Quem é multiplicador e onde estudar para uma profissão?
Desenhos animados no mundo moderno são parte integrante de nossa vida. A maior parte dos desenhos animados é dirigida ao público infantil, mas também existem aqueles dirigidos ao público adulto. É lógico que, com as tendências que mudam rapidamente, novas ideias são necessárias, bem como mais pessoas para implementá-las. Foram esses fatores que contribuíram para a criação de uma profissão como cartunista.
História da profissão
Se julgarmos a animação no sentido mais amplo da palavra, então podemos dizer que os primeiros animadores foram pessoas primitivas que, já em suas pinturas rupestres, procuravam transmitir o efeito de movimento. Desde então, as belas-artes, inclusive aquela que buscava descrever a sequência dos acontecimentos, acompanha a humanidade em todos os tempos.
Se considerarmos especificamente a animação, os primeiros esboços de desenhos animados aparecem no início do século XIX. Esses foram os projetos mais simples que não duraram muito. Mais tarde, porém, o desenvolvimento do cinema suplantou a animação, e sua ascensão começou apenas na primeira metade do século 20, com a participação direta de James Stuart Blackton. Foi ele quem criou o primeiro cartoon, apresentado pela primeira vez em 1906.
Na Rússia, um dos primeiros animadores pode se chamar Alexander Shiryaev. Graças a ele foi lançado o primeiro desenho animado russo "Pierrot e Columbine".
Vale ressaltar que isso aconteceu no mesmo 1906. O próprio Shiryaev, entretanto, chamou seu trabalho de "um filme-balé de fantoches".
O próximo evento significativo na história da animação foi a criação do dinossauro Gertie Winsor McKay. Uma nova tecnologia foi desenvolvida especialmente para este dinossauro, diferente de tudo que se conhecia anteriormente. A primeira divisão na profissão ocorreu: um animador e um trabalhador de fundo foram escolhidos separadamente. O animador estava empenhado em desenhar o movimento do personagem principal, enquanto o artista do fundo pintava árvores, lagos e outros detalhes da paisagem separadamente para cada quadro.
Nós vamos Walt Disney deve ser mencionado... Foi ele quem ajudou a criar a animação que estamos acostumados a ver no mundo moderno em nossas telas e monitores.
Descrição
A parte principal do trabalho de um animador consiste não só em desenhar um ou vários personagens, mas também em um exame detalhado e a reprodução de suas fases de movimento. Mas o multiplicador é um conceito bastante amplo. Inclui a divisão da profissão em subtipos pequenos, mas específicos, cada um dos quais especializado em uma área específica. Assim, as seguintes áreas são destacadas:
- diretor de palco;
- artista de personagem;
- criador de fundo (decorador de fundo);
- artista de contorno;
- phaser;
- gaveta;
- enchimento;
- multiplicador de efeitos especiais.
O diretor é o responsável por transmitir a ideia do diretor e pelo estilo uniforme de execução. O personagem cria personagens detalhados para os personagens. O criador do plano de fundo é responsável por tudo o que acontece no plano de fundo do desenho animado. O contornador transfere os esboços do cartoon do papel para uma fita-filme especial.
O phaser analisa as ações específicas do personagem analisando suas fases de movimento. O pintor transfere todos os esboços para a cópia final, observando todas as instruções e correções anotadas pela diretora e diretora. Bem, o multiplicador de efeitos especiais cria vários efeitos bonitos (incluindo condições climáticas).
Essa divisão em direções nem sempre é preservada. Existem também especialidades como ilustrador, decorador, encenador, animador, decorador, artista gráfico e operador de luz.
Prós e contras da profissão
Cada tipo de atividade tem seus prós e contras, e a profissão de multiplicador não é exceção.
As vantagens deste tipo de atividade incluem os seguintes fatores.
- Possibilidade de realização criativa. Para pessoas com uma mente criativa, esta é provavelmente a principal vantagem.
- Prestígio. Não se surpreenda - essa profissão é muito procurada, pois mais e mais conteúdo é exigido a cada ano. Além disso, são os animadores que criam personagens que todos vão adorar.
- Bons salários. Este ponto é uma consequência direta do anterior. As grandes corporações estão dispostas a pagar bem a seus artistas por sua visão de mundo e por uma ideia específica.
- Escolha de condições de trabalho adequadas. Se uma pessoa realmente se mostra um bom multiplicador, pequenas concessões podem ser feitas a ela. Incluindo - atribua uma programação individual. Além disso, algumas áreas de animação não requerem uma presença constante no local de trabalho, o que significa que permitem trabalhar à distância.
- Capacidade de mudar de profissão. Como regra, todos os animadores são excelentes artistas com grande habilidade em editores gráficos. Isso significa que se uma pessoa de repente perceber que a animação não é sua, ela sempre poderá encontrar um emprego em uma agência de publicidade ou estúdio de web design.
Existem muito menos desvantagens nesta profissão, mas ainda existem.
- Uma grande quantidade de tempo passada em uma posição na frente de um monitor de computador. Infelizmente, a exposição prolongada a um computador pode afetar seriamente não apenas a visão, mas também a postura, o que, por sua vez, pode causar problemas para a coluna e para a saúde em geral. Isso pode ser evitado - lembre-se de fazer pausas e fazer alguns exercícios.
- Monótono. Infelizmente, o trabalho de um animador não é apenas um vôo livre da imaginação. Às vezes, é necessário concluir tarefas absolutamente monótonas. O que pode parecer muito chato e cansativo.
Responsabilidades do trabalho
Se você descrever rapidamente o processo de criação de um desenho animado, ele terá várias etapas. O primeiro é a busca de uma ideia. Em seguida, vem uma discussão sobre a aparência dos personagens. Os primeiros esboços são feitos.
Se o projeto for muito grande, então a sede dos artistas é selecionada e as responsabilidades são distribuídas entre eles.
Então, uma equipe de artistas entra. Eles pintam tudo: personagens, planos de fundo, efeitos e assim por diante. Claro, isso não funciona imediatamente - é necessário pensar cuidadosamente sobre os detalhes, as imagens, como o herói se encaixa na situação. Freqüentemente, o mesmo herói pode ser redesenhado várias vezes. Após a renderização detalhada, a cor é preenchida e agora o personagem está quase pronto.
A penúltima etapa é a elaboração de pequenos detalhes como gestos, expressões faciais e outros movimentos que dificilmente são perceptíveis na vida cotidiana. E os estágios finais são storyboard, animação e criação de layouts.
Requisitos
Qualquer um pode se tornar cartunista. No entanto, é necessário familiarizar-se com os requisitos e competências, e também vale a pena aceitar que, se alguém tiver as competências necessárias, o seu caminho até ao topo da arte cartoon será muito mais fácil.
Conhecimento e habilidades
As vantagens do candidato serão:
- senso de gosto e estilo;
- compreender a mecânica da dinâmica e do movimento;
- visão única do mundo;
- em certa medida psicologismo (para formar e transmitir o caráter do personagem);
- boa imaginação;
- pensamento espacial.
Você também precisa de um bom olho, um senso desenvolvido de cinemática e observação. Habilidades de atuação também serão úteis, porque às vezes, para transmitir algumas emoções, você precisa copiá-las de um modelo vivo, mas nem sempre haverá uma pessoa disponível para ajudar. Assim, os animadores costumam copiar algumas emoções de si mesmos. E o principal é a capacidade de desenhar.
As habilidades principais incluem o uso eficaz de equipamentos especiais (pelo menos conhecimento de um computador e dos programas de computador necessários). A pontualidade também será apreciada, já que no mundo moderno toda interação é baseada em prazos, portanto, basta saber cumpri-los.
A profissão de cartunista exige um desenvolvimento constante, o recebimento de novos conhecimentos sobre os métodos de imagem existentes, uma vez que a personificação de um personagem em diferentes técnicas pode parecer completamente diferente.
Você pode começar explorando os programas principais - 3DsMAX, Cinema 4D e Maya. Isso o ajudará a adquirir e desenvolver habilidades como modelagem, texturização e trabalho habilidoso com iluminação.
Qualidades pessoais
As qualidades pessoais necessárias incluem:
- alta eficiência;
- a capacidade de assumir responsabilidades;
- determinação;
- precisão, quase pedantismo;
- paciência;
- senso de humor;
- prontidão para o trabalho em equipe.
A fantasia é outra qualidade importante de um artista, pois sem ela é impossível criar algo novo em seu tipo de atividade. Talento é a coisa mais necessária que um multiplicador deve ter.
Educação e carreira
Apesar de não ser obrigatório o diploma nesta área, será uma mais-valia significativa na candidatura a um emprego. A VGIK é considerada a melhor instituição de ensino para o domínio desta profissão. Porém, não é tão fácil entrar no VGIK - a competição por uma vaga lá é muito alta e pode chegar a 40 pessoas por vaga.
Se necessário, é fácil encontrar outras instituições de ensino superior com um corpo docente correspondente. Por exemplo:
- MosGU (Universidade de Ciências Humanas de Moscou);
- Instituto de Negócios e Design;
- MGOU (Universidade Regional do Estado de Moscou);
- MGUTU com o nome de Razumovsky (Universidade Estadual de Tecnologia e Gestão de Moscou em homenagem a K. G. Razumovsky);
- Escola Superior de Economia da National Research University.
São conhecidas mais cerca de uma dezena das universidades mais populares, criadas especificamente para o desenvolvimento da direção de animação. Entre eles:
- Universidade Estadual de Cultura e Artes de São Petersburgo;
- Instituto Estatal Russo de Cinematografia com o nome de Gerasimov;
- Instituto Estadual de Cinema e Televisão de São Petersburgo;
- Universidade Estadual de Arquitetura e Arte do Ural;
- A Academia de Arte e Indústria do Estado de São Petersburgo em homenagem a A. Stieglitz;
- Instituto Estadual de Artes e Cultura de Belgorod.
Outra dificuldade que pode surgir para o futuro animador é que, para entrar e estudar em uma universidade, ele terá que passar no Exame Estadual Unificado. Além das disciplinas básicas, você também precisará passar na literatura. E logo na hora de entrar na universidade, você terá que passar por um concurso criativo.
Outra opção para obter uma educação adequada é ingressar no Liceu de Cinematografia nº 33 (algo como uma faculdade). Você também pode se tornar um animador após cursos especiais em modelagem e animação por computador. Isso fornecerá o conhecimento necessário, mas as habilidades terão que ser desenvolvidas por conta própria.
Atualmente, existem outras oportunidades adicionais para a obtenção de um cartunista especializado. Isso inclui o estúdio-escola de Moscou "Shar".
Se considerarmos a educação no exterior, muitas boas instituições educacionais estão localizadas na Flórida e em Nova York. Entrar lá é mais difícil, mas realista.
Local de trabalho e salário
Apesar de toda a sua importância, você não deve pensar que multiplicadores novatos ganham muito dinheiro. Os especialistas que acabaram de iniciar sua jornada geralmente recebem de 10.000 a 20.000-25.000 rublos. No entanto, com o crescimento da carreira, o nível de salários também aumentará. Tanto a região em que a empresa de animação está inserida quanto sua escala afetam o nível de receita. Obviamente, as grandes corporações estão dispostas a pagar a seus artistas mais do que os estúdios pouco conhecidos do oblast.
Portanto, um bom artista com experiência de trabalho e um portfólio rico pode esperar receber a seguinte quantia:
- 35.000-40.000 rublos em São Petersburgo;
- cerca de 45.000 rublos em Moscou;
- de 50.000 rublos em Bashkortostan.
O salário médio na Federação Russa é de aproximadamente RUB 75.000. Os estúdios de sucesso que produzem desenhos animados populares estão dispostos a pagar cerca de duas vezes mais.
Outra vantagem importante dessa profissão é que mesmo que você se mude para outro país, terá a chance de conseguir um emprego com um bom salário (mais uma vez, se você tiver as aptidões e aptidões necessárias para ser um profissional).
Nos Estados Unidos, para a posição de um multiplicador, você pode receber 4.000-5.000 cu. e. por mês. No entanto, é necessário um diploma de educação relevante. E você também precisa confirmar suas qualificações neste país. Quando você entra para uma grande empresa como a Pixar, pode esperar um salário de US $ 5.000 a US $ 16.000.
O próximo país em termos de salários para os multiplicadores foi a Alemanha - $ 4.700. e por mês. No Japão, os animadores recebem menos, mas há mais oportunidades para a implementação criativa. Trabalhando 11-12 horas por dia, o multiplicador ganha apenas cerca de US $ 10.000 por ano. Existe apenas um estúdio de animação conhecido na Polônia, e seus artistas recebem um salário de US $ 1.100 a US $ 1.900. e.
E, claro, a maior parte do salário de um multiplicador depende de sua especialização. Os maiores salários são para ilustradores, diretores e artistas gráficos.