Tudo que você precisa saber sobre músicos
É difícil imaginar a vida sem música - ela envolve uma pessoa, penetra na alma e tem um sério impacto no estado emocional das pessoas. Muita gente acredita que se destina apenas a alegrar o lazer, no entanto, na maioria das composições musicais há um sentido e algum tipo de momento educativo.
O trabalho de um músico é multifacetado e pode parecer que não é nada difícil - toque para si mesmo com todo o prazer. Mas, ao contrário da crença popular, uma pessoa que está profissionalmente engajada na música enfrenta sérias dificuldades no curso de construção de uma carreira.
História
Os cientistas acreditam que a música se originou ao mesmo tempo que a humanidade. Um dos instrumentos mais antigos é a flauta, ela foi encontrada durante escavações arqueológicas próximas às esculturas, que têm de 40 a 45 mil anos. No estágio inicial de emergência da sociedade, a música era mais de natureza aplicada, usada para rituais e cerimônias religiosas. Com o tempo, ficou mais complicado, e os gregos antigos já usavam ativamente a polifonia - apenas músicos com formação profissional podiam executar composições naquela época.
Durante escavações na Mesopotâmia, foi descoberta a primeira música gravada em uma tábua de argila - ela usava a terceira escala e a de Pitágoras. Obviamente, eles foram compostos por uma pessoa bem versada no assunto. Na Idade Média na Europa, os músicos podiam ser encontrados tanto na Igreja Católica quanto na sociedade secular. Toda a história posterior está associada ao desenvolvimento ativo da música, o surgimento das últimas tendências, instrumentos e métodos de execução.obras musicais. Durante o Iluminismo, as pessoas gostavam de música clássica representada por concertos instrumentais, óperas ou sinfonias.
Desde o século XX, outros rumos se popularizaram, como jazz, rock, rap, soul e muitos outros.
Descrição da profissão
Muitas pessoas amam música, mas nem todos podem ser chamados de músicos. Em teoria, a definição de “músico” pode ser aplicada a qualquer pessoa que faz música, toca um instrumento, compõe motivos ou executa canções. Os músicos podem ser amadores ou profissionais. Para o primeiro, a música é os ditames da alma, eles executam para si próprios ou um círculo limitado de pessoas próximas, para o segundo - uma fonte de sustento.
Na sociedade moderna, a importância da música é grande. Por outro lado, qualquer melodia é, antes de mais nada, entretenimento. Hoje não faltam programas musicais no rádio e na TV, e há shows em todas as cidades. Ao mesmo tempo, a música sempre cumpriu algumas tarefas educacionais e contribuiu para o desenvolvimento de certas atitudes ideológicas. É por isso que a profissão de músico se distingue por uma responsabilidade elevada. Na verdade, nas mãos de um profissional - uma verdadeira arma que pode controlar não só o humor das pessoas, mas também suas idéias.
Um bom músico pode ser chamado de Professor - ele é ouvido, suas criações têm um efeito poderoso nas atitudes e na mente das pessoas.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra profissão, a profissão musical tem seus méritos e deméritos. Vamos começar com os benefícios. O mais importante deles é a demanda generalizada. A maioria dos eventos realizados envolve necessariamente acompanhamento musical. Isso significa que, com um portfólio e experiência de desempenho, o emprego regular será garantido.
A força motriz das personalidades criativas sempre foi e continua sendo um reconhecimento universal. Uma pessoa que alcançou o sucesso ganha popularidade, torna-se famosa, tem muitos fãs e isso lhe traz uma grande satisfação interior. A interação com pessoas de interesses semelhantes não causa emoções menos agradáveis. Em seu círculo ele se sente confortável, busca uma fonte de inspiração e troca experiências úteis de que necessita para o desenvolvimento profissional.
Músicos de sucesso regularmente saem em turnê, que pode acontecer em várias partes do mundo. Graças a isso, eles aprenderão mais sobre a vida, tradições e costumes inusitados de outras nacionalidades, terão a chance de ver diferentes países e monumentos arquitetônicos famosos com seus próprios olhos. É improvável que tal oportunidade deixe uma pessoa criativa indiferente.
E, claro, a recompensa monetária é uma vantagem muito significativa. Um músico de sucesso pode ter honorários bastante impressionantes, até mesmo artistas de rua com um bom repertório, se tiverem capacidade, obtêm uma boa renda mensal., para não mencionar os artistas pop, cujos rendimentos são da ordem das centenas de milhares de rublos.
Apesar de toda a atratividade e romance dessa profissão, nem todo músico se torna popular. As tentativas vãs de muitos artistas novatos de chegar ao topo das paradas geralmente levam à depressão, longos anos de treinamento e a busca por seu visualizador parecem inúteis para eles. Desesperadas, essas pessoas desistem de seus sonhos, desistem da criatividade e perdem o sentido da vida.
Contudo, e pessoas famosas na indústria da música também têm algo com que se preocupar - qualquer glória que vier... Para obter rendimentos consistentemente elevados, não basta se declarar bem e tentar ocupar um ou outro nicho no Olimpo musical - a velocidade com que os ouvintes esquecem os nomes dos ídolos é extremamente rápida. A única coisa que pode salvar os músicos do esquecimento é o trabalho contínuo, árduo e exaustivo, os ensaios constantes e o "chasch" sem fim.
Este ritmo de vida não deixa espaço para um bom descanso e alimentação adequada, tira quase todas as energias, o que tem os efeitos mais desfavoráveis para a saúde.
Lista de especialidades
Existem várias especialidades musicais.
- Artista instrumentista. Esta pessoa é fluente neste ou naquele instrumento musical, conhece bem todos os acordes e técnicas. Suas responsabilidades incluem a reprodução de composições existentes. Esta categoria inclui bateristas, pianistas, acordeonistas, guitarristas, violoncelistas e outros instrumentistas.
- Vocalistas em seu trabalho, eles usam a voz para transmitir a ideia musical do autor. Estas pessoas têm afinação perfeita, podem cantar tanto a solo como em grupo ou coro, executam música a capelo ou com acompanhamento musical.
- A base da criatividade musical é compositores, são eles que compõem novas peças musicais. Se não houvesse compositores, não haveria música e músicos em geral.
- Maestros eles controlam o coro ou orquestra através do movimento dos dedos e expressões faciais - eles ditam aos performers sua própria visão do pensamento que o compositor colocou em sua obra.
- Arranjadores estão empenhados na adaptação da obra às exigências das tendências musicais modernas. Eles criam composições que podem diferir ligeiramente da versão original.
- É impossível não mencionar uma categoria de músicos como críticos de música... Suas tarefas incluem uma avaliação especializada de canções, sinfonias, óperas e outras obras, destacando seus pontos fortes e fracos. Os críticos musicais com seus trabalhos contribuem para a popularização e desenvolvimento das tendências musicais na sociedade.
- Ao listar os tipos modernos de profissões musicais, não se pode deixar de mencionar uma especialidade relativamente nova - DJ... Esta categoria inclui indivíduos criativos que são capazes de criar composições modernas usando faixas em diferentes estilos e complementando-as com possíveis efeitos sonoros.
- Professores de musica em certa medida, também pode ser atribuída a esta profissão, pois é dela que dependerão todas as competências, aptidões e conhecimentos que o futuro músico receba para o desempenho das suas atividades principais.
Responsabilidades
Devido ao facto de o conceito de "músico" em si ser bastante geral, reunindo pessoas de diferentes especialidades, é difícil apontar responsabilidades específicas que corresponderiam a todos os representantes desta profissão.
De um modo geral, as tarefas dos músicos incluem:
- criação de novas peças musicais;
- execução de música - pode ser a música de sua própria composição ou de outros compositores;
- participação em programas de concertos.
Requisitos
Habilidades profissionais
Na maioria dos casos, os requisitos para membros da profissão musical são determinados pelo local de trabalho. Habilidades profissionais gerais incluem:
- a presença da educação musical;
- ouvido bem desenvolvido para música;
- habilidades de desempenho vocal;
- posse de instrumentos musicais;
- a capacidade de compor composições musicais.
Qualidades pessoais
A principal qualidade de qualquer músico profissional é o talento. Hoje em dia, não é incomum que músicos talentosos se esforcem para assumir a posição de instrumentista ou intérprete de destaque, acreditando que possuem todas as qualidades necessárias para isso. Porém, nem todos percebem que, em primeiro lugar, o talento deve ser complementado pela singularidade do som de uma voz ou instrumento - isso ajudará a se destacar de um grande número de outros intérpretes e a se declarar como pessoa. Isso significa que, para uma atividade de concerto bem-sucedida, é importante que o músico tenha sua própria percepção individual do mundo, consistindo em imagens brilhantes e coloridas do mundo que ele seja capaz de compartilhar.
Um músico é uma pessoa emocional, sensível e propensa à empatia. Por meio da música, ele pode expressar sua atitude pessoal a uma situação particular, contar uma história fascinante para que possa evocar os mesmos sentimentos no público. Pessoas criativas geralmente são bastante imprevisíveis, por isso é difícil impor-lhes quaisquer requisitos gerais. Porém, nesta profissão, a persistência, um alto grau de organização e determinação ajudam a pessoa a alcançar o reconhecimento.
As características pessoais obrigatórias incluem a capacidade de encontrar uma linguagem comum com as pessoas ao seu redor, de fazer contato com elas. Os músicos devem ser carismáticos - essas pessoas estão sempre à vista, observadas por espectadores e fãs, portanto, a capacidade de se apresentarem corretamente e as habilidades de comunicação desenvolvidas os deixarão muito mais próximos do sucesso almejado. Outro requisito geralmente colocado nos músicos é a boa aparência.
Claro, isso não significa de forma alguma que a falta de uma aparência espetacular se tornará necessariamente um sério obstáculo ao trabalho; no entanto, um músico deve ter uma aparência elegante, organizada e elegante.
Como se tornar um músico?
Normalmente, o domínio das profissões musicais leva muitos anos e começa na infância. Claro, há exceções - incluem pessoas sem educação especial que começam a familiarizar-se com a música mais tarde. Mas, via de regra, são poucos e apenas os mais talentosos podem contar com o sucesso. Em todos os outros casos, músicos reais passam da categoria amador para o grupo profissional apenas se forem acompanhados de estudo e trabalho árduo ao longo de suas vidas.
Para se tornar um músico, desde cedo, deve-se matricular-se em uma escola de música infantil ou em uma escola de arte para crianças. As instituições do primeiro tipo se especializam exclusivamente na direção musical e, no segundo, aulas e master classes de dança e habilidades teatrais são ministradas adicionalmente. As instituições de educação musical infantil ensinam a tocar instrumentos musicais, coral e vocais solo, bem como regência. Normalmente, as escolas de música aceitam crianças de 6 a 7 anos, embora haja aulas para crianças mais velhas. Os estudos têm a duração de 3 a 8 anos, dependendo da direção escolhida, enquanto, como numa escola normal, também existem provas de transferência, provas e outras provas que comprovem a aquisição de aptidões musicais. Após a formatura, um jovem músico recebe um certificado de educação adicional.
Na próxima fase de treinamento, os futuros músicos e compositores recebem educação secundária especializada - pode ser uma escola de música ou uma faculdade de arte. O período total de estudos é de 4 anos, após a conclusão é emitido um diploma que indica o título atribuído. E, por fim, a etapa final de todo o ciclo da educação é o ensino superior - os músicos recebem seu futuro em um conservatório, academia ou universidade especializada. O programa dura cerca de 5 anos, após a graduação, o músico é considerado um profissional.
O salário
O salário de um músico depende diretamente da área em que trabalha. Na verdade, existem muitos lugares onde um representante da profissão musical pode encontrar emprego - de jardins de infância a grupos musicais populares. Outra questão é que todo artista ambicioso sonha em dar recitais em grandes locais.
Na maioria das vezes, os músicos trabalham em um dos seguintes lugares:
- instituições educacionais musicais;
- instituições culturais;
- conservatórios e teatros;
- estúdios de cinema;
- restaurantes;
- centros de produção;
- empresas da indústria do entretenimento.
É importante destacar que quase todos os músicos possuem horários irregulares de trabalho.Por exemplo, os artistas que atuam em locais da cidade geralmente trabalham nos fins de semana e feriados, e seu dia de trabalho geralmente dura 10 horas, mas nos dias de semana eles praticamente não estão envolvidos. Ou grupos musicais que atuam em clubes e restaurantes - sua principal ocupação é à noite e à noite, enquanto durante o dia eles têm um descanso. O período de sexta à noite a domingo é o mais procurado entre eles.
Não há uma resposta definitiva para a pergunta sobre o salário dos músicos. O fato é que hoje em dia existem, por exemplo, pianistas, um dos quais pode desenvolver 15-20 mil rublos, e o outro - 100 mil. E o problema, neste caso, não é nem mesmo que um deles seja talentoso e o outro não; eles podem ser mestres igualmente profissionais em seu ofício, apenas um é um pouco mais afortunado do que o outro. Esta é a principal dificuldade de qualquer profissão musical - estar no lugar certo na hora certa, entrar no fluxo certo e encontrar o seu ouvinte. Se falarmos sobre a coorte média de músicos que têm um emprego permanente em uma instituição de entretenimento ou cultural, eles ganham cerca de 20-30 mil rublos por mês.
Quando se trata de músicos como representantes da profissão, não se pode ignorar quem ganha dinheiro nas ruas das cidades. Na maioria das vezes, eles têm uma educação musical superior, afinação perfeita e boa técnica de execução. Foram obrigados a falar na rua pelo pequeno salário que recebem no seu principal local de trabalho. Por mais estranho que possa parecer, a maioria dos músicos que tocam em transições ganha muito mais dinheiro do que, por exemplo, em um conservatório ou uma pequena orquestra.
No entanto, e aqui, a distribuição dos salários é grande - um músico pode ganhar 100 mil rublos por mês e outro - 3 vezes menos. O valor total é influenciado por um grande número de fatores. Em primeiro lugar, essa é a permeabilidade do ponto, assim como o repertório. Se um músico toca no mesmo lugar o tempo todo, tocando a mesma música, então essas melodias com o tempo "entediam" os ouvintes e isso leva a uma diminuição na receita.
De acordo com as observações dos psicólogos, na maioria das vezes o dinheiro é deixado para os músicos pelos adultos com filhos, depois deles - pelos aposentados. Por isso é muito importante para um músico de rua escolher um local onde vai se apresentar, e, claro, sorrir o mais rápido possível e tentar invariavelmente irradiar bom humor, carregando os outros com sua energia e positividade.
Fatos interessantes
Se você acha que não está se saindo bem na profissão de músico, aqui estão três fatos interessantes.
- O famoso pianista austríaco Wittgenstein perdeu o braço durante a Primeira Guerra Mundial. No entanto, ele foi capaz de retornar às apresentações de concertos e atingir o auge da habilidade profissional, executando composições com uma mão esquerda.
- Beethoven nem sempre se sentiu inspirado. Por isso, antes de começar a compor melodias, ele sempre mergulhava a cabeça em uma cuba de água gelada - essa técnica se tornou um hábito com ele, e o compositor não poderia recusá-la até os últimos dias de sua vida.
- Certa vez, um jovem veio à direção do Conservatório de Milão e pediu para ouvir suas obras. O veredicto dos examinadores foi severo: "É melhor você desistir de pensar na música." Era Giuseppe Verdi.
Vale ressaltar que várias décadas depois, o mesmo Conservatório de Milão buscou o direito de levar o nome do músico que havia rejeitado.