Tudo sobre a profissão de piloto
Em um passado distante, a profissão de piloto era caracterizada pela complexidade e pelo alto risco de vida. E, no entanto, muitos meninos sonhavam em conquistar o céu. Infelizmente, nem todos foram capazes de realizar esse sonho. Então vieram os tempos de guerra, quando qualquer pessoa que quisesse proteger a Terra poderia se tornar um piloto após completar um curto curso de treinamento. Pais e avôs até hoje contam histórias sobre a bravura, honra, coragem dos pilotos. E depois da guerra, o filme soviético "The Crew" foi lançado na televisão, que mostra a complexidade do trabalho dos pilotos da aviação civil.
Em 2016, o filme “Crew” foi refilmado de forma moderna, após o que a fila de admissão à escola de aviação aumentou várias vezes. E o que é notável, não só os caras, mas também as meninas estão entre os futuros pilotos.
Peculiaridades
O piloto é um profissional com conhecimento teórico e prático na área de controle de aeronaves militares e civis. Neste caso, estamos falando de pequenos aviões, helicópteros e grandes Boeings. Para a maioria das pessoas, as palavras "piloto" e "piloto" parecem ser sinônimos. Mas se você pensar bem, esses dois significados implicam uma profissão um pouco diferente. Os pilotos são especialistas em pilotar aeronaves civis. Os pilotos sentam-se ao leme de embarcações militares.
Em geral, os pilotos são especialistas altamente qualificados, dos quais depende não só a preservação da carga, mas também a segurança dos passageiros. Os pilotos têm uma grande responsabilidade que nem todos podem assumir. A tripulação de navios civis deve ter dois pilotos a bordo, além do capitão, navegador e engenheiro de vôo do navio.
Em caso de emergência, eles resolvem o problema juntos e, se necessário, buscam ajuda dos controladores de tráfego aéreo que mantêm contato com a aeronave do solo.
Certamente muitos já ouviram a frase "um piloto de Deus" ou "asas em vez de mãos". Alguns argumentam que esta é uma metáfora louvável, mas se você pensar sobre isso, pese os prós e os contras, fica claro que essas palavras são uma descrição de pilotos individuais. Por exemplo, um motorista deve sentir o carro para dirigi-lo. E o piloto deve sentir toda a nave, cada um de seus mecanismos, de que poucos são capazes. Portanto, o piloto não é uma profissão, mas sim uma vocação.
Para controlar uma aeronave, você precisa conhecer os requisitos técnicos e os regulamentos de voo. Ser capaz de se concentrar, monitorar a saúde e a condição física, desenvolver-se. Novos modelos de aeronaves estão sendo desenvolvidos a cada ano, e o piloto deve compreender as complexidades de seu controle. Para isso, os pilotos devem frequentar regularmente cursos de treinamento, após os quais recebem um certificado.
Parece a muitos que as funções de um piloto incluem apenas o vôo de uma aeronave de um ponto a outro. Mas, na verdade, eles preparam o avião para a decolagem, monitoram o funcionamento de todos os mecanismos do sistema durante o vôo e fazem um pouso seguro. Cada segundo do seu tempo de trabalho está associado à máxima concentração e compostura, pois são responsáveis não só pela sua segurança, mas também pela vida dos passageiros sentados na cabina.
A complexidade do trabalho dos pilotos não pode ser contestada. E uma responsabilidade tão grande pressupõe salários adequados. Mesmo os jovens pilotos com horas de voo mínimas recebem um salário decente, várias vezes maior do que o salário médio de engenheiros comuns.
Vantagens e desvantagens
A profissão de piloto é muito interessante, mas muito difícil. Nem todos serão capazes de lidar com as responsabilidades atribuídas aos pilotos. mas com uma familiaridade próxima com esta especialidade, ambos os seus aspectos positivos e negativos podem ser distinguidos. As vantagens da profissão incluem prestígio. Os pilotos são muito conceituados em qualquer cidade, em qualquer país. Eles têm um nível de renda muito alto. Os pilotos estão sempre em demanda no mercado de trabalho. Eles são fornecidos com um pacote social completo. Sua idade de aposentadoria é anterior aos padrões geralmente aceitos.
As desvantagens são a enorme responsabilidade, requisitos rigorosos, apoio constante à saúde e à condição física, dificuldade em constituir uma família. Como regra, os pilotos estão quase constantemente no céu. Eles podem ser enviados em voos internacionais longos sem ligar para o aeroporto de origem por mais de um mês. Conseqüentemente, nem toda mulher pode suportar isso.
Especialidades
Hoje, existem vários tipos de destinos de aviação, entre os quais o candidato deve escolher o que mais gosta. A aviação civil está em grande demanda. Os futuros pilotos passam por treinamento, ao se formarem recebem a licença comercial, com a qual podem conseguir emprego em qualquer companhia aérea. Sem horas de voo, o piloto é inicialmente considerado estagiário e atua como auxiliar. Como alternativa, você pode fazer um curso de treinamento em um clube de aviação. Mas, neste caso, o especialista terá o direito de administrar apenas pequenas embarcações.
A direção da aviação militar é considerada mais complexa. O serviço na Força Aérea é muito mais sério e perigoso do que o serviço em voos comerciais. Quem escolheu a aviação militar terá que decidir sobre a aeronave. Algumas pessoas gostam de um caça, outras de um bombardeiro, outras se interessam por uma aeronave de reconhecimento e ainda outras optam por helicópteros de combate. Só é preciso decidir com antecedência, pois durante os estudos você terá que entender os meandros da aeronave.Para obter a profissão de piloto militar, você deve usar um dos vários métodos. O primeiro envolve servir no exército. Passado o exame médico, o recruta é encaminhado para a unidade. Mas esse método nem sempre é relevante, uma vez que um tipo de tropa completamente diferente pode ser indicado na direção. O segundo é mais confiável. Envolve a admissão a uma escola de aviação militar.
A direção dos testes de vôo é muito interessante. No entanto, existem poucos especialistas nesta área hoje. Isso não se deve ao perigo da profissão, mas ao pequeno número de aeronaves militares em construção. A aviação militar prefere admitir especialistas comprovados para o teste de novos navios, e não recém-chegados que acabaram de concluir seus estudos. A principal tarefa dos pilotos de teste é testar novas aeronaves. Eles revelam os prós e os contras dos sistemas e apontam as possíveis deficiências que os designers devem corrigir. E só após as avaliações positivas da comissão, o navio militar é colocado em produção.
Qualidades e habilidades necessárias
Um piloto é uma profissão difícil. Suas funções incluem não só a entrega de passageiros de um ponto a outro, mas também a verificação completa da aeronave antes da decolagem, bem como monitorar o sistema da aeronave durante o voo e durante o pouso. A lista obrigatória de habilidades do piloto inclui os seguintes requisitos:
- capacidade de organizar a preparação de toda a tripulação para o voo;
- conhecimento sobre TB;
- voo em condições desfavoráveis;
- capacidade de realizar análises meteorológicas;
- capacidade de suprimir ações ameaçadoras dirigidas contra passageiros;
- documentação correta;
- ser capaz de compreender as nuances do voo com a tripulação.
Junto com o primeiro piloto, há um segundo piloto a bordo da aeronave civil. Ele deve conhecer as regras de preparação de uma embarcação para a decolagem, entender a documentação de vôo, conhecer o plano de vôo, ser capaz de verificar a navegação e outros equipamentos na cabine. O co-piloto deve conhecer as sutilezas do vôo com o uso da automação e as habilidades do navegador, já que na sua ausência é o co-piloto que o substitui.
Em geral, a profissão de piloto não é adequada para todas as pessoas, mas apenas para quem tem resistência, se distingue pela tranquilidade, numa situação de emergência permanece com a mente limpa. O piloto deve ter um alto nível de inteligência e excelente memória, boa visão e condição física impecável. A boa visão de um piloto pressupõe um olho preciso e a capacidade de realizar as mesmas ações por um longo período de tempo. Esta profissão é contra-indicada para pessoas com comprometimento do aparelho vestibular, nervosismo, doenças mentais e cardíacas.
Além dos fatores de saúde, o piloto não deve, em nenhum caso, ter antecedentes criminais ou penalidades administrativas. Ele não deve usar substâncias alcoólicas e narcóticas.
Pessoal
Os pilotos de qualquer aeronave devem atender não apenas aos requisitos profissionais, mas também às qualidades pessoais. A direcção, tendo recrutado um estagiário, examina cuidadosamente o seu carácter, uma vez que a avaliação do estado emocional é uma das chaves para a contratação oficial de um jovem especialista.
A seguir está uma lista básica de qualidades pessoais necessárias para cada piloto:
- concentração;
- reação rápida;
- amor pelas alturas;
- falta de claustrofobia;
- Liderança;
- pensamento analítico.
Profissional
As habilidades profissionais dos pilotos são consideradas extremamente importantes:
- o conceito dos meandros da mecânica e engenharia elétrica;
- conhecimento de gráficos de engenharia;
- compreensão de dispositivos eletrônicos;
- arranjo de aeródromos, aeroportos e pistas de pouso;
- características de design de aeronaves;
- teoria e prática no domínio dos motores de aeronaves;
- conhecimento de controladores de vôo automatizados;
- conhecimento dos aspectos organizacionais do tráfego aéreo.
Como se tornar?
As habilidades de controle de aeronaves não surgem por um motivo. E o sistema de auto-estudo é permitido apenas para o conhecimento da parte teórica. Para obter habilidades práticas e o status de piloto profissional, você deve se formar em uma instituição educacional especializada. Ao escolher uma universidade, o candidato deve compreender que tipo de aeronave deseja pilotar. Ou são aeronaves convencionais para transporte de passageiros, ou militares ou navios de teste. Depois de escolher uma especialização, você pode escolher uma escola. O principal é lembrar que depois de concluir a formação e receber um diploma, um jovem especialista precisa voar um certo número de horas e passar com sucesso o período de estágio. Depois disso, o piloto pode começar a fazer planos para obter o posto de capitão de um navio voador.
Na Rússia, o ensino de voo pode ser obtido em uma instituição de ensino secundária e superior especializada. Se você for para a faculdade, então na especialidade "avião de teste". E na universidade e no instituto são oferecidas profissões mais sérias - "operação de complexos de aviação" e "controle de aeronaves". Para entrar no ensino médio, basta apresentar um diploma, o concurso de admissão exige uma pontuação média e máxima. E para entrar na universidade, você terá que passar por um pouco de preparação, depois passar no exame, que inclui a língua russa, matemática, física e ciência da computação. A duração do estudo em qualquer instituição de ensino é de 5 anos. Se você estudar em uma universidade no departamento de correspondência, levará 6 anos.
A seguir está uma lista de universidades onde você não pode apenas estudar para ser um piloto, mas se tornar um verdadeiro craque:
- MAI;
- Universidade Técnica Estadual de Moscou de Aviação Civil;
- SGUN eles. Reshetnev;
- Filial de Serpukhov da VARV.
O piloto é uma especialização complexa, por isso não existem cursos de 2 meses para dominar esta profissão. Como treinamento adicional, você pode se inscrever na escola de vôo da Aeroflot, com duração de 2 anos. No entanto, a Aeroflot está considerando candidatos com educação superior em aviação.
Carreira
Alguém acha que a profissão de piloto não será mais procurada no futuro. Esse progresso tecnológico na forma de tecnologia robótica expulsará completamente as pessoas da cabine. Mas este não é o caso. No mundo de hoje, nada pode substituir a habilidade e determinação humanas dentro de um avião. Além disso, os engenheiros de projeto desenvolvem todos os anos novos modelos de aeronaves com a cabine de comando mais confortável para o piloto. Isso significa que os jovens talentos têm boas perspectivas.
A especialidade de piloto é garantida a todo candidato que se formou em instituição de ensino superior. Mas um jovem especialista não conseguirá imediatamente um emprego como piloto. O tempo de seus ataques é mínimo, e cada saída para o céu aberto ocorreu sob a supervisão de um instrutor experiente. Será possível ganhar pelo menos um pouco de experiência em empresas pouco conhecidas, na pessoa de estagiário em navio comercial e em aeronaves de pequeno porte. E depois de 2 anos você pode se candidatar ao posto de comandante. E então uma passagem abre a escada da carreira. Avançando gradativamente, será possível se tornar o chefe de uma das divisões da companhia aérea.
Quanto aos salários, muitos especialistas em profissões técnicas podem invejar os pilotos. Por exemplo, os pilotos da companhia aérea americana Delta Air Lines ganham US $ 212 por hora de voo, mas apenas se tiverem voado mais de 65 horas. Na Rússia, o salário é um pouco menor, mas a julgar pelo custo de vida, os pilotos ganham bem. Por exemplo, os pilotos da conhecida empresa "Aeroflot" recebem 290 mil rublos com 85 horas de vôo. Se o piloto trabalhar além do normal, ele receberá muito mais. Com base nos cálculos apresentados, fica claro que o salário médio de um piloto russo é de 250 mil rublos.
E não se esqueça que uma profissão tão séria é acompanhada por um pacote social completo, seguro obrigatório.