetos de arte, mas pela sua preservação dentro do museu. São pessoas que têm a obrigação de fiscalizar constantemente as obras de arte e evitar sua destruição. Existem também muitos ramos na direção considerada:
- pintor;
- mestre joalheria;
- restaurador de armas;
- especialista em livro;
- especialista em ícones.
O restaurador do edifício é responsável pela restauração e preservação dos objetos arquitetônicos. Deve reparar rachaduras e fraturas que costumam causar o colapso de edifícios. Somente os materiais que correspondem à época em questão podem ser usados durante o trabalho. Um renovador geralmente não apenas restaura objetos, mas também adiciona elementos perdidos. Infelizmente, esse tipo de trabalho sempre leva a uma diminuição no custo do objeto.
Prós e contras da profissão
A posição de restaurador permite trabalhar com valores históricos. A demanda por restauração na Rússia se deve ao grande número de monumentos culturais e obras de arte. A especialidade em questão dá à pessoa a oportunidade de contribuir para o patrimônio e estudar o patrimônio cultural. É sempre uma grande responsabilidade e tarefas interessantes que um especialista enfrenta.
Se uma pessoa tem muita experiência, ela sempre será aceita para um bom trabalho em uma galeria ou museu. É uma oportunidade de desenvolver sua carreira e trabalhar em diferentes direções. Porém, para quem sonha em se realizar criativamente, essa profissão não é adequada, pois é preciso negligenciar suas ideias e dar preferência à plausibilidade histórica.
Muitas vezes, os representantes da profissão têm que lidar com a solução de problemas complexos, uma vez que não é tão fácil recriar o material primário. O bom sucesso é alcançado apenas por aqueles restauradores que constantemente melhoram sua arte e habilidades.
Qualquer técnica de restauração é um processo complexo que exige da pessoa não só cuidado, mas também talento.
Quais são as responsabilidades?
Dependendo da direção escolhida pelo mestre da restauração, suas funções serão diferentes.O restaurador-artista trabalha nas pinturas, restaura as camadas perdidas de tinta, como o restaurador de ícones. O joalheiro-restaurador faz joias velhas como novas. Ele não apenas substitui os elementos perdidos, mas também limpa o metal.
O especialista em construção é responsável pela preservação dos monumentos arquitetônicos. Também há representantes da profissão que lidam exclusivamente com marcenaria, outros trabalham com moldagem de estuque e outros ainda amam pintar. Cada um dos especialistas descritos possui seu próprio padrão profissional. Esta é uma profissão que nem todas as pessoas podem dominar. Para ter sucesso, você deve ter as seguintes qualidades:
- persistência e paciência;
- atenção e capacidade de concentração;
- respeito pelos objetos de arte;
- desejo de trabalhar com suas próprias mãos.
Entre outras coisas, os deveres dos representantes da profissão descrita incluem:
- monitorar, listar e fotografar locais de patrimônio cultural;
- restauração de objetos danificados ao seu estado original;
- criação das condições mais adequadas para a preservação de objetos frágeis;
- identificação de riscos de deterioração do estado de objetos e estruturas;
- aconselhar autoridades locais, autoridades ambientais e outros clientes sobre medidas para proteger o patrimônio cultural;
- processamento de relatórios, que incluem a descrição da localização, tamanho, estrutura e estado do objeto, bem como a elaboração das plantas e estimativas necessárias à restauração do objeto;
- organização de exposições e espetáculos;
- fazer cópias de itens frágeis;
- documentar os processos e métodos usados para conservação e restauração;
- controlar o processamento e transporte de objetos do patrimônio cultural;
- aderir a um código de conduta profissional e sigilo;
- conhecer as leis de propriedade intelectual;
- cumprir os regulamentos de proteção e segurança do trabalho;
- visite arquivos para pesquisa.
Como você pode se tornar?
Existem várias maneiras de se tornar um restaurador. Via de regra, esses especialistas se especializam no reparo de um objeto específico. Para obter uma especialidade, você precisa ser aprovado em várias disciplinas na admissão, incluindo história, química.
Uma vantagem indiscutível é a presença de uma formação completa na Faculdade de História.
Depois que o especialista for aprovado na certificação, ele poderá conseguir um emprego em treinamento avançado. O estágio ocorre em museus e galerias, onde ensinam como usar corretamente os métodos estudados na teoria. Até que um jovem especialista receba a base de conhecimento necessária e conclua um estágio, ele não tem permissão para trabalhar.
Algumas das melhores universidades russas que treinam especialistas muito procurados são:
- SPbSU;
- Kosygin Russian State University;
- Far Eastern Federal University.
Dependendo da direção, o prazo de estudos é de 2 a 6 anos. É imperativo que todo futuro candidato passe em um teste adicional de criatividade. Alguns alunos, após concluírem o curso, vão para a pós-graduação para aprender mais. Talvez a maneira mais comum de se tornar um bom profissional seja aprender com um artesão experiente. Pessoas que já exercem essa profissão há muito tempo são os professores mais experientes. Às vezes, esse treinamento adicional leva anos.
As habilidades aprendidas na escola de carpintaria podem ser úteis na restauração de casas antigas, não apenas na construção de novas. Os programas de conservação de arte são outra forma de se tornar um especialista em restauração. Os alunos aprendem um pouco sobre as diferentes metodologias utilizadas no trabalho e depois escolhem uma área de especialização.
Esses programas exigem que os alunos tenham experiência em artes, química e, portanto, não são adequados para iniciantes.
Para fazer bem o seu trabalho, o aluno deve estudar a história do objeto ao qual planeja dedicar seu tempo.Por exemplo, um restaurador de móveis deve conhecer a história e os estilos de diferentes períodos para reformar ou renovar com precisão qualquer item. É muito importante preservar a aparência original.
Uma pessoa pode se especializar na restauração de cadeiras ou pinturas a óleo do século XVIII. Esta é uma área muito estreita. O treinamento sempre depende da área escolhida: artes plásticas, arqueologia e arquitetura, mas em alguns casos você tem que estudar um ofício. Isso se aplica à restauração de estruturas metálicas, têxteis, vitrais, esculturas, móveis.
Mais emprego
Os jovens recém-formados costumam iniciar suas atividades em museus e diversos tipos de repositórios. Este é um lugar ideal para ganhar experiência, aumentar o nível. Primeiro, o funcionário recebe permissão para trabalhar de forma independente e, em seguida, pode supervisionar outros funcionários. Até mesmo um restaurador tem um plano de carreira. No nível mais alto, ele se torna o chefe de um instituto de pesquisa ou museu.
Muitos jovens profissionais optam por trabalhar em organizações comerciais. Um bom artesão está sempre em demanda em uma loja de antiguidades ou butique histórica. Quando as habilidades organizacionais também estão na lista de qualidades positivas, você pode iniciar seu próprio negócio com sucesso. Essas pessoas compram arte, arrumam e depois vendem.
O salário
Algumas pessoas pensam que é impossível ganhar muito na posição de restaurador, mas isso não é inteiramente verdade, pois o salário vai depender diretamente da experiência e habilidade de um especialista. Também vale a pena levar em conta em que país ou mesmo cidade você tem que conseguir um emprego. Se lá o nível médio de ganhos de representantes desta profissão nem mesmo consegue 30 mil rublos, então não se pode contar com grandes ganhos.
Por exemplo, os especialistas em Moscou recebem até 100 mil rublos, enquanto o salário médio nacional de uma pessoa envolvida na restauração é de 45 mil rublos. Jovens artesãos sem experiência não recebem mais do que 25.000 rublos em museus; em organizações comerciais, esse valor pode ser maior, mas não significativamente.
Se você mudar para uma atividade independente, é possível aumentar seus ganhos em até 50.000 rublos, e às vezes até mais.
Alguns ganham muito dinheiro, mas isso já é uma questão da autoridade do mestre. Existem também especializações muito estreitas. Não é fácil encontrar um especialista nesta área, por isso o seu rendimento é sempre mais elevado.