Profissões

O que um engenheiro de som faz e como você se torna um?

O que um engenheiro de som faz e como você se torna um?
Contente
  1. Quem é e o que está fazendo?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Como é diferente de um engenheiro de som?
  4. Requisitos
  5. Educação
  6. Quanto ganha um engenheiro de som?

No mundo moderno, a distribuição do trabalho está cada vez mais se deslocando para o setor de serviços. Uma máquina também pode ser uma "trabalhadora", e uma pessoa é um ser superior, ela deve se envolver em trabalho mental ou criativo. Qualquer uma das profissões atuais pode cair no esquecimento nos próximos vinte anos, mas um engenheiro de som é interessante e bem pago, e certamente não estará em perigo no futuro próximo.

Quem é e o que está fazendo?

Uma das principais características da especialidade é que o trabalho pode ser muito diferente, e esse especialista é procurado em muitas áreas de atividade. Na verdade, o engenheiro de som é a pessoa responsável pela criação das imagens sonoras. Você ouve acompanhamento musical e dublagem em filmes ou programas de rádio, em uma apresentação no teatro - é o engenheiro de som que coleta isso.

Mas a descrição do trabalho de tal funcionário não se limita a este - se não tiver um efeito sonoro pré-fabricado à sua disposição, deve gravá-lo ele próprio, sabendo como reproduzir o som necessário e certificando-se de que a qualidade da gravação está ao nível. Ele também está envolvido no processamento adicional da gravação de som.

O engenheiro de som do concerto está envolvido em outras atividades É o assistente indispensável de um centro cultural, onde costumam acontecer espectáculos ao vivo. Os deveres desse funcionário incluem garantir uma qualidade de som decente, que deve ser ajustada diretamente no modo Ao vivo. A descrição da atividade pode ser semelhante engenheiro de som e no rádio, mas lá ele está frequentemente envolvido em paralelo com o que foi descrito acima - ele cria trilhas sonoras para publicidade, apresenta introduções, batidas e assim por diante, está envolvido em suas gravações e mixagens. Nesse contexto o engenheiro de som pode ser um funcionário em tempo integral e em uma agência de publicidade e em um estúdio de gravação e muitos outros lugares. No mundo de hoje, você não deveria se surpreender com a engenharia de som como freelance.

É melhor resumir a descrição das atividades desse profissional em uma tese. Ele faz o seguinte:

  • seleciona soluções de som;
  • supervisiona a instalação dos equipamentos de áudio em palcos ou estúdios, verifica a regularidade do seu funcionamento, efetua as alterações necessárias;
  • grava e edita faixas de áudio - música e voz, cria fonogramas;
  • responsável pela qualidade da gravação de som ou som ao vivo;
  • ajusta o som em quaisquer eventos públicos ou transmissões ao vivo, certifica-se de que a qualidade da transmissão do som não diminui independentemente do desenvolvimento dos eventos;
  • desenvolve arranjos para composições.

Prós e contras da profissão

Como em qualquer outro trabalho, na profissão de engenheiro de som você pode encontrar características brilhantes e positivas, bem como características com maior probabilidade de serem negativas. Ao escolher uma especialidade, vale a pena entender claramente quais são os prós e os contras, portanto, vamos considerar quais e como. Vamos começar com os benefícios de ser um engenheiro de som.

  1. Trabalho - criativo... Esta não é uma atividade em que suas costas possam ser dilaceradas. Ninguém se torna um engenheiro de som por desespero - este é um sonho para o qual todos vão de propósito.
  2. Existem várias profissões relacionadas. Um engenheiro de som é necessário em muitas áreas, mas ele, via de regra, é necessário. Porém, na hora de buscar vagas, isso não será problema, pois existem cargos semelhantes que podem ser ocupados com uma sólida formação em engenharia. Engenheiro de som e operador de microfone são ideias alternativas de como trabalhar quase profissionalmente.
  3. Teoricamente, há acesso às "estrelas"... A maioria das pessoas vê seus ídolos, na melhor das hipóteses, algumas vezes em suas vidas inteiras, e mesmo assim no palco e a uma distância considerável, e por um dinheiro decente. Seja trabalhando no rádio, em um estúdio de gravação ou em uma prestigiosa sala de concertos, você os verá regularmente, bem na sua frente e até de graça. Mesmo trabalhando em um teatro provinciano, você se comunicará com pessoas interessantes e completas, e não com pessoas comuns.

Tudo isso, é claro, parece muito bom e interessante, mas você não deve se esquecer das deficiências - elas podem ser significativas.

  1. Esqueça o horário de trabalho. A menos que você trabalhe no rádio, pode não ter um substituto. Se o equipamento não estiver funcionando ou você não conseguir gravar a faixa desejada de forma alguma, e a performance já for amanhã, você irá para casa apenas à custa de ser demitido. A agenda pode ser muito ocupada e nem sempre você vai cumprir.
  2. Prepare-se para viagens de negócios ou ganhos modestos. Os melhores engenheiros de som são freqüentemente desmontados pelas próprias "estrelas" para levá-los em turnês de concertos. Esse modo de vida não é para todos, porque nem todos gostam de acordar todos os dias e ir trabalhar em uma nova cidade.
  3. A atividade física substancial é possível. A responsabilidade pelo equipamento e pelo bom som geralmente significa que você mesmo deve carregar todo o equipamento.

Freqüentemente, um engenheiro de som de concerto também é necessário para executar as funções de um carregador, e assim - todos os dias.

Como é diferente de um engenheiro de som?

Como afirmado acima, engenheiro de som é uma especialidade que permite atuar em diversas profissões afins. No entanto, nem em todos os casos os cargos são intercambiáveis, portanto, o requerente deve compreender claramente onde e para quem está se candidatando. Por exemplo, engenheiro de som é frequentemente confundido com engenheiro de som, e essas são coisas perceptivelmente diferentes.

A diferença entre as duas profissões é que o engenheiro de som é uma posição muito menos criativa (e ao mesmo tempo menos prestigiosa).... Se o primeiro for uma pessoa criativa e versada em tecnologia, então o segundo é puramente "técnico". Grosso modo, um engenheiro de som é uma pessoa no painel de controle que monitora o volume do som e do ruído úteis no modo Ao vivo e se certifica de que o primeiro é suficiente e o último é mínimo. Você pode encontrar outras definições da especialidade de um engenheiro de som, e é possível que em algum lugar você aprenda mais do que normalmente é ensinado a um engenheiro de som.

Outra coisa é que um engenheiro de som será facilmente contratado “para uma mudança”, mas se o empregador contratará um engenheiro de som para o cargo de engenheiro de som é uma grande questão, se eles não se conheciam antes.

Requisitos

Para ser um bom engenheiro de som, você deve inicialmente atender a certos requisitos, e estudam muito. Padrão profissional neste caso, consiste em duas partes - qualidades pessoais inatas ou desenvolvidas de forma sustentável, bem como conhecimentos e competências adquiridas durante o treino.

Qualidades pessoais

A atividade de um engenheiro de som está intimamente ligada a sons e música, portanto, é altamente desejável ter ouvido para música e sutilmente sentir a beleza... Somente imaginação rica e boa percepção ajudará a evocar as emoções necessárias nos ouvintes por meio do som, portanto, essas qualidades são muito importantes. O especialista deve se lembrar bem dos sons para ser capaz de reconstruir o que ouviu antes.

Para criar imagens sonoras, o profissional deve ser bastante erudito em todas as áreas, imagine claramente que associações esta ou aquela recepção irá evocar no público. Como a atividade é criativa, ele deve entender que nenhum pico conquistado é absoluto - você sempre pode seguir em frente, você precisa aprender constantemente com os colegas, mesmo que até agora eles estejam ficando para trás.

Ao mesmo tempo, o engenheiro de som também deve simplesmente amar o seu trabalho - só assim ele pode continuar a trabalhar de forma produtiva, apesar da programação irregular e das complexidades da vida de acordo com a programação de shows.

Conhecimento e habilidades

Tendo entrado em uma universidade adequada, você estudará de acordo com um programa aprovado e é improvável que perca algo, mas ainda assim não faz mal saber com antecedência o que você terá que aprender. O trabalho de um engenheiro de som envolve orientação confiante em uma série de áreas específicas do conhecimento. - por exemplo, em acústica e física do som. Esse conhecimento permitirá que você entenda como a forma da sala e o material da decoração da parede afetam o som. Após o treinamento, você aprenderá como nivelar as desvantagens daquelas salas onde você tem que configurar ou gravar som. Com o tempo, isso pode ser usado para seus próprios fins - para a criação proposital de vários efeitos sonoros.

Sem dúvida, um profissional deve se sentir confortável com editores de som para um computador. Programas como Sound Forge, Adobe Audition ou mesmo Fruity Loops serão muito úteis na criação de saltos e protetores de som. Se em sua atividade você ainda conta com um elemento de criatividade e criação independente de trilhas sonoras ou pelo menos arranjo de estranhos, então você não pode prescindir do software apropriado.

Finalmente, o engenheiro de som deve ser capaz de lidar com equipamentos de som e compreendê-los perfeitamente... Para fazer isso, vale a pena conhecer os parâmetros técnicos e capacidades da massa de modelos de consoles, amplificadores, microfones e assim por diante. Mesmo equipamentos novos e de alta qualidade podem produzir som de baixa qualidade - simplesmente porque foram configurados incorretamente, usados ​​da maneira errada ou simplesmente colocados impropriamente.

O profissional deve ser capaz de evitar tais problemas ou resolvê-los rapidamente, caso já tenham surgido.

Educação

Engenheiro de som não é uma profissão na qual você possa entrar do zero e alcançar o sucesso. As tecnologias modernas permitem um treinamento superficial em muitas especialidades em casa, sentado ao computador. Muitas pessoas pensam que se tornar um engenheiro de som pode ser tão fácil - dominar vários editores de áudio e aprender a colar faixas neles. Em princípio, em algum nível mínimo, isso será suficiente, mas uma pessoa que sonha com um título de alto nível de engenheiro de som dificilmente se vê como um DJ em um simples clube ou um assistente de brinde em casamentos. Quanto a planos sérios para uma carreira, para o bem de sua implementação, você terá que ir para a faculdade e obter um ensino superior.

Deve-se notar que vários cursos especializados não terão um efeito positivo sobre seus clientes potenciais.... Talvez os professores lá sejam muito bons e vão te ensinar como usar o equipamento, mas o documento que vão emitir não vai convocar. Um empregador nesta área nunca irá correr riscos e permitir que uma pessoa com uma "crosta" duvidosa faça um trabalho tão responsável, e ele simplesmente não pode verificar um potencial empregado em condições ociosas. Pela mesma lógica, não faz muito sentido ir para a faculdade - em prol de perspectivas dignas, deve-se dar atenção apenas às universidades. Lá você aprenderá assuntos complexos e específicos como, por exemplo, a física do som, e se tornará um verdadeiro profissional.

Não pense que engenheiro de som é ensinado apenas em Moscou - em qualquer grande cidade existe uma universidade que oferece a oportunidade de estudar uma especialidade. É necessário enfocar aquelas instituições de ensino onde existem departamentos de música, teatro ou, em geral, de criação. Os diplomas de maior prestígio serão dados por gigantes como a Universidade Estadual de Moscou, Universidade Estadual Russa de Humanidades, Instituto de Arte Contemporânea, Academia Russa de Música. Gnesins, Conservatório de Moscou Tchaikovsky. No entanto, a lista não termina aí.

É melhor esclarecer em cada universidade individual sobre quais disciplinas você precisa fazer os exames de admissão - os requisitos podem mudar de ano para ano e dependendo das especificações da instituição.

Quanto ganha um engenheiro de som?

A criatividade é ótima, mas as pessoas geralmente vão trabalhar por causa de um salário. O engenheiro de som recebe, para dizer o mínimo, de maneiras diferentes - tudo depende de como você consegue "romper".

O salário médio russo de um engenheiro de som geralmente varia entre 35-60 mil rublos, mas não se deve sonhar com esse dinheiro imediatamente. Em algum lugar da província, um recém-chegado pode facilmente obter 15 mil, e uma grande cidade lhe daria mais, mas ainda não muito - 20-30 mil. Tendo adquirido experiência de trabalho, você pode conseguir 30-50 mil - muito depende de onde exatamente você se instalou, em um teatro convencional, uma casa de cultura ou um estúdio de gravação. Profissionais no auge do sucesso, trabalhando com marcas discográficas, estúdios de cinema ou músicos famosos, podem ganhar muitas vezes a quantia listada.

Freelancing na indústria geralmente não permite estimar adequadamente o salário com antecedência - tudo depende do tipo de trabalho que você está pronto para realizar, de quantos pedidos você consegue receber e concluir. Quanto às atividades de um DJ-engenheiro de som, você pode contar com 1-3 mil rublos por turno, mas, novamente, tudo depende do nível de sua fama e do prestígio do local onde você se apresenta.

sem comentários

Moda

a beleza

casa