Como escolher uma profissão se não sabe o que quer?
Quando os anos letivos já passaram e você tem um certificado de ensino médio completo em mãos, surge a pergunta: o que fazer a seguir. Não quero escolher uma profissão com base nas sugestões de amigos ou pais, mas não tenho nenhuma preferência especial própria. Parece que a situação é desesperadora, mas na verdade isso acontece com muita frequência, por isso métodos especiais foram desenvolvidos para encontrar uma especialidade adequada.
Características da motivação
Para encontrar uma profissão que atenda aos seus interesses, primeiro você precisa encontrar sua motivação. Se você tem um objetivo, então o trabalho só trará emoções positivas, e você não vai esperar todos os dias o fim do horário de trabalho. Um dos maiores incentivos é o nível de salários, porque viver em abundância é sempre muito atraente. O dinheiro é sem dúvida muito importante na procura de um ofício, mas por si só não pode satisfazer todos os sonhos, necessidades e aspirações de uma pessoa.
Para tornar mais fácil para você entender a relação entre necessidades e motivação, você precisa entender mais sobre o conceito de "necessidade". O psicólogo americano Abraham Maslow construiu uma pirâmide que revela de forma consistente as necessidades de uma pessoa que as motivam a trabalhar. Vamos considerar cada nível da pirâmide em mais detalhes:
- as necessidades fisiológicas são a camada de base, é responsável pela sobrevivência;
- a necessidade de segurança - a necessidade de proteção, estabilidade e saúde;
- a necessidade de se comunicar com pessoas de um determinado estrato social;
- desejo de ser reconhecido - expresso no desejo de obter sucesso e obter aprovação;
- a necessidade de auto-expressão - o desejo de liberar seu potencial.
Resolvendo vários problemas
O passo mais importante e principal na busca por uma especialidade é uma escolha correta deliberada - você precisa decidir o que deseja para alcançar o profissionalismo. A escolha final de uma profissão é influenciada por dois fatores principais: o primeiro é o nível de salários e a demanda por uma especialidade, e o segundo são os hobbies e inclinações pessoais.
Na maioria das vezes, surgem problemas quando é necessário descobrir o que um graduado tem e que tipo de trabalho está próximo dele. Vamos considerar alguns dos problemas mais comuns que surgem durante o aconselhamento de carreira.
"Eu não quero nada"
O jovem candidato não gosta de nada - nem um único ofício é do seu interesse. Quando a busca chegar a um beco sem saída, aja em vários pontos ao mesmo tempo.
- Explore as especialidades. O diploma de ontem nunca funcionou, nem uma única ocupação lhe seja estranha. É difícil fazer uma escolha quando você não sabe o que escolher e por quais critérios comparar. Experimente master classes, converse com profissionais, faça tours industriais ou eventos especiais para conhecer suas especialidades.
- Fale com um conselheiro de carreira. Na adolescência pode ser difícil descobrir suas inclinações, mas é seguro dizer que não existem pessoas sem interesses e hobbies. Um consultor o ajudará a identificar suas aptidões e lhe dirá em que ofício elas podem ser aplicadas.
- Preste atenção aos seus hobbies. Às vezes acontece que o hobby de uma criança pode se tornar uma profissão lucrativa, embora à primeira vista não pareça.
Se uma pessoa está realmente interessada em algo, por exemplo, jogos de computador, futebol ou desenho, isso pode se tornar o seu trabalho, você só precisa encontrar uma especialidade adequada.
"Eu gosto do que é difícil de ganhar dinheiro com"
Essa situação se desenvolve quando um graduado tem um hobby sério, mas ainda não está obtendo um salário decente. Os sonhos precisam se tornar realidade, então certifique-se de tentar avançar em seu ofício na carreira, mas também, ao mesmo tempo, procure uma profissão intimamente relacionada ao seu hobby. Por exemplo, se você gosta de desenhar, mas vendê-las é algo demorado e difícil, experimente você mesmo na publicidade - isso garantirá sua vida e permitirá que você continue fazendo o que ama.
Outro ofício complicado é atuar, o que é muito difícil de ganhar dinheiro no início da carreira. Você também pode estudar como advogado na área da cultura, continuando a atuar em cenas teatrais ou como figurantes. Essa base abrirá a oportunidade de sustentar sua vida de forma independente e, se você se tornar um ator profissional, o conhecimento das leis só se tornará uma base sólida para sua carreira.
"Minha futura profissão ainda não foi inventada"
Você não precisa ficar chateado se tal pensamento surgir em sua cabeça. Quando você entender claramente suas inclinações e tiver certeza de que seu ofício será muito procurado, fique à vontade para abrir uma nova especialidade. Você tem a chance de estabelecer sua própria célula no mercado, de se tornar um pioneiro e líder em seu negócio.
Ninguém entendeu Ralph Lauren quando ele começou a introduzir estilos incomuns de mulheres e homens na moda. Henry Ford projetou carros quando ninguém suspeitava que depois de algumas décadas o planeta inteiro estaria cheio deles.
E há apenas cinco anos não havia profissão de consultor de carreira.
Quais testes podem ajudar?
A escolha de uma profissão deve ser sempre levada a sério, um importante fator de pesquisa é o estudo do seu mundo interior. Testes especiais irão ajudá-lo a explorar suas inclinações e entender para qual ocupação elas são adequadas. Depois de concluí-los, a orientação profissional não parecerá mais algo difícil e distante, e você poderá encontrar facilmente sua vocação.Vamos dar uma olhada em cada teste.
Sociônica
É melhor fazer essa pesquisa primeiro - ela revela seu tipo de personalidade. Depois de passar no teste de sociônica, você entenderá a direção principal da busca por uma especialidade - humanitária ou técnica. Além disso, o teste dirá sobre sua personalidade - seja você introvertido ou extrovertido, esse fator também é muito importante para encontrar um emprego adequado.
Os introvertidos ficam melhor trabalhando em um ambiente tranquilo e relaxado e interagindo com as pessoas individualmente. Trabalhar na frente do público será difícil e deprimente para esse tipo de personalidade. Para extrovertidos, o oposto é verdadeiro - eles precisam de comunicação constante e muitas tarefas, caso contrário, eles não vêem o sentido do trabalho. O teste de sociônica determinará seu tipo de personalidade, o que limitará significativamente sua busca por uma profissão adequada. Seus traços de personalidade estarão sempre com você, portanto, desenvolva-os primeiro.
Questionário de Holanda
Um teste de orientação profissional muito interessante e incomum que ganhou popularidade em meados do século passado. O questionário é composto por uma tabela de 240 questões, às quais podem ser respondidas "sim" ou "não". O teste determinará qual embarcação se adapta a você em caráter e aspirações, e também mostrará quais posições são melhores nem mesmo consideradas. O questionário Holland distingue entre seis tipos de personalidade e seleciona várias profissões adequadas para cada um.
Vamos considerar cada tipo com mais detalhes.
- Realista. Essas pessoas realizam tarefas específicas com calma e metodicamente, reagem rapidamente a diferentes situações. Profissões adequadas para um realista: motorista, mecânico, eletricista, marinheiro e todas as demais profissões que requeiram atenção e reação rápida.
- Pessoa sistemática. Representantes deste tipo farão um excelente trabalho com cálculos matemáticos e compilação de tabelas. Essas pessoas são caracterizadas por uma maior atenção aos detalhes, perseverança e complacência. É melhor para uma pessoa de sistemas escolher as seguintes vagas: contador, analista, comerciante, economista ou programador.
- Empreendedor. Os indivíduos nesta categoria são enérgicos e dominantes, muito seletivos em suas decisões, mas bastante impulsivos. A vocação dos empresários é a implementação de tarefas estratégicas e a solução de problemas intelectuais. Profissão adequada: Diretor, empresário, administrador e outros cargos de gestão.
- Investigador. Essas pessoas são amantes da liberdade e racionais, adoram explorar o mundo, pensar fora da caixa e, muitas vezes, inovar. A vocação dos pesquisadores são profissões científicas com viés em física, astronomia ou matemática.
- Personalidade social. Essas pessoas têm inclinações humanitárias inequívocas - amigáveis, tolerantes e sempre prontas para ajudar. Atividades de voluntariado, trabalho como professor, professor ou médico são adequados para pessoas sociais.
- Artista. Pessoas criativas e emocionais que buscam a auto-expressão. Essas pessoas são adequadas para trabalhos criativos, como direção, música ou arte, dança, design e arquitetura.
Método de Klimov
A prova vai ajudar a resolver o problema da escolha de uma profissão, direcionando na direção certa ao determinar o tipo de personagem. Esta técnica contém várias categorias:
- o homem-natureza é um tipo de pessoa que está inclinada a proteger o meio ambiente, apta para o ofício de um jardineiro, zoólogo, veterinário ou paisagista;
- homem-técnico - pessoa capaz de criar mecanismos e peças, consertar máquinas;
- sistema de signos-pessoa - uma categoria de indivíduos com mentalidade matemática, que podem trabalhar como programadores, editores, contadores ou tabeliães;
- uma imagem artística pessoal - personalidades criativas e criativas, existem muitas especialidades nesse sentido, por exemplo, um artista, escritor, músico, joalheiro, restaurador ou ator;
- pessoa-pessoa é um tipo de personalidade social, com tendência a se comunicar, podendo se tornar excelentes profissionais da medicina, psicologia, jornalismo e parentalidade.
Matriz de escolha de carreira
Esta é uma maneira bastante simples de escolher uma profissão. A matriz consiste em uma tabela na qual você primeiro seleciona com o que gostaria de trabalhar e, em seguida, o perfil da especialidade. Na interseção de dois pontos, você encontrará uma lista de profissões que correspondem aos seus interesses.
É muito fácil passar no teste, levará muito pouco tempo e ajudará você a escolher sua futura profissão.
Regras de seleção
Para escolher uma profissão com sucesso, faça testes de orientação profissional. Isso o ajudará a decidir o que fazer se não gostar de nada. As técnicas o ajudarão a encontrar uma profissão interessante, se você não souber o que deseja. Se você não se sente atraído pelo trabalho proposto, não precisa se dominar e fazer o que não gosta. Analise o seu mundo interior e encontre uma atividade que corresponda aos seus hobbies.
Resumindo, notamos vários aspectos importantes:
- determinar o que você prefere - privacidade ou empresa;
- procure uma especialidade que possa revelar e concretizar seus talentos;
- a localização do trabalho em relação a casa - pense se você está pronto para viajar de transporte ou se é melhor procurar algo para fazer a poucos passos de sua casa;
- o tamanho do salário - você não deve se limitar a encontrar um emprego bem remunerado, você deve ter fundos suficientes para viver de forma independente.
Além disso, sempre considere seus interesses, confiando mais no passado, porque na maioria das vezes os novos hobbies são de curta duração e passageiros. Se você gosta de mecânica desde criança, consertando coisas estragadas e quebradas, mas recentemente se interessou por cozinhar, é melhor dar preferência ao antigo hobby.
Para ser um profissional da sua área, você precisa escolher uma especialidade que realmente se adapta a você.