A profissão de psicólogo e sua diferença de um psicoterapeuta
O psicólogo é um especialista que trabalha com os problemas internos das pessoas (complexos, fobias, etc.). No mundo moderno, essa profissão está se tornando importante.
Se você está interessado em aprender sobre as vantagens e desvantagens da especialização, descrições de cargos, princípios éticos e outros detalhes e nuances do trabalho de um psicólogo, continue lendo nosso artigo.
Que é aquele?
A pessoa moderna está sujeita a uma ampla variedade de estresses que afetam diretamente a sua qualidade de vida. Nesse sentido, os psicólogos ocupam um lugar importante no mundo. Esses especialistas ajudam a entender os problemas internos das pessoas, a melhorar seu estado de espírito.
Ao mesmo tempo, a descrição da profissão de psicólogo pode ser variada. Portanto, alguns especialistas trabalham de forma independente e ajudam as pessoas a lidar com todos os tipos de ansiedade emocional, caso a pessoa não consiga fazer isso sozinha. Ao mesmo tempo, há psicólogos que trabalham com enfermidades mais graves - nesses casos eles não agem sozinhos, mas recorrem à ajuda de médicos profissionais.
De uma forma ou de outra, mas o papel do psicólogo no mundo moderno é bastante importante. A cada ano, a demanda no mercado de trabalho por esses especialistas só aumenta. Nesse sentido, é cada vez maior o número de jovens que se formam na escola pensando em se formar em psicologia.
Prós e contras da profissão
O trabalho do psicólogo, como qualquer outra profissão, é caracterizado por uma série de sinais (positivos e negativos).Portanto, antes de finalmente decidir vincular seu destino à psicologia, você deve estudar e analisar os prós e os contras do cargo.
Em primeiro lugar, consideraremos as vantagens da profissão de psicólogo.
- Grande valor social e ajuda às pessoas. Se você é um altruísta por natureza, a profissão de psicólogo é o trabalho ideal para você. Assim, no decorrer da sua atividade profissional diária, o especialista presta assistência às pessoas que se encontram em situações de vida difíceis. É muito importante que você obtenha satisfação moral com esse trabalho.
- Trabalho criativo. O trabalho do psicólogo está diretamente relacionado à criatividade e à criatividade. No exercício das suas funções, necessita de se mostrar um especialista altamente qualificado, que sabe aplicar os seus conhecimentos nas mais diversas situações e encarar as suas responsabilidades de uma perspectiva original.
- Falta de rotina. Os problemas psicológicos humanos nunca são os mesmos. É por isso que todos os dias você tem que desempenhar novas funções e resolver problemas psicológicos que são únicos em sua natureza.
Agora vale a pena prestar atenção nas lacunas da obra.
- Estresse emocional constante. Ao trabalhar com clientes, você não pode permanecer indiferente e neutro - é fundamental mostrar empatia e compaixão. Nesse sentido, o trabalho do psicólogo é caracterizado por grande estresse emocional e, em alguns casos, por aumento do nível de estresse.
- Falta de educação universitária básica. Apesar de a universidade oferecer uma formação teórica e básica importante, os conhecimentos adquiridos em uma instituição de ensino superior não serão suficientes para o cumprimento das atribuições profissionais do psicólogo. Você terá que melhorar constantemente suas qualificações em vários cursos, treinamentos e master classes.
- Baixa renda. O psicólogo é uma profissão de baixa remuneração. Isso é especialmente verdadeiro para os especialistas que estão apenas começando suas carreiras, trabalham em órgãos do governo ou vivem em regiões.
Assim, antes de estudar para ser psicólogo, é importante se familiarizar com as dificuldades que podem surgir no decorrer de suas atividades profissionais. Tente avaliar com sobriedade e objetividade seus pontos fortes, a fim de entender se você consegue lidar com tamanha carga.
O que ele faz?
No decorrer da sua atividade profissional, o psicólogo desempenha várias funções e desempenha várias tarefas. Neste caso, todas as funções de especialista são prescritas em documento especial - descrição do cargo. Ao se candidatar a um emprego, você definitivamente deve se familiarizar com este documento para entender quais requisitos o empregador irá apresentar a você. Normalmente, a descrição do trabalho de um psicólogo consiste nos seguintes pontos:
- adesão à ética profissional;
- cumprimento do princípio da confidencialidade;
- análise do estado psicológico do cliente;
- análise das características e qualidades pessoais do cliente;
- avaliação do nível de desenvolvimento psicológico de uma pessoa;
- avaliação do clima na equipe;
- assistência na resolução de conflitos e situações controversas (por exemplo, conflitos interpessoais);
- assistência na resolução de problemas internos de personalidade;
- diagnósticos;
- teste e processamento de seus resultados;
- traçar um retrato psicológico (de uma pessoa ou equipe);
- funções corretivas;
- trabalhar para eliminar desvios de outra natureza;
- implementação de funções preventivas;
- implementação de orientação profissional;
- elaborar programas que visem a manutenção de um clima favorável (na equipe de trabalho, família, etc.);
- trabalho científico;
- condução de pesquisas e experimentos empíricos;
- ajudar outros profissionais (por exemplo, médicos, assistentes sociais, etc.).
Deve-se ter em mente que, dependendo do local de trabalho específico, bem como das necessidades do empregador, a descrição do trabalho pode mudar. Consequentemente, você precisa esclarecer todos os detalhes e nuances em um local de trabalho específico e com um empregador específico.
Código de Ética do Psicólogo
O dever e dever mais importante de um psicólogo é o cumprimento estrito do código de ética profissional. Este documento contém regras e princípios morais com base nos quais um especialista deve construir sua atividade de trabalho.
Portanto, o código de ética contém os seguintes princípios:
- o princípio do respeito pela honra e dignidade de cada pessoa;
- confidencialidade;
- conscientização e consentimento voluntário do cliente para atendimento psicológico;
- competência especializada;
- uma responsabilidade;
- honestidade, etc.
Deve-se ter em mente que a violação do código de ética de um psicólogo pode se tornar a base para redigir uma denúncia, demitir um especialista ou até mesmo levar um psicólogo a tribunal.
Visualizações
Um psicólogo é uma profissão diversificada. Um profissional pode se especializar em diferentes esferas e áreas da atividade humana. Portanto, existem esses tipos de psicólogos:
- médico;
- militares;
- perinatal
- psicólogo prático;
- psicólogo-professor;
- um psicólogo que trabalha em um jardim de infância, escola, universidade ou qualquer outra instituição educacional;
- psicólogo consultor;
- família;
- crianças;
- privado;
- sexólogo;
- psicólogo de orientação profissional;
- treinador de crescimento pessoal;
- especialista universal, etc.
Antes de entrar em contato com um psicólogo para obter ajuda, é importante verificar se ele possui os conhecimentos necessários na área de seu interesse.
Como é diferente de um psicoterapeuta?
Freqüentemente, as pessoas que não conhecem o assunto confundem psicólogos e psicoterapeutas. No entanto, essas profissões são completamente diferentes. Vamos considerar suas diferenças.
Então, como regra geral o psicólogo não é um médico... Este especialista tem formação humanitária geral e não faz o Juramento de Hipócrates. Nesse sentido, o psicólogo não faz diagnósticos e não tem o direito de prescrever medicamentos para o tratamento.
Quanto ao psicoterapeuta, ele é um médico de pleno direito. Ele lida com o tratamento de doenças psiquiátricas complexas e complexas, como depressão e vícios.
Requisitos
Para que o psicólogo possa exercer com eficácia as suas atividades profissionais, deve cumprir os requisitos definidos pela norma profissional. Eles se relacionam com as aptidões e aptidões profissionais, bem como com as qualidades pessoais. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Habilidades e conhecimento
Os conhecimentos profissionais necessários, sem os quais nenhum psicólogo pode fazer o seu trabalho com eficiência, ao mais alto nível, incluem:
- Psicologia Geral;
- compreender os princípios do desenvolvimento psicológico humano;
- psicologia da personalidade diferencial;
- proficiência em métodos e técnicas de diagnóstico psicológico;
- Psicologia Social;
- psicologia familiar;
- psicologia patológica;
- conhecimento dos princípios do aconselhamento;
- capacidade de conduzir treinamentos em grupo e individuais, etc.
Ao mesmo tempo, esse conhecimento precisa ser constantemente aprofundado, reabastecido e aprimorado.
Qualidades pessoais
Pelo fato de o trabalho do psicólogo estar diretamente relacionado à interação com outras pessoas, são levantadas exigências não só de conhecimentos e habilidades profissionais, mas também das características pessoais de um especialista. Assim, um profissional da esfera psicológica deve possuir as seguintes qualidades:
- empatia;
- tolerância ao estresse;
- maturidade emocional;
- tolerância;
- objetividade e imparcialidade;
- observação e atenção;
- tato;
- responsabilidade, etc.
A combinação ideal de qualidades pessoais e profissionais é uma necessidade para trabalhar como psicólogo. Somente neste caso a atividade será tão útil e eficaz quanto possível.
Características do treinamento
Para se tornar um psicólogo, você precisa obter um diploma de ensino superior adequado. É por isso depois do 11º ano, você precisa ir para a universidade.
Ao escolher uma universidade, você deve dar preferência a instituições de ensino de prestígio localizadas na capital ou grandes cidades. Nesse caso, você deve saber com antecedência quais matérias você precisa fazer nos exames de admissão. Para atuar na área de psicologia, você precisa se inscrever em alguma especialidade relacionada a essa área de atividade.
Deve-se ter em mente que os estudos na universidade durarão um período significativo de tempo - pelo menos 4 anos. Se você decidir se inscrever em um programa de mestrado ou pós-graduação, terá que estudar por mais tempo - mais de 6 anos.
Também é importante destacar que um especialista novato que acaba de se formar na universidade deve aumentar constantemente o volume de seus conhecimentos, bem como aprimorar suas competências e habilidades profissionais.
Para alguns empregadores, as notas registradas no diploma são importantes. É por isso que você precisa abordar seus estudos com seriedade e responsabilidade, se preparar bem para exames e testes. Excelentes alunos que se formaram na universidade podem se candidatar a cargos de alto prestígio não apenas no estado, mas também em empresas comerciais. Nessas instituições, a remuneração material do trabalho aumenta significativamente.