Profissões

Quem é biofísico e o que ele faz?

Quem é biofísico e o que ele faz?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?
  6. Quanto ele ganha?

Na realidade moderna, existem muitas profissões, e entre elas estão ocupações bastante raras e incomuns. Apesar do fluxo de informações recebidas, poucos dos fãs de computador entrevistados responderão à pergunta sobre quem é um biofísico. Pode-se presumir que ele está lidando com formas vivas, mas então o que a física tem a ver com isso? Vamos tentar descobrir.

Peculiaridades

Existem especialidades necessárias para manter a realidade virtual - elas funcionam na World Information Web. Existem também profissões que estudam o mundo circundante, o corpo humano, o espaço, as criações da mente humana. A biologia está empenhada no estudo da atividade vital de todas as formas de existência da vida - processos, interações, interconexões, desenvolvimento e distribuição no planeta. A física é uma ciência que explora as leis da natureza, simples e complexas, estrutura, movimento, aspectos da existência da matéria.

O desenvolvimento do conhecimento humano ao longo do tempo forçou a criação de outras seções da ciência, criadas no período das civilizações antigas, conhecimentos primitivos obtidos com a ajuda de observações subjetivas e instrumentos simples. O aperfeiçoamento gradual do equipamento, a quantidade de informações acumulada abriu caminho para leis, fatos, padrões até então desconhecidos que exigiam sistematização e generalização. Assim, novas seções nas ciências gerais, que com o tempo adquiriram o caráter de um ramo separado, mas por inércia ainda eram consideradas seções dessa área do conhecimento humano.

Você pode imaginar aproximadamente o que um biofísico está fazendo usando uma definição geral - ele estuda o nível biológico de organização da matéria e energia, mais precisamente, como as leis da física agem sobre eles.

Sua profissão não se tornará um conceito menos abstrato para alguém que não se dedica à biologia ou à física. A UNESCO, compilando sua nomenclatura a fim de atribuir dissertações e pesquisas científicas monumentais a um tópico de perfil específico, concedeu à biofísica o título de uma seção de biologia.

Já há muito surgiram matrizes inteiras de conhecimentos acumulados, que não podem ser atribuídos incondicionalmente a apenas uma ciência, daí os inúmeros ramos: biofísica, bioquímica, física matemática. Quanto mais a humanidade aprende, mais amplo é o horizonte de abertura e mais difícil é delinear qual conhecimento pertence a qual setor.

Ora, a biofísica tem três definições principais e, para responder à pergunta sobre a natureza da atividade de um cientista ou profissional, é preciso estudar cuidadosamente a qual delas ela pertence.

  • Se tivermos como certo que este é um ramo da biologia, então ele estuda a vida selvagem. Ela é células, moléculas e o organismo como um todo, e até mesmo a biosfera do planeta. Provavelmente, ele conduz observações e experimentos, generaliza o seu conhecimento e o de outras pessoas para determinar as direções para pesquisas futuras. Para isso é possível e necessário trabalhar com ingredientes naturais, literatura científica, instrumentos e reagentes.
  • Se entendermos por biofísica um ramo da física matemática, o objetivo da pesquisa ainda são os objetos biológicos, mas isso requer conhecimento predominante no campo da matemática moderna, e as informações sobre biologia não interferem. Porque este biofísico considera seus objetos como sistemas físicos não lineares complexos que simultaneamente realizam processos de vida complexos.
  • A definição mais simples e interessante desta ciência é o estudo dos processos físicos em objetos da biologia para revelar a relação entre os mecanismos físicos e suas características biológicas.

A partir daí, ficou claro apenas que se trata de uma especialidade de um cientista, acessível a quem possa tirar conclusões lógicas a partir dos dados obtidos. Ao mesmo tempo, deve saber trabalhar com reagentes, instrumentos, meios técnicos de observação. Não se esqueça do pensamento criativo, concentre-se no seu trabalho e na vontade de descobrir o novo e o desconhecido. Se houver traços de caráter que atrapalhem o trabalho, não será possível avançar nessa área, ganhar fama e até mesmo alcançar um crescimento tangível na carreira.

Os reitores e reitores, em tais casos, dizem vagamente aos candidatos que tudo depende do equipamento e do prestígio de uma instituição científica ou industrial.

Responsabilidades

O aluno que escolhe esta profissão moderna não deve apenas ter conhecimentos de física, matemática e biologia, mas também conhecimentos básicos para a realização de trabalhos de laboratório. Suas dificuldades não param por aí - ele deve expandir o conhecimento já existente e combiná-lo na memória com o novo, obtido em palestras ou por conta própria. Um estudante de biofísica deve definir claramente durante seus estudos com o que deseja trabalhar, pois, embora a biofísica esteja listada nos departamentos de matemática e biologia, ela já é uma ciência inteira, com suas subseções e categorias.

Os deveres de um bioacoustista, bio-óptico, especialista em física médica ou psicofísica, bioritmologia, bioenergética são apenas à primeira vista os mesmos - estudo, experimentos, generalização, conclusões científicas. A profissão pressupõe resultados precisos, dos quais depende muito, um conhecimento profundo de vários assuntos ao mesmo tempo.

O futuro pertence à biofísica, pois é ela quem desenvolve a nanotecnologia, estuda a física das estruturas biológicas, a fotobiologia, busca formas de resolver problemas médicos por meio da modelagem matemática, da modificação genética.

É claro que as responsabilidades de um especialista que se dedica à biofísica molecular, quântica, aplicada, metabólica, médica, teórica, biofísica de sistemas ou habitats complexos serão diferentes. Existem apenas dois caminhos antes de quem escolheu esta especialidade.

  1. Pesquisa científica na área escolhida - observações, experiências, novos conhecimentos teóricos, trabalhos e conclusões para a obtenção de títulos científicos (em segundo lugar) e para a promoção de novas tecnologias super-progressivas. Existem inúmeras áreas de aplicação, pouco conhecimento humano e, nos próximos dois séculos, haverá um espaço ilimitado para pesquisas.
  2. Atividades de ensino - aqueles que têm um tremendo conhecimento e podem apresentá-lo de uma forma simples e acessível aos adeptos recém-formados da ciência em desenvolvimento se voltam para ele. Há pessoas que conseguem combinar o progresso em dois caminhos, mas raramente fazem descobertas que marcam uma época, embora façam seu trabalho árduo. Por outro lado, graças à comunicação com jovens entusiastas, também avançam a ciência, selecionando o pessoal mais valioso para atividades de pesquisa e criando escolas científicas inteiras.

Há também uma terceira via depois de se obter uma profissão - fazer trabalho administrativo, subir na carreira, liderar instituições científicas e educacionais. O valor de tal biofísico são as qualidades que podem garantir o trabalho de pesquisadores e entusiastas, ao mesmo tempo em que entendem o que precisam e como provê-los de tudo isso. É difícil viver sem essas pessoas, e esse caminho pode ser escolhido por alguém que não quer se envolver em experimentos meticulosos ou se comunicar com vários alunos.

Conhecimento e habilidades

Lendo Schrödinger, que esteve nas origens da biofísica moderna, já se pode supor quão extenso o conhecimento deve ser, mesmo entre representantes de uma pequena indústria. Ele levantou apenas algumas questões em seu trabalho "O que é a vida do ponto de vista da física." Desde aquele momento, um exército de milhares de cientistas tem explorado novos e novos grãos de conhecimento, fazendo descobertas globais e conclusões que marcam uma época.

Um biofísico deve saber e ser capaz de:

  • química e física, biologia, físico-química, matemática, incluindo ciência aplicada moderna, como ciências gerais;
  • certos ramos da medicina, pesquisa espacial, modelagem matemática, nanobiologia, etc. que serão úteis para ele na indústria escolhida;
  • para investigar objetos biológicos e se envolver em métodos experimentais precisos, como espectrais, difração, métodos isotópicos;
  • discurso próprio para explicar o que foi recebido aos colegas ou alunos, e uma caneta (teclado do computador) para colocar tudo no papel e resumir o resultado do seu trabalho.

Esta é apenas uma pequena lista de requisitos gerais, o restante será adicionado assim que o aluno se decidir pela área da biofísica que mais o atrai. E serão adicionados novos volumes de conhecimento, métodos de pesquisa, habilidades práticas.

Educação

Na Rússia, há uma extensa lista de universidades onde você pode obter uma especialidade exigida. Só em Moscou, você pode contar uma dúzia, entre eles - o Primeiro Instituto Médico. I.M.Sechenov, MEPhI, Phystech, agora chamada State University, Academia Estadual de Medicina Veterinária e Biotecnologia de Moscou, Baumanka (Universidade Técnica Estadual em homenagem a N.E.Bauman), N.E. N.I. Pirogova.

Existem pelo menos cinco universidades na capital do norte onde você pode obter essa profissão. - State Pediatric Medical University, University of Space Instrumentation, University of Telecommunications. Três instituições educacionais em Kazan, duas em Nizhny Novgorod, uma em cada em Yekaterinburg, Chelyabinsk, Omsk, Samara, Rostov-on-Don, Krasnoyarsk, Krasnodar, Volgograd, Orenburg, Ryazan, Belgorod.

A lista de disciplinas que você precisa fazer no exame e em uma instituição de ensino superior depende da especialização da universidade selecionada, do setor que recebe a preferência e do corpo docente no qual você pretende se inscrever. Por exemplo, na medicina, você terá que fazer física como um exame de perfil, e química, biologia, matemática e ciência da computação adicionais são oferecidas.

As universidades publicam informações para os candidatos nos sites oficiais, realizam Dias de Portas Abertas, tudo pode ser verificado eletronicamente ligando para o telefone de referência, chegando pessoalmente.

Onde funciona?

Sempre há vaga para um bom biofísico. As Universidades Médicas oferecem especialidades em virologia e bacteriologia, direções diagnósticas (funcional, ultrassom), genética e radiologia.

Um emprego pode ser obtido em institutos de pesquisa, instituições de ensino, clínicas de universidades, grandes empresas e associações industriais, tecnológicas, farmacêuticas, produzindo modernos aparelhos para tratamento e diagnóstico. Listando os 6 principais motivos para se tornar um biofísico, o primeiro é sempre chamado de oportunidade de encontrar facilmente um emprego com uma remuneração decente, já que a profissão é difícil e pouco procurada entre os candidatos. Eles são seguidos por outros bônus:

  • um grande número de áreas nas quais você pode trabalhar e se envolver em atividades científicas;
  • é uma profissão rara e exigida, valorizada nos países desenvolvidos;
  • você pode obter um pagamento decente pelo seu trabalho árduo;
  • trabalhar em ambiente descontraído, não associado ao estresse;
  • uma variedade de experimentos permite que você escape da vida cotidiana e se sinta "na vanguarda" da ciência.

A especialidade biofísica obtida pode permitir trabalhar na indústria espacial, a bioinformática é oferecida para trabalhar na indústria farmacêutica, tecnologia da informação, em instituições ambientais, e no instituto de pesquisa de genética.

E esta é apenas uma lista modesta - há uma grande demanda por pessoas com essa formação no mercado de trabalho, e alguns ramos da ciência anunciaram há muito tempo uma escassez de pessoal na área de biofísica.

Quanto ele ganha?

O salário desses especialistas está sempre em um nível decente, superior ao de muitas especialidades solicitadas.... Não existe um valor universal, pois depende de vários fatores: da qualificação do empregado, do cargo, do local de trabalho, da direção escolhida. O crescimento profissional, aliado a valiosas qualidades pessoais, permite atingir um nível salarial elevado e levar um estilo de vida confortável.

sem comentários

Moda

a beleza

casa