Ocupações na especialidade “Hotelaria”
O setor do turismo está se desenvolvendo cada vez mais ativamente em nosso país. Surgem novos rumos, aqueles que sempre foram solicitados estão sendo aprimorados. Assim, hotéis, hotéis, bases, pensões estão sendo abertos. Ao mesmo tempo, é crescente a necessidade de profissões na especialidade "Serviço de hotelaria".
O que é isso?
A especialidade "Serviço de hotelaria" está se tornando bastante popular.
Depois de receber a educação adequada, você pode trabalhar em diferentes direções, escolhendo a que for mais preferível.
Depois de se formar em uma instituição de ensino, que pode ser tanto uma faculdade quanto um instituto, o aluno recebe um diploma em hotelaria e gerente de turismo.
Todas as atividades deste especialista visam garantir o conforto dos hóspedes, acomodando-os nos quartos, providenciando tudo o que é necessário, procurando satisfazer todos os seus desejos.
Na maioria das vezes, um representante de serviço de hotel desempenha as seguintes funções:
-
reservar salas, ao mesmo tempo que fala sobre todas as nuances e ajuda a fazer a escolha certa;
-
organiza a reunião e alojamento de convidados;
-
demonstra números, informando sobre todos os serviços;
-
preenche todos os documentos necessários;
-
fornece todas as informações necessárias sobre transporte, serviços de excursões, atrações e outros pontos;
-
pode controlar a qualidade do serviço e o trabalho de outro pessoal, desde que ocupe cargo de chefia;
-
celebra contratos com outras organizações para o fornecimento do necessário para organizar uma estadia confortável para os turistas.
Mas, como em todo trabalho, também tem seus prós e contras. As vantagens incluem os seguintes pontos:
-
a demanda por essa especialidade sempre garante emprego;
-
pagamento decente com a condição de bom trabalho;
-
a oportunidade de subir na carreira, por exemplo, de administrador para gerente de hotel;
-
comunicação com pessoas diferentes, desenvolvimento de suas habilidades de comunicação.
Existem também algumas desvantagens. Entre eles estão:
-
a comunicação nem sempre é agradável, às vezes podem surgir situações estressantes;
-
horas de trabalho frequentemente irregulares, especialmente durante a temporada de férias;
-
com um afluxo de visitantes, muitas vezes você tem que passar o dia inteiro em pé;
-
a gestão pede estritamente à equipe, suas funções devem ser executadas na perfeição, mas muitas habilidades vêm com a experiência.
Visão geral da profissão
O negócio de hotelaria pode ser um negócio bastante interessante e lucrativo se você tiver um coração para ele. Vale a pena estudar com mais detalhes a descrição de uma determinada profissão para tomar a decisão certa e trabalhar com prazer no futuro. As profissões da hospitalidade nem sempre implicam um ensino superior. Há aqueles para os quais basta se formar na faculdade ou até ganhar experiência no processo.
-
Administrador. Uma pessoa que resolve todas as questões organizacionais, atende e trata os hóspedes, fala-lhes sobre os quartos oferecidos e outros serviços. Monitora a ocupação do fundo da sala, preenche os documentos necessários - na maioria dos casos em formato eletrônico. Ele deve ser capaz de trabalhar em um computador em vários programas, contatar pessoas, ter uma fala competente, ser amigável, resistente ao estresse.
-
Restaurateur. Como regra, cada hotel e hotel possui um restaurante ou café. Este funcionário é responsável por todo o processo de organização das refeições dos convidados. Mantém a ordem no hall e na cozinha, participa na elaboração do cardápio, na compra de produtos, toma decisões na troca de interiores e na decoração das instalações.
-
Gerente de serviços de hotelaria. Suas funções são semelhantes às de um administrador. Mas existem muitos desses especialistas em grandes hotéis. Eles resolvem prontamente os problemas de acomodação, bem como atendem aos diversos pedidos e desejos dos clientes. Os gerentes de hospitalidade podem, por exemplo, resolver problemas de entrega de almoços e cafés da manhã no quarto, organizando serviços adicionais, como excursões.
-
Diretor de Recursos Humanos. Todas as organizações têm esse especialista. E um hotel ou hotel não é exceção. Ele está procurando pessoal adequado para determinados cargos, demissões ou contratações. Conduz testes de contratação, se necessário.
-
Chefe do departamento de reservas e serviços. Nesse caso, você precisa ser capaz de escolher a melhor opção para colocar um cliente que atenda a todas as suas solicitações. Em seguida, encontre o hóspede, em caso de desejos adicionais - para resolver todos os problemas.
-
Porteiro. Errada é a opinião de que o porteiro só abre as portas do hotel. Nos mini-hotéis, essa pessoa é ao mesmo tempo um guarda de segurança e, nos grandes hotéis, as portas abrem-se automaticamente. O porteiro atende os hóspedes, fornece as informações necessárias sobre a localização de determinados quartos do hotel, sobre os serviços de viagens. Ele pode acompanhar os hóspedes até o elevador, se necessário, chamar um táxi ou uma ambulância. O porteiro deve ser prestativo e extremamente educado. Ele também mantém a ordem no corredor. Nenhuma educação especial é necessária para isso.
-
Empregada. A capacidade de se comunicar com os clientes e ser educado em qualquer circunstância também é necessária para este funcionário. Empregadas limpas quartos e pisos. Desnecessário dizer que a limpeza em todos os lugares deve ser impecável, e em caso de insatisfação dos hóspedes ou a ocorrência de quaisquer deficiências, devem ser eliminadas imediatamente, sem entrar em qualquer disputa.
Além disso, existem várias profissões que também são procuradas nos hotéis e estão diretamente relacionadas com o serviço hoteleiro.Podem ser garçons, cozinheiros, já que todo hotel, mesmo o menor, costuma ter cafés ou restaurantes.
Existe também a opção de abrir seu próprio negócio, controlar todo o processo, parcialmente fazer o trabalho sozinho, parcialmente contratar trabalhadores. Mas isso exige um plano de negócios com todos os cálculos e, claro, ensino superior.
Educação
Para estudar hotelaria, você pode ir para a faculdade ou escola técnica após o 9º ano, escolhendo as instituições que ministram essas disciplinas. Você terá que estudar russo e matemática, além de algumas outras disciplinas adicionais. Tudo isso precisa ser esclarecido no momento da admissão. O treinamento será de 4 anos.
Após o 11º ano, você pode entrar em uma universidade escolhendo a área de turismo. Para admissão, o conhecimento de matemática, língua russa, estudos sociais, história é mais frequentemente necessário.
Você pode estudar internamente e à revelia. Existem tais faculdades em muitas universidades na Rússia. Portanto, na maioria das vezes é possível obter essa educação sem mesmo sair de sua cidade. Pode ser, por exemplo, a Academia Russa de Informação e Tecnologia ou a Academia Estatal de Cultura Física, Esportes, Juventude e Turismo de Saratov, a Universidade Estadual de Moscou da Indústria do Turismo. Yu. A. Senkevich ou Universidade Estatal Russa de Humanidades.
Esta especialidade é tal que é bastante procurada, por isso, tais especialistas são formados em grande número em instituições de ensino.
Independentemente da universidade escolhida, é melhor tentar estudar todas as disciplinas com responsabilidade e tirar boas notas.
Além disso, a prática será fornecida no processo de aprendizagem e esta é uma boa chance de provar o que você tem de melhor. Talvez, no futuro, isso ajude a encontrar um emprego em um hotel de prestígio e receber bons salários.
O salário
Quanto à remuneração do trabalho, na maioria dos casos o salário nos hotéis e hotéis é bom. Ao mesmo tempo, é claro, você precisa se mostrar como um funcionário responsável e um especialista qualificado. A reputação do hotel e as boas críticas dos clientes são muito importantes para a gestão.
O nível salarial depende da região, cargo e do próprio hotel.
Em Moscou, por exemplo, um gerente de serviço de hotel pode receber mais de 50.000 rublos por mês, em Volgogrado - até 40.000 rublos. Em Novorossiysk - cerca de 30.000-35.000 rublos. O administrador pode ter o mesmo salário.
A empregada e o porteiro podem receber na faixa - 20.000-25.000 rublos. Deve-se dizer que os salários podem depender do número de turnos e bônus. Além disso, alguns funcionários do setor de hospitalidade recebem dicas.