Profissões

Tudo o que você precisa saber sobre artistas ilustradores

Tudo o que você precisa saber sobre artistas ilustradores
Contente
  1. Quem são eles?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Responsabilidades
  4. Requisitos
  5. Educação
  6. Local de trabalho e carreira
  7. Perspectiva

Todos conhecem a profissão de ilustrador, pois muitas vezes encontram os frutos de seu trabalho. Porém, para quem sente um chamado ou decidiu associar os estudos e o futuro a ele, deve saber mais informações sobre as características da profissão, do trabalho e do desenvolvimento.

Quem são eles?

As atividades do ilustrador estão conectadas com a criação de imagens a partir de texto digitado ou sonoro. As ilustrações podem ser encontradas em qualquer periódico - revistas, jornais e livros. Imagens artísticas acompanham o espectador em diversos tipos de publicidade, inclusive em banners na internet. Podem ser desenhos, imagens esquemáticas ou colagens. E todos eles perseguem uma série de tarefas importantes:

  • despertar o interesse, tornar um produto impresso ou publicitário mais atraente em termos de percepção visual;
  • para formar a atitude necessária do leitor ou espectador, para dar um colorido emocional às imagens;
  • ajudar a entender a ideia, fornecer informações adicionais.

Nas edições impressas, qualquer ilustração permite ao leitor não apenas compreender o que leu, mas também simplesmente relaxar. Claro, aqui podemos falar muito sobre o fato de que a visão do artista e do consumidor nem sempre coincidem. Mas alguns dos heróis das obras de arte ficaram firmemente arraigados em nossas mentes exatamente na forma em que foram apresentados na versão mais popular.

Sem mencionar o fato de que em trabalhos científicos (por exemplo, históricos), as ilustrações são especialmente valiosas e informativas.

Prós e contras da profissão

Se considerarmos a profissão de ilustrador com mais detalhes, então em primeiro lugar, chama-se a atenção para seus aspectos positivos.

  • Possibilidade de autorrealização, alcance de objetivos, aplicação de qualidades e competências profissionais.
  • Como qualquer arte, a criação de ilustrações não segue normas e padrões rígidos. Essa característica atrai pessoas que estão sobrecarregadas com tarefas rotineiras.
  • Em seu trabalho, um ilustrador pode usar várias técnicas, técnicas, materiais. Isso lhe dá a oportunidade de desenvolver continuamente suas habilidades, aprender e melhorar.
  • Existem vagas tanto para trabalhar no estúdio-escritório como à distância. Uma programação gratuita permite que você se ajuste a outras coisas, combine pedidos, faça planos.
  • Para esta profissão, não existem restrições estritas de idade e outras características. Você pode estudar em casa e em instituições de ensino especializadas.
  • Existe a oportunidade de trabalhar tanto na Rússia como em qualquer país do mundo com o conhecimento adequado do idioma para buscar clientes.
  • O resultado da atividade profissional é um bom salário e a oportunidade de ganhar popularidade em determinados círculos.

Porém, nesta profissão, nem sempre tudo corre bem:

  • qualquer artista, independentemente da direção de sua atividade, precisa ter talento, compreensão e talento;
  • para ser competitivo e ter uma boa reputação, é importante cumprir todos os requisitos e ter em consideração as críticas do cliente, o que por vezes vai contra a opinião do contratante;
  • em tal profissão, não se pode prescindir de motivação e auto-organização;
  • se o resultado tiver que ser fornecido a tempo, você terá que trabalhar apesar da falta de inspiração e de outras circunstâncias.

Por fim, nem todo mundo tem a sorte de encontrar um bom emprego imediatamente. Uma vez que as avaliações em qualquer campo da arte são bastante subjetivas, seu desenvolvimento levará tempo e recursos. No início de suas carreiras, os recém-chegados geralmente ganham em áreas relacionadas, ou mesmo em uma área completamente diferente - ninguém está imune a isso. Todos os itens acima devem ser realizados o mais cedo possível, então será muito mais fácil avaliar suas chances e lidar com as dificuldades.

Responsabilidades

Uma vez que um ilustrador como uma posição separada é bastante raro, a instrução com funções de trabalho depende das atividades da organização e da combinação com profissões relacionadas. Em empresas conceituadas, via de regra, é possível contratar um amplo quadro de funcionários, onde todos farão apenas o seu trabalho. Em pequenas organizações, você precisa estar preparado para responsabilidades adicionais. Se estamos falando de freelancer, a gama de ações do intérprete depende inteiramente de sua competência.

Essa lista que caracteriza as atividades de um ilustrador pode incluir as seguintes funções:

  • criação e edição de imagens de acordo com os dados recebidos do cliente (autor) sobre os prazos, público-alvo, materiais utilizados e outros requisitos;
  • desenvolvimento de esboços para textos, bem como opções de design para livros, revistas, folhetos publicitários;
  • criação de personagens originais, colagens, diagramas, gráficos;
  • desenvolvimento de layouts de ilustrações e blocos de texto;
  • seleção e tratamento de fotografias;
  • usando editores para criar gráficos de computador;
  • preparação de arquivos acabados e acordados para impressão;
  • participar do desenvolvimento de estilos de publicações.

Requisitos

Para trabalhar com sucesso em um determinado campo de atividade, uma pessoa deve atender a uma série de requisitos. Para isso, é necessário avaliar não apenas conhecimentos teóricos e habilidades práticas, mas também as qualidades psicológicas de uma pessoa.

Qualidades pessoais

Depende das características individuais de uma pessoa até que ponto ela pode dominar as habilidades de um ilustrador e aplicá-las na prática. Para isso, antes de mais nada, é necessário interesse, e não importa em que idade ele se manifestou. Na infância, são os pais que ajudam a desenvolver o desejo de estudar.No mais antigo, repousa sobre qualidades emocionais e volitivas como perseverança, perseverança, perfeccionismo e paixão pelo processo.

A principal qualidade, sem a qual é impossível criar ilustrações, é imaginação desenvolvida. Idealmente, um artista deve ser capaz de visualizar não apenas textos específicos, mas também ideias. Além disso, para que os pensamentos e o estado emocional do autor fiquem claros. Outro traço importante é a criatividade. Muitas vezes ela é indicada no currículo sem motivo, mas neste caso você não pode prescindir dele. Um bom ilustrador deve ter uma visão original e não ter medo de experimentar.

Além disso, o seguinte é importante:

  • fantasia rica;
  • pensamento animado e imaginativo;
  • gosto artístico;
  • observação;
  • boa memória visual;
  • percepção correta das cores.

Além dos fatores psicológicos, a boa forma física é importante para o artista, uma vez que nem sempre esse trabalho pode ser chamado de padronizado e fácil.

O estresse e o aumento do estresse podem afetar seriamente a sua saúde, em particular a sua visão e o sistema nervoso.

Habilidades profissionais

Ninguém jamais será capaz de dizer quais habilidades serão úteis para um especialista em sua atividade profissional, no entanto, entre os principais, podem ser distinguidos os seguintes:

  • Conhecimentos básicos de desenho, pintura e composição;
  • o uso de vários métodos e meios de execução de obras de arte a nível profissional;
  • desenho à mão e em um computador;
  • melhoria em vários gêneros e estilos (por exemplo, realismo, ingênuo, minimalismo), desenvolvimento de uma visão individual;
  • rastreamento de experiência nacional e estrangeira em atividades profissionais;
  • conformidade com os padrões atuais de design para livros e publicações impressas, requisitos para a criação de produtos publicitários;
  • uso do conhecimento no campo da arte e literatura mundial;
  • conhecimento dos atos normativos de proteção dos direitos autorais.

Além da esfera artística, qualquer ilustrador moderno deve saber como trabalhar com equipamentos técnicos... Tanto no escritório quanto em casa, ele não pode prescindir Adobe Illustrator, InDesign, CorelDraw, Photoshop. Como usar esses programas, você pode estudá-los sozinho ou entrar em contato com um especialista. É uma boa ideia navegar pelo conhecimento de fotografia, retoques e correção de cores.

Para promover o seu trabalho com sucesso, você precisa conhecer os fundamentos da psicologia e do marketing. Além de um portfólio bem desenhado, é importante saber apresentá-lo. Um artista de marketing deve apresentar a si mesmo e seu trabalho corretamente.

Obviamente, o ideal é que a publicidade e as exposições sejam tratadas por uma pessoa especialmente treinada, mas no início essas funções podem ter de ser desempenhadas de forma independente.

Educação

Se você partir do caminho tradicional, o primeiro passo, via de regra, passa a ser a escola de arte. Nas escolas de arte, as crianças podem estudar desde a idade pré-escolar em vários estágios. Isso não garante que a criança certamente se tornará um artista, mas o conhecimento e as habilidades adquiridas certamente não serão supérfluos. A preparação também pode ser realizada por meio de aulas individuais com um professor.

A educação profissional pode ser obtida em faculdades ou instituições de ensino superior... Para entrar, você precisa ser aprovado em uma competição criativa, bem como passar em exames de língua, literatura ou história russa. Esses requisitos dependem da instituição de ensino, por isso vale a pena conhecê-los e começar a se preparar com antecedência.

Alguns ilustradores que já exerceram a profissão dizem que a educação não é tão importante. Uma pessoa que adquiriu habilidades e conhecimentos padrão por vários anos, muitas vezes não consegue se afastar dos padrões acadêmicos que se tornam um obstáculo para a visão livre. O talento é suficiente para estar na moda, e todo o resto pode ser dominado por você mesmo. Como último recurso - para concluir cursos de treinamento de curta duração, dos quais há muito poucos nas grandes cidades.

Nesse sentido, são oferecidos ativamente cursos que podem ser concluídos online. Você não precisa entregar nada para isso. Mas, além da conveniência e do baixo custo, há uma ampla escolha - desde aprender o básico sobre gráficos até mergulhar em um estilo específico.

Além das videoaulas, os cursos incluem exercícios práticos e consultas com o professor.

Local de trabalho e carreira

Existem várias opções para o trabalho de um ilustrador.

  • O mais óbvio são os editores. O interesse de uma grande empresa e, mais ainda, o contrato celebrado garante um rendimento constante e elevado. Mas a competição existente leva ao fato de que os recém-chegados são forçados a aceitar quaisquer pedidos.
  • Agências de publicidade ou departamentos de publicidade em grandes empresas. Os ilustradores podem lidar facilmente com o design de qualquer produto publicitário e, muitas vezes, esse perfil de trabalho pode se tornar o mais vendido.
  • Estúdios de animação, jogos ou web design... Cada uma dessas áreas de trabalho possui características e público-alvo próprios.
  • Freelance. Essa opção permite que você pesquise os pedidos por conta própria, de acordo com suas capacidades e programação.

Para ter sucesso, você precisa construir um portfólio inteligente. Não deve ser apenas um conjunto de obras digitalizadas, mas também uma descrição dos projetos a que pertencem. Assim, é mais fácil para um cliente potencial ver como o artista se adapta a ele. Em um mundo de competição acirrada, é importante ser flexível e reabastecer constantemente seu portfólio com trabalhos diversos.

Você pode se promover e se envolver em autopromoção usando redes sociais e sites especializados como o behance. net e topcreator. org. Os primeiros pedidos para iniciantes rastreiam ilustradores. ru, designer. ru, kwork. ru e semelhantes.

Dependendo do número de pedidos, um freelancer pode ganhar de 25 a 90 mil rublos, mas no exterior, o pagamento costuma ser maior.

Perspectiva

Apesar de os produtos impressos usuais perderem suas posições com o tempo, a profissão de ilustrador permanecerá relevante, assim como a mídia digital permanecerá. Além disso, sempre há a oportunidade de expandir a gama de suas habilidades e adquirir qualificações nas áreas vizinhas. Por exemplo, em um primeiro momento, você pode começar com web design e, para concretizar seus planos de carreira, pode posteriormente alcançar o cargo de diretor de arte ou editor. E, é claro, muitos gostariam de se tornar proprietários de seus próprios estúdios ou escritórios.

Os nomes de ilustradores russos famosos nem sempre são ouvidos, mas muitos estão familiarizados com seu trabalho. Estes são V. G. Suteev (contos de Chukovsky), B. A. Dekhterev (contos de Pushkin, Andersen, obras de Lermontov, Turgenev, Shakespeare), A. M. Savchenko ("Kid e Carlson"), I. Yu. Oleinikov ("As Aventuras do Barão Munchausen "," O Hobbit ") e muitos outros. Conseguiram reconhecimento porque se desenvolveram, ao mesmo tempo que estou melhorando na gráfica e na animação.

Os artistas contemporâneos precisam constantemente avançar, trabalhar e desenvolver seu próprio estilo com detalhes reconhecíveis. A bagagem acumulada, a observação constante das tendências mundiais vão deixar a sua marca na criatividade e tornar-se a base para a criação de obras únicas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa