Principais profissões na especialidade "Relações Internacionais"
Relações internacionais são uma especialidade bastante popular entre os candidatos. No entanto, nem todos representam quem e onde trabalharão no futuro. A maioria dos candidatos e estudantes acredita que o trabalho futuro é mais provável de ser encontrado em embaixadas ou consulados.
E é verdade, no entanto essa especialidade oferece mais oportunidades e uma lista muito maior de vagas para as quais você pode se inscrever do que pode parecer à primeira vista. Você deve estar ciente de quem pode trabalhar após completar o treinamento nesta especialidade, além de muitos outros aspectos, como salário e assim por diante.
O que é isso?
As relações internacionais surgiram há muito tempo e agora seu aprimoramento se tornou mais urgente do que nunca. Com a aceleração do processo de globalização, só os dirigentes míopes dos países não estabelecem relações com outros Estados e, antes de mais, com potências vizinhas. Durante muito tempo, as relações internacionais foram apenas de natureza econômica e somente no século passado começaram a melhorar, inclusive para a solução de outros problemas. Vamos dar uma olhada em quais são eles.
Obviamente, as relações internacionais são interações entre estruturas estatais de diferentes países. Com menos frequência, essas relações também envolvem contatos entre estruturas comerciais de diferentes países. As conexões podem ser de natureza diferente: principalmente política, mas também econômica, cultural, para a solução de questões individuais, e assim por diante. Especialistas na área de relações internacionais estão empenhados na implementação prática dessas relações.Podem ser distinguidas as seguintes especialidades principais nas quais pode trabalhar um especialista em relações internacionais: tradutor, advogado internacional, cientista político, economista de relações interestaduais. Esta não é uma lista completa de profissões nesta área.
Existem muitas vantagens para os trabalhadores neste campo. Em primeiro lugar, este tipo de trabalho é bastante prestigioso. Outras vantagens são altos salários, interação constante com estrangeiros e, como resultado, aprimoramento do idioma, muitos bônus, viagens de negócios a vários países. Os alunos desta faculdade em particular têm mais chances de conseguir um estágio no exterior do que representantes de outras especialidades. Entre as desvantagens, pode-se notar a colocação incômoda de um emprego. Muitas vezes, as vagas já estão ocupadas. No entanto, a situação da procura de emprego está longe de ser desesperadora.
Muitas vezes, as relações internacionais têm uma grande responsabilidade pelo fato de o trabalho ser relacionado à negociação. É muito importante ter controle e resiliência, ser educado. Entre as deficiências, vale destacar também os baixos salários dos especialistas da função pública.
Visão geral da profissão
Existem várias profissões populares nesta área. Abaixo está uma descrição mais detalhada de alguns deles.
- Advogado. Via de regra, um advogado é convidado a trabalhar para a organização se esta freqüentemente participa de transações. Uma de suas principais tarefas é negociar as questões necessárias e esclarecer detalhes jurídicos. E também o advogado auxilia na condução dos processos judiciais e pode até representar uma das partes em tribunais internacionais ou estrangeiros.
- Intérprete. Qualquer especialista que trabalhe na área de relações internacionais precisa do conhecimento de uma língua estrangeira. O conhecimento do inglês está se tornando ainda mais do que obrigatório.
- Cientista político, diplomata. Essas pessoas desempenham um papel importante na resolução de vários conflitos interestaduais e muitas vezes residem permanentemente em outro país no território da embaixada ou nas proximidades. Normalmente, as pessoas que ocupam esse cargo já possuem ampla experiência no governo e em outras organizações. Um papel importante também é desempenhado por representantes de uma profissão relacionada - especialistas em resolução de conflitos.
- Jornalista internacional. Graças à popularização da profissão de "jornalista" e à amplitude de oportunidades modernas, um graduado da Faculdade de Relações Internacionais tem boas chances de construir uma carreira de sucesso nesta área.
Os graduados com mestrado pela Faculdade de Relações Internacionais podem trabalhar como analistas, especialistas, conselheiros ou mesmo professores. Outros relacionados com esta área da profissão são um assistente e especialista internacional, guia turístico, secretário, consultor, analista, gerente e administrador, um especialista em uma determinada região, estudos artísticos e culturais. Afastando-se um pouco do assunto, cabe destacar que ocorre que egressos da Faculdade de Relações Internacionais podem atuar em uma área que não está relacionada a essa especialidade, como, por exemplo, o show business. Um exemplo notável é Ksenia Sobchak. Há casos em que os graduados desta faculdade até entraram em programação.
Todos os egressos, para se formarem nessa área, precisam ter ou desenvolver carisma e ter um discurso bem entregue. Apesar da clara pertença ao campo humanitário, cada aluno e trabalhador precisa desenvolver o pensamento crítico.
Local de trabalho
Obviamente, o primeiro local de trabalho e posição que vem à mente é um funcionário de uma embaixada ou missão consular. Será considerado sorte especial o graduado conseguir emprego nessas instituições, até mesmo como estagiário. Os graduados também podem considerar agências governamentais, como vários ministérios (economia ou relações exteriores), como um local alternativo de trabalho. A propósito, inicialmente, os graduados da Faculdade de Relações Internacionais eram patrocinados pelo Ministério das Relações Exteriores, que sempre precisava de novos quadros.
A falta de pessoal jovem ainda existe. Especialistas na área de relações internacionais podem trabalhar em várias grandes corporações internacionais, até mesmo como a Microsoft. A mídia e as instituições educacionais também precisam de trabalhadores no campo das relações internacionais. Todos os alunos têm a oportunidade de fazer um estágio em organizações internacionais como a ONU, UE, SCO, UNICEF e outros.
O salário
O salário médio pode variar de $ 1.000 a $ 5.000. Para um estagiário ou um especialista novato, pode ser relativamente baixo: 30 mil rublos. Mas é importante ter em mente outro fator que afeta os salários: o nível de organização. Assim, se a organização for bastante influente e tiver fatores difíceis para selecionar candidatos, o nível salarial será superior à média. Em média, um tradutor pode ganhar mais do que um especialista. O salário de um gerente com conhecimento de uma língua estrangeira pode se aproximar de 100 mil rublos já no estágio inicial de sua carreira. O logístico de uma empresa internacional pode ganhar aproximadamente a mesma quantia. O salário médio de um consultor de atividade econômica estrangeira é de cerca de 50 mil rublos.
Deve-se notar que não faz sentido entrar nesta faculdade apenas por razões de prestígio nas condições da realidade moderna. Agora, existem muitas outras profissões e atividades igualmente promissoras e prestigiosas.
Ao entrar nesta especialidade, você precisa encontrar a resposta para a pergunta principal - "o que exatamente vou fazer." Você sempre precisa pensar no mainstream de seu crescimento profissional.