Quem é técnico de rádio e o que ele faz?
Hoje existe uma grande quantidade de equipamentos de rádio no mercado, e todos eles precisam de ajustes competentes, e em caso de avaria - em uma reparação qualificada.
Um técnico de rádio é exatamente o especialista necessário neste caso. No artigo, você descobrirá quem é e o que é preciso para se tornar um.
Descrição
Engenharia de rádio é uma seção bastante extensa e é dividida em duas subseções: manutenção e design. Um técnico de rádio é popularmente chamado de profissional na área de instrumentação. O nome completo e oficial desse perfil é "construção de aparelho de rádio". Ele é muito parecido com um mecânico de rádio, mas existem diferenças. Se um mecânico só é obrigado a encontrar e corrigir falhas em sistemas e dispositivos eletrônicos, então um técnico, além disso, ainda deve ser capaz de desenvolvê-los por conta própria.
Para conseguir essa profissão e trabalhar com sucesso na área da engenharia de rádio, uma pessoa precisa ter algumas qualidades especiais. Ou seja, nem todos conseguem dominar essa especialidade. No mínimo, um futuro especialista neste campo deve ter:
- inteligência bastante elevada - você terá que pensar muito;
- tem uma excelente memória;
- conhecer e amar tecnologia;
- ser capaz de se envolver em trabalho sedentário por muito tempo;
- ser muito controlado e se você precisar se concentrar instantaneamente.
Ele também deve ser capaz de "ler" qualquer, mesmo os esquemas mais complexos, e realizar manipulações manuais.
Responsabilidades
O técnico de rádio é muito procurado e pode trabalhar em muitos lugares. Suas responsabilidades em um local de trabalho específico são determinadas pela descrição do trabalho. No entanto, existem várias características comuns. O especialista é obrigado:
- ter formação secundária ou superior nesta área;
- realizar trabalhos de reparação e manutenção de dispositivos eletrónicos;
- ser capaz de projetar e desenvolver dispositivos;
- ser capaz de "ler", desenvolver e projetar circuitos para dispositivos eletrônicos;
- têm um elevado grau de responsabilidade, pois muito depende de um especialista na área da reparação e concepção de dispositivos, onde mesmo a mais ligeira negligência pode levar a graves consequências;
- ser capaz de configurar e manter o equipamento de rádio atribuído a ele;
- antes de conectar, é imperativo testar novos sistemas e equipamentos;
- compreender e ser capaz de manter a documentação da especialidade;
- melhorar constantemente seu nível e qualificações, a fim de acompanhar as novas tendências em tecnologia de rádio.
Conhecimento e habilidades
Um técnico de rádio profissional deve ter uma visão ampla, ser capaz de fazer muito e saber ainda mais na área de eletrônica:
- compreender e compreender em alto nível em física geral;
- ter habilidades de engenharia;
- compreender os princípios em que se baseia o funcionamento de dispositivos eletrônicos;
- ter a capacidade de projetar e desenvolver;
- ser capaz de reparar e manter, realizar instalação e desmontagem de equipamentos de alta qualidade;
- estudar de perto e compreender habilmente os esquemas;
- conheça bem todos os dispositivos de solda e saiba trabalhar com eles;
- realizar integralmente a identificação de defeitos em equipamentos e sistemas;
- ser capaz de trabalhar em um computador com programas automatizados especiais para projetar dispositivos e planejar tecnologias para a montagem de dispositivos.
Educação
Deve-se notar que esta especialidade requer um nível de educação bastante elevado. No mínimo, você precisa estudar em uma escola técnica ou faculdade, e é melhor se formar em um instituto.
Estudar em uma universidade abre mais oportunidades, mas também leva mais tempo. Os candidatos que concluíram o ensino médio e foram aprovados em exames de matemática, língua russa, ciência da computação e tecnologias de informação e comunicação entram nos institutos. Nesta fase, algumas especialidades podem ser estudadas em departamentos noturnos ou in absentia. Você pode ir para a faculdade após a 9ª série.
Todas as grandes cidades possuem instituições de ensino que treinam técnicos de rádio. Os mais famosos são o Instituto de Aviação de Moscou, a Universidade Técnica de Comunicações e Informática de Moscou, a Universidade Federal do Extremo Oriente e outros.
Nas faculdades de telecomunicações, tecnologias de infocomunicação e sistemas de comunicação, você pode obter uma educação até o nível de bacharelado, e isso levará 4 anos. Se você se sente atraído por trabalhar na área de pesquisa, então tem um caminho direto para um mestrado. Mas vale lembrar que este é mais um ano de estudos.
Se você quiser começar rapidamente, está a caminho da faculdade. Muitos já ouviram falar da conhecida Escola Técnica de Instrumentação Espacial de Moscou da Universidade Técnica do Estado de Moscou. N.E.Bauman, mas existem muitos outros estabelecimentos dignos. O treinamento pode ser realizado às custas do Estado e das despesas pessoais.
O desenvolvimento da eletrônica está avançando a passos largos. Nem todos podem lidar com o crescente corpo de conhecimento necessário para se manter atualizado com o estado da arte em tecnologia de rádio. O conhecimento adquirido em uma instituição de ensino torna-se obsoleto.
E para estar na tendência, um especialista precisa aprender e melhorar constantemente por conta própria.
Local de trabalho
Os rádios técnicos qualificados são muito procurados, eles sempre têm a oportunidade de escolher onde trabalhar, seja na rede pública ou na privada.
Existem as principais vagas para esta especialidade:
- em empresas de reparo e produção de aparelhos e equipamentos de rádio;
- em lojas que vendem e fazem manutenção de computadores;
- em vários institutos de pesquisa, agências de design;
- em empresas de defesa.
Portanto, a chance de encontrar um bom emprego é bastante alta, porque é muito difícil e nem todos podem pagar.
O salário
Deve ser entendido que os salários dependem muito da região e do local específico de trabalho. Por exemplo, em Moscou, é uma ordem de magnitude superior e atinge 40 mil rublos, o nível superior é de cerca de 170 mil. rublos. No resto da Rússia, um técnico de rádio pode receber de 20 a 60 mil rublos. O dinheiro menos ganho fica com um estúdio de reparação de equipamentos e o máximo com os especialistas que trabalham "no campo", instalando e montando balizas e torres de rádio para a indústria petrolífera.