Tudo sobre a profissão docente
A atividade de um professor implica não só um alto nível de conhecimento na matéria, mas também um autodidatismo constante, você precisa ser uma pessoa responsável e disciplinada. Este trabalho é indicado para pessoas que são apaixonadas pela atividade científica e que desejam compartilhar seus conhecimentos. A profissão é muito procurada, por isso os jovens profissionais não terão de se preocupar com o emprego.
Descrição
Muitos não sabem como o professor difere do professor e acreditam que esses são sinônimos. Na verdade, são posições diferentes. Ao mesmo tempo, um e outro especialista podem ser chamados de professor - isso não será um erro. O professor pode trabalhar em escolas e outras instituições de ensino geral de nível primário ou secundário. A atividade desse especialista envolve não só a transferência de conhecimentos, mas também tem um caráter educativo. Quase todos os professores são professores de turma, realizam atividades educacionais para as crianças, monitoram seu progresso e comportamento. A profissão docente implica o trabalho em instituições de ensino secundário especializado - faculdades, escolas técnicas ou universidades.
O professor apresenta aos alunos material para estudo, dá trabalhos e avalia o trabalho realizado. Este especialista não está envolvido na educação. Embora, em alguns casos, o professor também possa ser um curador na faculdade se ele lecionar para alunos menores de idade. Neste caso, suas funções são semelhantes às atividades do professor da turma de alunos mais velhos.O professor também apresenta aos alunos atividades científicas para que possam participar de conferências, implementar seus projetos e publicar artigos.
Ao mesmo tempo, o professor se dedica à autoeducação - ele faz pesquisas, desenvolve seus próprios métodos, consegue obter um diploma acadêmico e subir na carreira.
Vantagens e desvantagens
Qualquer profissão tem vantagens e desvantagens. A atividade de um professor é atraente à sua maneira.
- A posição dá a oportunidade de fazer ciência... Você pode realizar pesquisas e implementar suas idéias. Grandes universidades têm seus próprios laboratórios e outras condições necessárias para experimentos práticos.
- Se suas ideias merecem atenção, você pode se inscrever e receber uma bolsa. As agências governamentais fornecem um bom financiamento.
- Você pode participar de vários eventos, falar em conferências... Não se trata apenas de uma troca de experiências com colegas, mas também de uma oportunidade de viajar - essas reuniões costumam ser realizadas no exterior.
- Você pode encontrar interlocutores interessantes entre os alunos com opiniões originais, também interessado em atividades científicas.
- Um bom professor costuma usar respeito na sociedade.
A baixa renda é uma desvantagem significativa. As grandes universidades metropolitanas oferecem bons salários, mas as coisas estão piores nas regiões. Freqüentemente, os professores precisam procurar fontes adicionais de renda, como aulas de reforço. E também entre as desvantagens está uma alta carga psicológica. Trabalhar com pessoas requer paciência e pode haver indivíduos problemáticos entre os colegas. Com o tempo, alguns profissionais desanimam devido à falta de interesse dos alunos.
Outro problema são os horários irregulares de trabalho. Além da tarifa cheia, costuma haver atividades extracurriculares, pesquisas científicas, participação em quaisquer eventos. Também leva muito tempo para preencher vários documentos e relatórios.
Categorias
Existem diferentes posições que envolvem o ensino em uma universidade. Você não pode conseguir esse emprego com apenas um diploma de bacharel em suas mãos. O candidato deve concluir um mestrado. Para progredir na carreira, você deve fazer pós-graduação e depois tentar obter um diploma acadêmico.
Em uma universidade ou escola secundária, os cargos têm uma certa hierarquia.
- Assistente... Você pode se tornar um se tiver um título de mestre ou especialista e experiência em docência, ou após se formar na pós-graduação. Esse especialista auxilia os professores - orienta alunos, ministra aulas práticas e laboratoriais com eles, participa de provas ou exames.
- Professor experiente... Você pode conseguir esta posição se tiver experiência de ensino de três anos ou um diploma de doutorado. O professor não só dá palestras, mas também desenvolve métodos e manuais.
- Professor assistente... Esta posição está disponível para candidatos de ciências em atividade: sejam pesquisadores, publiquem artigos e seus trabalhos, falem em congressos.
- Professor... Esta é a posição mais alta, para a qual você precisa fazer muito esforço. Um especialista deve possuir o título de Doutor em Ciências, uma série de trabalhos publicados e monografias, bem como pelo menos 5 anos de experiência docente.
Um professor associado também pode se candidatar ao cargo de chefe de departamento se quiser tentar uma posição de liderança. Os professores podem ser nomeados reitores do corpo docente ou reitor da universidade.
E você também pode dividir os especialistas em categorias, dependendo da matéria que ensinam.
- Disciplinas de educação geral. São disciplinas obrigatórias para todos os alunos. Isso inclui matemática, inglês, filosofia, história, educação física. Outras instruções podem ser adicionadas dependendo dos pedidos em uma determinada instituição educacional.
- Disciplinas de perfil. Eles dão conhecimento diretamente na especialidade escolhida pelo aluno. Por exemplo, os futuros advogados certamente terão várias disciplinas jurídicas, o estudo dos estudos sociais, a sociologia. Os economistas têm administração, os médicos têm anatomia e os artistas têm uma história de artes, ofícios e design.
- Disciplinas por especialização... Destinam-se a um estudo aprofundado da direção escolhida. Por exemplo, a psicologia pode ser uma disciplina geral para vários cursos, e suas variedades - crianças, idade, criminal - já serão especializadas.
Além disso, o professor pode supervisionar o círculo universitário dos alunos - em robótica, xadrez, língua estrangeira e outras áreas. Além disso, um especialista pode ministrar cursos para candidatos que desejam se inscrever nesta instituição de ensino. Freqüentemente, são aulas práticas necessárias para passar em uma competição criativa: noções básicas de desenho, balé, voz.
Descrição do trabalho
O professor tem várias responsabilidades e direitos. Todos esses pontos estão detalhados na descrição do cargo, com a qual o candidato pode se familiarizar antes de contratar. Dependendo do cargo, os requisitos podem ser diferentes, por exemplo, serão diferentes para um assistente e um professor associado, mas existem algumas disposições gerais.
Responsabilidades
Existem padrões educacionais estaduais - eles regulam as atividades do professor. E também o especialista deve:
- promover a formação de competências profissionais entre os alunos;
- usar as técnicas e tecnologias mais eficazes;
- participar do desenvolvimento de programas educacionais;
- observar os direitos e liberdades dos alunos;
- para melhorar as qualificações profissionais em tempo hábil.
Um papel importante para a posição de um professor é desempenhado pela atividade perceptual, que inclui a habilidade de perceber e avaliar corretamente o estado psicológico de um aluno e sua habilidade de ver uma personalidade nele. Isso é necessário para construir uma interação adequada entre o professor e os alunos.
Além da função perceptiva, existem outras competências que um especialista deve dominar:
- informativo;
- controlar;
- organizacional;
- comunicação;
- em desenvolvimento.
Direitos
O professor tem certas possibilidades:
- tem o direito de fazer propostas relativas à melhoria das condições de trabalho, eliminação de lacunas da instituição de ensino, das atividades dos demais empregados;
- um especialista pode solicitar às divisões estruturais as informações necessárias ao desempenho das funções;
- o colaborador pode familiarizar-se com os projetos de decisão relativos à sua atividade.
E também o professor tem o direito de envolver outros funcionários no desempenho de determinadas tarefas, se tal estiver indicado na descrição do cargo, e de exigir auxílio da direção no desempenho de funções profissionais.
Uma responsabilidade
Esta categoria inclui os seguintes pontos:
- o professor é responsável pelo desempenho indevido de suas funções;
- além disso, o funcionário será responsável perante a lei em caso de quaisquer infrações ou danos materiais.
As atividades do empregado são regulamentadas pela legislação trabalhista da Federação Russa e as principais disposições são especificadas na descrição do trabalho.
Requisitos de qualificação
A competência de um professor é composta por muitas características. Não se trata apenas de conhecimento profissional, mas também de outras qualidades. Esses incluem:
- a capacidade de sentir como o aluno entende o material;
- a capacidade de selecionar as melhores ferramentas e métodos de ensino;
- buscando o auto-estudo e o desenvolvimento profissional;
- a capacidade de formar a motivação dos alunos, encontrar uma abordagem individual.
E também uma professora deve ser capaz de explicar o mesmo material de maneiras diferentes para que todos possam aprendê-lo... Além disso, é importante compartilhar experiências com os colegas, para poder aprender com o exemplo de outras pessoas. O professor deve ser capaz de administrar seu comportamento, desviar a atenção, demonstrar empatia. Além disso, é necessário ter desenvolvido habilidades de comunicação verbal.
Qualidades pessoais
Trabalhar em uma instituição de ensino não é para todos. Você precisa ter certas inclinações e traços de caráter.
- Sociabilidade... A atividade envolve não apenas comunicação, mas a necessidade de estabelecer relacionamentos com pessoas diferentes, para encontrar uma abordagem para elas.
- Tato... É importante mostrar compreensão e moderação em certas situações.
- Paciência... É necessário tanto no contato com as pessoas quanto no trabalho científico.
- Paixão pelo trabalho. Essa é uma das chaves para uma carreira de sucesso, pois o professor deve se dedicar constantemente à autoformação e ao pensamento criativo para encontrar novas ideias.
- Responsabilidade e muito trabalho. Esse trabalho requer um considerável investimento de tempo e esforço.
Além disso, o professor deve ter uma posição de vida ativa, não hesitando em defender a sua opinião científica, para promovê-la, participando em vários eventos. Para isso, a autoconfiança e a autoestima adequada são importantes.
Educação
Ao contrário de um professor que se formou em uma universidade pedagógica e vai trabalhar na escola, um professor terá um caminho mais difícil. Não basta apenas o bacharelado, é preciso fazer o mestrado e depois fazer a pós-graduação. Ao mesmo tempo, não é necessário cursar a especialidade em uma universidade pedagógica, a direção pode ser qualquer. O principal é a disponibilidade de conhecimento profissional, e os métodos de ensino serão ministrados na pós-graduação.
Os métodos de educação também podem ser diferentes. Você pode obter uma especialidade pessoalmente ou à revelia. Os estudos de pós-graduação também podem proporcionar ensino à distância; cada vez mais instituições de ensino estão praticando essa abordagem.
Local de trabalho
Um professor pode conseguir um cargo em uma universidade. E você também pode procurar vagas em instituições de ensino médio especializado - faculdades, escolas técnicas, escolas. Além disso, um especialista tem a oportunidade de ganhar dinheiro extra dando aulas particulares por meio de aulas particulares.
salário médio
O nível de renda depende da disponibilidade de um diploma científico, experiência, área científica e do prestígio da instituição de ensino... Às vezes, os professores trabalham por tarefa e são pagos de acordo com o número de horas de aula, trabalho prático e pesquisa feita, mas a maioria tem uma certa taxa. E também um especialista pode receber uma bolsa ou prêmio. O nível de renda médio no país é de 20-50 mil rublos. Na capital, o salário será maior do que nas regiões.