Quem é o tecnólogo-chefe e o que ele faz?
Existem muitas especialidades diferentes que são necessárias para a indústria moderna. O tecnólogo-chefe também pertence a eles. Para quem decide se dedicar a esta profissão, é útil saber quem é o chefe da tecnologia e o que ele faz.
Peculiaridades
Tecnologista chefe - um dos principais especialistas em produção. Ele entende a essência dos diferentes processos tecnológicos e não se concentra em nenhuma especialização de trabalho, como fazem os tecnólogos de nível inferior. Como resultado, eles, é claro, estão à frente dele no conhecimento de sutilezas e nuances. Mas apenas o tecnólogo-chefe representa qualitativamente todo o quadro da produção como um todo.
Ele garante que todo o processo, do início ao fim, esteja totalmente correto. Quando todos os demais terminaram o trabalho, ele está apenas começando para o tecnólogo-chefe. Nesse ponto, é necessário avaliar as características dos produtos acabados e / ou serviços, para identificar os motivos do não atendimento aos padrões estabelecidos.
Eles são procurados não apenas nos erros de funcionários individuais, mas, acima de tudo, no arranjo incorreto do processo tecnológico.
Responsabilidades
Descrição do trabalho do tecnólogo-chefe indica que é representante do nível gerencial da empresa. Normalmente, o tecnólogo-chefe da empresa se reporta ao chefe da organização ou ao engenheiro-chefe. Se ele trabalha em um departamento, também deve seguir as ordens do chefe do departamento. Independentemente disso, a nomeação e destituição são feitas por decisão do Diretor Geral. As funções e tarefas deste especialista são as seguintes:
- desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas;
- economizando recursos e protegendo o meio ambiente;
- dominar o uso e a produção dos mais recentes materiais, produtos, máquinas e processos tecnológicos de última geração;
- elaboração de planos de introdução de novas tecnologias;
- consideração e aprovação de todas as alterações na documentação tecnológica devido a ajustes nos processos de trabalho e na composição dos equipamentos;
- controle sobre a implementação dos planos atuais e de longo prazo de reequipamento técnico;
- assistência na certificação dos locais de trabalho e na sua racionalização;
- elaboração das questões mais difíceis.
O padrão profissional contém funções do tecnólogo-chefe, como:
- gestão tática e estratégica da organização da produção;
- gestão da elaboração de programas de produção;
- elaboração de medidas para melhorar a qualidade do produto (inclusive melhorando a gestão);
- estudo da experiência atual de trabalho na Rússia e no exterior;
- realização de uma análise técnica e econômica da obra executada.
No ETKS, as seguintes funções dos principais tecnólogos também são indicadas:
- organização e planejamento de novos workshops (sites);
- auxílio na determinação da faixa de parâmetros controlados dos produtos acabados e seus valores específicos;
- a introdução de sistemas de design e gestão assistidos por computador no trabalho da empresa;
- participação em testes industriais de novas máquinas e mecanismos, processos tecnológicos, produtos manufaturados e produtos semiacabados;
- organização de treinamento de pessoal;
- consideração de propostas de racionalização, inclusive as mais complexas e caras;
- conformidade com as normas na utilização do equipamento.
Conhecimento e habilidades
Os principais tecnólogos devem saber padrões da indústria para a organização dos processos produtivos e tecnológicos. Eles precisam estar cientes de todos os sistemas e métodos de projeto. Também é necessário:
- possuir a organização da preparação técnica da produção;
- representar claramente a capacidade de produção, características e capacidades de equipamentos específicos, sua estrutura, princípios de operação;
- compreender os perigos do ambiente de trabalho;
- conhecer e aplicar requisitos tecnológicos para as matérias-primas utilizadas, para produtos semiacabados e produtos acabados;
- métodos próprios para avaliar a eficiência econômica da produção, tecnologias individuais e máquinas;
- cumprir o procedimento regular de certificação de qualidade;
- conhecer as normas de organização racional do trabalho, segurança, incêndio e segurança elétrica;
- possuir o necessário conhecimento ecológico, econômico, informação no campo das ciências naturais e ciências técnicas.
Educação
A norma para um tecnólogo-chefe é a presença não só de formação profissional, mas também de experiência de trabalho como tecnólogo ou gerente por pelo menos 3-5 anos. São esses requisitos que estão consagrados na maioria das descrições de cargos. Ninguém está empenhado em treinar, especialmente os principais tecnólogos. Mas você pode escolher qualquer instituição de ensino onde haja uma especialização geral "tecnólogo".
Os programas mais promissores são considerados "Fotônica", "Indústria Leve", "Engenharia Mecânica e Metalmecânica", "Máquinas e Equipamentos Tecnológicos", "Energia Nuclear".
Onde funciona?
O salário médio de um tecnólogo-chefe na Rússia é de cerca de 64 mil rublos. Mas é preciso ter em mente que, em média, para novas vagas em portais especiais, a diferença de salários pode variar de 2 a 3 mil rublos, dependendo do mês. É curioso que na região de Oryol o salário médio em 2019 seja superior a 150 mil rublos. O segundo e o terceiro lugares da lista são ocupados por Udmurtia e a região de Omsk.
Mas, é claro, de grande importância também é setor em que o tecnólogo-chefe está empregado... Especialista em trabalho produção de confeitaria de panificação, pode receber de 50 a 90 mil rublos. V indústria de mineração de ouro seu colega tem um salário médio de cerca de 300 mil rublos.Mas a probabilidade de encontrar um lugar de graça na indústria de alimentos é muito maior. Os principais tecnólogos também são necessários nas empresas no processamento de aves, no entanto, não existe uma faixa salarial específica para as vagas.
O faturamento do gerente tecnológico de uma fábrica de cimento é em média 60-80 mil. Tecnólogo de uma empresa de construção de máquinas geralmente obtém renda negociada no momento do emprego. Mas sabe-se que o tecnólogo-chefe da divisão de usinagem recebe de 50 a 60 mil rublos em diferentes lugares. Seu colega em uma construtora pode contar com uma renda de 65 a 105 mil. A julgar pelas vagas abertas, em 2020 esses especialistas também serão contratados para:
- indústrias farmacológicas;
- instalações da indústria de alimentos;
- empresas de catering corporativo;
- empresas que produzem microeletrônica e equipamento de rádio;
- produção de contraplacado, cosméticos, estruturas publicitárias, móveis.