Profissões

Tudo sobre fotógrafos

Tudo sobre fotógrafos
Contente
  1. História da profissão
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição dos tipos e responsabilidades
  4. Requerimentos gerais
  5. responsabilidade e autoridade
  6. Educação e carreira
  7. Local de trabalho
  8. Salário e formas de ganhar
  9. Que outras profissões estão associadas à fotografia?

Um trabalho ideal é quando você faz algo por dinheiro que faria com prazer, mesmo de graça. Apesar do fato de que agora literalmente toda primeira pessoa pode fotografar formalmente, e a maioria dos smartphones ter boas câmeras, a profissão de fotógrafo não desapareceu em lugar nenhum, e há razões para pensar que ainda permanecerá relevante nas próximas décadas.

História da profissão

Na época da invenção dos primeiros protótipos de câmeras, quase dois séculos atrás, a obtenção mesmo de uma imagem de qualidade relativamente alta exigia aquelas danças com um pandeiro: era necessário entender os princípios de funcionamento dos equipamentos mais complexos, desprovidos de qualquer automação, para saber química, e assim por diante. Um iniciante não teria sido capaz de entender intuitivamente a unidade, que era considerada uma câmera naquela época, e a princípio tal técnica não poderia realmente ser retirada do estúdio, então os primeiros fotógrafos ganharam muito dinheiro com retratos.

Com o tempo, as câmeras ficaram mais compactas e ganharam imensa popularidade no meio jornalístico, permitindo que mostrassem o mundo aos leitores. Tendo surgido há cerca de cem anos, as câmeras portáteis quase que imediatamente começaram a ser divididas em profissionais e amadoras, para uso doméstico, e embora estas últimas não tenham se tornado populares e procuradas de imediato, hoje temos que observar a forte concorrência da fotografia profissional da fotografia amadora.

Vantagens e desvantagens

Se você sonha não apenas em tirar fotos, mas em ganhar dinheiro com isso, você deve avaliar com sobriedade todas as oportunidades e riscos. Aqueles que desejam se tornar um fotógrafo geralmente veem os seguintes benefícios da profissão por si próprios:

  • ser fotógrafo é “legal” e lucrativo - pelo menos um especialista bem promovido com uma base de clientes estabelecida é comparável a um artista conhecido em termos de renda e popularidade em certos círculos;
  • o trabalho de um fotógrafo não segue um cronograma rígido - na maioria dos casos, você é seu próprio patrão e pode traçar um cronograma de trabalho como quiser;
  • O fotógrafo multidisciplinar realiza muitos trabalhos diversos relacionados com a fotografia, por isso não passa por uma crise criativa e pode procurar empregadores entre as várias opções disponíveis.

No entanto, também tem razão quem assume que, em um mundo onde cada consumidor comum tem sua própria câmera, não é tão fácil ganhar dinheiro com a fotografia. Das desvantagens potenciais da profissão, destacamos o seguinte:

  • Muitas, muitas pessoas estão tentando ganhar dinheiro com a fotografia - há muito mais serviços no mercado do que a demanda por eles, então apenas os melhores surgirão;
  • para tirar fotos, você deve primeiro investir em equipamentos caros e de alta qualidade, e se eles vão se pagar, é uma questão;
  • algumas áreas da fotografia requerem uma certa perseverança do mestre - ao fotografar pessoas (especialmente crianças) ou animais, você terá que tirar várias centenas de quadros no âmbito de uma sessão de fotos para produzir uma dúzia de quadros bem-sucedidos;
  • todo fotógrafo é uma espécie de estilista: é preciso ter um instinto apurado para ajudar o cliente na escolha das roupas e ângulos para uma sessão de fotos, pois ele pode não conseguir posar, contando totalmente com a habilidade de um profissional;
  • trabalhar com pessoas nem sempre é fácil - o fotógrafo tira fotos com base em seu próprio senso de beleza, mas o cliente pode não compartilhar sua visão e criticar subjetivamente o trabalho, mesmo que seja objetivamente impecável.

Descrição dos tipos e responsabilidades

Embora o fotógrafo seja uma profissão comum, na verdade, várias direções se destacam em seu corpo, sugerindo que um determinado especialista realiza principalmente sessões fotográficas de um determinado tipo. Na escolha de uma direção criativa, não só o próprio desejo desempenha um papel, mas também a disponibilidade de equipamentos adequados. A maioria dos fotógrafos experientes tenta não se limitar a uma área específica, escrevendo vários tipos de sessões de fotos em seu currículo.

Estúdio

O trabalho desse especialista é talvez o mais simples - ele trabalha em um estúdio especialmente equipado, onde é possível predefinir a luz e fornecer uma iluminação adequada. As pessoas procuram esse especialista para solicitar uma sessão de fotos de si mesmas, inclusive em uma determinada imagem. Um bom estúdio fotográfico muitas vezes oferece aos visitantes um guarda-roupa e outros adereços para escolher, bem como os serviços de um maquiador-fotógrafo para se acostumar a um papel interessante.

Em tal instituição, eles provavelmente procuram um fotógrafo-designer que possa editar a moldura ou substituir completamente o fundo.

Reportagem

O completo oposto dos fotógrafos de estúdio são seus primos de reportagem, que não têm absolutamente nenhuma programação e um estúdio estável, mas há um "cachimbo que chama" - e nunca se sabe com antecedência quando e onde. Por exemplo, correspondentes de guerra trabalham de acordo com este princípio - eles trabalham no campo, indo rapidamente para onde eventos interessantes acontecem. Fotógrafos-jornalistas trabalham de maneira semelhante, viajando para o local de acidentes, ações de protesto e assim por diante. Essas viagens podem estar associadas a riscos para a saúde.

Contudo, às vezes os fotógrafos de reportagem podem ter um plano de ação claro, como, por exemplo, os correspondentes esportivos, pois a programação dos jogos é sempre conhecida com antecedência. Uma reportagem também pode ser uma visão geral arquitetônica de uma cidade ou um marco separado, se por algum motivo eles forem relevantes no momento.

Em qualquer caso, o repórter é obrigado a divulgar o material rapidamente, antes que fique desatualizado.

Casamento

Na verdade, uma sessão de fotos de casamento também é uma espécie de reportagem, apenas ficcional, e não documental, como nos esportes ou na guerra. Seus heróis posam para um fotógrafo de casamento, então ele deve estar pronto para comandá-los, gerenciando clientes a fim de obter a foto da melhor qualidade. Consequentemente, um fotógrafo de casamento precisa de várias opções para cenários de casamento, bem como a capacidade de jogar cada momento de forma criativa.

Animalists

Fotografar gatos e outros animais é uma profissão à parte, presumindo-se que o personagem não ouça ou não faça pose. A variedade de estúdio desse fotógrafo pressupõe a capacidade de despertar o interesse de um animal de estimação para que ele se mova menos, proporcionando fotos de alta qualidade. Existem também os animais de campo - aqueles que se dedicam a fotografar a natureza e seus habitantes diretamente em geral. Em ambos os casos, deve-se estar preparado para o fato de que a porcentagem de fotos bem-sucedidas em relação ao número total de fotos tiradas será muito baixa.

Fotógrafos de arte

É um talento especial exibir objetos do cotidiano lindamente para que se tornem uma obra de arte. Os fotógrafos de arte são herdeiros de artistas que pintaram naturezas mortas - a posse dos segredos da fotografia de tema permite que frutas comuns sejam mostradas de uma forma que pareçam esteticamente agradáveis. Um fotógrafo de interiores se concentra em mostrar a beleza da decoração de interiores do edifício, transmitindo o conforto e a estética do ambiente. A fotografia de arquitetura também pode ser classificada como fotografia de arte se o especialista conseguir encontrar uma bela perspectiva.

Requerimentos gerais

O fotógrafo é uma profissão muito mais complexa e multifacetada do que pode parecer à primeira vista, razão pela qual nem toda pessoa pode se tornar um bom especialista. Esforçando-se para ter sucesso nesta área, você deve atender a uma série de critérios obrigatórios.

Qualidades pessoais

Esses incluem:

  • boa fantasia, permitindo que você encontre um enredo interessante ou invente-o do nada;
  • gosto estético que ajuda a transformar o comum em especial;
  • inclinações criativas, dando a chance de revelar incomumente o óbvio e familiar;
  • um senso de composição - uma compreensão sutil de como combinar corretamente o fundo, os objetos, os detalhes no quadro;
  • paciência para alcançar um resultado que não aparece na primeira vez;
  • capacidade e vontade de trabalhar com pessoas.

Habilidades e conhecimento

O profissional precisa conhecer e compreender os princípios artísticos básicos, por analogia com aqueles estudados pelos artistas. É obrigado a aprimorar constantemente seu gosto estético, adotando experiência em exposições, museus e cinema. É necessário estar profundamente interessado em fotografia e tecnologia de iluminação para entender como funciona e como escolher as unidades individuais certas para alcançar o resultado desejado.

Na maioria das áreas da fotografia, uma habilidade muito útil será a habilidade de trabalhar com editores gráficos para editar o quadro original a fim de melhorá-lo.

responsabilidade e autoridade

O fotógrafo é responsável pelas suas criações perante o cliente e o público ou as pessoas retratadas. Uma sessão de fotos malsucedida pode se tornar um motivo para recusar mais cooperação e brigar com um cliente. Uma fotografia retratando uma pessoa retratada sob uma luz desfavorável, especialmente uma que se tornou de domínio público, pode levar a uma ação judicial. Uma reportagem originalmente destinada ao público em geral e contendo determinado conteúdo de natureza provocativa pode ter as consequências mais ambiciosas e inesperadas.

Os poderes de um fotógrafo relacionado às atividades jornalísticas são equiparados aos dos jornalistas - tal especialista não deve ser impedido de cobrir o que está acontecendo se ele o apresentar de forma honesta e objetiva.

Educação e carreira

Hoje você pode até se tornar um fotógrafo por conta própria - você pode obter informações valiosas da Internet, aprender do zero em fóruns temáticos, tornar-se famoso e ser promovido nas redes sociais. No entanto, para muitas pessoas é mais fácil obter rapidamente algum conhecimento profissional em um curto espaço de tempo e de forma ordenada, por isso preferem ir estudar.

A admissão, nesse caso, é um conceito muito, muito vago, portanto, é impossível citar exatamente os itens que precisam ser aprovados, nem mesmo a data de admissão - após o 9º ou 11º ano. A opção de preparação mínima e mais rápida são os cursos normais - todos são recrutados lá, incluindo "manequins" completos, e nenhum exame de admissão é fornecido.

Para muitos, isso será uma surpresa, mas para se tornar um especialista da mais alta classe, é necessário formar-se em uma universidade, a saber - receber especialidades "Belas Artes e Aplicadas", "Jornalismo" e etc.

Áreas de treinamento diretamente relacionadas à fotografia profissional são apresentadas até mesmo nas melhores universidades russas do nível da Universidade Estadual de Moscou ou da RUDN University, mas você pode obter educação relacionada em instituições de ensino superior provinciais.

Local de trabalho

Um bom fotógrafo pode conseguir emprego em diversos empreendimentos, mas hoje a maioria desses profissionais são freelancers, ou seja, trabalham por conta própria. Isso é especialmente verdadeiro para iniciantes que estão envolvidos em sessões fotográficas semi-amadoras na natureza ou em estúdios alugados por um breve período, bem como em eventos ao ar livre. Esse funcionário ainda não pode ser contratado para um emprego permanente, mas ele próprio ganha fama e preenche um portfólio fotografando seus próprios conhecidos e os conhecidos deles por uma pequena remuneração.

Tendo atingido o próximo nível, você pode procurar um empregador completo, prestando atenção às seguintes opções disponíveis:

  • estúdio fotográfico e estúdios fotográficos - irá fotografar clientes para sessões fotográficas privadas normais, utilizando as instalações e equipamentos disponibilizados pela administração;
  • agências de modelagem e publicidade - os objetos ou modelos para fotografar serão fornecidos pelo chefe, podendo as instalações ser do cliente, e o equipamento - pessoalmente seu;
  • galerias de fotos, museus - aqui absolutamente tudo será seu, incluindo ideias para exposições e sessões de fotos, e apenas uma plataforma para mostrar fotos e serviços de publicidade que permitem que você ganhe dinheiro são fornecidos pelo empregador;
  • editoras, mídia de massa - exigem aliar a própria imaginação no processo de busca de histórias interessantes com aderência à política editorial, não fornecem equipamentos ou premissas, com foco em reportagens.

Salário e formas de ganhar

O trabalho de um fotógrafo por inércia (das últimas décadas) é considerado muito prestigioso e lucrativo, mas na verdade, muito depende do grau de sucesso que pessoalmente tem alcançado ao longo da sua carreira. O primeiro conselho para um fotógrafo iniciante é não pendurar as orelhas e não esperar que ele possa ganhar imediatamente tanto quanto os melhores especialistas ganham. Mesmo na esfera profissional, a corrida salarial é muito grande - por exemplo, nas regiões, um fotógrafo iniciante em tempo integral ganha cerca de US $ 300 por mês, mas um bom especialista na capital nos dias anteriores às férias pode ganhar um alguns milhares de dólares em um fim de semana.

Você deve entender que nesta profissão, normalmente não estamos falando de uma renda estável - tudo depende de quanto você trabalha e de quão bem você o faz. Um freelancer, sobrecarregado de pedidos, previsivelmente ganha mais do que uma pessoa que é solicitada para uma sessão de fotos uma vez por semana, mas um fotógrafo popular também tem bloqueios e períodos de calma.

Novamente, às vezes faz sentido para um iniciante fazer sessões de fotos muito baratas ou até mesmo totalmente gratuitas para construir um portfólio e atrair mais clientes.

Que outras profissões estão associadas à fotografia?

Por estar diretamente relacionado à fotografia, a profissão de blogueiro no sentido mais amplo da palavra é considerada separada do fotógrafo. Ela pode não ser familiarizada com a geração mais velha, e muitas pessoas ainda acreditam que os blogueiros não podem ser considerados representantes de uma profissão separada, embora isso seja injusto, porque é isso que eles ganham para viver e seu estilo de vida é semelhante ao de um profissional fotógrafos e artistas., escritores.

A profissão de jornalista também pode estar relacionada à fotografia. Antigamente, um repórter viajava com seu próprio fotógrafo, mas hoje não faz sentido - pequenas publicações não puxam equipes de dois funcionários, até porque o próprio jornalista pode tirar fotos.

Esse repórter não pode se chamar de fotógrafo no sentido pleno da palavra, no entanto, é difícil negar que fotografar é parte integrante de seu trabalho diário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa