Profissões

Qual é a diferença entre uma profissão e uma especialidade?

Qual é a diferença entre uma profissão e uma especialidade?
Contente
  1. Definição do conceito de especialidade
  2. O que é profissão?
  3. As principais diferenças

Todas as pessoas estão familiarizadas com os termos "profissão" e "especialidade", mas quando surge a questão, qual é a diferença entre eles, mesmo um adulto não será capaz de dar imediatamente uma resposta lógica. As palavras dos professores das instituições de ensino aparecem na minha memória, mas a formulação dos conceitos permanece imprecisa e não revela totalmente a essência. Meninos e meninas também estão bem cientes dessas palavras - elas são freqüentemente usadas na comunicação.

Em particular, os termos tornam-se importantes quando se trata de graduados, pois é hora de orientação profissional para eles. Portanto, preparamos um artigo para você que o ajudará a entender a essência e a diferença desses dois conceitos, além de ajudá-lo a aplicá-los corretamente em uma conversa.

Definição do conceito de especialidade

Este é um conceito bastante restrito que denota um estudo aprofundado de uma profissão. Na verdade, este é um desdobramento de uma tecnologia, ciência, assunto ou ofício específico, tal conhecimento profundo permite que você ocupe posições especiais. Somente aquelas pessoas que possuam a formação necessária, adquiriram qualificações e habilidades para trabalhos futuros, e também receberam um diploma, certificado ou certificado confirmando conhecimentos e habilidades podem obter uma especialidade. Uma especialidade pode estar interconectada com várias categorias de profissões ao mesmo tempo, porque a especialização é uma direção estreita de treinamento em um determinado ofício.

Para tornar mais fácil entender a diferença entre uma especialidade e uma profissão, vamos nos aprofundar nas categorias de emprego. Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que existem vários tipos de profissões, iremos considerar um deles - o técnico - mais detalhadamente.O conceito geral da profissão técnica é dividido em muitas especialidades: torneiros, programadores web, engenheiros ou mecânicos de automóveis. Enquanto estudava na faculdade, todas essas áreas são conectadas por algumas disciplinas comuns, como ciência da computação, física e matemática. O estudo das ciências exatas é comum a todas as profissões, mas quando dividido em especialidades, muitos assuntos aprofundados aparecem. Durante a especialização, os departamentos de arquitetos e mecânicos ministram programas completamente diferentes, embora permaneçam na mesma categoria profissional.

Da mesma forma, você pode descrever qualquer outra categoria de educação, porque profissão é um conceito geral, e especialização é um conjunto de ramos e subcategorias de uma profissão. Aqui estão alguns exemplos da relação entre esses dois conceitos:

  • a profissão de médico compreende as seguintes especialidades: dermatologista, tisiatra, traumatologista, cardiologista, enfermeiro, infectologista e outros;
  • o trabalho do professor é dividido em uma lista de diferentes disciplinas - geografia, história, biologia, matemática, física, economia ou jurisprudência;
  • a categoria de trabalho de serralheiros é dividida em várias subcategorias - encanador, mecânico de automóveis, mecânico, fabricante de ferramentas, serralheiro de reparos de emergência;
  • A educação do programador tem muitas ramificações, como desenvolvedor web, diretor de projeto, testador de programa, programador C ++ ou Delphi.

Ao escolher uma faculdade, universidade ou universidade, você estará familiarizado com dois termos inter-relacionados, como "especialização de estudo" e "direção de estudo".

Para uma melhor compreensão da essência da especialidade, examinemos mais de perto essas duas expressões. A especialização de treinamento significa um conjunto de competências, habilidades e informações que um graduado de uma instituição de ensino superior irá possuir. Os conhecimentos adquiridos lhe permitirão trabalhar em um campo específico de atividade relacionado às qualificações adquiridas.

A direção da educação difere da especialização na medida em que abrange mais conhecimentos da atividade profissional. Simplificando, se a especialização estuda em profundidade apenas uma subespécie da profissão, a direção estuda a área inter-relacionada das subcategorias. Também existem termos como "área de atuação" e "grupo de especialidades". Eles dividem as ciências em várias categorias, como naturais, humanas, educacionais e técnicas.

Este sistema de classificação de especialidades está presente apenas nas instituições de ensino superior.

O que é profissão?

O termo “profissão” refere-se a atividades de trabalho que requerem educação especializada e treinamento prático. A atividade profissional exige que o funcionário possua determinados conhecimentos e habilidades que são adquiridos em instituições de ensino especial ou durante o treinamento prático independente. Você também pode dominar uma profissão e melhorar suas qualificações em empresas que concordam em treinar novos funcionários.

Vamos examinar mais de perto a essência desse conceito.

  • O termo denota uma lista de habilidades, aptidões e competências que uma determinada pessoa possui. A palavra é usada em diferentes expressões, por exemplo, "A filha se formou na universidade e adquiriu a profissão de veterinária" ou "Sua profissão é professora".
  • A comunidade de profissionais é um círculo de pessoas engajadas em uma atividade específica, e é uma profissão semelhante que os une. Essas pessoas têm objetivos, habilidades, interesses e qualificações semelhantes.
  • A profissão de que uma pessoa precisa tem uma gama de trabalho bastante restrita - isso torna a vida mais fácil, melhora a qualidade do trabalho e abre a oportunidade de desenvolver e viajar. Essa natureza limitada da atividade se deve à introdução da divisão do trabalho - não é necessário estudar muitas profissões, porque há uma oportunidade de solicitar serviços ou comprar bens criados na produção em massa.
  • Ocupação - Este contexto descreve a profissão como um tipo de trabalho.

Conforme mencionado acima, o emprego é dividido em vários tipos, com base no uso geral, semelhanças na base educacional e resultados de aprendizagem. As categorias são pedagógica, médica, construção, técnica e econômica. Cada tipo contém muitas profissões diferentes, por exemplo, economista, arquiteto, professor, médico, tradutor ou advogado. Cada categoria de ocupação passa por uma especialização profunda - isso significa um estudo detalhado de algumas das nuances do ramo da profissão. Por exemplo, a direção médica geral é dividida em um grande número de especialidades, como cirurgiões, terapeutas, dentistas, psiquiatras e muitos outros.

As principais diferenças

Pelo que você leu, você pode entender que a principal diferença entre os dois termos está na quantidade de informações. Uma especialidade é uma área restrita de educação em subcategorias de ocupações. O termo “profissão” difere por revelar mais os rumos do estudo, esse conceito é geral, sem entrar em detalhes. A diferença entre esses dois conceitos é claramente ilustrada por exemplos de especialização em diferentes profissões, por exemplo, o nome geral "médico" oculta subcategorias de pediatras, oftalmologistas, auxiliares de laboratório, venereologistas ou ortopedistas.

Além disso, uma diferença importante é que para adquirir uma profissão, basta realizar exercícios práticos ou treinos. Desta forma, você pode aprender um trabalho simples - ser garçom, vendedor ou faxineiro. Mas, para obter uma especialidade, o candidato deve fazer um treinamento em uma faculdade ou universidade e receber um documento que comprove suas qualificações. O diploma de melhoria do nível de conhecimento não terá validade em todo o lado - dá vantagens apenas nos territórios limitados pelo documento. A especialização depende fortemente da posição que você gostaria de ocupar: muitas vezes, os cargos de liderança exigem um conhecimento profundo em seu campo de atividade.

Depois de entender os termos "especialidade" e "profissão", também será aconselhável se familiarizar com os conceitos relacionados, como "especialização", "qualificações" e "posição". Se você estudar todas as expressões detalhadamente, ao procurar uma instituição de ensino durante uma conversa, com certeza não se confundirá com as palavras.

Vamos nos familiarizar com a terminologia com mais detalhes.

  • Especialização - o termo refere-se ao próprio processo, durante o qual um aluno obtém as qualificações no âmbito do seu departamento. Aqui estão alguns exemplos de especialização dos médicos:
    1. para os terapeutas, é um aprofundamento no estudo das doenças do trato respiratório, gastrointestinal e do sistema cardiovascular;
    2. para Otorrinolaringologia - treinamento em diagnóstico de patologias de ouvidos, nariz, garganta, pescoço e cabeça;
    3. para um traumatologista - adquirir conhecimentos sobre o tratamento de doenças e lesões do sistema músculo-esquelético humano.
  • Qualificação - Este é o nível de habilidade adquirido por um aluno ou funcionário durante o treinamento ou trabalho. O grau de conhecimento profissional pode ser melhorado ao longo da vida com a ajuda de cursos de treinamento especiais. Isso vale para as profissões que mudam muito com o progresso.
  • Posição - este conceito denota a posição que um funcionário ocupa em uma empresa ou instituição. Dependendo do cargo, o empregado deve cumprir determinadas obrigações trabalhistas previstas no contrato de trabalho.

Para consolidar o conhecimento adquirido sobre os termos, sugere-se a leitura da frase contendo cada um deles: “Antonina se formou na faculdade com a licenciatura em“ professora da disciplina ”e passou na especialização“ professora do ensino fundamental ”, depois recebeu a qualificação“ professora de matemática ”E conseguiu um emprego na escola para um cargo de" professor de matemática "pela profissão" professor ".

sem comentários

Moda

a beleza

casa