Qual é a diferença entre um mecânico de automóveis e um mecânico de automóveis?
Hoje é difícil encontrar uma família que não tenha carro, algumas podem até ter mais de um. Eles precisam ser monitorados e reparados em tempo, manutenção ou falhas realizadas dentro de um determinado período de tempo, mesmo que o carro seja novo. E se já estiver em operação, será necessário entrar em contato com uma estação de serviço para verificar o seu estado. E é lá que o dono do "cavalo de ferro" terá que se encontrar com um mecânico de automóveis e um mecânico de automóveis. “Como eles são diferentes um do outro?” Você pergunta. Vamos descobrir.
Como as responsabilidades são diferentes?
Um carro não é um luxo, mas um meio de transporte. Mas às vezes ele falha com seu dono e se decompõe, para simplificar, se decompõe. E então a estrada nos leva ao serviço de automóveis. Nesse caso o primeiro especialista que inspecionará o veículo para solução de problemas é um mecânico de automóveis... Mas usualmente ele não trabalha sozinho e pede ajuda a um mecânico de automóveis. Parece que os dois trabalham na mesma área e têm o mesmo perfil - conserto de automóveis. Mas ainda há uma diferença.
Um mecânico de automóveis é um especialista que gerencia o processo de reparo, e um mecânico de automóveis segue diretamente as instruções do chefe. Em suma, o primeiro é o cérebro do processo e o segundo são as mãos. A partir dessa definição, distribuem-se as responsabilidades desses especialistas.
O mecânico de automóveis precisa saber dispositivo dos carros, suas funções incluem um conhecimento profundo dos princípios do motor e de outros componentes complexos do carro. Ele é obrigado:
- inspecione cuidadosamente o carro que chegou para conserto;
- aceitar um pedido de emprego;
- diagnosticar;
- ser capaz de realizar uma reparação completa do motor;
- realizar reparos e ajustes de unidades e mecanismos do veículo;
- manter documentação e elaborar obrigações de garantia;
- controlar o processo de realização de trabalhos por um mecânico.
O serralheiro para conserto de automóveis tem um foco completamente diferente. Ele pode ser o pau para toda obra em um pequeno serviço ou ter uma estreita especialização em uma grande oficina. As funções de um mecânico de automóveis incluem:
- a capacidade de usar equipamentos especiais e diagnosticar a condição de um carro;
- Manutenção e reparo;
- inspeção do carro e identificação de avarias;
- compreender os tipos de lubrificantes e aplicá-los corretamente;
- conhecer todos os tipos de combustíveis adequados para automóveis.
Há mais uma diferença entre essas especialidades - isso é educação.... Você pode se tornar mecânico de automóveis após concluir o ensino médio especializado, ou seja, ingressar em uma escola profissionalizante após o término da escola e concluir um curso de estudos em nove meses. Para se tornar um mecânico, você precisa entrar e se formar em uma faculdade (escola técnica) da direção correspondente.
E, por fim, a diferença mais importante é uma parcela maior da responsabilidade do mecânico de automóveis, pois a saúde e a vida do cliente dependerão da forma como forem realizadas as reparações e do controle sobre as mesmas. Ele confiou o carro a um especialista, esperando que tudo seja feito no mais alto nível.
Diferenças nos requisitos
Essas especialidades têm uma série de requisitos semelhantes, uma vez que os representantes dessas profissões trabalham ombro a ombro. Os desejos gerais incluem:
- observação;
- desenvoltura;
- a capacidade de tomar as decisões certas em situações difíceis;
- boa saúde, pois você tem que trabalhar muito e nem sempre em condições confortáveis;
- precisão, responsabilidade e diligência.
Requisitos mais elevados são impostos ao mecânico de automóveis, afinal, ao contrário do mecânico de automóveis, ele se comunica constantemente com o cliente. As pessoas que vêm ao serviço devem ficar satisfeitas após se comunicarem com ele. Ele deve ser atencioso e diplomático, ouvir todas as reclamações sobre o funcionamento do carro ou defeitos na carroceria, ser competente na seleção de peças de reposição, ter um bom conhecimento do motor e das características de cada tipo de carro. Ele precisa preencher a documentação técnica de forma competente e correta.
O mecânico de automóveis, como já foi mencionado, é um especialista de perfil mais restrito e costuma atuar em uma direção... Isso pode ser reparo do corpo, eliminação de defeitos simples, etc.
No entanto, também é obrigado a melhorar constantemente as suas qualificações, saber "de cor" o dispositivo do motor, ser capaz de o diagnosticar, realizar trabalhos de carroçaria de alta qualidade e lubrificar peças e mecanismos.
Qual é a melhor profissão?
Há muitos carros na estrada agora, sem eles tudo simplesmente parará e haverá um colapso. Eles transportam muita carga e passageiros. Reuniões, viagens, movimentos do dia a dia - tudo isso já está virando rotina. Conseqüentemente, os veículos são expostos a cargas pesadas e, como resultado, quebram. E assim que isso acontece, todo o cronograma entra em declínio e ficamos praticamente desamparados. Portanto, as profissões de mecânico de automóveis e mecânico de automóveis estarão em demanda por um longo tempo.
Nem todos podem consertar carros. Portanto, você precisa amar este negócio. Qual dessas profissões é melhor é difícil dizer. Tudo depende de preferências e qualidades pessoais. Alguém gosta de fazer algo com as próprias mãos e gosta disso, não tem medo do trabalho monótono e do esforço físico. O trabalho de um chaveiro é perfeito para essa pessoa. Alguém Gosto de encontrar e corrigir falhas, me comunicar constantemente com as pessoas, tendo a oportunidade de crescimento na carreira. Essa pessoa, trabalhando como mecânico de automóveis, será mais benéfica.
Não esqueça sobre riscos profissionais, visto que o trabalho de ambos é fisicamente difícil, existe a possibilidade de lesões, inalação de vapores de combustíveis e lubrificantes, ou simplesmente resfriar-se com uma corrente de ar.
No entanto, apesar dos aspectos negativos, representantes dessas profissões sempre têm dinheiro, porque, como mencionado acima, há muitos carros. Este é um trabalho bem pago, sólido e preparado para o futuro com treinamento adicional.
Ao mesmo tempo, deve estar ciente de que, via de regra, o salário de um mecânico de automóveis é inferior ao de um mecânico de automóveis.