Profissões

Tudo sobre a profissão de operador de plataforma de perfuração

Tudo sobre a profissão de operador de plataforma de perfuração
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho

Nos últimos anos, os jovens começaram a ser atraídos para empregos de colarinho azul. Apesar do fato de que os cargos de escritório ainda lideram em popularidade, um grande número de graduados do ensino médio começou a pensar em conseguir uma profissão ativa. Hoje, em nosso artigo, vamos falar sobre quem é um operador de plataforma de perfuração e qual é o seu trabalho.

Peculiaridades

Operador de plataforma de perfuração - um funcionário cujas funções incluem a implementação de processos de perfuração. Na maioria das vezes, tais atividades são relevantes na descoberta de depósitos de recursos naturais (por exemplo, petróleo ou gás) ou mesmo na sua exploração. O motorista está diretamente envolvido na operação da plataforma de perfuração e, se necessário, no reparo e ajuste de tais equipamentos complexos. Assim, podemos concluir que o trabalho de um especialista é muito difícil e responsável. Uma pessoa que ocupe tal posição deve ter uma grande quantidade de conhecimentos especializados, habilidades e habilidades.

Ao mesmo tempo, é importante destacar que, como qualquer outra profissão, a posição de especialista responsável pela operação de uma sonda de perfuração é caracterizada não apenas por aspectos positivos, mas também negativos.

Antes de finalmente conectar sua vida com esta área, é importante avaliar todos os parâmetros.

As vantagens da atividade profissional de um operador de plataforma de perfuração incluem:

  • prestígio e status (no território da Federação Russa, o trabalho relacionado à produção de petróleo e gás é considerado respeitado);
  • demanda (uma pessoa com as qualificações adequadas não ficará sem trabalho, pois hoje existe um grande número de vagas abertas);
  • salários elevados (a remuneração material pelo trabalho de um operador de plataforma de perfuração garante um alto padrão de vida);
  • alta probabilidade de crescimento na carreira, etc.

No entanto, além dos prós, também existem desvantagens. Entre eles, os seguintes são mais frequentemente distinguidos:

  • a procura de especialistas apenas em algumas regiões do país (portanto, para conseguir um emprego será necessário deslocar-se ou trabalhar em regime de rodízio, o que não é aceitável para todas as pessoas);
  • um alto nível de responsabilidade (mesmo um pequeno erro de um funcionário pode levar a sérias consequências negativas), etc.

Como você pode ver, as vantagens da profissão superam em muito as desvantagens. No entanto, para algumas pessoas, as desvantagens são tão significativas que desistem do emprego. De uma forma ou de outra, mas é importante analisar cuidadosamente todos os detalhes e nuances para tomar uma decisão objetiva e equilibrada, da qual não se arrependerá no futuro.

Responsabilidades

A profissão em questão está incluída na tarifa unificada e livro de referência de qualificação (ou ETKS). Aqui, todas as suas características e características distintivas são explicadas em detalhes. Então, de acordo com este documento, o especialista deve realizar seu trabalho estritamente de acordo com a descrição do trabalho, na qual todas as funções do funcionário são detalhadas:

  • operações de perfuração em um canteiro de obras bem definido;
  • realização de atividades de mineração;
  • seleção e embalagem de amostras necessárias para estudo detalhado (por exemplo, amostras de solo ou água);
  • transporte de itens necessários;
  • conformidade com os regulamentos de segurança, etc.

Assim, descrição do trabalho É o documento mais importante. Cada empregador, mesmo na fase de entrevistas e entrevistas, convida os candidatos a se familiarizarem com ele para que o candidato ao cargo possa avaliar com sobriedade seus pontos fortes e entender se ele cumpre os requisitos para ele. Ao mesmo tempo, a lista de responsabilidades fornecida acima não está encerrada. Cada empregador pode complementá-lo e alterá-lo em função das especificidades da atividade de uma determinada empresa. Assim, um especialista altamente qualificado deve ser capaz de se adaptar e se adaptar rapidamente.

Deve-se ter em mente que por recusa ou por má qualidade no cumprimento de suas funções oficiais, o operador da plataforma de perfuração pode ser responsabilizado.

E como a profissão está associada a grandes riscos e alto grau de responsabilidade, podemos falar não só em cobrança ou demissão, mas até em processo criminal.

Conhecimento e habilidades

Conforme mencionado acima, o operador da plataforma deve executar uma lista completa de funções e tarefas complexas. Para fazer isso da forma mais competente e eficiente possível, ele deve ter conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais especializados, entre os quais:

  • conhecimento dos documentos regulamentares, leis e regulamentos que regem as atividades profissionais de um especialista;
  • conhecimento da legislação trabalhista;
  • conhecimento das regras de saneamento e higiene;
  • conhecimento de regulamentos internos;
  • conhecimento do dispositivo e das características técnicas da plataforma de perfuração em que o trabalho direto é realizado;
  • uma compreensão das partes constituintes das plataformas e mastros petrolíferos;
  • a capacidade de realizar adequadamente o procedimento de perfuração (com e sem testemunhagem) em várias condições ambientais;
  • conhecimento dos princípios básicos de cimentação, silicatização, rejuntamento, betumenização, congelamento de poços;
  • a capacidade de realizar trabalhos de reparo e comissionamento (no que diz respeito ao equipamento em operação) e muitos outros. dr.

Além disso, dependendo das especificidades da atividade de uma determinada empresa, bem como dos desejos do empregador requisitos de conhecimento e habilidades podem mudar... Em qualquer caso, um especialista não pode se limitar apenas a uma lista básica.

Recomenda-se a renovação constante da sua base de conhecimento, bem como o domínio de novas competências para se manter um especialista relevante e procurado no mercado de trabalho, bem como para ascender rapidamente na carreira.

Educação

Para se qualificar para a posição de operador de plataforma, você deve concluir o treinamento apropriado. Na maioria das vezes, os empregadores recrutam os candidatos que possuem um diploma vocacional secundário de uma faculdade ou escola técnica. Neste caso, um papel importante é desempenhado não só pela presença do próprio diploma, mas também pela avaliação nele contida. Em alguns casos, os empregadores também podem aceitar especialistas que concluíram cursos de especialização.

Deve-se notar imediatamente que o processo de aprendizagem é bastante complicado e complexo. Assim, o aluno terá que estudar:

  • projeto e princípios de operação de máquinas de perfuração e equipamentos relacionados;
  • regras e métodos para implementar o procedimento de perfuração direta;
  • geologia;
  • padrões de operação de máquinas de perfuração;
  • proteção do trabalho e muitos outros. dr.

Além disso, no processo de obtenção de educação atenção especial deve ser dada aos estágios e práticasque são parte integrante do estudo. É no processo da atividade prática que os alunos adquirem as competências necessárias que serão úteis no futuro trabalho, e também adquirem uma experiência inestimável.

Vale ressaltar também que não se deve deixar de obter apenas o ensino fundamental. Mesmo depois do emprego Recomenda-se que você participe regularmente de vários cursos especializados, seminários e palestras para se manter atualizado com as últimas novidades da indústria. Também é importante que, dependendo da competência de um especialista, sua classificação mude - quanto mais alta for, mais complexas e complexas as funções e tarefas são incluídas na descrição do trabalho, respectivamente, quanto maior a remuneração material para o trabalho de um especialista. Assim, um motorista da 3ª categoria, no desempenho de suas funções de trabalho, utiliza sondas da 1ª categoria na perfuração, utiliza motoboscas e kits portáteis de mão. Paralelamente, o colaborador com a qualificação mais elevada - 6ª - controla a correcção do desempenho das suas funções pelos demais colaboradores e assume cargo de chefia.

Local de trabalho

Depois de concluir o treinamento, um jovem especialista pode se inscrever para o cargo de operador assistente de plataforma de perfuração. O fato é que, nesta fase, a pessoa ainda não possui a quantidade necessária de conhecimentos teóricos e habilidades para realizar de forma plena e competente o trabalho necessário. Depois de algum tempo (dependendo da capacidade de treinamento e atividade de um especialista), ele pode passar para a posição de um maquinista e gradualmente (com o tempo e com treinamento avançado) aumentar sua classificação.

Quanto aos ramos da atividade humana, na maioria das vezes, esses especialistas estão envolvidos em áreas como:

  • óleo e gás;
  • mineração de ouro;
  • indústria geológica;
  • área de pesquisa de engenharia, etc.

Em que os especialistas podem trabalhar tanto em agências governamentais quanto em organizações privadas. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Por exemplo, no setor privado, a remuneração material do trabalho é muito maior, mas, por outro lado, as organizações estatais oferecem um pacote social completo.

Dependendo de suas ambições e desejos profissionais, você pode permanecer na posição de operador de plataforma de perfuração por toda a vida, apenas aumentando sua classificação ou ascendendo na carreira. Portanto, muitas vezes esses especialistas atingem o nível de engenheiro júnior e trabalhador técnico. Ao mesmo tempo, é possível um maior crescimento ao obter o ensino superior.

Quanto às condições imediatas de trabalho, independentemente do local de trabalho específico, são bastante difíceis.Pode-se distinguir um aumento do nível de ruído, a presença de vibração, trabalho em altura, sobrecarga emocional, etc.

sem comentários

Moda

a beleza

casa