Quem é o farmacêutico-analista e o que ele faz?
A principal tarefa de um farmacêutico-analista é cumprir os requisitos da descrição do trabalho, para atuar de acordo com o padrão profissional. Suas responsabilidades incluem verificar a qualidade dos medicamentos e os ingredientes originais com os quais são preparados na farmácia.
Peculiaridades
A profissão de analista-farmacêutico difere em algumas peculiaridades. Eles consistem em substituir especialistas de cargos semelhantes, mas apenas no âmbito de uma instrução. Isso confere ao funcionário satisfação com a profissão, dinamismo de atividade. O cargo só pode ser ocupado por pessoa que tenha concluído a formação em instituições de ensino superior.
A peculiaridade da especialidade é que somente um profissional que possui os conhecimentos necessários pode atuar como analista-farmacêutico.
Responsabilidades
Um especialista com alto nível de formação profissional, possuindo os conhecimentos e competências necessários, no seu local de trabalho deve atuar de acordo com a descrição do cargo. O farmacêutico faz várias amostras e análises com os equipamentos disponíveis no local de trabalho. Para fazer isso, ele deve:
- conhecer todos os tipos de análises químicas, físicas e químicas;
- possuir método de controle para verificar conformidade com tecnologias de fabricação, condições de armazenamento de medicamentos, prazo de validade de produtos semiacabados;
- retirar da circulação uma série de drogas para controle repetido.
A descrição do trabalho instrui os especialistas a melhorar sistematicamente o nível de conhecimento e habilidade profissional, bem como a dominar as inovações modernas na condução de análises.
Requisitos
Os farmacêuticos-analistas são pessoas, de acordo com o padrão profissional, com formação superior na especialidade “Farmácia”, com estágio, residência no curso “Farmacognosia e Química Farmacêutica”.
Ao se candidatar a um emprego, você deve fornecer:
- certificado de acreditação, certificado pessoal;
- um livro médico com os resultados de um exame médico.
Os principais requisitos são:
- ações de acordo com o padrão profissional;
- manter a ordem em seu local de trabalho;
- monitorar o pedido nos locais de trabalho de todos os funcionários.
Requisitos para um farmacêutico de acordo com o padrão profissional:
- verificar e correlacionar com os requisitos atuais o fornecimento de medicamentos aos compradores;
- garantir a disponibilidade dos reagentes necessários;
- realizar o controle de qualidade intra-farmacêutico dos medicamentos preparados em sua instituição.
O resultado de toda a atividade do farmacêutico é atender às necessidades da população com medicamentos eficazes e de alta qualidade, que é o foco do padrão profissional dessa especialidade.
Qualidades pessoais
Um farmacêutico-analista pode ser uma pessoa consciente da responsabilidade por seus atos. Esta é a qualidade mais importante.
Existem requisitos especiais para as qualidades pessoais de uma pessoa:
- precisão e atitude pedante no trabalho;
- tolerância ao estresse;
- esforçando-se para melhorar o profissionalismo;
- a capacidade de construir relacionamentos em uma equipe.
Refere-se aos padrões morais e éticos de comunicação interpessoal e de trabalho.
Conhecimento e habilidades
De acordo com a descrição do trabalho, um analista-farmacêutico deve ter os conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais necessários.
A lista de conhecimentos inclui:
- regulamentos da Federação Russa sobre a preparação de medicamentos, métodos de controle intra-farmacêutico;
- métodos de trabalho com equipamentos de teste disponíveis na farmácia;
- instrumentos, equipamentos de medição, tecnologias de fabricação utilizadas na preparação e controle de qualidade de medicamentos.
Habilidades específicas incluem:
- capacidade de trabalhar com equipamentos de laboratório;
- conhecimento dos métodos de avaliação da necessidade de equipamentos;
- operar com novas informações sobre séries de medicamentos rejeitadas, tomando a decisão de interromper sua venda;
- a capacidade de calcular corretamente o consumo de reagentes, componentes constituintes dos medicamentos;
- documentar os resultados dos testes realizados no medicamento preparado na farmácia.
Trabalhar com os documentos estabelecidos sobre a movimentação de reagentes, componentes constituintes, é considerada uma habilidade importante na atividade do farmacêutico.
Educação
Além da preparação do curso obrigatório, que acontece a cada 5 anos, o farmacêutico deve renovar diariamente seus conhecimentos sobre novos medicamentos e seus fabricantes. É assim que o farmacêutico atualiza o conhecimento sobre novos produtos farmacêuticos, aprende a elaborar com competência os pedidos de fornecimento de medicamentos, a analisar estoques e a conhecer três etapas à frente da lista de sortimento demandado. O treinamento usa os mais recentes desenvolvimentos em métodos de análise. Após o treinamento avançado, o farmacêutico-analista recebe o credenciamento adequado, o que lhe confere o direito de atuar em sua especialidade.
Durante os cursos, o farmacêutico aumenta conhecimentos que auxiliam:
- melhorar o trabalho com clientes da farmácia;
- aumentar o volume de negócios, o lucro;
- para minimizar o fornecimento de bens ilíquidos.
Com o tempo, os requisitos para o trabalho de um farmacêutico mudam. O trabalho analítico é realizado por sistemas informáticos, o volume de conhecimentos importantes está a aumentar.
Local de trabalho
De acordo com as instruções, o funcionário fica com uma sala separada na farmácia com equipamentos especiais, que incluem reagentes, equipamentos de laboratório de todos os tipos.
Um conjunto de equipamentos para o local de trabalho de um farmacêutico:
- dispositivos que detectam contaminação em soluções preparadas, colírios;
- dispositivos de análise do tipo fluorescente;
- refratômetro.
É necessário manter no local de trabalho materiais didáticos que descrevem os métodos mais recentes de análise de drogas e seus ingredientes constituintes. O farmacêutico é auxiliado em seu trabalho por livros de referência, tabelas para interpretação de análises. É necessária uma organização eficaz do local de trabalho do farmacêutico para cumprir a sequência necessária no desempenho das funções oficiais.