Tudo sobre pilotos de aviação civil
Saber tudo sobre a profissão de piloto da aviação civil é muito importante e instrutivo, apesar de todo o romance. É necessário entender exatamente como se tornar um piloto, como estudar a profissão de piloto na Rússia, a que escolas de pilotos se inscrever. Também é necessário considerar quais são os prós e os contras de como conseguir um emprego como aviador.
Vantagens e desvantagens
Se você perguntar às pessoas mais comuns o que elas associam à profissão de piloto, a maioria dos primeiros pontos será chamada de "romance". No entanto, esta visão é característica principalmente de quem não conhece a "cozinha" interior. Quem já observou mais de uma vez o afastamento da pista do cockpit sabe que se trata de um trabalho muito rígido e responsável, não de entretenimento. Obviamente, a renda do piloto é maior do que a de muitos representantes da profissão de solo. Mas os requisitos para eles serão muito rígidos (mas mais sobre isso mais tarde).
O prestígio da profissão de piloto também se evidencia a favor. Ao mesmo tempo, o risco invariavelmente presente pode ser considerado uma desvantagem. Falhas de equipamentos e ações terroristas, conflitos interestaduais e erros de meteorologistas, erros de cálculo de engenheiros, controladores de tráfego aéreo, negligência de montadores, reparadores e pessoal do campo de aviação são apenas os principais perigos. E o pior de tudo, o piloto não é capaz de influenciar muitas fontes de ameaças, nem mesmo suas combinações. Deve-se ter em mente que os voos são prejudiciais à saúde.
Ar seco e rarefeito na altitude, posição sentada constantemente, provável sobrecarga, mudança rápida de fusos horários afetam negativamente até mesmo o organismo mais forte. Às vezes, uma situação imprevista com antecedência se transforma em forte estresse. Os passageiros nunca aprendem sobre a grande maioria desses casos, no entanto, a força do golpe no sistema nervoso não diminui por causa disso. Além disso, os pilotos raramente veem a família, parentes e amigos, e quando chega o tempo de férias - mesmo que seja de até 70 dias, os aviadores são forçados a manter-se constantemente em forma.
Por fim, a aviação não é uma profissão para toda a vida e é improvável que alguém possa subir profissionalmente aos céus depois de 50 anos.
Critério de seleção
Claro, uma comissão médica especial será exigida antes de entrar em uma instituição educacional. Ela avalia os candidatos em potencial muito estritamente. Assim, aqueles cuja acuidade visual for menor que 0,8 na escala oftalmológica não têm chance de fazê-lo. Mas não é necessária uma formação profissional superior - existe ensino secundário especializado suficiente, portanto, mesmo aqueles que concluíram 9 classes podem ir estudar. Eles irão até mesmo em certo sentido desfrutar de uma vantagem, porque quanto mais cedo uma pessoa chegar ao cargo, mais tempo ela trabalhará lá.
Quanto à comissão médica de voo, elimina todos os que encontram desvios pelo menos insignificantes:
- no trabalho do coração e dos vasos sanguíneos;
- percepção visual;
- audição;
- função respiratória;
- o sistema nervoso em geral e o aparelho vestibular em particular.
Mas é claro que o assunto não se limita a um controle médico. Os testes psicológicos desempenham um papel importante. Pessoas que são potencialmente propensas ao pânico, ações imprudentes ou que vão esperar o conselho de alguém em uma situação crítica não têm lugar na cabine. A velocidade da reação também é verificada. Uma parte adicional das verificações está relacionada com o estabelecimento da condição física dos futuros aviadores.
Você terá que correr, pular, fazer flexões, puxar a barra e realizar outros exercícios físicos. O programa de testes é rígido - quase como o de atletas profissionais de nível nacional. Os padrões são escolhidos de acordo com as características de idade e sexo dos candidatos. Importante: o teste ocorre não só durante a inscrição, mas também no processo de aprendizagem. Tudo é óbvio: quanto pior for o estado do coração, dos pulmões, do sistema hematopoiético e muscular, mais difícil será para uma pessoa trabalhar com uma mudança rápida de altura.
A crença generalizada de que "as meninas não têm lugar no céu" é apenas um preconceito. Na verdade, não há restrições formais. Admissão e formação subsequente, abandono na forma física e posse de conhecimentos especiais - de uma forma geral.
Vale a pena considerar, no entanto, que preconceitos oprimem os representantes das comissões de admissão e da administração das instituições de ensino e da gestão das companhias aéreas. Você terá que provar sua competência, utilidade e adequação profissional geral todos os dias.
Onde eles ensinam?
Na Rússia, existem apenas 5 escolas onde se oferecem para se tornar um piloto da aviação civil. Treinamento semelhante é realizado em 1 universidade em Moscou, São Petersburgo e Ulyanovsk. (Isso também inclui os ramos dessas universidades). Mas é preciso entender que muito depende de uma especialização específica. Os pilotos da aviação civil também podem ser pilotos de helicóptero.
Os pilotos de aeronaves de passageiros em São Petersburgo são treinados na Universidade de Aviação Civil. Em Ulyanovsk, a escola superior de aviação desempenha a mesma função. Levará exatamente 5 anos para cursar as melhores instituições de ensino especializadas da Rússia. Além disso, depois da escola, eles ensinam os pilotos em:
- escola em Sasovo;
- Faculdade de Aviação Civil de Omsk;
- Escola Krasnokutsk;
- escola da cidade de Buguruslan.
Como está indo o estudo?
O próprio processo educacional inclui, é claro, teoria e prática.Mesmo antes de sentar no leme, começar a traçar uma rota ou manter contato com o solo, você terá que estudar aerodinâmica geral, princípios gerais e métodos de uso de aeronaves e características de design de motores. Também existe um assunto universal - a teoria do controle de aeronaves. Além disso, você precisará dominar a cartografia e a habilidade de fazer rotas. Um papel igualmente importante, é claro, será desempenhado no vôo pela compreensão dos pontos básicos da meteorologia, a essência dos termos profissionais e a lógica do desenvolvimento dos processos na atmosfera.
Em vôo e mesmo quando a aeronave está no solo, uma variedade de situações de emergência podem ocorrer. E, portanto, o piloto deve ser proficiente nas habilidades de primeiros socorros de emergência. É claro que na aviação moderna não há nenhum lugar sem línguas estrangeiras, principalmente o inglês. Mesmo que não seja possível crescer para piloto de linhas internacionais, sempre pode ser necessário negociar com tripulações de aeronaves estrangeiras, por exemplo. Existem outras disciplinas, é claro.
Sua composição em cada instituição de ensino é determinada individualmente. Naturalmente, o processo não se limita ao desenvolvimento de simuladores de vôo. Com todas as possibilidades dos modernos simuladores profissionais, você terá que assumir o volante já em processo de estudo, e mais de uma vez. Outro ponto adicional é a realização de saltos de paraquedas - sem isso, você também não pode se tornar um piloto. O restante das posições é melhor aprendido em um currículo específico.
Como conseguir um emprego?
Mas conseguir um diploma e voos de treinamento são apenas metade das preocupações dos futuros aviadores. As empresas transportadoras têm requisitos muito rígidos para os pilotos civis. Eles consideram apenas candidatos com excelentes resultados de treinamento, referências escolares e experiência real de pilotagem. O número necessário de horas em cada companhia aérea é atribuído separadamente e pode variar. Naturalmente, é maior no transporte intercontinental.
Escolas e universidades (e até mesmo análogos estrangeiros!) Não podem fornecer a todos os cadetes 300-400 horas de vôo. Mas você ainda precisa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas. Um passo decisivo para o ganho de experiência é a proposta das operadoras regionais. A falta de pessoal neles é tão aguda que cadetes diligentes são contratados com grande probabilidade. Esta é a forma mais comum de iniciar a carreira de piloto.
É claro que quase ninguém se esforça para permanecer piloto de companhias aéreas locais ao longo de sua vida profissional. Mas entrar em empresas sérias exigirá prova de sólidas habilidades de pilotagem. Portanto, pelo menos seis meses e, idealmente, um ou dois anos terão que voar em distâncias curtas. Este tempo não deve ser usado apenas para aprimorar as habilidades de controle da aeronave.
Terá que procurar recomendações e melhorar os seus conhecimentos de línguas estrangeiras (é extremamente útil não se limitar ao inglês).
Qual é o salário e de que depende?
Em média, os pilotos da aviação civil ganham de 75 a 300 mil rublos por mês. Essa grande variação surge devido à influência de muitos fatores. O mais importante deles é a companhia aérea onde o piloto consegue um emprego. Pequenas empresas regionais e inter-regionais raramente têm grandes orçamentos. Mas as grandes companhias aéreas nacionais e internacionais costumam se preocupar com o prestígio, mesmo na comunidade profissional.
Obviamente, quanto maior e mais difícil for o avião voar, maior será a renda da tripulação. Além disso, recompensas são introduzidas para horas passadas no ar. Atualmente, é geralmente aceito que a norma absoluta é de 65 horas por mês. Qualquer coisa além disso deve ser pago adicionalmente. Mas aqui, é claro, a política comercial da operadora já está desempenhando um papel.Em alguns casos, pagamentos adicionais são possíveis para um vôo não planejado, para trabalho em regiões de difícil acesso (principalmente nas montanhas ou no Ártico), no entanto, é improvável que as empresas comerciais sejam tão generosas.
Também existe uma diferença entre os membros da tripulação. O piloto em comando ganha mais, um pouco menos, a receita dos co-pilotos. Ambos são muito inferiores aos técnicos de aeronaves (engenheiros de vôo), pilotos de rádio e navegadores. Porém, na maioria dos casos, o comandante e o copiloto realizam o vôo em um forro de passageiros, mesmo os técnicos das aeronaves modernas podem não fazer parte da tripulação. Se a empresa pagar por cada voo separadamente, as taxas para voos regulares e charter podem ser significativamente diferentes.
Para voos transfronteiriços, mesmo com as mesmas distâncias, pagam mais do que dentro do país. No entanto, o piloto só poderá reivindicar isso depois de voar 1.500 horas ou mais dentro da Rússia. Só é possível se tornar comandante de aeronave após 4000 horas no assento do co-piloto. Deve-se notar que além dos pagamentos diretos, o mesmo Aeroflot utiliza as seguintes formas de incentivos:
- extinção de dívidas a outras empresas;
- levantamento único;
- assistência na colocação de crianças no jardim de infância;
- pacote social;
- habitação corporativa (se não for na cidade de origem);
- cuidados médicos de marca não apenas para os funcionários, mas também para suas famílias;
- vouchers de sanatório (também para familiares);
- pagamento de seguros de vida e saúde;
- programas de poupança para aposentadoria corporativa.
Em Utair, comandantes de aeronaves recebem 200 mil rublos. A renda dos co-pilotos varia de 100 a 150 mil rublos. Um aumento nos pagamentos é esperado em um futuro próximo. Também deve ser mencionado que os pagamentos em qualquer companhia aérea são influenciados pela categoria de aeródromos desenvolvidos, tempo de serviço.
As companhias aéreas nacionais usam amplamente os bônus para o pessoal de vôo trimestralmente.