Comissária de bordo e aeromoça: descrição da profissão
O material é dedicado à descrição da profissão de comissário de bordo e comissário de bordo.
Prós e contras da profissão
Deve-se salientar imediatamente que o trabalho de um comissário de bordo ou comissário de bordo é bem pago em comparação com muitas outras profissões. Quase todas as companhias aéreas oferecem um pacote social. É um prestígio trabalhar nas aeronaves da Aeroflot e outras grandes empresas. A autoridade e a popularidade são ainda maiores do que a da polícia ou de funcionários do governo, trabalhadores da construção ou médicos. Stewards se aposentam cedo o suficiente.
No entanto, este mesmo momento está associado a uma grave desvantagem da atividade profissional. O fato de os especialistas em aviação se aposentarem relativamente cedo está associado a riscos ocupacionais significativos. Apesar do halo romântico que envolve a aviação, trabalhar nela é muito desgastante e prejudicial ao corpo. Mesmo os meios técnicos mais recentes apenas enfraquecem, mas não eliminam completamente os riscos emergentes. Além disso, voos rápidos e fusos horários variáveis, além de estar constantemente em pé, são fatores prejudiciais inevitáveis.
Viagens regulares e viagens de negócios podem acabar com os relacionamentos, mesmo com os parentes mais frios. Ou, pelo menos, causarão constantemente mais e mais conflitos. Como 2020 mostrou, a profissão de comissário de bordo também é instável. Os colapsos de demanda podem ocorrer de forma muito abrupta e inevitável.
Outra desvantagem é que mesmo que os voos sejam realizados regularmente (e principalmente por este motivo), é extremamente difícil planear o seu dia a dia, pois as instruções da gestão podem intervir a qualquer momento.
Responsabilidades
Do lado de fora pode parecer que o condutor do avião deve ser apenas educado, gracioso, sociável e até mesmo deve explicar coisas diferentes para os passageiros, entregar mercadorias e produtos. Mas não é só isso que as autoridades da aviação exigem. Quem trabalha em qualquer companhia aérea é obrigado a dominar perfeitamente as ações em situações de emergência. Às vezes, ninguém além deles pode fornecer primeiros socorros. Se o avião pousou com urgência longe de áreas povoadas ou caiu, são os condutores que terão que:
- recolher todos os passageiros;
- fornecer a mesma assistência;
- coordenar os esforços de auto-resgate.
Claro, essas situações são muito raras. Mesmo assim, todos os profissionais são treinados para eles. O fato de os comissários de bordo usarem chapéus e geralmente usarem macacões estritamente prescritos também não é coincidência. Isso é tanto uma ênfase na identidade corporativa quanto um aumento na autoridade entre os passageiros.
Mas o trabalho que todo comissário de bordo faz também não termina aí. Eles aparecem a bordo muito antes do fim do embarque ser anunciado. Definitivamente, você terá que verificar o pedido na cabine, verificar se há equipamentos de resgate em todos os locais necessários. Todos os problemas que não podem ser eliminados manualmente requerem notificação imediata do serviço técnico. Quando os portadores de ingressos começam a subir a escada, o trabalho avança para uma nova etapa.
Cumprimente a todos e ajude você a encontrar o lugar certo no salão. Você também precisa ajudar a colocar sua bagagem nas prateleiras. Todo mundo sabe que os comissários carregam comida e bebida durante o vôo. Eles também terão que:
- dar conselhos sobre vários tópicos;
- prestar serviços adicionais (dependendo da situação específica);
- resolver os conflitos tanto quanto possível;
- ser o elo de ligação entre os que estão na cabina e a tripulação de cabina;
- executar procedimentos de segurança de vôo;
- siga os procedimentos de emergência;
- atender pilotos e técnicos no mesmo nível de passageiros da classe executiva;
- manter a limpeza e ordem na cabine (incluindo aqueles lugares onde os passageiros não são permitidos);
- operar adequadamente os sistemas de bordo e de resgate;
- cumprir os padrões de proteção contra incêndio;
- levar em consideração as normas culturais de diferentes países ao se comunicar com a tripulação de cabine e passageiros em voos internacionais;
- elaborar a documentação necessária à realização da obra.
Requisitos primários
Qualidades pessoais
Vale ressaltar desde já que cada companhia aérea estabelece seus próprios padrões de como deve ser o crescimento, e isso não se deve aos caprichos dos diretores, mas às exigências objetivas da aviação. O desvio dos parâmetros padrão de altura e peso corporal torna muito difícil mover-se pela cabine da aeronave. E se em uma situação normal isso ainda pode ser teoricamente tolerável (transformando-se em apenas uma ligeira deterioração no serviço), então em uma situação anormal pode se transformar em problemas desnecessários sérios. Que tipo de pessoas são contratadas, o melhor é descobrir no site de uma determinada operadora.
Mas as características da figura estão longe de tudo o que se espera de comissários e comissários de bordo. Seu trabalho é acompanhado de estresse constante, mesmo quando não há situações de conflito e disputas óbvias. Portanto, mesmo na Terra, eles estão tentando avaliar a resistência ao estresse e eliminar candidatos de acordo com este parâmetro o mais estritamente possível. Afinal, a bordo você não só terá que manter uma psique equilibrada em geral, mas também continuar a trabalhar intensa e escrupulosamente, sem perder nenhum detalhe. No ar, só há espaço para pessoas disciplinadas que sabem cumprir planos e cronogramas com rigor, cumpri-los pontualmente.
Os comissários de bordo devem ser sociáveis e amigáveis. Eles devem encontrar o equilíbrio ideal entre cuidar dos clientes, forçá-los a cumprir seus requisitos e enfatizar a polidez oficial.
A observação é certamente necessária - comissários de bordo desatentos dificilmente são necessários para qualquer companhia aérea.
Além disso, os empregadores verificam:
- audição e visão;
- capacidade de pensar rapidamente e tomar decisões;
- percepção da fala oral (incluindo rápida e difusa);
- a capacidade de alternar a atenção entre vários objetos;
- a capacidade de analisar dados rapidamente;
- flexibilidade emocional;
- o nível de diligência;
- vontade e capacidade de trabalhar em equipa.
Devemos também nos deter nas contra-indicações médicas para trabalhar como comissário de bordo. Eles são quase tão largos quanto para a tripulação de vôo. É estritamente proibido trabalhar nesta posição para pacientes com diabetes e outras doenças endócrinas, mesmo com baixo grau de gravidade. Naturalmente, a proibição se aplica a pacientes com qualquer anormalidade nervosa e mental, para aqueles que têm aparelho vestibular comprometido. Essa profissão estressante é contra-indicada para quem sofre de problemas no coração e nos vasos sanguíneos, no sistema músculo-esquelético e no sistema respiratório.
A lista de contra-indicações também inclui:
- distúrbios convulsivos;
- falta de coordenação;
- medo de altura e / ou espaços confinados;
- distúrbios alérgicos;
- distúrbios da fala;
- problemas dermatológicos e outras patologias que afetam negativamente a aparência (afinal o maestro é a cara da empresa).
Conhecimento e habilidades
Tanto as mulheres quanto os homens que desejam ocupar o cargo de comissário de bordo também devem atender a critérios puramente profissionais. Eles precisam dominar perfeitamente:
- regras básicas para transporte de passageiros e bagagem;
- princípios de operação do equipamento de resgate;
- métodos de resgate em situações de emergência;
- ações que permitem retirar todos os passageiros do avião em 90 segundos;
- integridade dos aparelhos salva-vidas a bordo;
- Inglês (e melhor ainda, outras línguas estrangeiras);
- psicologia;
- informações básicas sobre a cultura, tradições, costumes e o estado atual dos países para onde você irá voar principalmente;
- legislação da Rússia e outros estados importantes no domínio do transporte aéreo, o volume de negócios de bens e valores materiais.
Educação
Como já ficou claro, para se tornar um comissário de bordo ou comissário de bordo, você precisa atender a requisitos muito rígidos. No entanto, isso não significa que apenas intelectuais singulares com aparência de modelo possam ocupar tal posição. Mesmo as pessoas mais comuns têm chances consideráveis de sucesso, se mostrarem a perseverança adequada. O treinamento do pessoal aéreo - homens e mulheres - é organizado em muitas companhias aéreas. Assim, eles preparam imediatamente para si pessoal idealmente adequado para as necessidades internas. Mesmo que o treinamento seja separado da empresa, geralmente é compensado por um treinamento direcionado.
Para entrar em tal programa de treinamento, você terá que passar por uma entrevista e uma comissão médica imediatamente. (mas então você não terá que passar por eles adicionalmente). O curso preparatório dura de 3 a 6 meses. Enquanto os candidatos estão sendo treinados, eles recebem uma bolsa corporativa. No entanto, também há um ponto negativo - após a formatura, você terá que trabalhar 2-3 anos na mesma companhia aérea ou pagar o custo total do treinamento em caso de demissão prematura. É verdade que, para muitas pessoas, isso não é, ao contrário, um ponto negativo, mas um ponto positivo: um dispositivo garantido e a oportunidade de demonstrar imediatamente suas habilidades. Se você tem fundos pessoais gratuitos, você pode entrar na "Escola de comissários de bordo". Mesmo aqueles que não foram aprovados em uma entrevista corporativa são ensinados lá. Existem várias dessas escolas, incluindo as universidades de aviação civil em Moscou e São Petersburgo, e o centro de treinamento em Vnukovo. O custo do treinamento é de 40-60 mil rublos.
É freqüentemente mencionado que os graduados de tais cursos quase garantem um emprego aéreo. No entanto, nem tudo é tão simples - além de obter uma educação, você também terá que passar em exames corporativos adicionais e voar 30 horas com instrutores em aeronaves reais.O ensino superior não é obrigatório para os administradores, mas aumenta drasticamente as chances de encontrar um emprego.
Além disso, a combinação de ensino superior, treinamento em cursos corporativos e proficiência em inglês possibilita a realização de voos internacionais. Aqueles que não atendem a esses requisitos têm permissão apenas para a mensagem interna russa, que é muito menos prestigiosa e pior paga.
Para entrar no centro de treinamento Vnukovo, você terá que pagar pelo menos 48.000 rublos. Importante: para ingressar, é necessário pelo menos se formar na escola no volume de 11 turmas - enquanto os candidatos com menos de 19 e depois de 25 anos serão excluídos. Quem passar na “peneira” de seleção e exame médico terá que estudar por 3 meses. Vale a pena considerar que em Vnukovo eles ensinam apenas aqueles registrados em Moscou e na região de Moscou, e necessariamente - cidadãos da Federação Russa. Os cadetes usam simuladores e procuram trabalho por conta própria.
O centro de treinamento da operadora S7 cobra 45.000 rublos. Mas quem concordar em trabalhar por determinado período de tempo a bordo da empresa poderá estudar gratuitamente e até receber uma bolsa de estudos. Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos. Como no caso anterior, é necessário terminar a escola. As condições para treinar na Aeroflot são um pouco diferentes:
- ao se candidatar a uma vaga na própria empresa, você não precisa pagar por treinamento, mas a taxa será descontada por algum tempo do salário;
- tempo de preparação - 45 dias;
- voos de treinamento reais são fornecidos;
- os cidadãos da Bielo-Rússia podem ser considerados candidatos;
- só são admitidos nos cursos os que tenham, pelo menos, o ensino secundário especializado.
Se um graduado, após concluir seus estudos na Escola de Aviação Aeroflot, quiser conseguir um emprego em outra companhia aérea, terá de pagar pelo menos 60 mil rublos pelo treinamento. Entre as instituições de ensino médio, há apenas uma escola de aviação civil em São Petersburgo. Requer certificados USE em russo e literatura.
Você também pode fazer disciplinas como matemática e russo nos exames de admissão. Isso é feito a pedido dos competidores. Outra opção - também em São Petersburgo - é o centro de treinamento da Agência Federal de Transporte Aéreo.
O salário
Normalmente, os comissários de bordo novatos na Rússia ganham de 15 a 20 mil rublos. Como mencionado, o valor da mensalidade pode ser deduzido, de forma que o valor real da mensalidade às vezes é ainda inferior à média. No entanto, à medida que se ganha experiência, a situação é corrigida. Alguns condutores de ar experientes têm uma renda de mais de 80.000 rublos. Os salários na Aeroflot começam em 40.000 rublos.
Depois de ganhar experiência lá, será possível solicitar o pagamento de $ 1500-1800 (mas isso é em voos externos pela taxa atual). Na comunicação interna, as taxas são mais modestas. É importante notar que os comissários de bordo são pagos com base na região de residência. Portanto, no Território de Altai, a taxa média é de 150.000 rublos. No Território Krasnoyarsk, os administradores recebem 120 mil rublos, na região de Moscou - 106, no Tartaristão - 86, e na República de Altai - apenas 65 mil.
Outras operadoras fornecem esta imagem:
- Utair - até 30 mil;
- S7 - de 25.000 a 70.000;
- Pobeda - cerca de 50.000 rublos para funcionários experientes.
No exterior, a situação é a seguinte (em rublos à taxa de câmbio do início de 2021):
- no Cazaquistão - 120 mil;
- nos EUA - cerca de 200 mil;
- na Alemanha e na Grã-Bretanha - cerca de 150 mil.
Além das recompensas materiais, você pode contar com outros incentivos. Muitas empresas oferecem descontos substanciais aos funcionários em seus ingressos. O seguro saúde voluntário geralmente é pago. Podem ser fornecidas compensações para refeições e acomodação temporária nos pontos de chegada. Além disso, o pessoal aéreo geralmente tem férias garantidas de 70 dias.
Carreira
Acontece principalmente dentro da profissão. Por exemplo, você pode alternar de voos regionais para nacionais e, em seguida, para voos intercontinentais. Ou comece a servir não a passageiros econômicos, mas à classe executiva. Ou mude para uma companhia aérea mais estabelecida. Alguns condutores de ar se tornam chefes de serviços administrativos (mas esse é um tipo de atividade fundamentalmente diferente).
Conclusão: o crescimento da carreira, se houver, é bastante condicional.
Visão geral da revisão
Os próprios comissários de bordo são ambíguos sobre seu trabalho. Muitos deles afirmam que a remuneração não condiz com a complexidade das funções desempenhadas. A maior desvantagem objetiva, além de várias decisões duvidosas da administração, é um cronograma totalmente imprevisível. O intervalo de tempo entre o pouso e a decolagem costuma ser preenchido com treinamento corporativo. As regras de trabalho são muito complexas e muitas vezes se contradizem.
Aos 40 anos, quando o apelo visual não é mais o mesmo, os comissários de bordo costumam ser "espremidos" de seus postos. A vantagem é o emprego formal. O salário é muito bom para os padrões domésticos.
Muito depende da sorte (que colegas e pilotos irão encontrar). Em muitos casos, os passageiros são muito maltratados.