Como se tornar um freelancer do zero?
A profissão de freelance está se tornando cada vez mais popular e procurada a cada ano. E isso não é estranho, porque esses especialistas podem não estar presos ao escritório, ao mesmo tempo que ganham funcionários comuns muito maiores. Uma característica distintiva do freelancer é que ele não visita o escritório, mas monitora pessoalmente seu tempo, escolhe projetos para execução e pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.
O mais difícil é começar, porque muitos agora não entendem nada que tipo de atividade é e como você pode conseguir uma renda estável com sua ajuda.
Qualidades necessárias
Para ter sucesso no trabalho remoto, você precisa ter algumas qualidades. Claro, você também pode ser um freelancer sem eles, mas o desafio é se tornar um trabalhador remoto eficaz. Portanto, é melhor desenvolver habilidades relevantes.
Ter habilidades profissionais é bom, mas sem certas qualidades, elas não trazem uma renda tangível. Entre as coisas a que as empresas de encomendas costumam prestar atenção, os seguintes pontos podem ser destacados.
- Uma responsabilidade. Se a encomenda foi aceite, deve ser entregue na data combinada. O principal problema é que um freelancer não tem um patrão que possa pressioná-lo a realizar uma tarefa específica, por isso é necessário se obrigar a ser responsável desde o primeiro dia.
- Desejo de desenvolver. As ordens são dadas a uma pessoa, desde que ela faça um bom trabalho com ela. Ninguém vai pagar por um trabalho medíocre. É por isso que você precisa constantemente aprender algo novo, se desenvolver em outro setor ou se tornar melhor no seu. Isso também permitirá que você se desloque para áreas mais lucrativas.
- Mobilidade. O princípio básico do trabalho de um freelancer é que ele pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Mas, na prática, muitos acham difícil forçar-se a trabalhar fora de sua zona de conforto. É necessário desenvolver habilidades de forma que a presença ou ausência de determinados objetos ou itens não afete de forma alguma a qualidade do trabalho.
- Visão ampla e atitude leal para com os clientes. Para muitos clientes, o relacionamento pessoal com um parceiro é extremamente importante, por isso procuram cooperar apenas com pessoas educadas e leais a eles.
- Capacidade de mergulhar na essência do assunto. Somente compreendendo totalmente o projeto e seus recursos, você poderá fazer o trabalho no mais alto nível. Sem estudar os detalhes do trabalho técnico, não será possível escrever um bom texto, traduzi-lo corretamente ou fazer o design de um site.
Em cada pedido, há um ponto ao qual você precisa prestar muita atenção no processo de sua implementação.
Por onde começar?
Trabalhar em casa para iniciantes parece algo simples, então eles geralmente percebem isso não como um trabalho regular, mas apenas como um tipo de trabalho de meio período. O processo de desenvolvimento de um freelancer inclui muitas nuances às quais você precisa prestar atenção para se tornar um verdadeiro sucesso.
Procure por sua especialidade
Há um grande número de especialidades no mercado moderno nas quais trabalhadores novatos podem prestar seus serviços. Encontrar o melhor para você não é difícil. Você precisa escrever uma lista de suas habilidades profissionais e escolher algo adequado. Por exemplo, se uma pessoa é um tradutor juramentado, é bastante lógico que ela forneça exatamente esses serviços.
Você também pode trabalhar em casa como programador, florista, designer, analista, etc. Basta entender no que você é bom e começar a buscar os primeiros pedidos. As seguintes instruções populares podem ser distinguidas.
- Trabalhar com documentos de texto. São vários redatores, reescritores, tradutores, editores e revisores - verdadeiros mestres da palavra. Se não houver problemas com a alfabetização e a capacidade de lidar com uma grande quantidade de informações, você pode tentar essa direção.
- Programadores. Hoje, a verdadeira "mina de ouro" é a capacidade de escrever programas, criar scripts e sites.
- Designers. Todos os dias, há uma demanda crescente por pessoas que podem criar projetos de design exclusivos. Para fazer isso, você não precisa apenas ter um senso de beleza, mas também saber trabalhar com vários editores gráficos, conhecer as características dos gráficos.
- Marqueteiros, que se distinguem por sua capacidade de promover quaisquer projetos e produtos na Internet.
Organização do local de trabalho
Um dos aspectos mais importantes de um trabalho freelance é a organização do local de trabalho. Isso significa que é necessário providenciar para tudo: a presença de um computador ou laptop, uma câmera para videocomunicação, Internet de alta velocidade e outros equipamentos especializados. Além do mais, você deve compreender as peculiaridades dessa técnica para configurá-la e usá-la rapidamente, se necessário.
O trabalho moderno na rede é impossível sem mensageiros instantâneos, então você definitivamente precisa instalar o WhatsApp, Viber ou Telegram em seu smartphone. O local de trabalho deve ser o mais confortável possível para que ninguém interfira no processo de exercício das atividades profissionais. Isso afeta diretamente a eficiência do trabalho e a velocidade de atendimento dos pedidos. Se não for possível criar um local assim em casa, então você deve pensar em alugar.
Para trabalhar como freelancer, você também precisará de um excelente domínio de um pacote de escritório, incluindo Word, Excel e PowerPoint. Se você planeja trabalhar com texto, certifique-se de instalar o software para ler os formatos adequados. Atenção especial deve ser dada à escolha e instalação do navegador. Deve ser o mais conveniente possível e "afiado" para freelancer.
Na hora de organizar um local de trabalho, vale abrir mão de tudo que possa desviar a atenção e atrapalhar o foco no trabalho.
Registro de conta
No processo de começar a trabalhar como freelancer, você precisa prestar muita atenção ao registrar contas. Em primeiro lugar, estamos falando sobre os seguintes pontos.
- O email. O recurso mais popular para isso hoje é o Gmail. É melhor fazer o nome do e-mail a partir do sobrenome e do nome.
- Carteira online. Nem todos os clientes e bolsas usam contas bancárias para liquidações mútuas. Na vastidão da Internet de língua russa, os sistemas de pagamento eletrônico são muito populares, entre os quais três são os líderes: “Yandex. Money ”, WebMoney e“ Qiwi ”. Às vezes acontece que o cliente paga por meio de algum sistema raro. Nesse caso, você também terá que se registrar lá.
- Contas de mídia social. Eles serão uma excelente solução para anunciar seus recursos e serviços. Vale lembrar que perfil é um cartão de visita, quase um currículo na web global, portanto, o preenchimento não pode ser negligenciado.
- Contas em trocas. Dependendo do tipo de actividade, vale a pena escolher várias bolsas especializadas onde poderá prestar serviços e procurar encomendas.
Com um bom nível de línguas estrangeiras, você pode até tentar encontrar clientes estrangeiros. Vale a pena trabalhar apenas em sites comprovados.
Desenvolvimento de portfólio
Uma das etapas mais importantes é o desenvolvimento de um portfólio, que geralmente inclui projetos concluídos. Quanto mais trabalhos forem apresentados aqui, melhor, porque os clientes poderão encontrar algo semelhante ao que pretendem encomendar. Para escolher o melhor desempenho, os clientes costumam estudar minuciosamente seu portfólio, então isso deve ser feito da maneira correta. Os serviços autônomos são uma mercadoria que precisa ser promovida.
Se o cliente está satisfeito com a qualidade do trabalho realizado, não hesite em pedir-lhe que deixe uma avaliação. No freelancer, o sucesso depende de quão bem a pessoa é capaz de se mostrar e se apresentar. Não há necessidade de reduzir os preços para receber várias encomendas, caso contrário nunca será possível sair de tal poço. A psicologia humana está disposta de tal forma que, tendo visto uma etiqueta de preço acessível, ele está procurando uma pegadinha, então ele pode decidir que a qualidade do artista deixa muito a desejar.
Você pode pesquisar pedidos e colocar um portfólio não apenas em bolsas de valores, mas também em fóruns especializados. As recomendações funcionam bem na Internet, portanto, com o desempenho cuidadoso do trabalho, definitivamente não haverá fim para os clientes.
Educação
A maioria dos iniciantes comete o mesmo erro: eles compram cursos pagos imediatamente e tentam se tornar profissionais. Não será possível atingir esse nível em um curto período de tempo. Durante os primeiros dois meses, você não deve pensar sobre esses materiais de treinamento, independentemente do que seus autores prometem e a que preço eles oferecem seus produtos. Hoje, a Internet está simplesmente repleta de várias ofertas para fazer cursos, webinars ou seminários de treinamento. A maioria desses produtos é totalmente fictícia. E se o projeto valer a pena, então não irá a lugar nenhum e atrairá constantemente um novo público, então não há necessidade de pressa. Os primeiros dois meses de auto-estudo permitirão que você entenda se tem habilidade para esse tipo de atividade.
Na Internet, você pode encontrar qualquer material gratuitamente, então você só precisa fazer um esforço e pesquisar por si mesmo. Você pode ler diversos artigos e materiais de treinamento em sites e blogs de pessoas famosas na profissão. Para redatores, os sites pessoais de gurus de texto experientes, que muitas vezes realizam webinars gratuitos, serão úteis. São uma excelente oportunidade para adquirir competências básicas na área de atividade escolhida. Se você passar por um webinar com vários palestrantes, será possível preencher 70% das lacunas básicas do conhecimento na especialidade.Não negligencie a publicidade que promete treinamento gratuito.
Deve-se estudar sempre que possível. A hospedagem de vídeos no YouTube tem um grande número de canais que são dedicados a um nicho e profissão. Depois de assistir a alguns vídeos, ficará claro que cursos pagos, em princípio, não são necessários. Além disso, geralmente fornecem as mesmas informações. Uma característica distintiva do freelancer é precisamente que você pode aprender tudo sozinho, mas com a motivação e o desejo adequados.
Claro, existem verdadeiros profissionais no mercado que valem a pena aprender algo novo, mas isso não deve ser feito para adquirir habilidades básicas, mas para estudar algumas áreas estreitas da especialidade para se tornar um verdadeiro profissional.
Como ganhar dinheiro rápido?
Ganhar muito dinheiro desde o início não vai dar certo, pois para isso é preciso consolidar habilidades, ganhar experiência e conseguir clientes regulares. O freelancer é, em certa medida, uma reminiscência do seu próprio negócio, que não pode trazer receitas tangíveis desde o primeiro dia. No entanto, com a motivação certa e trabalho constante, resultados impressionantes podem ser alcançados.
O principal é ter uma abordagem responsável para o desempenho de todas as tarefas. Se um determinado acordo foi alcançado com o cliente, é imperativo segui-lo. Caso contrário, você pode obter uma reputação de executor não confiável, o que afetará negativamente a classificação e reduzirá a probabilidade de receber o próximo pedido.
Dicas úteis
Vamos dar uma olhada em algumas dicas úteis para freelancers iniciantes.
- Não é preciso ter medo das dificuldades no início do caminho. É claro que no estágio inicial sempre há dificuldades por falta de experiência. Leva muito tempo para desenvolver habilidades em programar horas de trabalho, encontrar clientes e até mesmo obter o melhor de sua mesa. Tudo isso é necessário para estabelecer uma base sólida para uma futura carreira que trará uma renda tangível.
- Não confie em todos os clientes. A melhor forma de trabalhar é com o pagamento antecipado. Você não pode confiar muito em estranhos, caso contrário, você pode cumprir um grande pedido um dia e ficar sem pagamento. Ou, após a finalização do projeto, você pode enviar apenas uma parte dele ao cliente para que ele se convença da qualidade do trabalho realizado. E a segunda parte deverá ser enviada após o pagamento integral. Se uma pessoa não quiser pagar, então você precisa se despedir dela, e o pré-pagamento fica com o intérprete como compensação pelo tempo gasto.
- Vale a pena preparar previamente um trabalho técnico e discutir cuidadosamente o escopo do trabalho para que no futuro não haja problemas com o cliente. O TK é necessário para fixar os princípios básicos de sua implementação antes mesmo do início dos trabalhos. Isso fornecerá proteção contra as demandas do cliente para concluir mais trabalho do que o inicialmente previsto.
- Vale a pena aprender a recusar. Você não pode ganhar todo o dinheiro do planeta, então você precisa avaliar adequadamente suas capacidades e não receber ordens de execução se elas não estiverem em seu poder ou simplesmente não houver tempo suficiente. Se você constantemente pega tudo em sequência, mais cedo ou mais tarde isso começará a afetar a qualidade do trabalho executado. Você não precisa carregar todo o seu tempo com pedidos, já que ninguém cancelou o resto.
Assim, freelancer é um excelente começo para sua própria promoção e autorrealização. Se você abordar esse processo corretamente, poderá obter uma boa renda com a atividade profissional. Além disso, você pode ganhar experiência valiosa e novos clientes para construir um portfólio profissional que oferece novas oportunidades.
Hoje, você pode se tornar um freelancer do zero, mesmo que não saiba fazer nada. As instruções passo a passo permitirão que até mesmo um aluno domine uma nova profissão e desfrute de todas as delícias do trabalho remoto.
Quem sabe utilizar o computador e a Internet pode tornar-se freelancer, mas claro, o papel principal é desempenhado pela disponibilidade de competências e pela capacidade de encontrar clientes de forma rápida e eficiente, mas isso vem com a experiência. Existem vários recursos freelance onde você pode encontrar trabalho e ser capaz de obter uma recompensa sólida por um pedido concluído.
Durante a quarentena, trabalhei "remotamente" - entrei tanto no gosto que quando depois da quarentena foi preciso ir trabalhar não pude e não quis mais, tornei-me freelancer. Esse trabalho é muito viciante no bom sentido: você não precisa perder tempo na estrada, acordar cedo, se comunicar com personalidades desagradáveis ... Você é sua dona, você mesma planeja seu trabalho, você constrói sua jornada de trabalho o do jeito que você precisa, você começa a dormir o suficiente, você parece melhor, sua família também feliz. No entanto, acho que nem todo mundo pode trabalhar como freelancer, apenas pessoas disciplinadas, responsáveis, trabalhadoras que não precisam de um "pau" ... Conheço perfeitamente pessoas que categoricamente não podem trabalhar em casa: ou dormem demais ou o gato interfere com eles, ou os filhos se distraem, então ela se empolga com os afazeres domésticos, mas o trabalho é um lado ... É preciso decidir exatamente por você mesmo e deixar claro para a sua família que você tem o mesmo trabalho que no escritório e você não pode se distrair na hora definida. Outra pessoa simplesmente não tem condições de trabalhar em casa: não tem computador nem um bom laptop, faz barulho - por exemplo, todos moram no mesmo cômodo. Também acho que você não precisa trabalhar em casa como freelancer para jovens - você precisa trabalhar em equipe pelo menos no início da vida, aprender a se comunicar com a sociedade. Agora apareceu um tipo especial de jovens introvertidos selvagens que trabalham em casa em um computador desde a infância - como resultado, muitos deles têm medo das pessoas, da sociedade, evitam-nos, não sabem resolver os problemas relacionados à sociedade, ir a um lugar público como o MFC é um problema para eles, mas o pior é que pode ser difícil para eles estabelecer uma vida pessoal, eles têm dificuldade em constituir famílias e, como mostra a prática, não sabem como para se comunicar, eles têm um discurso e uma comunicação comunicativa pouco desenvolvidos - eu os conheço perfeitamente ... Portanto, eu penso: especialmente para as meninas, se elas querem se casar, você deve ir trabalhar!)