Profissões

Tudo sobre a profissão de groomer

Tudo sobre a profissão de groomer
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Variedades de aliciamento
  3. Prós e contras da especialidade
  4. Responsabilidades
  5. Qualidades e habilidades exigidas
  6. Onde estudar?
  7. Quanto ele ganha?
  8. Como começar?

Os serviços de limpeza estão em alta demanda entre os donos de animais de estimação. Isso se deve ao fato de que a maioria das raças decorativas precisam de cortes de cabelo regulares, escovar os dentes, cuidar dos cabelos e das unhas. Nesse sentido, o interesse pela profissão de groomer está crescendo continuamente. Muitas pessoas gostariam de dominar este ofício desafiador, mas interessante e criativo.

Que profissão é essa?

O termo “catador” deriva da palavra “catação”, que denota ações destinadas a limpar o pelo do corpo de um animal por meio de banho ou lavagem. No mundo moderno, um groomer é chamado uma pessoa que cuida do pelo e da pele de um animal. O trabalho hábil de tal especialista é especialmente importante ao preparar um animal de estimação para exposições, bem como ao cuidar de pêlos problemáticos que requerem um penteado ou aparamento regular e cuidadoso.

A formação da profissão de catador ocorreu na Grã-Bretanha, onde a criação de poodles, uma raça que exigia cortes de cabelo regulares, tornou-se moda. Isso contribuiu para a descoberta ativa de barbeiros caninos e para o crescimento do número de especialistas. Posteriormente, donos de outras raças passaram a solicitar procedimentos de higiene para seus animais de estimação e, depois de algum tempo, para os donos de gatos.

Hoje, você pode contar com os serviços de um groomer em um salão de beleza ou visitar um especialista em casa. A pedido do cliente, os próprios funcionários dos salões vão até ele, porém, devido às grandes dimensões dos equipamentos profissionais (mesa, suportes), isso pode ser difícil de fazer.Além disso, a preparação de um animal requer um cômodo especial e o cumprimento de padrões sanitários especiais, o que é bastante problemático em uma sala de estar comum.

Nesse sentido, o serviço de entrega do animal de estimação ao salão e ida e volta pelo transporte das empresas tem se generalizado, quando especialistas vêm buscar o animal, levam para os procedimentos de higiene e devolvem no horário combinado.

Variedades de aliciamento

Alguns tratadores profissionais sabem como lidar com todos os tipos de animais e são capazes de realizar todos os procedimentos por conta própria. No entanto, nem sempre é possível encontrar um especialista de amplo perfil, e a maioria dos mestres se especializa em um tipo de serviço.

Hoje existem vários tipos de higiene, cada um dos quais requer habilidades especiais e visa objetivos específicos.

  • Tratamento clássico é chamado de aliciamento higiênico de um animal com a remoção de pelos ao redor dos olhos, orelhas e patas.
  • Stripping é chamado de remover o cabelo com uma faca afiada, mantendo a estrutura geral da pelagem e arrancando os cabelos velhos.
  • Rolando é um dos tipos de decapagem e é uma muda artificial normal de um animal.
  • Flatfercom chamado de corte de cabelo de máquina de um animal de estimação com a formação de seções de lã de diferentes comprimentos.
  • Clipperwork chamado de corte de cabelo de máquina curto uniforme para cães e gatos.
  • Corte é um procedimento de higiene popular e consiste em arrancar a lã para desbastá-la.
  • Criativo convocar uma série de atividades para tingir lã, tecer tranças, amarrar laços e outros procedimentos semelhantes.

Prós e contras da especialidade

O crescente interesse pela profissão de catador se deve a uma série de vantagens indiscutíveis dessa dificuldade, mas um ofício interessante.

  • Comunicação regular com animais de estimação fornece uma carga poderosa de energia positiva, que tem o efeito mais positivo na saúde mental de uma pessoa.
  • Oportunidade de desenvolver seu próprio negócio com um capital inicial mínimo, sem necessidade de alugar uma unidade de produção e um reembolso rápido do equipamento adquirido para o trabalho, torna a profissão de catador muito popular entre os jovens.
  • Com uma atitude responsável para com o trabalho e um desejo de compreender novas técnicas e métodos, a experiência se acumula rápido o suficiente, o que permite ao mestre adquirir uma clientela permanente e ter confiança no futuro.
  • Uma abordagem séria de negócios e atenção a cada cliente garantem um bom rendimento. Mesmo no início da carreira, especialistas sem experiência conseguem ganhar até 20.000 rublos por mês.
  • A maioria dos aparadores trabalham como empreendedores individuais e aceitam clientes em casa... Isso permite que eles estabeleçam horários flexíveis e trabalhem meio período.
  • Os artesãos profissionais muitas vezes se tornam diretores de cursos de preparação, recebendo uma renda adicional à renda principal.

No entanto, junto com muitas vantagens óbvias, a profissão ainda tem desvantagens... Portanto, ao contrário da crença popular de que o trabalho de um cabeleireiro de cães e gatos é simples e não cansativo, a profissão de catador é muito difícil e em termos de risco de lesões está logo atrás de profissões como policial e funcionário de resgate. O capataz passa a maior parte de sua jornada de trabalho na companhia de animais, muitas vezes alheio às regras de comportamento e lutando para protestar contra o corte ou a lavagem.

Além disso, muitos donos não se preocupam nem mesmo em cuidar do pêlo de seu animal de estimação entre as visitas ao cabeleireiro, sem falar nas garras, dentes e olhos. Muitas vezes, até mesmo os donos de animais de exposição, que trazem suas proteções na véspera das apresentações com lã suja e emaranhada, são culpados disso.

Outro problema que os tratadores enfrentam é doenças de seus clientes de quatro patas com várias infecções, muitas das quais são facilmente transmitidas aos humanos e requerem tratamento de longo prazo. Assim, os catadores sofrem mais frequentemente de tricofitose e helmintíase, pegam doenças de pele e são atacados por pulgas. Depois de um cliente de pulgas, o tratador é obrigado a realizar uma desinfecção geral do local por meios bastante agressivos, que também não trazem saúde ao especialista.

Uma desvantagem igualmente significativa da profissão é a necessidade de estar de pé a maior parte do tempo, razão pela qual é impossível para pessoas que sofrem de varizes e artrite se arrumarem profissionalmente.

As costas também recebem uma grande carga. O mestre tem que passar horas em posições não naturais para cortar locais de difícil acesso no corpo do animal, bem como dar banho na banheira, ficando algum tempo em uma posição desconfortável. Aqui você pode adicionar calos sangrentos de tesouras que ocorrem ao trabalhar com um animal crescido demais, quando você tem que lutar literalmente com cada fio de cabelo das esteiras.

O trabalho categoricamente não é adequado para quem sofre de alergias, já que durante um corte de cabelo, o ar da sala fica cheio de lãs, que podem causar um ataque de asma ou outras manifestações de natureza alérgica. No entanto, muitos mestres chamam a desvantagem mais significativa da profissão comportamento impróprio de alguns proprietários... São frequentes os casos de insatisfação com o corte de cabelo do animal, mesmo que ele tenha sido trazido em estado absolutamente negligenciado, e o tratador seja forçado a literalmente desfiar o pelo de um tapete contínuo por várias horas seguidas.

São frequentes os casos de recusa de pagar um serviço e, por vezes, até de levar o cão para casa. Não é um momento muito agradável a probabilidade de ferimentos acidentais no animal durante os procedimentos. Nesse sentido, o mestre deve ter sempre um estojo de primeiros socorros em mãos e estar pronto para estancar o sangramento, tratar a ferida e conversar com os donos do animal.

Responsabilidades

Um aparador profissional faz mais do que aparar animais. O dono deve saber aparar lã e pentear esteiras, escovar os dentes e aparar as garras, cortar o excesso de pelos entre as almofadas das patas e tingir as garras e o pelo do animal a pedido do dono. Além disso, as responsabilidades do tratador incluem dar banho no animal de estimação, cuidar dos olhos e das orelhas, bem como aparar, trançar e estilizar o pêlo.

No entanto, as últimas tendências em moda para cães e gatos estão exigindo muito dos tratadores. Por isso, hoje em dia, os procedimentos de embrulhamento, ozonoterapia, massagem, aromaterapia e fricção em cremes são muito populares. Não menos em demanda tatuar e colorir o pêlo do animal em diferentes cores.

Quanto ao lado técnico da questão, o tosquiador deve ser bem versado nos tipos de lã e saber qual ferramenta é adequada para um tipo específico. Ele também deve manter o equipamento limpo, desinfetar regularmente tesouras, pentes e outros dispositivos, conhecer as proporções de diluição dos produtos químicos e monitorar a limpeza e esterilidade impecáveis ​​do ambiente. Para tal, o tratador deve equipar o seu gabinete de acordo com as normas sanitárias, providenciar uma boa ventilação e retirar quaisquer objectos macios da divisão.

A desinfecção da mesa, limpeza de pisos, peitoris e outras superfícies duras devem ser feitas após cada cliente. Além disso, o catador deve se registrar como empresário individual ou trabalhador independente.

Você terá que comprar uma caixa registradora online e estar pronto para fornecer aos clientes a documentação de relatório necessária: um cheque, um contrato de serviço e um ato de trabalho executado.

Qualidades e habilidades exigidas

Apesar de sua popularidade e demanda, a profissão de groomer não é adequada para todos.Portanto, antes de decidir pela escolha de uma especialidade, você deve descobrir quais as qualidades e habilidades que um profissional de preparação deve ter e realmente avaliar suas habilidades.

Pessoal

A qualidade mais importante e indispensável de um futuro tratador é o amor pelos animais. Os animais de estimação estão muito cientes da ausência desse estado de espírito e, portanto, relutam em fazer contato com essa pessoa. Além do amor, o mestre deve conhecer bem a zoopsicologia e as características comportamentais de cada raça. Isso ajudará a evitar mal-entendidos ao trabalhar com clientes de quatro patas e a eliminar lesões.

Além do mais, o tratador deve ser paciente, resiliente, positivo e extrovertido. A última qualidade é especialmente importante, uma vez que qualquer animal tem um dono, e a continuação de uma cooperação futura dependerá de relacionamentos pessoais com ele. Também escovador deve ser elegante e pedante, ter bom olho, bom gosto e bom senso de proporção.

Profissional

Um bom especialista deve se aprimorar constantemente, participar de feiras e seminários, acompanhar de perto as tendências da moda, bem como acompanhar as mudanças tecnológicas, o surgimento de novas ferramentas e produtos para o cuidado da pele e da lã no mercado. Uma qualidade profissional importante, curiosamente, é alguma compostura e a capacidade de fazer bem o seu trabalho em quaisquer condições.

Isso se deve ao fato de que os tratadores são frequentemente convidados para a preparação final do animal logo antes da exibição, quando o mestre tem que fazer seu trabalho literalmente no campo e com o animal constantemente distraído e girando. Groomer experiente deve ter algum conhecimento de medicina veterinária, a fim de indicar atempadamente aos proprietários alguns desvios na saúde do animal, nomeadamente ao nível das doenças da pele, dos olhos e dos ouvidos, cujo aparecimento, por falta de experiência, pode não ser notado pelos proprietários.

Onde estudar?

Não existe de momento a primeira formação especializada na especialidade de catador e numerosos centros de formação estão empenhados na preparação de especialistas neste perfil. As aptidões iniciais podem ser obtidas conseguindo um emprego como aprendiz, bem como frequentando master classes de preparadores profissionais. O crescimento futuro depende do desejo e da habilidade do aluno e envolve a passagem por cursos especializados e o recebimento de um documento apropriado sobre a formação complementar.

Este ponto é especialmente importante para quem pretende conseguir um emprego no salão, uma vez que na falta de um diploma, pode obter uma recusa. A melhor opção seria obter educação veterinária com posterior especialização de tratador em um centro de treinamento. Esses mestres são especialmente valorizados e não têm problemas com o emprego. A educação cinológica também é incentivada e torna muito mais fácil dominar a profissão de catador.

A duração do curso varia de acordo com a especialização e é de 95 a 100 horas acadêmicas. Após concluir o treinamento, o aluno recebe o título de cabeleireiro universal e pode iniciar atividades independentes. Existem também cursos mais curtos, mais parecidos com treinamentos, cuja duração não ultrapassa 50 horas. Os graduados de cursos expresso recebem uma especialização mais restrita, por exemplo, um cabeleireiro para cães.

O custo dos cursos depende da duração e do nível de treinamento e é de 18 a 25 mil rublos. Assim, os custos de treinamento podem ser reembolsados ​​após um mês de trabalho.

Quanto ele ganha?

O salário do catador depende da experiência de trabalho, reputação, tamanho do assentamento, lista de serviços e local de negócios. Por exemplo, um especialista que trabalha em casa, mora em uma metrópole e tem uma base permanente de clientes, pode ganhar mais de 60.000 rublos por mês.O salário de um mestre novato no salão será de cerca de 15-20 mil rublos. Artesãos domésticos que vivem em pequenas cidades e fornecem uma variedade de serviços recebem cerca de 30-35 mil rublos por mês, e especialistas rurais - 18-20 mil.

No entanto, deve-se notar que esses números são bastante subjetivos e não podem ser considerados como salários finais. A renda do catador depende de muitos fatores externos, como sazonalidade, frequência de exposições e capacidade de pagamento da população.

Como você pode ver, trabalhar como aparador não é apenas interessante, mas também lucrativo, por isso cada vez mais pessoas estão se dedicando a essa profissão.

Como começar?

Como você pode ver, tornar-se um groomer não é muito difícil, inúmeros cursos e treinamentos certamente ajudarão nisso, é muito mais difícil em um ambiente altamente competitivo começar seu próprio negócio do zero e se tornar um bom especialista. A maioria dos mestres experientes recomendam começar sua carreira na área de cabeleireiro em salões de beleza baratos.... Os clientes em tais estabelecimentos não são muito exigentes e muitas vezes trazem animais de estimação para cortes de cabelo higiênicos e limpeza das orelhas, em vez de para se preparar para exposições.

A ausência de nervosismo e a calma do trabalho permitem encher a sua mão e ganhar uma experiência inestimável, após a qual poderá experimentar num salão de maior prestígio ou como artesão em casa.... Durante seu trabalho no salão, um catador novato domina várias técnicas de realização de procedimentos cosméticos, estuda as peculiaridades de se trabalhar com uma ferramenta e tenta, se possível, desenvolver uma clientela mínima para que na primeira fase da atividade independente não o faça passar por dificuldades financeiras significativas.

Se for tomada a decisão de trabalhar de forma independente, o catador deve se registrar no fisco e se familiarizar com o procedimento de documentação. Então você deve comprar o equipamento e as ferramentas necessárias, preparar o local, colocar um anúncio sob o título "Serviços" e aguardar a ligação e depois a visita de seus primeiros clientes peludos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa