Tudo sobre a profissão de bibliotecário
O desenvolvimento integral de uma pessoa está intimamente ligado aos livros, razão pela qual por muitos séculos o trabalho de um bibliotecário foi valorizado na sociedade. Esses profissionais estão sujeitos a padrões e requisitos rigorosos. Infelizmente, com o desenvolvimento das tecnologias da Internet, as possibilidades de implementação nessa direção diminuíram drasticamente.
Descrição
A profissão de bibliotecário é considerada uma das mais antigas do mundo. Seu protótipo apareceu muito antes de nossa era entre os sumérios - foram eles que tiveram as primeiras telhas de barro, nas quais os sinais podiam ser espremidos com cunhas especiais. Foi a primeira linguagem escrita, e esses tablets se tornaram as primeiras coleções de bibliotecas da história. Com a invenção do papiro, o trabalho do guardião desses rolos começou a ser apreciado. As pessoas têm mais oportunidades de acumular, armazenar e organizar informações. A escrita foi especialmente desenvolvida no território do Antigo Egito (sabe-se que Ramsés II tinha cerca de 20 mil papiros).
No início, as coleções eram privadas, por isso as funções de seus tutores eram atribuídas aos escravos. A situação mudou no século 6 aC. NS. na Grécia antiga, quando o tirano ateniense Pisístrato criou a primeira biblioteca pública. A partir daquele momento, a posição de guardiã dos roteiros passou a ser profundamente respeitada e reverenciada pelo povo. No passado, as funções de um bibliotecário eram muito mais amplas do que hoje, não se limitando apenas a armazenar publicações. Assim, na biblioteca de Alexandria, essas pessoas desempenhavam as funções de guias e também de zeladores.
Além disso, eles realizaram pesquisas científicas, descreveram as obras de autores antigos e também foram responsáveis pela restauração de livros e sua proteção contra danos.
Na era medieval, a profissão se desenvolveu rapidamente. Naquela época, o papel da igreja na vida do estado era grande, portanto, os fundos das bibliotecas estavam localizados principalmente nos mosteiros, e sua contabilidade era imputada aos monges. Os padres se concentraram em obras religiosas - elas foram coletadas, sistematizadas e copiadas manualmente por noviços. Durante a Renascença, duas grandes bibliotecas apareceram ao mesmo tempo - o Vaticano e eles. Lorenzo Medici. Eles se tornaram famosos por sua coleção única de manuscritos antigos. Lá, a posição de bibliotecário mudou para a categoria de especialidades seculares.
Na Rússia, a biblioteconomia foi formada muito mais tarde do que nos países do Velho Mundo. Embora se saiba que já em 1037, Yaroslav, o Sábio, reunia escribas para traduzir e enumerar antigos livros bizantinos - foi então que começou a formação desta profissão entre os povos eslavos. As próprias bibliotecas na Rússia foram abertas muito mais tarde, tornando-se imediatamente universais, uma vez que armazenavam não apenas literatura da igreja, mas também literatura científica, de ficção e não ficção. Até o início do século XX, apenas representantes de famílias nobres podiam entrar no depósito de livros.
Após a revolução, cada cidade, vila e vila tem suas próprias bibliotecas. Com eles, as salas de aula foram abertas, de forma que a posição de bibliotecária passou a ser a principal junto com a de professora.
Hoje, o bibliotecário é o especialista responsável pelo registro e armazenamento dos livros, bem como pela sua emissão aos leitores. Um bibliotecário deve ser bem versado no fundo que administra, ter conhecimento em áreas afins da publicação de livros. Infelizmente, atualmente esta profissão não é considerada particularmente prestigiosa. Com o desenvolvimento da Internet e o aprimoramento da tecnologia da computação, o trabalho de um funcionário de biblioteca está se tornando cada vez menos solicitado. Após o surgimento do acesso gratuito aos periódicos e às edições eletrônicas, as salas de leitura ficaram praticamente vazias. Bibliotecas sobreviveram principalmente científicas, arquivísticas, bem como aquelas relacionadas a instituições educacionais. Muito provavelmente, a profissão de bibliotecário está lentamente se tornando uma coisa do passado; na melhor das hipóteses, não será tão difundida como antes.
Para restaurar o interesse perdido na leitura de livros de papel, o Governo da Federação Russa está desenvolvendo um projeto para mudar o conceito de sistemas de biblioteca. Hoje, o trabalho da biblioteca é com atividades culturais e educacionais, o que deve atrair pessoas de diversas profissões e setores da sociedade. É por isso que muitas bibliotecas hospedam seminários, exposições, reuniões com pessoas famosas e noites temáticas. No verão, leituras literárias e clubes de discussão são realizados em áreas abertas. As bibliotecas estão trabalhando ativamente com escolas e jardins de infância. Assim, além de armazenar, contabilizar e emprestar livros, o bibliotecário moderno desempenha muito mais funções - prepara e realiza eventos, assessora visitantes e até mantém contas de biblioteca nas redes sociais.
Prós e contras da profissão
Claro, a profissão de bibliotecário tem seus méritos e deméritos, assim como qualquer outra profissão.
Portanto, as vantagens incluem:
- atmosfera calma e moderada;
- o direito de livre acesso aos livros favoritos;
- a capacidade de expandir constantemente seus horizontes;
- a oportunidade, em paralelo com o trabalho principal, de se engajar em pesquisa científica, escrevendo artigos e materiais analíticos;
- estabelecer contatos com pessoas interessantes e úteis.
As desvantagens também são bastante significativas:
- baixos salários;
- um pequeno número de vagas;
- escasso financiamento do fundo de biblioteca, que é especialmente importante para bibliotecas em pequenas cidades e vilas (a não renovação do fundo leva a uma diminuição no número de usuários);
- trabalho de rotina;
- contato inevitável com a poeira no local de trabalho.
Descrição do trabalho
De acordo com o livro de referência tarifária e de qualificação, as atribuições funcionais do bibliotecário estão associadas à procura constante de livros, ordenando-os, trabalhando com rubricas e bases de dados, incluindo as electrónicas.
As principais responsabilidades de um bibliotecário incluem uma ampla variedade de atividades. Vamos listar os principais.
- Pesquise as publicações solicitadas. O bibliotecário deve navegar rapidamente pelas coleções da biblioteca controlada, saber exatamente a localização de cada seção de livros e cada tipo de cartão.
- A contabilidade e a categorização são questões bastante complicadas, uma vez que qualquer biblioteca séria tem dezenas ou até centenas de milhares de livros. O funcionário da instituição deve ser capaz de ordená-los de forma que você encontre rapidamente qualquer publicação solicitada pelo visitante.
- Implementação de um sistema de índices bibliográficos. São diretórios especializados em que todos os jornais, revistas e livros são classificados em categorias específicas. Isso torna mais fácil encontrar literatura de interesse dos leitores.
- Acompanhamento do estado do fundo. Os especialistas em bibliotecas devem garantir a segurança e a integridade das publicações e, se necessário, realizar reparos fáceis, por exemplo, páginas rasgadas com cola. É um trabalho monótono e árduo que requer o máximo cuidado e escrupulosidade.
- Fornecendo um sistema competente de armazenamento de livros. É sabido que qualquer papel se degrada com o tempo. É por isso que o bibliotecário deve garantir as condições corretas de armazenamento para publicações novas e antigas.
- Comunicação com leitores. No decorrer do trabalho, o funcionário deve identificar as necessidades dos leitores para poder ajudá-los a encontrar a literatura necessária. Para isso, ele deve navegar facilmente em toda a variedade de livros apresentados, ter alta capacidade de comunicação e ser capaz de construir um diálogo.
- Recepção de novas edições. Ao reabastecer o fundo do livro, o bibliotecário insere as informações sobre as novas publicações no índice do cartão e, a seguir, as coloca nas prateleiras de acordo com o catálogo. Tudo isso leva muito tempo, pois cada novo livro deve ser formatado corretamente.
Além disso, qualquer bibliotecário se dedica ao trabalho pedagógico e metodológico, é responsável pela aquisição do fundo da biblioteca e pela elaboração de inscrições para novas publicações.
Requisitos primários
De acordo com o padrão profissional, os candidatos que atendam aos seguintes requisitos podem se inscrever para o cargo de bibliotecário:
- a presença de ensino superior ou médio especializado - pode ser especializado, pedagógico ou filológico;
- perspectiva ampla;
- bons conhecimentos em literatura;
- habilidades em trabalhar com programas de computador Word, Excel e PowerPoint.
Um bom bibliotecário deve:
- conhecer todas as regras e métodos de atendimento aos leitores;
- ser capaz de realizar uma seleção de literatura a pedido dos leitores;
- conhecer e utilizar no trabalho as normas de classificação utilizadas para a disposição de revistas, jornais e livros;
- ser capaz de desenvolver produtos bibliográficos de forma independente;
- editar o índice do cartão da instituição;
- saber planejar, organizar e realizar eventos com o objetivo de atrair visitantes à biblioteca e promover a leitura em geral.
O trabalho do bibliotecário é monótono e rotineiro, exigindo perseverança, rigor e pedantismo e, portanto, não é adequado para todas as pessoas. A biblioteconomia concentra-se principalmente em pessoas experientes e equilibradas. Nesta profissão, erudição, visão ampla e um intelecto desenvolvido são fundamentais. O especialista em biblioteca deve navegar rapidamente pela literatura em uma variedade de áreas.E para ter em mente grandes quantidades de dados, ele precisa de boa memória, habilidade analítica e consistência.
Educação
Existem várias maneiras de estudar para ser bibliotecário. Se falamos de ensino médio, então podemos nos concentrar na especialização "Biblioteconomia", que é recebida nas faculdades. Para admissão não é necessário passar em exames, pois a seleção competitiva é feita com base na nota média do certificado escolar. A escolaridade varia de 2 a 5 anos, dependendo da modalidade, que pode ser em período integral, parcial ou noturno.
Em instituições de ensino superior, o bibliotecário é ensinado na direção de "Atividades de Biblioteca e Informação", bem como "Ciência Arquivística e Gestão de Documentos". Para admissão, você terá que passar no exame em várias disciplinas: língua russa, literatura, bem como história ou estudos sociais. A educação em tempo integral dura 4 anos, correspondência - 5 anos.
Local de trabalho
As realidades modernas são tais que após a graduação da aprovação educacional na especialidade "bibliotecário" não é tão fácil conseguir um emprego. Esta profissão tem um foco bastante restrito, então a escolha de empregos aqui é pequena. O mais prestigioso é o dispositivo em agências governamentais, arquivos privados e fundos científicos. No entanto, há poucas vagas por lá e as taxas gratuitas são extremamente raras.
É muito mais fácil conseguir um emprego como bibliotecário em instituições de ensino de vários níveis: escolas de ensino geral, faculdades, universidades ou outras instituições de ensino com seu próprio depósito de livros. Nesses locais, o pessoal da biblioteca é constantemente necessário.
Ao mesmo tempo, não importa se é uma biblioteca estadual ou uma biblioteca escolar, pois as responsabilidades do cargo e o padrão profissional serão os mesmos.
Salário e carreira
Hoje em dia, a profissão de "bibliotecário" é coisa do passado, não pode de forma alguma ser atribuída a quem o procura. No entanto, isso não significa que um especialista devotado à biblioteconomia e ao espírito da iluminação não conseguirá encontrar um emprego para si. Hoje, as bibliotecas estão cada vez mais desempenhando o papel de centros educacionais e educacionais, organizando eventos interativos, realizando reuniões com pessoas interessantes, organizando grupos de hobby para crianças - em suma, procuram com todas as forças reavivar a antiga atração da população pela leitura. Isso significa que uma pessoa empreendedora pode realizar plenamente a si mesma e suas habilidades no sistema de biblioteca.
Infelizmente, você não estará cheio de ideias - de acordo com o critério de remuneração, essa profissão foi e continua sendo uma das mais desesperadas. Os bibliotecários costumam receber de 7 a 10 mil rublos e, ao fazerem cursos de aperfeiçoamento e reciclagem profissional, podem candidatar-se a metodologista ou chefe de biblioteca. Nesse caso, o salário pode chegar a 15 mil rublos. A situação é um pouco melhor em Moscou e São Petersburgo. Nas capitais, o especialista-chefe de uma biblioteca estatal ou científica pode se inscrever para receber um salário de 20 a 25 mil rublos. Nas bibliotecas escolares e universitárias, os salários estão em linha com a média nacional. Hoje, o bibliotecário é uma profissão extremamente importante, mas mal paga. É por isso que não é particularmente procurado por candidatos e jovens profissionais que se formaram em universidades.
Segundo as estatísticas, mais de 60% dos russos consideram essa área de autorrealização profissional sem esperança, portanto, a cada ano o número de pessoas que desejam trabalhar nas bibliotecas de nosso país está diminuindo.