Tudo sobre a profissão de operador de usina a diesel
O motorista de uma usina a diesel é uma profissão responsável que requer treinamento adicional. Esse funcionário tem responsabilidades, ele é responsável pelo trabalho executado.
Peculiaridades
A profissão de motorista de usina a diesel está em alta, antes de mais nada, em navios civis. Eles não usam uma definição tão complexa, então os funcionários dessa categoria são conhecidos como diesel ou zelador. A peculiaridade de uma usina a diesel é a necessidade de monitorar o trabalho 24 horas por dia. A potência da estação e o número de instalações nela não desempenham qualquer papel.
Para exercer esse controle, funcionário responsável e especialmente treinado. Entre suas qualidades profissionais deve estar a alfabetização presente em todos os aspectos e a capacidade de responder rapidamente a uma emergência. O operador de diesel deve monitorar a carga e como ela é distribuída. Isso é especialmente importante na presença de instalações paralelas. Desde o desenvolvimento de sistemas de automação, os reguladores foram inventados para a operação de geradores.
Eles funcionam automaticamente, mas o controle humano ainda é necessário. Caso contrário, é possível um acidente grave com consequências negativas para o homem e o meio ambiente.
Do motorista da usina a diesel é necessário conhecimento das condições técnicas, de acordo com o qual o equipamento é testado. Especialista deve compreender as características de design dos mecanismos usados... É imprescindível que antes de iniciar os trabalhos o motorista esteja familiarizado com o manual de instruções do equipamento e as regras de manutenção do equipamento, bem como com as condições em que é realizada a manutenção preventiva.
É necessário um funcionário na posição descrita deve compreender o trabalho realizado pelo equipamento utilizado, bem como os requisitos que se aplicam a este trabalho. Além do acima exposto, como parte das funções - conhecer os requisitos técnicos de materiais, combustível e taxas de consumo de energia elétrica. Um funcionário com menos de 18 anos sem educação adequada não pode trabalhar. Antes de sair para o plantão, ele deve se submeter a um exame médico, recebe calçados e roupas especiais.
Funcionário nesta posição é obrigada a conhecer as normas de segurança, proteção ao trabalho e saneamento. No exercício das suas funções, o condutor não deve utilizar o equipamento para outros fins, agindo de forma contrária às instruções do fabricante. O colaborador deve manter as unidades em funcionamento e monitorar a sua operacionalidade, se necessário, realizar reparos. Atenção e compostura na posição descrita desempenham um papel importante. Qualquer violação dessas regras implica demissão imediata do cargo. Entre outras coisas, o motorista deve cumprir o horário e a rotina de trabalho.
Os primeiros socorros também são uma habilidade necessária para as pessoas nesta profissão.
Responsabilidades
O motorista da usina a diesel tem muitos deveres que deve cumprir sem questionar. Além de ser obrigado a monitorar o funcionamento dos geradores da estação, o funcionário desta categoria é obrigado a:
- monitorar o nível de combustível dentro do tanque de abastecimento e abastecê-lo a tempo;
- evitar o superaquecimento do combustível diesel;
- monitore a qualidade das unidades de resfriamento e, caso ocorra algum problema, comunique imediatamente à equipe de reparos.
Você precisa entender que o fornecimento de eletricidade para grandes instalações estratégicas depende de quão responsável, trabalhador e treinado é um funcionário. As usinas móveis a diesel também funcionam sob o controle do motorista. Nesse caso às vezes, as funções do reparador são transferidas para o motorista, já que ele tem que trabalhar em condições espartanas e nem sempre é possível esperar pela brigada, e o problema deve ser eliminado rapidamente.
Antes de prosseguir com as tarefas atribuídas, o motorista deve usar macacão e sapatos. No início do turno, ele verifica a qualidade das cercas, a disponibilidade de aterramento da usina, a confiabilidade dos fios. Todos os parafusos devem ser apertados no local, isso também se aplica à envolvente do edifício. O motor e o gerador também são verificados quanto à confiabilidade dos fixadores.
Os sistemas de trabalho devem ser inspecionados quanto à presença de fluidos de trabalho neles: combustível, lubrificantes e refrigeração. As funções do motorista incluem verificar os sistemas de proteção e ferramentas de trabalho. Ele deve se certificar de que a instalação está equipada com equipamentos de extinção de incêndio.
O funcionário do DPP não pode começar a exercer as suas funções se, como parte da verificação, for constatado mau funcionamento do motor, gerador, não houver travas nas barreiras, houver danos visíveis nos fios. Também é proibido operar a estação se não houver aterramento, houver vazamento de fluido de trabalho, não houver equipamento de proteção individual nas instalações.
Certifique-se de que as chaves de controle estejam em neutro antes de iniciar. Se houver vazamento nas juntas, rompimento do gás de exaustão ou afrouxamento dos fixadores do gerador e do motor no objeto, esses problemas serão eliminados imediatamente. Em caso de emergência, o motorista deve extinguir a chama usando equipamento especializado de extinção de incêndio, restringir o acesso do combustível ao fogo.
Se ocorrer faíscas nas escovas do motor, deve ser interrompido imediatamente. Ao final da jornada de trabalho, o motorista desliga os cabos de força, o motor e faz uma vistoria de controle na estação.Se necessário, ele limpa o equipamento de poeira e sujeira.
Uma responsabilidade
Dada a importância da profissão, o motorista é responsável por:
- implementação atempada de funções;
- manutenção do equipamento em funcionamento;
- execução atempada da documentação relevante;
- cumprimento de regras, normas e instruções;
- gestão da documentação, incluindo seu correto preenchimento;
- pronta adoção de medidas para implementar a segurança contra incêndio, informando os funcionários de alto escalão sobre uma situação difícil;
- eliminação prematura de violações dos padrões de segurança na instalação.
Educação
Para trabalhar na posição adequada, uma pessoa deve primeiro passar pelo treinamento primário para receber uma segunda série. Enquanto o certificado é válido, o motorista faz cursos de treinamento avançado, e quando ele expira - a reciclagem é necessária. O ensino à distância é permitido dentro da profissão especificada. Após a formatura, cada aluno deve passar pela certificação dentro da estrutura da instituição de ensino.
A lista de ex-funcionários é inserida no protocolo correspondente. Depois disso, é emitido um certificado, que é válido por 5 anos.