O que um guia deve saber e ser capaz de fazer?
Parece a muitos que trabalhar como guia não requer conhecimentos, habilidades especiais e qualquer pessoa pode se envolver nesta atividade. E só depois de mergulhar nos meandros da profissão representada, fica claro o quão difícil é realizar excursões, comunicar-se com turistas de diferentes nacionalidades e ser capaz de encontrar uma abordagem para eles.
Peculiaridades
Até o final da década de 60 do século XX, como tal, não existia a profissão de guia turístico na União Soviética. Suas funções eram desempenhadas por amadores e entusiastas gratuitamente. Na maioria das vezes, professores de escolas, professores de universidades e funcionários de museus estavam envolvidos na realização de excursões.
Às vezes, para supervisionar grupos de turistas estrangeiros, eram atraídos estudantes e cidadãos que conheciam as características históricas de sua cidade. E só em 1969 foi decidido desenvolver o turismo e turismo na União.
Hoje, guia é a pessoa que mostra aos turistas os pontos históricos da cidade. Ele não deve apenas falar sobre pontos turísticos e organizar refeições, mas também ser capaz de planejar adequadamente uma programação de visitas a museus e locais culturais. Com um guia, é muito mais interessante conhecer obras-primas da arquitetura, visitar exposições, visitar galerias e muito mais. Para uma comunicação confortável com turistas de outros países, o guia deve falar vários idiomas.
Frequentemente, os guias turísticos são confundidos com guias turísticos. Muitos acreditam que esses nomes falam da mesma profissão. Na verdade, não é esse o caso.
Guia e guia turístico são dois trabalhos diferentes com características semelhantes. Seguindo o padrão da profissão, eles realizam excursões aos pontos históricos da cidade, levam os turistas aos museus e os apresentam aos monumentos arquitetônicos. Um guia é uma pessoa que não é uma unidade padrão das agências de viagens. Suas funções incluem um passeio turístico de um grupo de turistas aos pontos turísticos da cidade. Mas o mais importante, ele deve acompanhar os estrangeiros supervisionados durante todo o passeio.
Do ponto de vista teórico, um guia e um guia turístico são diferentes um do outro. Na maioria das vezes, o guia tem grande conhecimento e visão ampla. Mas os guias são especialistas altamente qualificados em questões estreitas. Alguns estão bem cientes da história detalhada da Renascença, outros têm conhecimento da direção cósmica. Muitas vezes, os guias que decidem mudar de ocupação consideram o trabalho de um guia e vice-versa.
Responsabilidades
Os deveres de um guia incluem muitos requisitos que são detalhados na descrição do trabalho.
- Procure por materiais históricos com seu estudo posterior. Os guias costumam passar seu tempo livre nos arquivos da cidade.
- A pessoa deve melhorar constantemente suas habilidades oratórias, aprender novas técnicas para suas histórias. Ser capaz de responder a perguntas e, o mais importante, não ter medo de falar em público.
- O guia deve conhecer informações detalhadas sobre o grupo de turistas, o horário de chegada ao local. Ele é obrigado a encontrá-los, para se certificar de que ninguém fica atrás do grupo. O guia deve guardar documentação, preencher protocolos de eventos.
- Sua responsabilidade é desenvolver a rota mais conveniente para a excursão.
- O guia é obrigado a falar com entusiasmo sobre as exposições em um museu ou estruturas arquitetônicas para despertar o interesse dos turistas.
- Ele deve informar os turistas sobre as medidas de segurança e cuidados ao conhecer as exposições.
- O guia é obrigado a dar resposta aos turistas a qualquer pergunta, exceto as pessoais.
- As funções do guia incluem o preenchimento dos documentos relevantes.
- Se o turista se ferir ou se sentir mal de repente, o guia é obrigado a prestar-lhe assistência médica, bem como a chamar um médico ou levá-lo ao hospital mais próximo.
- O guia deve ser psicologicamente estável e, em caso de situações imprevistas que ponham em risco a vida dos turistas, poder evitar o pânico e chamar os serviços adequados.
- Ao final da excursão, o guia deve organizar a saída dos turistas, verificar se possuem documentos, ingressos, fundos.
O cumprimento da norma profissional é um indicador de competência, o que torna o candidato ao cargo de guia um especialista de alto nível.
O que devo saber e ser capaz de fazer?
As pessoas que decidem se dedicar à profissão de guia turístico devem ter muitos conhecimentos e habilidades:
- conheço perfeitamente várias línguas estrangeiras;
- ter formação superior em humanidades;
- ser capaz de encontrar uma linguagem comum com estranhos;
- ser bem versado nos tópicos das excursões;
- conhecer a história local, etnografia, estudos culturais e outras ciências semelhantes.
Existem certos requisitos para pessoas que desejam ocupar a posição de um guia turístico. Eles devem ter o talento para expressar corretamente e formular claramente seus próprios pensamentos.
- Essa pessoa deve pronunciar palavras difíceis com clareza, ser capaz de enfatizar, manter o estilo de falar e não usar palavras parasitas.
- Forneça informações de maneira compreensível, sem apresentar dados históricos em termos complexos. Você não pode usar palavras obsoletas que estão fora de uso.
- Para despertar o interesse dos turistas, o guia deve apresentar as informações de forma expressiva. É permitido o uso de epítetos, metáforas e alegorias.
- É estritamente proibido usar palavras que não correspondam à linguagem literária.
Vale ressaltar que o especialista em excursões é obrigado a monitorar constantemente sua fala.O uso de palavras e frases vazias desnecessárias diminui o interesse do público turístico.
Que qualidades ele tem?
Além das aptidões e aptidões profissionais, um guia turístico deve ter certas qualidades pessoais.
- Tenha uma grande imaginação e seja capaz de pensar figurativamente. Possuindo tais qualidades, o guia pode descrever objetos que estão distantes, simplesmente imaginando uma imagem em sua cabeça.
- Uma qualidade pessoal importante é o preconceito. As pessoas que o possuem transmitem habilmente suas opiniões ao público.
- O guia deve ser eloqüente. Essas pessoas encontram facilmente as palavras necessárias para sair de situações fora do padrão.
- O propósito é uma qualidade especial. Isso sugere que a pessoa está pronta para melhorar e melhorar seu status profissional.
- A aparência do guia deve ser elegante, modesta, mas não repulsiva.
Educação
Para se tornar um guia turístico é necessário obter uma educação, que é ministrada nas faculdades de história das universidades na especialidade "História e Museologia". Tendo recebido educação superior, os graduados universitários passam cursos adicionaisonde aprendem as complexidades da profissão. Disciplinas obrigatórias para passar no Exame de Estado Unificado para admissão na Faculdade de História - história, russo, estudos sociais. Em alguns casos, os guias são pessoas que concluíram apenas cursos especiais. No entanto, seu trabalho não é permitido em todos os lugares.
Se uma pessoa deseja se tornar um guia profissional e receber um salário digno pelo seu trabalho, deve passar por várias etapas de treinamento.
- Conclua a universidade e receba um documento que comprove o ensino superior. Ao mesmo tempo, você precisa estudar simultaneamente línguas estrangeiras.
- Tendo um documento que comprove a graduação na universidade, você pode ir para cursos de especialização para formação avançada, trabalhando na base de museus.
- Após aprovação nos exames de aptidão, o guia recebe o credenciamento para a realização das atividades.
Onde funciona?
Guias profissionais são muito procurados em grandes áreas metropolitanas e cidades turísticas... Mas não se esqueça disso este é um trabalho sazonal... Não é difícil conseguir um emprego nesta posição, apenas a maior parte do trabalho com o lucro correspondente cairá na primavera e no verão. O avanço na carreira é diferente para cada especialista. Se você tem a experiência necessária e um pequeno capital inicial, pode abrir sua própria agência de viagens, onde trabalharão vários guias.
A questão salarial depende de muitos fatores.... Atraindo turistas da rua, o lucro diário pode ser de 2,5 a 3 mil rublos. Se o guia trabalha para uma empresa, sua renda mensal, levando-se em conta as gorjetas, é em média de 80 mil rublos. Os especialistas que representam agências de viagens ou hotéis sob um acordo recebem cerca de 2 a 3 mil rublos por dia. Segundo sua descrição, esse tipo de trabalho é mais simples e agradável. São poucos os turistas, a cada segundo dá uma dica. A coisa principal - obter uma licença para conduzir tais atividades... Pois bem, se o guia for enviado ao exterior como acompanhante de turistas, sua diária aumenta em 2, ou até 3 vezes. Mas os requisitos para esses candidatos são muito altos e a competição é sentida muito mais forte.
Recomenda-se iniciar carreira no Museu do Estado. Talvez os primeiros passos no trabalho pareçam enfadonhos e enfadonhos. Você terá que percorrer diferentes corredores, liderar grupos de pessoas e falar sobre a cultura de diferentes épocas, como um professor universitário.
Mas este é apenas o primeiro passo, além - mais. Diversas certificações, e sua habilidade já atende ao padrão profissional, e você poderá liderar grupos de turistas estrangeiros.