Florista: quem é e o que faz?
Florista é uma profissão criativa. Parece a muitos que se pode vir à floricultura "pela rua", estudar no local de trabalho, e isso não tem dificuldade. Claro que isso acontece, mas floristas muito legais são pessoas com uma educação séria (e nem uma) e uma atitude escrupulosa em relação ao negócio que assumiram.
Descrição
A profissão de florista é considerada bastante antiga. Seu nome vem do nome da antiga deusa romana das flores, Flora. Uma pessoa que escolheu esta profissão está envolvida com flores, mas não cultivando e apenas vendendo, mas fazendo arranjos de flores. Não se trata apenas de buquês, mas também de decoração, todo tipo de decoração de espaços, feriados, festivais e salões de arte.
Eles têm a oportunidade de projetar vitrines, escritórios, aposentos, estúdios de televisão, trabalhar em desfiles de moda, casamentos e outras comemorações.
É interessante que pessoas de outras profissões realmente venham para a floricultura. Acontece que ocorre um esgotamento ou supersaturação profissional e você deseja mudar de ocupação. Os cursos de floricultura parecem atraentes para muitos que estão cansados de seus trabalhos anteriores: flores lindas, graciosas, sutis e frescas dão muita energia a quem as pratica.
Um florista moderno não trabalha apenas com flores frescas - tal paleta não é suficiente para este artista. Galhos, agulhas, musgo, raízes, folhas secas - tudo pode ser usado. Um bouquet ou composição é criado com uma imagem, um estado de espírito, não deve ser apenas bonito, mas também em sintonia com o lugar e a ação para que o desenho floral está a ser preparado. Portanto, é importante para um florista entender não só a composição dos arranjos de flores, mas também os fundamentos do design, saber o que são as cores e a moda de interiores. Ele deve estar ciente das diferentes tradições culturais, conhecer as peculiaridades do calendário de feriados, rituais um pouco mais profundos que o leigo.
Se for uma pessoa que trabalha em floricultura ou salão de beleza, então ela vende as plantas, cuida delas para que não murchem com antecedência e também mantém a documentação. Claro, esse florista deve ser capaz de se comunicar com os clientes, entender suas necessidades.
Vantagens e desvantagens
Eles são, como qualquer profissão. Os floristas são procurados nas grandes cidades, um pouco mais do que nas pequenas. Mas se este for um grande especialista, não ficará sem trabalho. Registo de casamentos, celebrações, exposições e festivais da cidade - pode haver muitos pedidos até nas províncias. Esta profissão é útil para a sociedade, e ainda mais pessoas respondem não aos buquês sem rosto, mas a uma abordagem bonita e moderna para trabalhar com flores.
Os aspectos positivos da profissão:
- ambiente agradável;
- a oportunidade de realizar seus talentos artísticos;
- pequena equipe de trabalho;
- perspectivas de crescimento e desenvolvimento;
- um aumento nos nichos onde os serviços de floricultura podem estar envolvidos;
- disponibilidade de treinamento.
Também existem desvantagens:
- se o projeto vai decolar (se é um assunto privado do próprio florista) ou não, você nunca saberá com antecedência;
- nem sempre há garantia de emprego após o treinamento;
- se for uma floricultura, a programação pode ser alterada, possivelmente no horário de funcionamento posterior.
Em geral, chegam à profissão pessoas que entendem do mercado de flores e floricultura em particular, no qual vão ingressar. É muito legal se, durante o treinamento, uma pessoa é treinada em um local onde, em teoria, ela possa trabalhar. Em uma cidade grande, é claro, encontrar um emprego é mais fácil. A manutenção ativa das redes sociais facilita a procura de emprego e a promoção profissional.
É como uma vitrine com seus próprios produtos de mão de obra, o melhor cartão de visita para clientes em potencial.
Responsabilidades
Cada florista, ao entrar em um trabalho, recebe descrições de trabalho. E ele é obrigado a se familiarizar com cada item, isso não é uma formalidade.
Considere o que é o trabalho de um florista.
- Organização e execução de tarefas de processamento e armazenamento de flores de corte, plantas e materiais equivalentes. Isso é feito principalmente pelo vendedor-florista.
- Atendimento aos requisitos tecnológicos, padrões de armazenamento, embalagem de flores e produtos afins durante os trabalhos florísticos.
- Criação de produtos florísticos multinível, conhecimento de técnicas, técnicas, ferramentas e estilos de criação de arranjos florais.
- Execução de obras de decoração interior e exterior com arranjos florais.
- Fabricação de diferentes tipos de produtos florais - florinhas, composições, cestos, etc.
- Criação de composições a partir de plantas artificiais e flores secas.
- Organização e execução de trabalhos florísticos em eventos ao ar livre. Nem todo florista está empenhado nisso, mas se trabalhar em um estúdio, que, entre outras coisas, é perfilado no projeto de férias e interiores, o padrão profissional implica essas responsabilidades.
- Participação em concursos, exposições, performances e demonstração de competências profissionais. Se um salão ou outro local onde o florista consegue emprego, valoriza a sua reputação, procura crescer e expandir os horizontes profissionais, são necessárias exposições e outros concursos. E um especialista precisa estar preparado para esse desafio de carreira. No entanto, quem realmente ama a floricultura fica feliz com essas propostas.
- Elaboração de estimativas de custos, manutenção de registros. Se a organização for grande, outro especialista pode fazer isso, mas basicamente tudo fica com o mesmo florista.
- Manter registro de pedidos.
- Manter um local de trabalho limpo e arrumado. Cumprimento das normas de segurança contra incêndio e proteção do trabalho.
Esta é uma lista básica, que pode ser complementada, expandida ou, ao contrário, reduzida. Por exemplo, em uma grande organização existe um florista sênior, cuja principal função é controlar o trabalho de outros funcionários, fornecer assistência metodológica, manter documentação, etc. armazenamento, criação de composições, e o terceiro aceita pedidos, realiza trabalho em dinheiro, etc.
Se este for um florista autônomo, ele pode ter uma conta em uma rede social popular. Na maioria das vezes, ele mesmo administra, mas se o negócio se expande, seus assistentes o fazem. E ainda, na maioria dos casos, uma pessoa deve adicionalmente ser capaz de apresentar produtos visualmente e escrever mensagens de venda. Isso requer uma lista ainda maior de conhecimentos e competências.
Conhecimento e qualidades pessoais
Todo florista é um artista. Se, claro, este é um especialista competente que prima pela excelência no seu trabalho. Ele não só precisa saber muito sobre cores, mas também precisa ser bem versado em cores, no básico de composição. Ele deve se pautar pelos estilos: do interior à pintura, tudo isso é importante. É uma pessoa com um bom sentido visual, com um gosto artístico desenvolvido.
Claro, ninguém cancelou o talento profissional, a intuição. Dizem sobre essas pessoas "bom gosto por natureza", mas é errado confiar apenas nisso. A característica de um florista competente será defini-lo como uma pessoa de formação constante, interessada em floricultura e áreas afins.
Agora, vamos examinar as qualidades pessoais que o ajudarão a ter sucesso nesta profissão.
- Desejo de estética, beleza, expressão visual de sentimentos e emoções. São pessoas que não são indiferentes às belas manifestações da vida, que entendem a importância de uma boa decoração e decoração. Deve ser a necessidade da orientação artística da profissão, sem a qual a pessoa não se sente em seu lugar.
- Trabalho duro. A florista não pode esperar por inspiração. Não haverá muito tempo para sonhar e experimentar: é preciso cuidar constantemente das flores, monitorar seu estado, processo, etc.
- Ambição profissional. Sem eles, o florista se transforma em um florista comum que faz tudo à moda antiga, não segue tendências, não leva seu trabalho com entusiasmo.
- Benevolência, empatia. Se o florista também é vendedor, ele tem que trabalhar com as pessoas todos os dias. Para se interessar por seus gostos e desejos, adivinhar seu humor, ajudar na escolha, etc. Para fazer isso, você precisa ser, senão uma pessoa aberta, então definitivamente benevolente, delicada, educada, sorridente.
- Vontade de aprender. É impossível se formar na faculdade, obter um diploma e, em seguida, concluir sua educação profissional. Seminários, cursos devem ser regulares na vida profissional de um florista. Idealmente, ele deve visitar salões de arte, visitar regularmente o jardim botânico, visitar museus para desenvolver o gosto artístico, etc.
Onde obter educação?
Hoje, uma grande parte do setor educacional está online. E você não deve tratar isso com um certo grau de ceticismo: esse treinamento é útil, pode competir com muitos cursos off-line. Os cursos "Florística a partir do zero", "Florística moderna", "Comece a florista" são oferecidos por muitas das maiores plataformas educacionais, basta pontuar no motor de busca de cursos.
Ir para a faculdade para tirar um diploma é mais difícil, ainda não existe essa especialidade. Pode ser adicionado ao principal. Muitas vezes as pessoas são recicladas: por exemplo, de um paisagista certificado a um florista. E ainda o principal segmento de treinamento são os cursos. Eles são básicos e completos, o preço aumenta de acordo.
Por exemplo, um curso expresso pode custar 150 unidades convencionais ou mais e inclui esse treinamento por 24 horas acadêmicas. O curso básico começa com 300 unidades convencionais e tem duração de 48 horas letivas, mas o completo exigirá 500 unidades convencionais (e não é o limite), e a duração do curso é de 96 horas.
Aprender significa fazer um curso completo e passar em testes ou exames, talvez fazendo um pouco de prática ou estágio.
Local de trabalho
Muitas vezes são contratados estagiários sem experiência, que terão que estudar no local. Muitas vezes, os floristas iniciantes precisam estar comprometidos, sem contar com um alto salário. No entanto, isso também é útil. Posteriormente, você pode isolar sua especialização estreita: por exemplo, para se tornar um decorador florista de festas ou para se dedicar exclusivamente a escritórios de paisagismo. Na Rússia, essas áreas estão se desenvolvendo e, portanto, há uma perspectiva. Você pode adquirir experiência em diferentes áreas da floricultura, a fim de entender em qual delas melhorar.
Quanto ele ganha?
O salário de um recém-chegado em uma pequena loja é, em média, 18-25 mil rublos, claro, isso depende da cidade. Aqueles que trabalham por conta própria e mantêm ativamente as redes sociais podem contar com 60-100 mil rublos por mês, mas, é claro, não no início de suas carreiras, mas à medida que progridem. Mas essas quantias são realmente possíveis, no entanto, às vezes você tem que trabalhar sete dias por semana.
A principal coisa que atrai uma pessoa para a profissão de florista – as próprias flores. O desejo de se envolver nesta beleza viva e de torná-la ainda mais perfeita, de decorar a vida de outras pessoas com ela. Esse desejo é o ponto que se torna o ponto de partida e ajuda o futuro especialista a superar muito: achar dinheiro para treinar, praticar muito, errar, aprender e gradativamente divulgar seu nome.