Uma visão geral das profissões antigas
Desde o surgimento da sociedade, as pessoas passaram a dominar diversos campos de atividade, que mais tarde ficaram conhecidos como profissões. A lista de ocupações antigas é parcialmente diferente da moderna, mas também contém o que sobreviveu até hoje. Para uma melhor compreensão da vida e da vida daquela época, vale a pena estudar os ofícios e atividades que pessoas de diferentes idades praticavam na antiguidade.
Zolotar é a profissão mais antiga
Uma das profissões mais antigas e importantes do planeta é a ourivesaria. A primeira atividade de trabalho não teve muitas vantagens, mas foi de extrema importância para a sociedade daquela época. Apesar de um nome tão bonito, trata-se da extração do salitre por meio da coleta de esgoto e outros resíduos. Outro nome para a profissão é "portador de merda". Devido ao fato de que nos tempos antigos era necessário ter pólvora para defesa, ela teve que ser obtida de uma forma muito difícil e demorada.
Os ourives recolhiam esgoto, aliás, melhor que o humano, enchiam-nos de contentores ou galpões especialmente criados, juntavam lixo variado, palha, carniça e tudo o que estava à mão, depois cobriam tudo com relva e esperavam vários anos até que a composição adquirisse as qualidades necessárias. Para melhores resultados, o conteúdo era regularmente regado com urina. Assim, a massa começou a fermentar, liberando amônia, o que acabou possibilitando a obtenção do salitre.
A composição assim obtida foi lavada e seca. A um custo colossal, o resultado foi uma quantidade muito pequena de nitrato. Devido ao valor especial desta substância, os ourives eram bem recebidos pelo seu trabalho difícil e fedorento.
Aos poucos, a ciência foi se desenvolvendo e, além do nitrato usual, passaram a extrair mais potássio, adicionando cinzas no processo produtivo. Esse aditivo era muito mais limpo e conveniente, principalmente para a produção de pólvora.
Antigas especialidades do mundo
Algumas das profissões mais antigas que existiam no Egito, Grécia e Roma são as seguintes.
- Organizador de orgia - preparação de vários eventos e celebrações para pessoas importantes. A tarefa desses trabalhadores incluía encontrar um lugar para um evento, comprar comida, selecionar meninas para um passatempo agradável. Essa profissão não era muito apreciada, mas era muito procurada.
- Sterkorarius - a primeira e uma das profissões mais importantes da Idade Média, que consistia na limpeza da rede de esgotos individual de cada casa. Como o trabalho era extremamente desagradável, não havia muita gente disposta, mas o trabalho era pago com dignidade.
- Enlutado - a segunda profissão mais importante, que se originou entre os egípcios e encontrou sua continuação entre outros povos. Os deveres dos enlutados incluíam discursos e gritos pelos falecidos, eles tinham que chorar e lamentar durante os serviços fúnebres.
- Ginásio - a terceira profissão mais importante, que consistia na educação e no desenvolvimento de atletas. Na Grécia antiga, o esporte era uma ocupação popular e de prestígio, portanto o desenvolvimento de um corpo bonito e forte era considerado uma ocupação importante e difícil.
- Escriba - a única ocupação que não foi herdada. O representante da profissão estava empenhado em reescrever documentos importantes, livros divinos. A profissão foi muito respeitada e possibilitou a ruptura com o serviço.
- Ladrão de cavalos - uma antiga profissão cigana, que consistia em roubar um bom cavalo e usá-lo quando necessário na vida cotidiana, ou trocá-lo por dinheiro.
É impressionante a variedade de profissões antigas, muitas delas obsoletas há muito tempo, mas há aquelas que se transformaram e ainda são necessárias e necessárias.
Cabeleireiro
Os cabeleireiros são uma das profissões mais antigas. Como havia um culto à beleza na Grécia e na Roma antigas, os nobres tentavam se enfeitar com todos os métodos possíveis. Os cabeleireiros aperfeiçoaram a arte de trabalhar com o cabelo, criando novos e interessantes estilos de cabelo, que sobreviveram até hoje.
A ocupação mais difícil naquela época era a tintura de cabelo, já que o pigmento corante era extraído de plantas naturais: nozes, minerais e outros elementos. Os deveres de um cabeleireiro incluíam a criação de enfeites de cabelo e tecê-los no cabelo.
Nomenclater
Outra profissão antiga e importante, cuja essência foi reduzida a memorizar tudo o que acontece em torno de uma pessoa nobre. Na nomenklatura, eles levavam servos com boa memória, para que se lembrassem de todos os acontecimentos, pessoas, conversas e qualquer coisinha que ajudasse a construir conversas de negócios corretamente, conduzir negócios com vários nobres, chefes militares e outras pessoas que interagiam com um pessoa nobre.
No mundo moderno, um eco dessa profissão pode ser visto na posição de uma secretária que se lembra de tudo que você precisa, acompanha os convidados e planeja todos os eventos importantes.
Escravagista
A profissão mais antiga, que consiste em encontrar escravos e mantê-los... Comerciantes de escravos participaram das hostilidades, capturando civis e escravizando os prisioneiros. O perigo de tal ocupação é que muitas vezes as pessoas tentavam escapar e às vezes podiam organizar um motim, que terminava em vítimas de ambos os lados. Ainda existem traficantes de escravos, eles podem ser encontrados na Mauritânia, no Haiti, bem como em países do terceiro mundo. A profissão é considerada uma das mais lucrativas, mas não é reverenciada.
Vestais
Uma profissão importante na Roma Antiga, para a qual eram permitidas jovens inocentes que não nasceram de escravas. Suas responsabilidades incluíam mantendo a chama no templo de Vesta... O fogo tinha que queimar independentemente das circunstâncias.Se de repente a chama se apagasse, os trabalhadores que não os seguiam eram espancados até sangrarem. Uma condição importante era a observância da inocência, cuja violação era punível com sepultamento em vida. O trabalho não foi o mais difícil, mas muito responsável e, em caso de violação, as consequências foram gravíssimas.
Enólogo
Uma das profissões mais antigas de Roma era a vinificação. Já em tempos longínquos, as pessoas aprenderam o segredo da produção desta bebida. O trabalho não era árduo e em tempos de paz trazia bons lucros... As desvantagens desta profissão incluem o risco de ir à falência em tempo de guerra ou em caso de cataclismo, quando os arbustos morreram e com eles a colheita.
Uma característica da vinificação daquela época pode ser designada por adição de chumbo à bebida, uma vez que os romanos acreditavam que este componente conferia ao vinho um sabor e aroma especiais. Só mais tarde se soube como esse elemento é prejudicial e perigoso para os humanos.
Dentista
Uma profissão milenar que surgiu pela necessidade de ajudar pessoas que sofrem de dor de dente. Como na antiguidade as pessoas comiam mal, bebiam muito álcool e não seguiam a higiene da cavidade oral, os problemas dentários surgiam muito cedo. Naquela época, não existiam dispositivos especiais para o tratamento de dentes ou poções para aliviar a dor. Em caso de problemas graves, o dente era removido com uma pinça quente. Para diminuir o desconforto, o paciente bebia previamente uma grande quantidade de álcool. A dor de dente foi removida por qualquer meio disponível, era água, sucos de frutas, álcool e muito mais.
Provador
Nos tempos antigos, as tentativas de assassinar governantes não eram incomuns, e a intoxicação alimentar era considerada uma das formas mais simples e eficazes. Para evitar um destino indesejável, as pessoas nobres contratavam provadores para si mesmas.... A tarefa desses obreiros era provar a comida e a bebida destinadas ao governante. Se o provador se sentisse bem, a comida era boa para consumo. A profissão não exigia habilidades e conhecimentos especiais, mas era considerada bastante perigosa, pois a morte podia ocorrer em qualquer uma das refeições.
Informante
A procura de informação existe desde a antiguidade, sempre valorizaram as notícias que ninguém conhecia, mesmo que não fossem verdadeiras. O trabalho do golpista era aprender, ouvir, bisbilhotar algo que será útil para o governante. Eles pagaram bem por novas informações, porque trabalho foi considerado digno, embora tenha havido algumas dificuldades - se o informante sistematicamente trazia notícias falsas, era punido.
Remador
Como nos tempos antigos os barcos eram o principal meio de transporte, os remadores eram contratados para conduzi-los. As pessoas que deveriam garantir um curso rápido e estável do navio eram como escravos, não recebiam pagamento e eram severamente punidos em caso de qualquer desobediência. Como manutenção, os remadores eram alimentados, e um superintendente especial monitorava a qualidade do trabalho e chicoteava se ele não gostasse de alguma coisa.
Arrancador de axila
Antigamente, o culto ao corpo bonito era dominante, porque as pessoas tentavam praticar esportes, parecer atléticas e atraentes. Para que o atleta não tenha mais pelos no corpo que estraguem a impressão de sua aparência, surgiu a profissão de arrancar as axilas. Essa pessoa tinha que eliminar toda a vegetação sob suas mãos e, às vezes, em outras partes do corpo a pedido do cliente.
Como naquela época não havia higiene e perfumaria tão desenvolvidas, o depenador tinha que trabalhar não nas condições mais agradáveis, mas o trabalho era demandado e bem pago.
De outros
Além das profissões da antiguidade descritas acima, outras podem ser notadas.
- Palhaço fúnebre. Esta é uma pessoa especial que deveria divertir todos os convidados do triste evento, enquanto usava a máscara do falecido.
- Buscador dos mortos... Na Europa medieval, durante os períodos de epidemias, havia a profissão de buscador de cadáveres. Uma pessoa especialmente designada ia de casa em casa para verificar os mortos. Assim, foi possível acompanhar o curso da propagação da doença e, se necessário, fechar certas regiões para quarentena.
- Escribas... Essas são pessoas importantes que pertenciam à classe alta da sociedade. A importância do escriba era enorme, visto que essas pessoas tinham conhecimento de aritmética, alfabetização, podiam ajudar o governante em muitos assuntos de estado, participar da manutenção de registros históricos e negociações com outros governantes.
O número de profissões antigas é enorme, muitas se perderam há muito tempo e as informações sobre elas não sobreviveram, mas as que conhecemos deixam claro como as pessoas viviam naqueles tempos distantes, do que gostavam e como trabalhavam.
Profissões russas
Também havia várias profissões na Rússia sobre as quais vale a pena falar. Uma descrição de cada um deles tornará possível entender como as antigas obras russas diferiam das antigas profissões romanas e gregas já conhecidas. Entre as profissões que não existem agora, as seguintes podem ser distinguidas.
- Ourives - uma pessoa que retirou o esgoto quando os tanques de esgoto foram enchidos. O nome da profissão vem da formulação humorística do desperdício - "ouro noturno". A obra não foi reverenciada, mas extremamente necessária.
- Cocheiro - uma pessoa que transportou pessoas de um ponto a outro em trenós ou carrinhos. Com a invenção dos carros e outros meios de transporte, a profissão perdeu sua utilidade.
- Caminhões de barcaça - trabalhadores que foram contratados para a temporada para realizar um trabalho específico. Essas pessoas, entre outras coisas, tinham que puxar grandes barcos, o que era extremamente difícil. Eles recebiam centavos pelo seu trabalho, e o trabalho em si era árduo, portanto, com o tempo, foi cancelado.
- Acendedores de lâmpadas - pessoas que se certificaram de que as luzes da cidade funcionavam corretamente, eles as limparam, incendiaram e apagaram quando necessário.
Se falamos das profissões que ainda existem, embora em número limitado, podemos distinguir as seguintes.
- Oleiro - este é o trabalho antigo mais comum que sobreviveu até hoje. A cerâmica existe desde os tempos antigos, muitos artefatos foram encontrados na era dos antigos eslavos. Acredita-se que a primeira cerâmica foi esculpida por mulheres, já que os homens estavam ocupados caçando. A modelagem de pratos e outros produtos de argila não perdeu sua relevância hoje.
- Ofenya - mascate - um vendedor ambulante que viajava com suas mercadorias. Essa pessoa tinha que ser capaz de falar alto e bonito e vender seus produtos. Agora também existem vendedores ambulantes que estão acenando para comprar seus produtos.
- Seleiro - um operário que fazia antolhos, presos à cabeça perto dos olhos do cavalo, e todos os outros elementos do arreio. Agora a profissão tem pouca demanda, mas ainda continua relevante.
Na Rússia antiga, havia vários artesãos que aperfeiçoavam seu ofício e eram considerados muito procurados. Aos poucos, eles começaram a se distanciar do grande arsenal de obras, o que deu impulso ao surgimento de artesãos. Essas pessoas se especializaram em trabalhos limitados, mas o fizeram bem. Os artesãos faziam produtos e podiam trocá-los por comida como forma de pagamento. O modo de vida das pessoas mudou com o tempo, as profissões foram transformadas, algumas tornaram-se desnecessárias e não reclamadas. O progresso da sociedade leva ao surgimento de algumas obras e à eliminação de outras.