Como encontrar um emprego de que goste?
Hoje, muitas pessoas estão em processo de procura de emprego, mas nem todos são guiados por um trabalho de que gostam. No entanto, tendo decidido a sua vocação e tendo lidado com estereótipos comuns, é bem possível encontrar uma vaga que trará não só dinheiro, mas também prazer. Isso, por sua vez, terá um efeito benéfico na saúde psicológica e física.
Como você define sua vocação?
Muito raramente, os jovens desde tenra idade não só imaginam o que gostariam de fazer, mas também encontram o apoio de outras pessoas nisso, pelo que conseguem imediatamente um emprego de que gostam. Na maioria dos casos, uma pessoa já concluiu o ensino superior, adquiriu algum tipo de experiência profissional, constituiu família, mas ainda não sabe o que realmente deseja. Porém, para sentir satisfação a cada jornada de trabalho, a atividade deve ser confortável, interessante e, em geral, prazerosa. Para escolher um trabalho de maneira fácil e correta, você deve se concentrar em três parâmetros principais: o que uma pessoa ama, o que faz bem e por que você pode obter o pagamento suficiente no mercado. Na intersecção dessas três esferas está a ocupação do sonho.
Resumindo, para se entender, você deve começar analisando seus hobbies e hobbies.
- É melhor levar em consideração aquelas atividades que também são boas, porque você não pode ganhar muito dinheiro com o mero entusiasmo.
- Em seguida, você deve pensar se pode usar seu próprio hobby para obter uma renda permanente.Se no momento não existem habilidades suficientes para monetizar, é necessário pensar em que direção você deve se desenvolver.
- Também pode acontecer que apenas assistentes, materiais especiais ou uma oficina não sejam suficientes para ganhar dinheiro. Nesse caso, a direção do movimento posterior também é bem traçada.
Devo dizer que a escolha de uma ocupação do seu agrado não deve se limitar ao seu próprio negócio. Muitas vezes, uma posição interessante e altamente remunerada está oculta em uma empresa existente. Em princípio, você pode escolher um bom emprego sem experiência e sem educação, mas na maioria dos casos isso é uma exceção à regra. Em primeiro lugar, sem um “teste da caneta” a pessoa simplesmente não será capaz de entender se gosta ou não do trabalho e, em segundo lugar, o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos são um componente importante do sucesso em qualquer profissão.
Deve ser adicionado que quando uma pessoa está aproximadamente determinada com o que gostaria de fazer, recomenda-se que peça um estágio ou procure aprendizes... Você deve definitivamente "experimentar" uma vaga antes de se candidatar a um emprego permanente e dedicar a maior parte do seu tempo livre a isso. Muitos especialistas recomendam fazer testes de aconselhamento de carreira. Eles, a princípio, auxiliam no quadro, mas nem sempre garantem o resultado. Uma conversa com um psicólogo pode revelar-se muito mais eficaz; se ele não expressar imediatamente a profissão ideal, pelo menos o indicará na direção certa.
Deve-se admitir que, atualmente, surgem anualmente um número suficiente de novas profissões, portanto, um teste de orientação profissional pode não dar resposta, pois ainda não foi inventado um trabalho do gosto de uma determinada pessoa. por conta própria.
Aliás, na fase de identificação de suas coisas favoritas, os psicólogos recomendam lembrar o que uma pessoa gostava de fazer na infância e na adolescência, analisar como ela preenche seu tempo livre e refletir sobre o que gostaria de aprender. Você também pode ir do "oposto" - descobrir o que uma pessoa categoricamente não gostaria de fazer e em que não está pronta para gastar seu tempo. Respostas interessantes podem ser obtidas imaginando uma situação em que não há necessidade de ganhar dinheiro e você só pode fazer o que quiser. Como resultado, é esse negócio que pode se tornar um emprego dos sonhos.
Uma abordagem em que uma pessoa enfoca o que pode dar aos outros também é considerada correta. Por exemplo, até uma dona de casa comum pode começar um blog com dicas originais de limpeza e consultas para jovens esposas sobre como liberar espaço do lixo.
O que está impedindo sua pesquisa?
Na verdade, quase todos poderiam encontrar um emprego do seu agrado, mas muitos são prejudicados por vários motivos bastante comuns e comuns.
Estereótipos
Infelizmente, muitos estereótipos sobre o trabalho são criados e impostos dentro da família. Claro, os pais querem manter seus filhos protegidos de novos contratempos, mas apenas torná-los piores. São suas frases “Nem todo mundo consegue encontrar um emprego do seu agrado”, “Representantes de profissões criativas não ganham nada”, “Você deve sempre escolher uma profissão confiável - por exemplo, um economista” que estão fixadas para sempre nos ainda emergentes mentes de crianças. Quando uma criança cresce, muitas vezes, sem pensar, continua a repetir o programa, sentindo apenas a negatividade e o cansaço do trabalho diário.
Além disso, muitos pais assumem o direito de decidir quem será o filho no futuro, exigindo que ela continue a dinastia familiar ou não se incomode com todo tipo de besteira e se concentre apenas em profissões "sérias" - médico, advogado, professor .
Medo de baixa renda
Com a mesma frequência, as pessoas desistem de um emprego de que gostam por medo de receber salários baixos. Esse aspecto, aliás, também faz parte de estereótipos comuns. Neste caso, é importante lembrar que Você pode ter sucesso em quase qualquer vaga se trabalhar com sincero prazer, constantemente "bombar-se" e não ficar preso na zona de conforto... Além disso, os especialistas recomendam o desenvolvimento em áreas afins - isso permitirá que você não se desvie do caminho escolhido, mas ganhe mais. Por exemplo, um manicure mestre pode estudar mais o procedimento para extensão de unhas, começar a ensinar outras pessoas, abrir uma venda online de consumíveis ou conduzir master classes incomuns.
A próxima maneira de ganhar mais é melhorar suas habilidades para receber pedidos mais complexos ou acelerar a execução de pedidos mais disponíveis. Finalmente, uma busca banal por um lugar onde uma grande soma de dinheiro possa ser ganha para a implementação das mesmas funções também pode ajudar.
Incerteza e inação
Um dos principais problemas na procura de emprego é a falta de um objetivo claro. Quando o próprio candidato a emprego não entende o que gostaria de fazer e como ganhar a vida, é improvável que consiga encontrar uma vaga adequada. Outra razão comum é o medo do novo, a partir do qual se forma a incerteza. Uma pessoa tem medo de mudar algo em sua vida e, portanto, opta por permanecer com estabilidade em vez de encontrar o que deseja. A dúvida também se manifesta como a incapacidade de avaliar adequadamente suas habilidades. A baixa autoestima e a incapacidade de se apresentar levam ao fato de o candidato inicialmente se candidatar a um cargo de menor prestígio ou interesse.
A passividade e, portanto, a inação, sempre o impede de conseguir um emprego onde gostaria. É extremamente improvável que o próprio empregador procure um empregado específico e ele simplesmente espere por um caso de sucesso. Por outro lado, a iniciativa e as ações ativas na maioria dos casos levam a resultados notáveis.
A idade importa?
Embora encontrar um emprego adequado para a geração mais velha possa ser um pouco assustador, você ainda pode obter os resultados que deseja. Por exemplo, aos 40 anos, a pessoa já acumula bastante experiência, inclusive do cotidiano, em diversos campos, bem como uma compreensão clara de que tipo de atividade realmente traz prazer. Um candidato tão interessante e decidido, especialmente aquele que mostra desejo de aprender e se desenvolver, certamente encontrará seu empregador. Além disso, nessa idade nas famílias, via de regra, existem filhos adultos, o que significa que os pais podem começar a dar mais atenção ao seu hobby, e, no futuro, a monetizá-lo.
Devo dizer que até aos 50 anos pode realizar os seus sonhos, pois recentemente têm havido vários cursos de aperfeiçoamento ou alteração de qualificações especificamente para representantes em idade de pré-reforma... Quem cria móveis do mesmo tipo a vida toda, mas sonha em realizar suas ideias, tem a oportunidade de fazer um curso de design e conseguir um emprego em um novo local, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.
Por que é tão importante fazer suas próprias coisas?
Apesar do fato de que as pessoas estão envolvidas em um negócio não amado por vários motivos, de acordo com a psicologia, o resultado de tal decisão é sempre o mesmo:
- uma pessoa começa a sentir insatisfação;
- cansa-se rapidamente;
- irrita-se com ninharias;
- perder gradualmente a alegria da vida.
Além disso, são possíveis consequências como insônia, apatia, dores de cabeça e até mesmo a própria depressão que não tem cura por conta própria. O conselho dos psicólogos nesta matéria é inequívoco - você ainda deve querer procurar um emprego, caso contrário, nenhum salário, prestígio e privilégios cobrirão o negativo que surge da ocupação cotidiana de uma ocupação não amada. Portanto, o emprego certo é a chave para a estabilidade física e psicológica.
Se uma pessoa se anima com o que está fazendo, até a fadiga será agradável, e os episódios estressantes que surgem não prejudicarão a saúde.