Profissões

Quem é eletricista e o que ele faz?

Quem é eletricista e o que ele faz?
Contente
  1. Descrição
  2. Descargas
  3. Como é diferente de um eletricista?
  4. Responsabilidades
  5. Requisitos
  6. Educação e carreira
  7. Local de trabalho e salário

O eletricista é o empregado responsável pela instalação e posterior adequação dos sistemas elétricos de edifícios residenciais, comerciais e industriais. O funcionamento do fornecimento de energia de edifícios e estruturas, a qualidade de trabalho dos equipamentos elétricos industriais dependem diretamente do profissionalismo deste especialista.

Esta é uma profissão exigida e ao mesmo tempo responsável. Em nossa revisão, nos deteremos em mais detalhes sobre as características do trabalho deste especialista, as vantagens e desvantagens da especialidade e os requisitos necessários para as qualidades profissionais e pessoais.

Descrição

A profissão de eletricista tem uma longa história - remonta ao período em que a eletricidade entrou na vida da humanidade. Os primeiros instaladores na Rússia surgiram em São Petersburgo no final do século 19, quando a Ponte Liteiny, anteriormente conhecida como Ponte Alexandre II, foi iluminada por lanternas. Desde então, a eletricidade entrou firmemente na vida de cada pessoa, nem um único edifício e estrutura, nem uma única produção, varejo, armazém ou escritório pode passar sem ela.

Um sistema de fornecimento de energia elétrica, bem como um número significativo de dispositivos alimentados pela rede elétrica, está presente em quase todos os canteiros de obras. É por isso a profissão de eletricista é muito procurada atualmente.

Este funcionário pode estar envolvido na instalação de cabos e linhas aéreas, instalação, ajuste e manutenção de equipamentos elétricos, bem como na reparação de seções defeituosas da rede elétrica.

Dependendo das responsabilidades funcionais atribuídas ao especialista, seu trabalho na instalação pode ser permanente, quando é necessário depurar equipamentos elétricos, ou temporário, se o eletricista se comprometer apenas a colocar a instalação em operação. Ocorre que se recorre ocasionalmente aos serviços de eletricistas - para a realização de reparações em caso de avaria do equipamento.

O eletricista é um especialista altamente qualificado, é responsável pela instalação de sistemas intermediários que conduzem a energia elétrica dos geradores ao consumidor final. Isso inclui a instalação de motores elétricos, transformadores, linhas de transmissão de energia e muito mais. Os instaladores elétricos trabalham em circuitos secundários, bem como em sistemas de baixa corrente, redes de iluminação, equipamentos de quadro elétrico e quadros de distribuição.

Como qualquer outra profissão, o trabalho de um eletricista tem suas próprias vantagens e desvantagens. A principal vantagem da profissão é considerada grande demanda. Hoje em dia, os trabalhadores desta área são necessários em todas as áreas da vida e na área da produção. Seus serviços são obrigatórios para a introdução de equipamentos de alta tecnologia, habitação e serviços comunitários, construção e empresas de engenharia. A demanda por esses especialistas também é grande nos serviços de segurança e bombeiros.

A alta demanda por eletricistas qualificados também determina um alto nível de remuneração. Os empregadores estão dispostos a pagar salários muito competitivos aos profissionais de sua área - os eletricistas em nosso país ganham cerca de 50-60 mil rublos. Ao mesmo tempo, um profissional competente que busca um alto nível de bem-estar material sempre tem a chance de receber uma renda adicional por meio da prestação de seus serviços à população de forma privada. Aliás, a possibilidade de prestação desses serviços dá motivo para citar mais uma vantagem - o eletricista se comunica com um grande número de pessoas, muitas vezes bastante interessantes - forma assim uma lista de contactos "úteis" e pode sempre recorrer a eles no futuro para obter ajuda, se necessário.

No entanto, a profissão tem suas desvantagens. Não se deve esquecer que, ao realizar um trabalho de qualidade inadequada, o eletricista coloca em risco não só a si mesmo, mas também outras pessoas. É por isso que um eletricista em seu trabalho deve observar escrupulosamente todas as regras de segurança, exercer o controle mais cuidadoso em todas as fases dos trabalhos de instalação e reparo. Tenha em mente - se, por culpa do eletricista, ocorrer choque elétrico em desconhecidos, esse funcionário assumirá a responsabilidade pessoal, até criminal.

As condições de trabalho de um eletricista não podem ser chamadas de confortáveis ​​- muitas vezes esses trabalhadores são forçados a realizar suas tarefas a uma altura considerável, independentemente do clima externo, para trabalhar tanto no frio quanto no calor do verão. Mesmo que todo o trabalho seja realizado em um prédio, o eletricista muitas vezes resolve uma série de tarefas difíceis de uma ordem diferente, por exemplo, ele está envolvido na movimentação de equipamentos elétricos, cujo peso total é de vários centros. As desvantagens óbvias da profissão também incluem um horário de trabalho difícil.

Assim, em caso de acidente, os eletricistas são os primeiros a ir ao local da emergência para eliminar a avaria - isto pode acontecer não só durante o expediente, mas também à noite e aos fins-de-semana.

Descargas

Se antigamente os deveres funcionais dos eletricistas não diferiam na variedade particular e eram reduzidos à construção das redes de energia mais simples, então hoje esses especialistas podem realizar trabalhos da mais ampla gama - todos eles visam fornecer aos usuários a quantidade necessária de energia elétrica... A lista de trabalhos que um determinado especialista pode realizar é determinada por sua categoria de qualificação.

Por exemplo, um eletricista de 3ª categoria pode trabalhar com equipamentos elétricos de até 10 kW. E um especialista com 5 códigos de acesso tem o direito de trabalhar com equipamentos acima de 20 kW, incluindo a instalação de usinas de energia potentes, bem como unidades de uso especial com diagramas de fiação complexos e trabalhar com transformadores de potência.

No entanto, é importante ter em mente que, independentemente da categoria de especialista, a responsabilidade primária de qualquer instalador é cumprir estritamente as regras de segurança estabelecidas.

Como é diferente de um eletricista?

Muitas pessoas confundem a funcionalidade de um eletricista com as funções de um eletricista. Ambos os especialistas trabalham com redes elétricas e é aí que as semelhanças terminam. Resumindo sobre a diferença entre essas especialidades, o eletricista faz o ajuste da fiação na sala ou a substitui, e o eletricista, após o término do trabalho do eletricista, fará a manutenção dessa mesma fiação. Cada funcionário é "afiado" para um determinado grupo de habilidades necessárias para a realização de uma determinada lista de trabalhos.

Por exemplo, o eletricista está focado no trabalho do projetista de circuito... Realiza a elaboração do projeto de fiação elétrica da instalação, o desenho da rota dos cabos, a elaboração do esquema de iluminação, bem como a rede de tomadas. Em seu trabalho, este especialista deve antes de tudo pensar em como será conveniente e prática a operação da rede elétrica e como será conveniente e seguro para os usuários acessar os elementos básicos da instalação elétrica. Ele planeja todo o seu trabalho levando em consideração o plano de outras utilidades (encanamento, abastecimento de água, ventilação, etc.).

O eletricista, por sua vez, é "afiado" para a manutenção de redes elétricas. A descrição de seu trabalho inclui a substituição de interruptores e tomadas com falha, conserto da fiação elétrica, etapas simples para melhorá-la e desligamento do circuito. Ou seja, sua finalidade é manter a fiação em condições de funcionamento e evitar a ocorrência de sua quebra. Este especialista não é obrigado a fazer planos - ele deve, pelo estalo no painel, determinar quais são os problemas e pelo piscar da lâmpada, estabelecer a origem do mau funcionamento.

Acontece que um eletricista não consegue fazer o trabalho de um eletricista e vice-versa. Claro, sempre há generalistas especialistas. Mas na maioria dos casos, as funções-chave são, no entanto, definidas para certos tipos de atividade profissional. Além disso, até as ferramentas de um eletricista e de um eletricista são diferentes. Assim, o conjunto de ferramentas necessárias para realizar seu trabalho como eletricista ocupará a maior parte do seu quarto - você precisa de perfuradores, perseguidores de parede, aspiradores de pó, escadas, escadas, bem como todos os tipos de caixas de ferramentas. O eletricista carrega tudo o que precisa em uma pequena mala no ombro.

Responsabilidades

Na ETKS, são estabelecidas as principais funções laborais dos eletricistas. As funções deste especialista incluem:

  • preparação de equipamentos elétricos, ferramentas, bem como consumíveis, vários fechos e equipamentos adicionais (será necessário se o trabalho for realizado em altura considerável ou, por exemplo, subterrâneo) para completar a instalação do sistema elétrico;
  • efetuar as operações de montagem com a observância obrigatória das normas de segurança;
  • instalação de sistemas e equipamentos elétricos em estrita conformidade com projetos aprovados;
  • ajuste de sistemas elétricos, estruturas de medição e teste;
  • eliminação das consequências perigosas de emergências e quebras na rede elétrica em um curto espaço de tempo;
  • controle sobre o correto funcionamento dos dispositivos elétricos, bem como o cumprimento pelos usuários dos requisitos de segurança durante sua operação;
  • instalação de fontes de alimentação de reserva em uma situação em que haja interrupções na linha de alimentação principal.

Apesar de o eletricista pertencer a um grupo de especialidades de trabalho e por vezes realizar trabalhos subterrâneos ou em altura, não seria inteiramente correcto classificar a profissão como trabalho braçal. O trabalho intelectual, neste caso, é tão importante quanto a implementação direta de todas as ações necessárias.

Os eletricistas profissionais sempre consideram primeiro cuidadosamente as manipulações a serem realizadas e só então as colocam em prática.

Requisitos

Habilidades profissionais

De acordo com as normas profissionais vigentes, a fim de cumprir as funções de eletricista, O candidato a emprego deve ter as seguintes habilidades:

  • experiência na área de reparação e manutenção de equipamentos elétricos;
  • experiência na manutenção de sistemas elétricos;
  • experiência em exercer controle sobre a operação de equipamentos elétricos;
  • habilidades para garantir o bom funcionamento das unidades de produção;
  • experiência em gestão de sistemas de alimentação.

Este especialista deve conhecer as regras e regulamentos de segurança e ser capaz de controlar sua implementação.

Qualidades pessoais

É importante lembrar que a atividade do eletricista é classificada como uma das mais arriscadas para a saúde e a vida. É por isso que um especialista que trabalha com eletricidade deve ser extremamente responsável, muito cuidadoso e extremamente preciso. Além disso, como os eletricistas muitas vezes precisam trabalhar na estrutura das equipes de produção, então a presença de características pessoais importantes como:

  • tolerância ao estresse;
  • simpatia;
  • sociabilidade;
  • atenção aos detalhes;
  • tolerância;
  • a capacidade de encontrar soluções de compromisso;
  • diligência;
  • capacidade de concentração;
  • conhecimento técnico.

Observe que os homens predominam entre os eletricistas. É quase irreal encontrar mulheres nesta posição. Isso pode ser explicado de forma muito simples - o trabalho desses especialistas é considerado fisicamente difícil, portanto, nem todos os adultos e pessoas saudáveis ​​são capazes de lidar com ele.

Combine que, por exemplo, apenas homens muito resistentes e fortes, que se distinguem por uma excelente coordenação de movimentos e absolutamente não têm medo de altura, podem consertar uma linha a uma altitude de cerca de 10 m com mau tempo.

Educação e carreira

Para se tornar eletricista não é necessário ter o ensino superior, basta um secundário especializado. Além disso, pode ser básico ou profundo. Porém, há bastante formação em especialidades que de alguma forma estão ligadas a este perfil e que proporcionam os conhecimentos necessários. Os futuros eletricistas podem ser treinados nos seguintes programas:

  • engenharia elétrica e engenharia de energia;
  • eletricista de equipamentos elétricos e redes de energia;
  • eletricista ajustador;
  • instalação e adaptação de equipamentos elétricos para edifícios civis e industriais.

Em outras palavras, é necessário olhar quais áreas afins são oferecidas pelas escolas técnicas e faculdades no local de residência e fazer uma escolha a partir dos programas propostos. Normalmente, o treinamento é realizado na base de 9 ou 11 anos de escola. Assim, tem a duração de 1 a 4 anos, sendo possível a formação a tempo inteiro e a tempo parcial.

Para entrar no ensino médio, você não precisa ser aprovado em exames - a pontuação média do certificado é suficiente.

Local de trabalho e salário

Na verdade, um eletricista pode se autoatualizar como profissional sempre que for necessário pessoal técnico familiarizado com a instalação, ajuste, operação e reparo de equipamento elétrico, incluindo navios e aeronaves. Normalmente, trata-se de objetos de construção, associações de proprietários e sociedades de gestão de habitação e serviços comunitários, empresas que prestam serviços de reparação. O valor da renda do eletricista depende diretamente de quanto trabalho ele realiza. Na maioria dos casos, um especialista competente neste campo tem todas as chances de assegurar um nível de remuneração muito decente para si mesmo.

Se contarmos com os dados dos sites de emprego, então, em média, o salário de um eletricista em nosso país varia de 25 a 100 mil rublos, enquanto nas regiões da capital começa a partir de 40 mil rublos. Se desejar, um especialista em eletricidade pode aumentar seu nível de competência e se candidatar a salários mais altos.

Além disso, após vários anos de trabalho, pode ingressar na universidade, obter um ensino superior e, graças a isso, as consequências de assumir o cargo de contramestre ou de engenheiro de instrumentação e controle em uma empresa da qual faça parte, ou até abrir sua própria empresa.

Sobre quem é o eletricista e o que ele faz, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa