Profissões

Tudo sobre a profissão de colecionador

Tudo sobre a profissão de colecionador
Contente
  1. Responsabilidades do trabalho
  2. Qualidade profissional
  3. Para quem é adequado?
  4. Como se tornar?
  5. Onde trabalhar?

Certamente muitos, ao trabalhar com bancos, encontraram colecionadores. Para alguns, os representantes dessa profissão são aterrorizantes, para outros, o respeito. E essa diferença de atitude em relação a um especialista está associada à ignorância das complexidades de sua profissão. A sociedade está acostumada ao fato de que os cobradores são pessoas que livram as pessoas das dívidas usando uma variedade de medidas.

Isso era praticado na década de 90, mas na sociedade moderna, os representantes dessa profissão são obrigados a aderir a um quadro legal. E isso é muito difícil, e nem todos são capazes de fazer frente à responsabilidade que lhe foi confiada.

Responsabilidades do trabalho

Trabalhar como coletor envolve uma comunicação constante com as pessoas no âmbito do cumprimento do Estado de Direito. Os representantes dessa profissão costumam trabalhar em agências de cobrança. Essas organizações têm receitas na forma de uma porcentagem dos valores reembolsados ​​das dívidas. Os deveres dos cobradores incluem a cobrança atempada da dívida do cliente para que a dívida resultante não cresça exponencialmente. Se a situação com a devolução dos fundos ultrapassa os limites legais, o cobrador faz um pedido às autoridades policiais, após o que os oficiais de justiça são envolvidos na cobrança da dívida.

Hoje, a atividade dos catadores é regulamentada por normas e marcos legais. Por exemplo, na Rússia, é importante para o cobrador de dívidas de um cliente aderir à constituição e à declaração dos direitos humanos.

Nos anos 90, coletores invadiram casas, intimidaram devedores e os feriram. Hoje, esta profissão é oficial, o que significa que tem uma lista regulamentada de responsabilidades profissionais:

  • encontrar um cliente e estabelecer um diálogo com ele através de uma chamada ou mensagens;
  • esclarecimento da atuação do devedor;
  • esclarecimento dos motivos que afetam a ocorrência de dívida;
  • busca de solução para o problema por meio de negociações comerciais;
  • controle de acompanhamento do pagamento da dívida do cliente;
  • caso as ligações sejam ignoradas, o cobrador deve dirigir-se ao endereço residencial do devedor;
  • manutenção de documentação profissional;
  • acompanhar o cliente até o pagamento integral de sua dívida.

Se o cliente não entrar em contacto, o cobrador tem o direito de contactar as pessoas autorizadas especificadas no contrato, o empregador e os familiares do devedor.

Qualidade profissional

Colecionador não é profissão, mas vocação. É importante saber comunicar-se com um cliente, escolher uma chave para ele, poder entrar em seu cargo e buscar conjuntamente os meios de solucionar a dívida surgida. Isso é ensinado em cursos especiais de psicologia e pedagogia. Uma importante qualidade profissional dos colecionadores é a lealdade... O especialista deve compreender que o cliente, ao receber dinheiro do banco, entra imediatamente num estado de stress. Ele entende que o valor recebido terá que ser devolvido com um certo pagamento a maior e em nenhum caso os pagamentos deverão ser atrasados. E se de repente o cobrador tiver que ligar para o cliente, ele deve mostrar lealdade e moderação. Assim, será possível estabelecer um diálogo construtivo.

Além disso, o cobrador é obrigado a conhecer as leis e, se necessário, orientar-se pela prática judiciária. Essas sutilezas mostrarão ao cliente que o cobrador é um profissional competente em sua área e fará todos os esforços para evitar que a carga de dívidas cresça. Os coletores devem ser indivíduos resistentes ao estresse, prontos para qualquer dificuldade. Os clientes devedores podem estar indispostos ou, em princípio, complexos. Isso significa que as negociações podem chegar a um impasse. Não é incomum que um cliente se comporte de maneira inadequada; em tal situação, o cobrador deve ser capaz de se defender, mas apenas dentro do quadro da lei e da etiqueta de comunicação.

É importante que um coletor seja capaz de trabalhar com um computador. Todo o banco de dados de devedores é compilado em formato eletrônico, onde o cobrador deve inserir correções e informações obtidas durante as negociações. Além disso, o colecionador deve ter qualidades como autodisciplina, responsabilidade e uma atitude séria para com o trabalho. Essas características permitem que você organize adequadamente o fluxo de trabalho, mesmo quando estiver em outra cidade.

É preferível que o colecionador tenha formação superior, por exemplo, financista ou banqueiro. As habilidades básicas dessas profissões permitirão que você trabalhe bem como colecionador e obtenha algum sucesso.

Para quem é adequado?

Nem toda pessoa poderá trabalhar como colecionador. Na maioria das vezes, essa posição é ocupada por psicólogos, ex-policiais e advogados. Os empregadores não impõem requisitos específicos para um diploma, mas exigem um ensino superior. O colecionador é uma profissão muito específica que exige perseverança e empenho da pessoa para atingir um objetivo definido. Vale a pena para um cobrador de dívidas ter ligações com a companhia telefônica e fazer amizade com oficiais de justiça e funcionários fiscais.

No entanto, esses conhecidos não são necessários para grandes agências de cobrança. Essas empresas trabalham em estreita colaboração com agências governamentais. E seria bom manter relações amigáveis ​​com representantes de várias agências governamentais. A qualquer momento poderão aconselhar sobre qualquer assunto profissional. A profissão de colecionador é indicada para pessoas com alto nível de tolerância ao estresse e excelente memória. Os cobradores de dívidas atendem centenas de pessoas todos os dias. Conseqüentemente, ao trabalhar com clientes, eles devem se lembrar das informações recebidas e, em seguida, inseri-las no relatório.

Pessoas modestas e sensíveis não conseguirão ocupar a posição de colecionadorEu sou. Muitos são atraídos por um salário decente e pelos requisitos mínimos dos empregadores, mas apenas pessoas sérias, persistentes, confiantes e psicologicamente experientes podem ocupar um lugar em uma agência de cobrança.

Como se tornar?

Colecionador é uma profissão muito difundida, mas os futuros colecionadores não são treinados em faculdades, institutos e quaisquer outras instituições educacionais. As agências de cobrança costumam dar preferência a advogados, economistas, ex-policiais e psicólogos com ensino superior. Eles aceitam pessoas em seu quadro de funcionários, realizam seus treinamentos em cursos corporativos especiais e, após concluí-los com sucesso, podem trabalhar com clientes. Esta é a melhor maneira de obter a posição de um colecionador.

Percebendo isso No mercado de trabalho, a profissão de coletor está em alta, e uma escola especial “Treinamento em cobrança de dívidas” foi criada em Moscou. Esta instituição oferece cursos desenvolvidos por oficiais de justiça altamente qualificados, onde você pode aprender as habilidades necessárias para começar com sucesso. Ao final do treinamento, os alunos recebem certificados que lhes permitem conseguir uma vaga em agência ou banco especializado.

Mas, mesmo tendo algum documento que comprove a realização de cursos especiais, nem sempre é possível conseguir um emprego pela primeira vez. E para ter certeza de obter a posição de um colecionador, você precisa usar vários métodos ao mesmo tempo. O primeiro envolve entrar em contato com uma agência de empregos. A segunda maneira é encontrar um emprego por meio de redes sociais e fóruns. A terceira forma são os conhecidos pessoais. No entanto, o último método funciona muito raramente.

Onde trabalhar?

A posição de coletor é exigida em agências de cobrança, bem como em bancos e organizações de microfinanças. Apenas nos dois últimos coletores são chamados de seguranças. E se não conseguirem que o cliente cumpra suas obrigações, o banco revende a dívida para uma agência de cobrança. Na maioria das vezes, esse valor tem pelo menos cinco zeros, respectivamente; quanto maior a dívida, maior o lucro da agência.

Hoje sabe-se que os colecionadores são divididos em 2 categorias, preto e branco. Os brancos trabalham exclusivamente dentro da estrutura da lei, enquanto os negros usam diferentes métodos de liquidação de dívidas. No entanto, as agências de aplicação da lei estão constantemente lutando com eles, salvando repetidamente os devedores da influência ilegal dos colecionadores negros. Quanto aos salários, nos bancos, os representantes desta profissão recebem um salário estável até ao prazo de pagamento previsto no contrato. O tamanho dos salários varia de 20 a 40 mil rublos. Os catadores de instituições de microfinanças e empresas de cobrança também têm um salário fixo, mas ao mesmo tempo recebem um determinado percentual dos valores arrecadados.

Quanto ao crescimento na carreira, os colecionadores não podem pretender conquistar altos picos profissionais. O máximo que eles podem alcançar, tendo trabalhado com sucesso em um local por vários anos, é o chefe do departamento de segurança.

No entanto, depois de ganhar experiência e aprender os meandros do negócio de cobrança, você pode abrir sua própria agência.

sem comentários

Moda

a beleza

casa