Profissões

Barbeiro: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos

Barbeiro: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Como um barbeiro é diferente de um cabeleireiro?
  3. Prós e contras da profissão
  4. Requisitos e responsabilidades do trabalho
  5. Educação
  6. O salário
  7. Como começar do zero?

Muitas novas profissões estão surgindo hoje. Isso inclui a barbera. Ao mesmo tempo, especialistas deste nível são muito procurados. Eles ganham um bom dinheiro, mas não são cabeleireiros no sentido literal da palavra.

O material deste artigo contará a você quem é um barbeiro, como ele difere de um cabeleireiro, quais são suas habilidades e por que não é tão fácil contratar um especialista.

Que é aquele?

O nome da profissão deriva da palavra "barba", que significa "barba" na tradução. Os primeiros especialistas eram chamados de "barbeiros", embora não tratassem apenas das barbas dos clientes. Barber é considerado um especialista em estilo masculino. Ele lida exclusivamente com homens, criando uma imagem moderna e com estilo para cada um de seus clientes.

Ele é especialista em cortes de cabelo, barbear, barba e costeletas... A necessidade de mestres neste nível é ditada por tendências recentes. Esses especialistas são necessários para homens brutais que cuidam de sua imagem. Eles entendem perfeitamente os clientes, sabem exatamente como fazer uma imagem espetacular e original.

Qual a diferença entre um barbeiro e um cabeleireiro?

Barber não é cabeleireiro, esta opinião está errada. A Barbearia é voltada para atender o público masculino, onde os clientes têm as condições mais cômodas para sua estada. Os mestres barbeiros se distinguem por seu senso de estilo. Cuidam de si, entendem as tendências de cada estação e trabalham com prazer.

Barber é academicamente experiente. Isso significa que ele entende todos os cortes de cabelo clássicos e extraordinários.Ele sabe qual deve ser a aparência de um homem de determinado tipo, considerando seu estilo de vida, hábitos e gostos. Ele é uma espécie de artista que acompanha a moda.

Barber estuda as características da estrutura do rosto e do crânio, e por isso pode escolher a imagem perfeita para qualquer cliente.

Este não é o típico barbeiro que corta barba e bigode, nem é o típico cabeleireiro que uma mulher ou menina pode se tornar. Barber é chamado um especialista versátil com uma sólida base educacional... Ele é uma pessoa criativa, sabe manter uma conversa, escolhe um estilo, se dedica ao autodesenvolvimento (frequenta cursos e é treinado).

Barber pode ser considerado um verdadeiro psicólogo e inspiração. Ele vê a melhor imagem e pode criá-la profissionalmente. Não só dá forma aos fios, mas também ensina o cliente a cuidar do cabelo, bigode e barba... Também inspira confiança nos clientes.

Prós e contras da profissão

Essa profissão tem muitas vantagens. O local onde o barbeiro trabalha lembra um clube masculino. Aqui você pode obter muitos serviços profissionais, incluindo não só cortes de cabelo, mas também tingimento de cabelo, massagem de ombros e pescoço, modelagem de sobrancelhas, manicure e até pedicure. As barbearias vendem produtos para o cabelo, couro cabeludo e rosto.

Aqui você pode bater um papo, tomar uma xícara de chá ou café.

Ao mesmo tempo, os salários dos especialistas são uma ordem de magnitude superior aos dos cabeleireiros comuns.

A profissão é considerada prestigiosa, muitos homens querem dominá-la. O local de trabalho dos profissionais é atmosférico, o arsenal do mestre contém ferramentas profissionais de alta qualidade.

A maioria dos clientes de barbearias são clientes ricos. Aqui você pode fazer amizades úteis e interessantes, aprender muitas coisas novas sobre a área de negócios. Os contactos bem estabelecidos são hoje decisivos, são sempre necessários.

Outras vantagens da profissão incluem o seguinte:

  • confiança do cliente;
  • prática constante;
  • treinamento com os melhores estilistas de alta classe;
  • baixa competição e intenso fluxo de clientes;
  • a oportunidade de começar seu próprio negócio;
  • falta de ligação a um lugar;
  • planejamento independente de jornada de trabalho;
  • a possibilidade de autodesenvolvimento na direção escolhida;
  • segurança no emprego, bem-estar financeiro;
  • um círculo constante de clientes, um aumento em seu número.

    Junto com os méritos, a profissão de barbeiro tem várias desvantagens. Nem todo mundo entende a aparência criativa do mestre. Às vezes, um especialista se depara com uma falta de compreensão por parte da sociedade. Algumas pessoas consideram a profissão indigna de um homem. Outros não entendem a diferença entre um cabeleireiro regular e um barbeiro e, portanto, consideram o pagamento por uma visita muito alto.

    Também é ruim que os salários dos iniciantes e dos especialistas experientes sejam muito diferentes. Aqueles que estão apenas começando suas carreiras recebem muito menos colegas profissionais. Ao mesmo tempo, nem todo homem pode se tornar um barbeiro. Aqui você precisa de qualidades como visão criativa, senso de gosto e estilo, que nem todo mundo possui..

    As características negativas do trabalho incluem o fato de o contramestre passar a maior parte do tempo em pé. Isso aumenta a carga na coluna, levando ao aumento da fadiga corporal.

    Se um homem tiver contra-indicações médicas, é indesejável empenhar-se em tal trabalho.

    Entre outras desvantagens, vale destacar que ocasionalmente um especialista se depara com clientes inadequados, mas hoje está em todo lugar.

    Requisitos e responsabilidades do trabalho

    Barber é um especialista especial. Ele deve ter certas habilidades.

    Um mestre deste nível está constantemente sendo aprimorado, realizando as seguintes ações:

    • seleciona um estilo para qualquer, até mesmo o cliente mais exigente;
    • corta o cabelo, modela o bigode e a barba, faz a barba;
    • coloca perfeitamente os fios, pinta-os;
    • seleciona produtos de cuidado para o cliente;
    • mantém uma conversa;
    • possui a arte da estilística.

    Um verdadeiro barbeiro conhece todas as maneiras de remover o cabelo a zero. Suas transições de corte são impecáveis, independentemente de o mestre trabalhar com tesoura ou aparador.

    Além disso, um verdadeiro especialista deve ser proficiente em dois tipos de barbear: úmido e real.

    Ambas as técnicas são realizadas com uma navalha. A primeira técnica é considerada simplificada. O segundo requer um preparo preliminar, que consiste em vaporizar a pele com uma toalha quente, peeling de limpeza.

    Em seguida, o cliente é barbeado até obter um efeito polido, após o qual eles se dedicam a resfriar e acalmar a pele.

    As responsabilidades do trabalho do barbeiro incluem:

    • corte de cabelo combinado com estilo profissional;
    • barbear com uma navalha a zero ou camuflar cabelos grisalhos;
    • um conjunto de procedimentos contra queda de cabelo;
    • desenho de barba e bigode, tratamento da pele do rosto e da cabeça com cosméticos;
    • abordagem responsável a cada cliente da barbearia.

    Em outras palavras, esse especialista deve ser capaz de ver o estilo de qualquer homem e trazê-lo à vida. Essas qualidades são especialmente importantes e, portanto, hoje os adolescentes e até mesmo as crianças em idade escolar começaram a se voltar para os barbeiros. Cada uma delas sai do salão com um corte de cabelo moderno e diferente do que é feito em salões de cabeleireiro convencionais.

    Recentemente, as mulheres criativas da moda começaram a se voltar para os barbeiros. Especialistas de alto nível podem ver a imagem ideal de uma mulher como nenhuma outra, o que é comprovado por exemplos de fotos brutais em redes sociais. São cortes de cabelo extraordinários com têmporas raspadas e desenhos, uma forma incomum de pintar em diferentes comprimentos.

    O mestre barbeiro sabe surpreender o cliente. Ele possui uma tesoura e uma navalha perfeitamente, entre cortar os fios ele habilmente gira as ferramentas em suas mãos, não corta nada supérfluo. Essa pessoa é apaixonada pelo seu trabalho, deve ser pontual e sociável, benevolente e educado, resistente ao estresse, limpo e organizado.

    Além do mais, suas qualidades importantes devem ser um discurso competente e a capacidade de conquistar o cliente... Durante uma visita, um homem pode ser completamente transformado. Barber deve ser capaz de tornar seu status de imagem, brutal, adequado ao seu estado interior.

    Ele deve ser capaz de dar ao cabelo a aparência impecável desejada, barba, bigode e pele do rosto - esse especialista precisa saber muito sobre o apelo estético.

    Educação

    Barber é um especialista com formação especial. Tal profissão é obtida através da passagem de treinamento apropriado. Ao mesmo tempo, a formação especializada pode ser obtida não só no exterior, mas também em nosso país. Você pode desaprender em academias especiais, que hoje são em barbearias. A barbearia é ministrada pelos melhores profissionais em suas áreas. Ao mesmo tempo, durante o curso, eles realizam não apenas palestras, mas também praticam na prática. Demora cerca de 3 meses para estudar, ao final do curso o aluno recebe um certificado de barbeiro... Durante os estudos, o futuro especialista estuda as nuances da escolha do corte de cabelo, levando em consideração o formato da cabeça e o tipo de cabelo.

    Além disso, ele ganha conhecimento na tecnologia de criação de diversos cortes de cabelo masculinos. Ele aprende as nuances do estilo de cabelo profissional, a criação de cortes, estampas, correção, bem como a camuflagem de barba, introduzidas no estilo. O curso inclui o estudo das linhas atuais de cosméticos masculinos, os futuros estilistas aprendem a se comunicar com os clientes e noções básicas de psicologia.

    Quanto ao local de estudo mais lucrativo, uma grande academia seria a melhor opção.

    Em tal lugar, o melhor aluno é tentado a fornecer um local adequado para o emprego. No entanto, os cursos por si só não serão suficientes. Um jovem barbeiro terá que treinar constantemente seus conhecidos, servindo-os gratuitamente no início.

    É importante entender que a escolha do local de estudo é de particular importância, uma vez que cada instituição possui características próprias. Por exemplo, existem escolas de estilistas que possuem uma estrutura bem definida. Em que dependendo do tipo de cursos, seu custo pode variar de 50.000 a 100.000 mil e mais.

    Alguns cursos são voltados para quem já conhece as noções básicas de cabeleireiro. Eles podem durar apenas alguns dias, durante os quais estudam a filosofia da barbearia. Nas palestras, eles consideram as regras de manuseio dos instrumentos, as nuances das transições suaves, sua execução correta e sem falhas. A vantagem desses cursos é a empregabilidade dos melhores alunos.

    Outros cursos oferecem aulas individuais com todos, o que contribui para melhorar a qualidade do trabalho do futuro especialista. Freqüentemente, esses cursos permitem a auto-seleção do horário de atendimento. Se o aluno não tiver tempo, as aulas presenciais podem ser temporariamente suspensas. Alguns barbeiros recebem conhecimentos de autodidatas com nome e experiência colossal.

    Você pode aprender não apenas com especialistas e cursos. Além do mais, hoje você pode e deve assistir às aulas dos profissionais da barbearia... Isso permitirá que você perceba uma mudança nas tendências, entenda os erros e desmonte as nuances da elaboração de um estilo brutal ideal. Conforme você aprende, você precisa passar de conhecidos e parentes a modelos.

    Não é difícil encontrá-los: para isso, você pode entrar em contato com as redes sociais ou grupos especiais. Os primeiros modelos estão ganhando imagem a preços baixos. Porém, com muita prática, a experiência virá, ao longo do caminho será possível formar uma carteira e acumular uma base de clientes. Não fique parado: o barbeiro está se aprimorando constantemente, ele não se torna um conservador.

    É necessário criar imagens diferentes, a uniformidade é inaceitável. Para desenvolver suas próprias habilidades, você pode fazer experiências com imagens.

    Para ampliar seus horizontes e entender tendências, você pode recorrer às ideias de colegas famosos, escolhendo a melhor opção para um determinado cliente, levando em consideração as características de seu rosto e o formato de seu crânio.

    O salário

    O nível de salário de um especialista depende de vários fatores, entre os quais experiência, fama, reputação e posição são de particular importância. Em relação a este último, vale destacar: quanto maior a cidade, mais chances de ganhar muito. No entanto, as recomendações não podem ser evitadas aqui, o que significa que as conexões são necessárias. O salário médio de um jovem especialista é de aproximadamente 50.000 rublos por mês... No entanto, este não é o limite: muito rapidamente, esse montante aumenta para 70.000-90000 rublos. Profissionais em suas áreas recebem cerca de 200.000 rublos... Além disso, cada cliente paga de forma diferente, o que depende da quantidade de trabalho.

    Via de regra, os chefes de barbearia trabalham com taxa de juros. Normalmente, eles recebem cerca de 30-40% do custo do serviço prestado. Além disso, eles ganham dinheiro com a venda de produtos de qualidade para a pele. Com ele, eles recebem até 20% do preço de cada produto vendido. O salário de um especialista está prescrito na tabela de preços, o seu nível depende da região. Em uma grande cidade (por exemplo, Moscou), um corte de cabelo custa cerca de 1.600 a 2.000 rublos. Esse trabalho leva cerca de uma hora, junto com a preparação e limpeza. Assim, ao carregar de 8 a 10 clientes, o mestre traz uma renda para o salão de 12.800 a 20.000 rublos por dia. Ele também receberá cerca de 6.000 rublos. Em um mês, ele receberá mais de 130.000 rublos.

    O lucro com a venda de cosméticos depende da habilidade do mestre em usar e vender corretamente os produtos. Em média, a porcentagem do mestre por mês é de 18.000-20.000 rublos... Vale ressaltar que os barbeiros recebem bônus e gorjetas. Esse valor depende da experiência do mestre, de suas habilidades, de sociabilidade. Assim, os profissionais das áreas metropolitanas podem ganhar quantias bastante decentes. Nas regiões, os salários serão reduzidos em cerca de 40%. Com o tempo, você pode expandir seus negócios, contratar especialistas criativos.

    Com alguma experiência, você pode começar a treinar jovens barbeiros. Os cursos vão aumentar o nível de salários. Por exemplo, algumas aulas com um aluno podem aumentar a renda de um especialista em 10-12 mil rublos.Quanto aos preços dos serviços separadamente, em média, o desenho de uma barba e bigode custa a partir de 400 rublos ou mais. "Royal shave" é mais caro (1200 rublos), barbear-se com uma lâmina perigosa - 800-900 rublos. O penteado e a lavagem do cabelo custam cerca de 800-900 rublos para o cliente. A afiação custa mais de 500 rublos. Se o barbeiro se dedicar à modelagem de sobrancelhas, o cliente paga cerca de 700-900 rublos por este serviço.

    Como começar do zero?

    Você pode se tornar um barbeiro seguindo caminhos diferentes. O mais longo é considerado a faculdade, após o qual você terá que fazer vários cursos de barbearia. Você pode ir imediatamente para os cursos do Barber do zero. Porém, um curso não será suficiente e mesmo sem prática não será possível atingir o nível adequado de trabalho. Você terá que praticar constantemente com seus amigos e conhecidos. Junto com o treinamento e a prática, você precisa seguir as novas tendências... É preciso aprender a criar imagens com estilo, treinar a habilidade de enfatizar o que há de melhor em cada cliente. Permita que os alunos estudem independentemente enquanto aprendem de maneiras diferentes. Em algum lugar isso é possível já no terceiro dia de treinamento.

    Se o aluno for especialmente diligente, depois de algumas semanas, ele pode se tornar um competidor digno para os profissionais da barbearia.

    No entanto, esse treinamento exigirá grandes investimentos financeiros. Mas essas despesas compensam rapidamente, porque a maioria dos homens modernos prefere recorrer aos barbeiros, e não aos salões de cabeleireiro.

    Você pode iniciar a viagem entrando em contato com um especialista profissional. Isso permitirá que você entenda o nível de sua habilidade. Com o tempo, será possível abrir o seu próprio negócio, mas por enquanto vale a pena dar uma olhada mais de perto no local de trabalho do especialista, no design do salão, no comportamento e na situação em geral.

    É importante criar uma imagem para si mesmo, porque os clientes prestarão atenção ao barbeiro em primeiro lugar.

    Se não há barbearias na cidade, você pode começar a praticar em um cabeleireiro. Hoje, em tais instituições, existe uma oportunidade não apenas de encontrar emprego, mas também de alugar um local de trabalho. Como regra, até os barbeiros novatos adquirem muito rapidamente seu próprio círculo de clientes. Você pode trabalhar em casa equipando um dos quartos com um mini-salão aconchegante. Com o tempo, você pode economizar dinheiro e alugar um quarto em um bom local.

    É importante adquirir ferramentas profissionais imediatamente, a qualidade do trabalho executado, a impecabilidade do corte, assim como a sua própria comodidade durante o trabalho depende disso.

    Você vai precisar de um aparador com acessórios, um aparador de qualidade, tesouras, pentes, um barbeador, um borrifador, coleiras e muito mais. É necessário adquirir produtos de qualidade de marcas bem conhecidas. É importante criar uma atmosfera acolhedora e convidativa na sala. Se você não pode trabalhar em casa, pode começar com um salão de beleza, voltado para o público masculino. Com o tempo, você pode criar uma marca pessoal, para a qual precisa ter um estilo de autor, aprender a construir relações de confiança com a clientela.

    No próximo vídeo, você aprenderá por meio de quais critérios pode identificar um bom barbeiro.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa