Profissões

Profissões na especialidade "Sistemas de Informação"

Profissões na especialidade de sistemas de informação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Requisitos
  3. Visão geral das profissões nesta área
  4. Educação

É provável que a profissão de especialista em sistemas de informação interesse os alunos que preferem ciência da computação a todas as aulas. Numa época em que o produto da informação ganha destaque e parece começar a dominar o mundo, a relevância da profissão não precisa de confirmação.

Peculiaridades

Um sistema de informação é denominado sistema de automação das atividades das organizações e inclui suporte técnico (ou seja, meios técnicos específicos que lançam o sistema), matemático e software, informativo, jurídico, organizacional e metodológico. Por exemplo, se se trata de um sistema de informação na área da economia, a tarefa do especialista é criar uma tal infraestrutura que permita administrar uma empresa com eficiência e competência. É a infraestrutura de informação. Um exemplo bem conhecido de sistema é "1C: Enterprise": mostra perfeitamente como você pode automatizar os processos de contabilidade.

Tais sistemas são criados com a expectativa de um usuário competente na área temática, mas não necessariamente possuidor de habilidades na área de tecnologia da informação. Isso significa que os sistemas criados por um especialista neles devem ser simples, dominados rapidamente e evocar uma compreensão intuitiva em seu trabalho. Uma pessoa que estuda nesta especialidade provavelmente trabalhará em 3 estágios: criar e manter diretamente sistemas de informação, fornecer seu suporte técnico, bem como interagir com o usuário do sistema.

As profissões têm prós e contras. Os primeiros incluem demanda, bons salários e capacidade de desenvolver contatos profissionais valiosos.Mas a desvantagem óbvia: a necessidade de treinar os usuários do sistema, o que muitas vezes é estressante para a “velha guarda” de especialistas que se deslocam para trabalhar em um novo formato. Portanto, o desenvolvedor também deve ser um pouco psicólogo. As viagens de negócios não estão excluídas, o que nem todos gostam.

Requisitos

Os requisitos são puramente profissionais, eles residem nas competências de um especialista, que ele deve dominar ao se formar na universidade.

Ou seja, o graduado deverá:

  • ser capaz de negociar com o cliente de forma a compreender todos os requisitos deste para a criação de um sistema de informação;
  • coletar informações para simular uma imagem do sistema;
  • redigir um termo de referência junto com o desenvolvedor;
  • configurar equipamentos, instalar software;
  • elimine prontamente as reclamações do usuário;
  • realizar testes internos do sistema, etc.

Mas também existem qualidades pessoais profissionalmente necessárias e que permitem ao graduado contar com o sucesso na carreira. Essas qualidades incluem: mente analítica, atenção aos detalhes, contato, disciplina, pensamento sistêmico. O especialista deve estar preparado para o fato de que o nível de conhecimento da língua inglesa é bastante alto, porque muitas vezes você terá que trabalhar com fontes de literatura técnica e documentação em inglês.

Além disso, ao escolher esta especialidade, você precisa entender que o ambiente sujeito do sistema projetado pode mudar. Em um projeto é contabilidade, em outro - uma fábrica de cerâmica, no terceiro - um sistema de ensino. E você terá que mergulhar nas especificidades do ambiente profissional, o que significa que você precisa ser capaz de mudar, estar pronto para cobrir uma nova camada de informações. Existem especialidades relacionadas ao suporte de informação, que não envolvem grandes volumes de comunicação humana. Ou seja, o especialista trabalha com a máquina e se comunica minimamente com os colegas.

Mas não é o caso, ele vai ter que treinar a equipe para trabalhar com o sistema criado, o que significa que você precisa se comunicar muito. E esse momento deve ser levado em consideração na hora de escolher uma profissão.

Visão geral das profissões nesta área

Você pode estudar nesta especialidade, mas trabalhar em áreas relacionadas... Alguns especialistas preferem ir ao suporte técnico: e isso é realmente muito conveniente, especialmente para aqueles que estão determinados a trabalhar remotamente. Muitas vezes, esses funcionários nas empresas não trabalham no escritório, eles podem fazer negócios de casa, estando nos horários designados no recurso e se comunicando com os clientes remotamente.

Outra profissão - Administrador do sistema... Em uma grande empresa, onde mais de uma pessoa está trabalhando no sistema de informação, seu desenvolvimento, implantação e manutenção, pode haver um head deste link. É responsável por gerenciar a equipe que atende o sistema de informação. Em seu setor, esse especialista também deve ser competente: por exemplo, se este é o sistema de uma empresa de alimentos, o administrador deve conhecer mais os fundamentos da empresa do que o consumidor potencial.

Técnico de Sistemas de Informação - este especialista que se dedica à criação e / ou modificação do sistema informático da empresa onde trabalha. Ele deve moderar os processos de negócios, criando um sistema amigável que aumenta a eficiência da empresa como um todo.

Esta é uma grande camada de atividades de processamento de informação e obtenção de um produto que melhora automaticamente o trabalho de toda a equipe.

Educação

Existem universidades suficientes que podem ser treinadas para se tornarem especialistas na área de sistemas de informação. O mais famoso deles:

  • MPEI (Instituto Nacional de Pesquisa), é necessário apresentar documentos à Faculdade de Engenharia e Economia;
  • Universidade Estadual de Moscou de Geodésia e Cartografia;
  • Nova Universidade Russa;
  • Instituto Aberto de Moscou;
  • Universidade Técnica de Moscou de Comunicações e Informática.

As universidades formam especialistas que não se perderão nas questões mais amplas da informatização da empresa. A aptidão de um jovem para as ciências exatas o ajudará na aprendizagem, e ele terá que fazer TC em matemática, física ou ciência da computação e na língua russa. Durante o treinamento, o aluno se familiariza com disciplinas como arquitetura e modelagem de sistemas de informação, teoria da ciência da computação, computação gráfica, tecnologias de rede, etc.

Ao final dos estudos, ele dominará programação em linguagens de alto nível, será capaz de desenvolver software, criar instruções precisas e detalhadas para usuários de sistemas, criar servidores e sites e processar informações digitalmente. Ele também deve aprender a atividade organizacional, porque também existem muitos requisitos para a comunicação profissional nesta profissão. Qual será o salário de um especialista depende de seus estudos também. Afinal, você pode praticar, mesmo em seus anos de estudante, e tendo se mostrado brilhante durante a prática, você pode realmente conseguir um bom lugar imediatamente após a formatura. Em Moscou, até um iniciante pode contar com um salário de 60-70 mil, se conseguir provar seu valor como estudante.

No país, a barreira inicial é menor: os salários não são tão altos se um especialista chega com carteira zero a uma organização que não é a maior e mais rica do estado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa