Como mudar de profissão?
As condições de vida modernas há muito refutam a opinião estabelecida de que obter uma profissão só é possível em tenra idade, após o abandono da escola. Agora, quase não há restrições de idade a esse respeito. Há um caso conhecido de um aposentado japonês de 70 anos que ingressou e estudou em uma instituição de ensino superior.
Por onde começar?
As pessoas na idade adulta estão agora mais à vontade para mudar sua especialidade, especialmente se não for esse o sentido de sua vida. Não é segredo que apenas uma porcentagem limitada da população está satisfeita com seu trabalho e considera exatamente o que deveria estar fazendo. A mudança de profissão é uma nova etapa da vida, cujo início deve ser precedido de uma análise sóbria da situação atual, das razões das mudanças cardeais. Ou melhor, devemos tentar entender porque você não está satisfeito com a situação atual.
- Talvez a pessoa esteja simplesmente cansada do estresse constante e precise descansar. Nesse caso, é preciso considerar a opção de férias, ainda que às suas custas. Talvez, com o tempo, fique claro que o trabalho não é tão ruim e o lugar antigo volte a ser atraente. O mais importante neste caso não é transformar o descanso em trabalho, como muitos fazem - fazem reparos, trabalham em espaços vazios, etc.
- O próximo motivo a se pensar é o local de trabalho. Talvez você esteja cercado por uma equipe pouco amigável, uma liderança que não respeita a dignidade dos subordinados e se permite se comunicar em voz alta de maneira inaceitável. Pode ser que os preços sejam muito baixos para as suas qualificações.O conforto do ambiente não é de pouca importância - temperaturas muito baixas ou altas, correntes de ar constantes, padrões de ruído que excedem, luz fraca. Se a resposta a esta pergunta for sim, pode valer a pena procurar outra empresa na mesma área, em vez de se empenhar em obter uma nova especialidade, onde não terá a experiência, competências adquiridas ao longo dos anos de conhecimento.
- Se você cair sob a contração, a organização deixou de existir e é simplesmente impossível encontrar um emprego na sua especialidade na sua localidade, então este é exatamente o caso quando você tem que dominar uma nova profissão.
Conselhos para todos! Ao sair do emprego anterior, não antagonize seus ex-colegas e empregadores. Isso vai criar uma impressão negativa de você e pode ser um péssimo se o futuro líder quiser aprender mais sobre você e seus traços de personalidade.
Como escolher uma nova especialidade?
Existem várias maneiras de entender o que exatamente você gostaria de receber em troca de sua antiga profissão. Por exemplo, pegue a orientação profissional. O centro de emprego (CPC) irá ajudá-lo com isso, se no momento você já está desempregado. Calcule a opção quando, para mudar de especialidade, você terá que encontrar uma instituição de ensino por conta própria, além de pagar pelos estudos. Ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração a possibilidade de formação de longo prazo, quando você tem que de alguma forma existir, comprar mantimentos, manufaturados, pagar utilidades, transporte e despesas imprevistas. Você consegue lidar com os encargos financeiros quando não há salários?
Se preferir encontrar o seu novo emprego com a ajuda do CPC, descubra quais os cursos aí oferecidos, talvez a lista contenha exatamente o que você sonhou. Aí vai dar tudo certo em termos de verba, porque esses cursos são pagos pelo estado e vão ajudar com os empregos lá. Certifique-se de fazer suas próprias pesquisas sobre o mercado de trabalho em sua área e na área onde você mora. Você será capaz de encontrar seu nicho mudando de emprego? Veja as opções de vagas daqueles que têm maior demanda entre os empregadores. Com o objetivo de obter uma determinada especialidade, certifique-se de que encontrará uma utilidade para ela.
Pessoas da geração mais jovem, por exemplo, com mais de 35 anos, muitas vezes pensam em mudar de profissão por outros motivos. Insatisfação com o diploma recebido, consciência do equívoco da escolha feita. Muitos não podem e não querem dedicar suas vidas a um negócio não amado. Considere opções de especialidades para mulheres e homens com mais de 40 anos que não requeiram treinamento de longo prazo e aquelas opções que podem ser adequadas para pessoas em um determinado campo de atividade.
Trabalhador da indústria alimentar
Aqui a escolha é considerável e é muito mais fácil encontrar um aplicativo para o seu desejo, mesmo sem experiência. Devo dizer que neste segmento existem especialidades para as quais você não terá que terminar cursos. Nesta área, existem muitas especialidades que podem ser alteradas, concluindo cursos de curta duração ou passando alguns dias de estágio, são elas:
- packer;
- fabricante de bolinho de massa.
Para as demais especialidades, bastará o programa de cursos de três ou seis meses:
- Cozinhar;
- pasteleiro;
- produção de produtos semiacabados e pratos prontos: costeletas, peixes fritos, saladas de todos os tipos, grelhados, etc.
Para o segurança
Via de regra, trata-se de pessoas com excelente saúde e resistência, pois passam as horas de trabalho em pé e nem sempre em condições confortáveis. Portanto, pode ser adequado para eles mudar sua especialidade para o seguinte:
- motorista de van para transporte de mercadorias (sempre há demanda);
- relojoeiro - bom salário, há oportunidade de fazer cursos sem sair do trabalho e sem receber salário, etc.
Para uma trabalhadora de salão de beleza
O especialista inferior não precisa deixar seu campo. A cosmetologia está em constante evolução, oferecendo aos clientes todos os novos serviços, então você pode apenas retreinar e mudar sua especialidade e se tornar:
- cabeleireiro;
- massoterapeuta;
- maquiador;
- mestre em manicure, pedicure, extensão de unhas;
- por um profissional em depilação: shugaring, métodos de cera quente e fria, laser.
Antes de decidir sobre a especialidade de um massagista, pense se você tem força suficiente - um massagista precisa de mãos e dedos fortes. A educação médica é opcional, mas preferida.
Florista
Ele também pode ser usado por seus talentos:
- um bom senso de estilo o ajudará a se tornar um excelente alfaiate;
- as habilidades motoras finas bem desenvolvidas das mãos permitirão que você se envolva na produção de lembranças, faça velas decorativas, sabonete feito à mão.
Você sempre pode encontrar cursos para essas profissões, e o treinamento para ser costureira quase sempre pode ser passado no CZN.
Funcionário de supermercado
Você pode ir para a indústria de alimentos realizando cursos para confeiteiros, fabricantes de produtos semiacabados. Além disso, já existe um livro médico. Você pode mudar sua especialidade completando cursos nas seguintes especialidades:
- vendedor, caixa.
- trabalhador da sala de vendas.
Escolher uma profissão dessa natureza não significa que você lidará apenas com mercearias. Este conceito também inclui bens de consumo industriais.
Gerente de turismo
Com seu conhecimento de uma língua estrangeira, e às vezes mais de uma, conhecimento específico, capacidade de se comunicar e encontrar uma língua comum com os clientes, as profissões são adequadas:
- guia, guia turístico;
- hospitalidade, como administradores, etc.
Lembrar! Sempre há vagas, mas a preferência é dada a candidatos com experiência. Prepare-se para um emprego inicial modesto em uma pequena empresa. Isso fornecerá experiência e desenvolvimento inestimáveis para um currículo.
Para o motorista ou taxista
A especialidade de um caminhoneiro é bastante adequada. Você pode ter que se submeter a um treinamento em uma autoescola para obter uma categoria, mas isso pode ser feito sem deixar seu trabalho principal. Ao mesmo tempo, sempre existe a oportunidade de alugar um caminhão ou conseguir um emprego. Para alguns, uma programação móvel é adequada. Para este trabalho, habilidade de comunicação, paciência, coragem serão necessárias, já que as cargas são diferentes e os percursos acontecem em áreas diferentes.
Especialista em reparos
Sempre existe a oportunidade de tentar ser um “marido por uma hora”. Este é um bom rendimento para mãos de ouro. Um mestre que sabe pregar uma prateleira, conectar uma máquina de lavar, lidar com um vazamento está sempre em demanda. "Marido por uma hora" deve ser:
- eletricista;
- encanador;
- um construtor, um gesso-pintor e, em geral, ser capaz de fazer tudo pela casa.
Inicialmente, você terá que procurar clientes, mas a execução eficiente e de alta qualidade da tarefa ativará gradualmente o boca a boca, e então os clientes terão que ficar na fila.
Para o corretor de imóveis
Com sua experiência e habilidades de comunicação específicas, pode-se facilmente tornar-se um gerente de vendas altamente qualificado. Afinal, um corretor de imóveis descolado tem na bagagem a experiência de se comunicar com os clientes e a capacidade de obter deles o resultado desejado. O conhecimento do direito civil, talvez uma educação econômica ou jurídica permite que você abra seu próprio negócio. Para isso, você pode fazer cursos para empresários.
Toastmaster ou fotógrafo
Com sua sociabilidade, capacidade de passar férias, tirar fotos de alta qualidade, você pode pensar em organizar sua própria agência para arranjar férias, principalmente porque eles têm experiência. Para um fotógrafo, a capacidade de construir uma composição, a posse de editores gráficos só ajudará na realização das tarefas pretendidas. O trabalho é interessante, permitindo que você use a criatividade e a ambição.
Para o animador
Ele pode mudar sua especialidade para a profissão de mestre de brindes. Com suas habilidades e qualidades pessoais, incluindo a habilidade de ser um líder, de cativar as pessoas, de interessá-lo, ele é bom no desempenho das funções de um brinde. Ou seja, este é um trabalho para pessoas ativas, assim como os animadores.
Trabalhador autonomo
Um trabalhador remoto pode encontrar trabalho em sua especialidade no escritório, tanto para homens quanto para mulheres. Especialidades em demanda:
- jornalismo;
- editores em editoras;
- tradutores, programadores, designers, etc.
Essas especialidades são procuradas nas grandes cidades, mas mesmo em pequenos assentamentos é possível encontrar trabalho em uma dessas especialidades.
Outros
Em cada região, as vagas atuais variam um pouco, mas muitas são necessárias em qualquer parte do país.
- costureira e padeiro;
- torneiro e serralheiro;
- soldador e operador de PC, etc.
Não é difícil treinar novamente de uma especialidade para outra.
Como retreinar adequadamente para outra profissão?
Você pode mudar de profissão em qualquer idade, e aos 35, 45 e depois dos 50 anos. O que uma garota pode fazer, uma mulher na idade adulta também pode fazer. Um homem é um pouco mais difícil moralmente, já que sua psique não é tão móvel, mas, o mais importante, é a motivação. Quanto mais forte for, maiores serão as chances de sucesso.
Para o treinamento gratuito, você precisa se cadastrar no CPC, onde existem muitas opções para a obtenção de diversas especialidades. Você pode estudar às suas próprias custas se tiver uma almofada de segurança financeira e apoio de entes queridos. Uma mudança no estilo de vida na idade adulta é real - você apenas deseja e as oportunidades serão encontradas.
Pessoas famosas que mudaram de emprego
A história conhece muitas pessoas famosas que mudaram suas carreiras de sucesso por um novo caminho e alcançaram o sucesso.
- Jeff Bezos - O chefe de uma grande empresa de informática fundou a Amazon aos 31 anos e alcançou um sucesso incrível no comércio eletrônico.
- Julia Child - Toda minha vida me dediquei à publicidade, trabalhei na mídia. Aos 50 anos, ela se tornou uma chef renomada e escreveu seu primeiro livro de receitas.
- Vera Wang - jornalista e patinadora artística, após 40 anos começou a criar vestidos de noiva de grife com os quais muitas noivas ao redor do mundo sonham.
- Sarah Blackley - até 30 anos vendendo papelaria e material de escritório. Em seguida, ela criou shapewear Spanx.
Como você pode ver, é tudo sobre pequenas coisas, sobre desejo e motivação. E então você pode mover montanhas.
Obrigado. Não é um artigo ruim. Eu mesmo fico pensando em mudar o campo de atividade) E seu artigo me pressionou ainda mais)))