Designer de moda: quem é e o que faz?
A profissão de designer de moda atrai quem se interessa pela indústria da moda e tem criatividade nesse sentido. A educação, claro, tem um papel importante, mas não se pode prescindir de um certo talento nessa área. Se você vai estudar para ser designer de moda, precisa descobrir quem é e o que está fazendo.
Que é aquele?
Em primeiro lugar, um designer de moda - esta é uma pessoa dotada de certos talentos, um senso de gosto e estilo, a capacidade de sentir sutilmente o mundo ao redor, sua harmonia, de reagir com sensibilidade a todas as mudanças, de ser capaz de compreender os desejos dos consumidores... Seria bom ter essas inclinações inicialmente, mas você pode desenvolvê-las no processo de trabalho. O objetivo principal é desenvolver e criar coisas novas na área do vestuário, para fazer certos toques. Um artista, um designer de moda, pode desenvolver ele mesmo uma ideia, fazer um esboço de roupas ou sapatos e, possivelmente, criar a primeira amostra, Designer de moda, incluindo um alfaiate, deve ser capaz de implementar suas idéias. Mas isso não faz parte da função dele, outras pessoas estão engajadas nisso, ele só pode fazer uma descrição e direcionar o processo.
Um designer de moda também pode ter várias especializações, por exemplo, no desenvolvimento de um traje teatral. E essa pessoa, é claro, trabalha em um teatro ou outra instituição cultural onde seus serviços são exigidos. Esses especialistas também atuam em outras áreas. Assim, um estilista-cabeleireiro está empenhado na criação e implementação de vários estilos de cabelo.
Em especial, desejam confiar as opções do casamento a profissionais para ter uma aparência 100%. O estilista pode se responsabilizar não só pela criação do penteado, mas também pela imagem como um todo.
Prós e contras da profissão
Quem decide se tornar designer de moda certamente enxerga muitas vantagens na profissão. E realmente é. Essa é uma chance de expressar suas ideias e compartilhá-las com as pessoas, torná-las mais bonitas, alegrá-las. Esta é uma vida interessante e cheia de acontecimentos, que ocorre na busca eterna por algo novo. Esta é uma oportunidade de estar constantemente a par de todos os acontecimentos do mundo da moda e de melhorar constantemente as suas competências. Se uma pessoa é verdadeiramente apaixonada pela profissão, sua vida será brilhante, pois ela está fazendo o que ama.
Enfim, com muito trabalho, sempre há a oportunidade de ganhar um bom dinheiro, de abrir um negócio para se realizar mais plenamente. As desvantagens incluem o fato de que na presença de certas ambições nem sempre é possível realizar-se ao máximo, há sempre muita competição e não é tão fácil chegar à liderança.
Se você tem que trabalhar constantemente com os clientes diretamente, então esta é uma certa margem de tolerância, que pode ser necessária se o cliente for caprichoso ou exigente demais.
Comparação com o designer
Podemos dizer que designer e designer de moda são profissões consonantes. Mas também existem sutilezas pelas quais as diferenças podem ser detectadas. A estilista capta tendências gerais do mundo da moda e desenvolve peças totalmente novas, introduz toques e notas que tornam as roupas modernas, bonitas, interessantes e procuradas... O designer costuma pensar em toda a coleção como um todo, em sua direção principal, no estilo.
O designer desenvolve um esboço e é apresentado a todas as sutilezas do processo, trabalhando na criação de cada produto individual. É assim que ele difere do designer. Mas, em geral, os dois profissionais podem se engajar nas duas atividades, fazendo cursos, por exemplo, ou dominando algumas coisas por conta própria. E então a diferença entre eles desaparecerá.
Em geral, são duas especialidades criativas que exigem talento, certos conhecimentos e habilidades das pessoas.
Responsabilidades
Se um estilista trabalha em um ateliê ou fábrica de roupas, e não está envolvido em uma atividade individual, ele recebe certas responsabilidades. Ele pode estar envolvido no desenvolvimento de sua própria coleção e atender pedidos de clientes que só podem expressar verbalmente o que gostariam de ver, e então começa o trabalho do designer de moda, que faz um esboço e o apresenta ao cliente . Se o esboço for aprovado, um cortador e um alfaiate estão envolvidos no trabalho. Tanto o alfaiate quanto o estilista podem estar presentes no evento. Mas todas as questões importantes e mudanças ou modificações no produto são resolvidas com o designer.
Ele pode desempenhar as funções de artista, designer e tecnólogo. Mas se estamos falando de uma empresa de grande escala, então essas pessoas podem ser diferentes. Um designer de moda se preocupa apenas com a criação de esboços. Seguindo-o, o designer-designer elabora desenhos mais detalhados. E já o estilista-tecnólogo decide de que forma concretizar o concebido. Um estilista que cria coleções de roupas deve ser capaz de apresentá-las de forma favorável, refletir sobre as nuances do desfile junto com as pessoas que estarão preparando o evento.
Requisitos
Qualquer profissão exige de uma pessoa não apenas aptidões profissionais, mas também certas qualidades pessoais. E o estilista não é exceção.
Qualidades pessoais
Em primeiro lugar, é uma pessoa que não fica parada, interessa-se por tudo. E na esfera de seus interesses - não apenas o mundo da moda. O traço do personagem principal deve ser desejo de melhorar, conquistar novos patamares, de bom grado deixar novas coisas entrarem na vida... Afinal, um designer de moda está sempre com novas tendências, ideias, objetivos. Atividade e dedicação são componentes importantes neste assunto. Principalmente se uma pessoa trabalhar individualmente. Ele deve ser capaz de conquistar a confiança dos clientes regulares.
De grande importância é habilidades de comunicação e a capacidade de negociar sem perder o autocontrole... No processo de trabalho, você terá que cooperar com pessoas diferentes, deverá ser capaz de encontrar uma abordagem para todos. A capacidade de apoiar qualquer conversa será um bônus muito bom.
Ao mesmo tempo, um discurso competente e uma atitude benevolente para com o interlocutor serão nuances importantes.
Habilidades e conhecimento profissional
Em termos de habilidades, um designer de moda deve ser capaz de desenhar e esboçar para representar sua ideia no papel e expressar qualquer ideia. Seu pensamento criativo sempre permitirá fazer os acentos necessários, adicionar detalhes, finalizar o esboço na direção certa. Uma pessoa desta profissão possui todas as aptidões de um cortador e de um alfaiate.... Ele é capaz de fazer medidas precisas, cortar o tecido e costurar o produto, fazer a decoração necessária.
O conhecimento profissional consiste em conhecer plena e profundamente todo o processo de confecção da roupa, desde a fase inicial (ideia) até a fase final (confecção de um produto). O designer sabe tudo sobre tecidos - suas propriedades, vantagens e desvantagens, sua tecnologia de fabricação. A combinação da paleta de cores também está no âmbito da sua atividade profissional.
Ele também sabe tudo não só sobre as leis da moda, estilos e tendências, mas também sobre quais modelos, silhuetas, cores são adequadas para determinados tipos de corpo, aparência e outras nuances que permitem transformar as pessoas com a ajuda de lindas roupas.
Mas seja qual for o conhecimento que tenhamos como profissional, a experiência é de grande importância. Quanto mais ativamente o mestre trabalha, mais coisas interessantes ele pode criar.
Treinamento e crescimento na carreira
Para se tornar um designer de moda no futuro, você deve desenvolver certas habilidades na escola. A escola de arte será de grande ajuda. Várias técnicas de artes plásticas serão dominadas lá. Estudar em uma escola de arte irá, em qualquer caso, inspirar bom gosto, a habilidade de entender estilos e combinações de cores. Se você não conseguiu entrar em uma escola de arte, estúdios de arte e escolas de design serão úteis. Você pode aprender e desenvolver por conta própria, mas isso é um acréscimo. Os verdadeiros professores ainda não interferem no cumprimento da meta. Existem muitas universidades onde você pode dominar sua profissão favorita. Aqui estão apenas alguns deles.
- Universidade Estadual de Tecnologias Industriais e Design de São Petersburgo. Você pode escolher áreas como "Design, tecnologia e design de têxteis", "Design de produtos da indústria leve".
- Instituto de Negócios e Design de Moscou... Aqui você pode estudar na Faculdade de Design e Moda.
- Universidade Técnica Estadual de Omsk... Esta instituição de ensino oferece orientações "Design", "Design de produtos da indústria leve", "Tecnologia de produtos da indústria leve".
- Universidade Estadual de Kuban. Aqui, os futuros estilistas podem se interessar pela direção "A Arte do Traje e Têxtil".
Estas são apenas algumas das universidades e orientações que o ajudarão a obter a profissão desejada e a dar os primeiros passos para realizar seus sonhos. Você sempre pode escolher a universidade mais próxima de sua cidade. Diferentes universidades têm suas próprias nuances de admissão, mas na maioria das vezes você precisa fazer disciplinas obrigatórias - Língua, literatura e história russas. Obrigatório será e competição criativa, no qual você precisará representar um desenho, dê-lhe um nome e conte sobre sua criação.
A competição criativa pode ocorrer em várias etapas. Tudo depende do prestígio e da relevância da universidade. Além disso, resta estudar com sucesso. Se o estudo fascina desde o início, as notas serão altas. Se ocorrer desilusão, é melhor não se forçar, porque se trata de uma profissão criativa, onde não se pode prescindir de inspiração. Após a formatura, o principal é uma boa prática para adquirir uma experiência inestimável.
No futuro, você sempre poderá melhorar seu nível de conhecimento, fazer diversos cursos, participar de seminários, aprimorar-se e, o mais importante, amar o seu trabalho.