Tudo sobre profissões perigosas
Todo mundo gosta de assistir a filmes em que os personagens principais pegam criminosos, salvam pessoas e, em geral, fazem trabalhos difíceis e perigosos. Na vida real, também existem profissões que não permitem que você relaxe, o mantêm em constante estresse e podem afetar negativamente a saúde humana.
Além disso, muitas especialidades de risco podem facilmente tirar vidas se as regras não forem seguidas à risca ou por acaso. No entanto, há muitas vagas para esses cargos e as pessoas continuam a trabalhar. Neste artigo, falaremos sobre as profissões mais perigosas do mundo.
Peculiaridades
Toda pessoa sonha em não precisar de nada, e para isso todos nós acordamos cedo todos os dias e vamos para a escola ou para o trabalho. Todo o processo começa com a escolha da área em que o futuro especialista deseja trabalhar e, após a formatura, começa uma cadeia interminável de dias semelhantes. Há também os sortudos que encontraram o emprego dos sonhos e acordam todos os dias pensando nisso, mas o trabalho baseado em um hobby raramente traz muita riqueza.
Existem também especialidades complexas e perigosas que tiram das pessoas a maior parte do tempo e a parte do leão da saúde. A consciência constante de que os fatores de produção podem levar a consequências irreparáveis a qualquer momento tem um forte efeito no psiquismo dos trabalhadores. Portanto, os trabalhadores em ocupações de risco muitas vezes experimentam declínio emocional, adquirem hábitos ruins e muitas vezes passam por estresse.
Trabalhar em uma profissão perigosa requer um caráter forte e obstinado, uma psique forte e frieza de pensamento. Por isso, essas especialidades são na maioria das vezes escolhidas por pessoas que buscam aventura, têm sede de sentir o perigo real e estão prontas para a adrenalina. Mas a vida é uma coisa complexa e imprevisível, você nunca sabe ao certo o que o espera em uma determinada profissão. Portanto, sugerimos que você considere o topo das especialidades mais inseguras que existem em nosso planeta.
Visão geral das profissões mais perigosas do mundo
Graças ao progresso, muitas profissões perigosas desapareceram do mercado de trabalho, mas novas profissões igualmente difíceis aparecem em seu lugar - para homens e mulheres. Sugerimos que você se familiarize com as atividades de maior risco para a saúde e a vida com mais detalhes.
Mineiros
A profissão, sem dúvida, ocupa o primeiro lugar na lista das profissões mais perigosas. As condições de trabalho dos mineiros são fatais - eles estão constantemente em um espaço apertado no subsolo, usando ferramentas manuais ou uma britadeira para extrair minerais.
Acúmulo e liberação de metano, deslizamentos de terra, doenças ocupacionais, explosões - essa não é toda a lista de perigos e consequências desagradáveis da profissão.
Sapadores
Encontrar e desarmar munições ou armadilhas é uma missão com um nível de responsabilidade incrivelmente alto. Nem todos serão contratados para essa especialidade - você precisa passar por um treinamento sério e ter uma mente fria, porque o menor atraso, erro ou movimento descuidado pode custar a vida de um sapador. Esta é uma ocupação nobre e extremamente arriscada - às vezes é necessário limpar explosivos em um campo minado ou em um local público.
Muitas vezes acontecem situações quando as pessoas, enquanto constroem ou cultivam terras, encontram ecos do passado. - não explodiu bombas, granadas ou outras munições. Em tal situação, chega a hora de as pessoas dessa profissão trabalharem e elas não têm espaço para erros - a desminagem ou a neutralização devem ser bem-sucedidas na primeira tentativa. Os sapadores entendem claramente que o trabalho pode custar-lhes a vida, então eles geralmente são destemidos, calmos e razoáveis, mesmo na vida civil - sua especialidade os afeta muito.
Lenhadores
A profissão, graças ao processo tecnológico, está se tornando cada vez menos perigosa para os trabalhadores, mas mesmo assim é considerada uma das mais arriscadas do mundo. No processo de trabalho, os profissionais devem ser extremamente cuidadosos em todos os momentos e seguir rigorosamente as tecnologias de corte e extração de madeira. O não cumprimento das precauções de segurança pode ferir gravemente ou ferir um lenhador desavisado.
Além do mais, Durante seu trabalho, os madeireiros moram longe da civilização - em uma floresta densa e escura, portanto, a possibilidade de encontros com animais predadores não está excluída. Os lenhadores vivem em cabanas provisórias, a alimentação dos trabalhadores é fornecida pela cozinha do campo - toda a sua vida decorre de acordo com um horário rigoroso.
Eletricistas
Trabalhar com eletricidade é muito traumático e imprevisível - cada vez que um especialista faz seu trabalho, ele sabe com certeza que qualquer negligência pode lhe custar a vida.
Existem muitos fatores para um curto-circuito acidental - insetos, mau tempo ou uma rajada de vento. Além de um eletricista poder receber uma descarga com uma corrente, fica cego por um curto-circuito com faíscas - nessa situação é fácil cair de altura, por exemplo, ao consertar fios entre postes.
Policiais
Proteger civis, prender criminosos, fraudadores, ladrões e ladrões - esta é apenas uma pequena lista das nobres atividades da polícia. A vida dos profissionais no patrulhamento, perseguição e detenção de criminosos é constantemente ameaçada, pois quem infringe a lei conscientemente está pronto para fazer qualquer coisa para não ir para a cadeia.
Além disso, os policiais devem ser capazes de conduzir um diálogo com pessoas desequilibradas, terroristas e indivíduos mentalmente insalubres antes da chegada de especialistas estreitos.A polícia está sempre no centro dos eventos que ameaçam a vida.
Pescadores
Para muitos, pescar é uma época de paz nas margens de um rio ou lago para um trabalho agradável e sem pressa. Mas os pescadores profissionais pescam em condições completamente diferentes - em mar aberto ou oceano. Uma longa viagem pela água torna-se um verdadeiro teste para os representantes desta embarcação, pois a qualquer momento pode começar uma tempestade ou, longe de amigos, piratas se encontrarão no caminho.
Pilotos de avião
Levantar uma aeronave sofisticada não é uma tarefa fácil, mas mantê-la no ar e pousá-la com sucesso no solo é ainda mais difícil. Os pilotos das grandes companhias aéreas têm uma grande responsabilidade, porque lhes é confiada a vida de um grande número de pessoas. A queda de um avião é sempre uma tragédia em grande escala, da qual o mundo inteiro certamente conhecerá, por isso os futuros especialistas são treinados com especial cuidado. O profissional deve ser capaz de lidar com as intempéries e eventuais problemas que possam surgir durante o voo. O nível adequado de treinamento de pilotos oferece aos passageiros um transporte seguro e rápido.
Bombeiros
Apesar do fato de haver muitas tecnologias avançadas e equipamentos especiais, os socorristas em todas as chamadas podem ser atingidos por fogo ou monóxido de carbono. Isso ocorre porque a principal tarefa dos bombeiros é salvar as vidas das pessoas atingidas pelo fogo. No treinamento de futuros profissionais, existe até um ponto assim: "Primeiro, a vítima deve sair da sala de queima, depois o bombeiro." Os especialistas em combate a incêndios não realizam um trabalho menos responsável do que os trabalhadores médicos. Existem muitos requisitos para os profissionais - eles devem ser rápidos, hábeis, fortes e destemidos.
Sondadores
O mundo moderno está firme graças a minerais como gás e petróleo, por isso há uma demanda por especialistas para perfurar poços. A posição de um sondador envolve trabalhar com complexos mecanismos de estações de perfuração, bem como repará-los em caso de avaria.
Os equipamentos utilizados na extração de óleo requerem tratamento constante com substâncias especiais que são prejudiciais à saúde humana.
Caminhoneiros
As pessoas desta profissão são obrigadas a passar a maior parte da vida ao volante, e uma posição sentada constante é acompanhada por várias doenças. Além do mais, os motoristas de caminhão transportam cargas por muitos quilômetros e, muitas vezes, essa carga é muito frágil ou valiosa para ladrões e terroristas - isso aumenta o perigo do trabalho. Não devemos esquecer que os caminhoneiros têm uma visão bastante ruim da cabine do carro, então eles freqüentemente se envolvem em acidentes com carros descuidados.
Além disso, os motoristas de caminhão costumam entregar alimentos perecíveis, então os caminhões devem se mover muito rapidamente. Os especialistas ficam muito cansados mesmo quando trabalham em pares e se revezam na direção. Além disso, um fator importante é a observância das regras de trânsito pelos motoristas de outros veículos e as condições da superfície da estrada.
De outros
Existem algumas atividades arriscadas e perigosas nas quais trabalham apenas as pessoas mais ousadas. Mas também existem locais de trabalho familiares a todos e que, à primeira vista, não parecem nada seguros. Vamos considerar várias profissões em cada categoria.
- Limpador de rua. Pode parecer perigoso simplesmente varrer as ruas ou remover a neve. Mas, na verdade, a ocupação não é em vão uma das profissões mais perigosas - os zeladores enfrentam problemas relacionados ao clima: trabalham em uma manhã gelada de inverno e um dia abafado de verão, sob a chuva fria de outono e durante a primavera que derrete a neve. Além disso, os representantes da profissão encontram frequentemente pessoas perigosas, porque começam a trabalhar desde muito cedo, quando o sol nem pensava em nascer no horizonte.
- Dublê. Existem posições masculinas e femininas neste trabalho. Representantes dessa profissão são necessários para que as estrelas do cinema não arrisquem suas vidas no set. Cenas com combates ferozes, corridas radicais ou saltos de grandes alturas representam um alto grau de risco para a saúde dos atores. Essas cenas são filmadas com a ajuda de dublês.
- Jornalista. A profissão é comum entre meninos e meninas e é igualmente perigosa para todos os sexos. A tarefa dos jornalistas é informar às pessoas sobre a situação no país e no mundo o mais rápido possível. Alguns indivíduos ricos podem não gostar da curiosidade dos representantes da mídia, e uma tentativa pode ser feita contra eles.
Além disso, os repórteres costumam reportar de lugares onde ocorrem ataques terroristas ou outras situações complexas de conflito.
Especialidades com maior perigo na Rússia
Cada estado tem suas próprias características distintas em termos de linguagem, mentalidade e atitude em relação à escolha da profissão. Considere a classificação das profissões mais perigosas na Rússia.
- Metalurgista. Os especialistas neste negócio têm condições de trabalho muito difíceis, porque trabalham com grandes fornos de lareira. Os metalúrgicos trocam de roupa com muita frequência, porque o metal fundido borrifa constantemente gotas quentes que queimam o tecido. Quando faíscas atingem a pele de um trabalhador, causam queimaduras graves, às vezes até fatais.
- Roofer. O perigo mais óbvio neste trabalho é a alta probabilidade de cair de altura. Mas, além disso, ainda existem alguns fatores de risco, como vapores nocivos dos materiais de cobertura, a possibilidade de se queimar com ardósia quente ou levar um choque elétrico. Além disso, na maioria das vezes o profissional está exposto à luz solar direta, o que pode causar queimaduras na pele ou insolação.
- Marceneiro. Uma nave antiga que à primeira vista parece menos perigosa do que realmente é. No processo de trabalho, existe um risco elevado de lesões em várias partes do corpo ou de queda de um piso alto.
Além disso, no processo de fabricação de móveis, existe o risco de ferir gravemente as mãos, portanto, os carpinteiros devem observar rigorosamente os cuidados de segurança ao realizar o trabalho.