Eletricista de automóveis: deveres e treinamento
Eletricistas automotivos são pessoas que amam carros, se interessam por eles. A cada ano essa profissão se torna mais procurada e os salários dos profissionais estão crescendo. A seguir, consideraremos as funções profissionais desse especialista, instituições onde você pode obter habilidades especiais, bem como perspectivas de carreira.
Descrição
A demanda pela profissão de eletricista automotivo se explica pelo fato de que a cada ano surgem mais e mais carros. Além disso, cada dispositivo deve passar por manutenção. Um eletricista de automóveis pode trabalhar em um posto de gasolina, em uma oficina mecânica e em consultório particular.
As principais atribuições do especialista neste perfil são a resolução de problemas em equipamentos elétricos de automóveis, a resolução de problemas, bem como o diagnóstico e a inspeção técnica para efeitos de profilaxia.
A maioria das deficiências é identificada por meio de equipamentos especiais, o que facilita muito o fluxo de trabalho.
Descrição do trabalho
O padrão profissional de um eletricista automotivo (código de ocupação: OKPDTR - 185118) inclui os seguintes requisitos para o trabalho:
- diagnóstico de avarias;
- trabalhos de reparação em cablagem elétrica;
- instalação de alarmes de automóveis;
- diagnósticos por meio de equipamentos especiais;
- reparo de unidades de controle eletrônico;
- desmontagem, instalação de equipamento elétrico.
Pela natureza de sua posição, um diagnosticador de automóveis deve realizar qualquer trabalho relacionado a equipamentos elétricos, fiação, circuitos eletrônicos e sistemas de controle de veículos.
Responsabilidades
As funções de um diagnosticador incluem o estudo e eliminação de avarias através de vários equipamentos. É ele quem se dedica ao diagnóstico, instalação e desmontagem de sistemas anti-roubo, dispositivos de iluminação automóvel. Um especialista deve encontrar e corrigir problemas de fiação: curtos-circuitos, interrupções. Suas responsabilidades incluem o conserto de iluminação automotiva externa.
Além do mais, um especialista nesta área deve estar sempre pronto para imprevistos, tomar as medidas adequadas para resolver os problemas que surgiram o mais rapidamente possível. Um especialista experiente com experiência no perfil compreende rapidamente uma avaria, da mesma forma que a corrige com as ferramentas e peças adequadas. Outras funções trabalhistas deste especialista são determinadas pela documentação de trabalho aprovada pela empresa ou organização. Ao mesmo tempo, seu perfil de atividades pouco importa.
Direitos
Este tipo de especialista possui os seguintes direitos:
- obtenção de uniforme com conjunto substituível e equipamento de proteção necessário às custas do empregador;
- familiarização com a documentação relacionada às suas atividades;
- a exigência de manter as condições necessárias para um trabalho frutífero e eficiente;
- promover e propor medidas para melhorar a eficiência das atividades;
- receber dados oportunos necessários para o trabalho.
Uma responsabilidade
O profissional no exercício de suas atividades é responsável por:
- pelos danos causados à organização por sua culpa dentro dos limites da legislação russa em vigor, o acordo coletivo (mas a responsabilidade do funcionário por punições disciplinares de acordo com as normas internas de documentação não deve ser mais estrita do que o estipulado pela estrutura da Rússia leis);
- pelo não cumprimento das obrigações estipuladas na documentação pertinente;
- pelo não cumprimento das normas de segurança, a fim de prevenir acidentes, contaminação de peças e mecanismos, e outras situações de risco;
- por violação da lei no curso de suas atividades.
Para quem é adequado?
Essa profissão é indicada para quem entende muito de automóveis, todas as inovações técnicas. Um especialista deve ter uma série de características pessoais:
- sociabilidade, a capacidade de chegar a um denominador comum com os clientes;
- a capacidade de interpretar corretamente diagramas técnicos, desenhos;
- a capacidade de trabalhar em uma posição não muito desconfortável com várias partes;
- um olho claro, a capacidade de memorizar as nuances básicas;
- bons conhecimentos de física, princípios de eletricidade;
- precisão, coerência de ações;
- diligência, diligência.
Além disso, você precisa amar o seu trabalho, se desenvolver constantemente, aprender coisas novas. Afinal, a tecnologia automotiva está em constante atualização, os mecanismos estão cada vez mais complexos. Se você não se desenvolver, pode se tornar desnecessário em sua profissão e perder sua base de clientes.
Educação
O interesse por um eletricista automotivo é bom, mas é obrigatório estudar nesta área. A especialização em autodiagnóstico pode ser obtida em diferentes instituições de ensino.
- Escolas vocacionais secundárias e faculdades vocacionais ensinam muitas especialidades. Nesse local, é possível obter a especialização de um mestre na reparação e manutenção de automóveis, na manutenção do transporte rodoviário, na operação de equipamentos de transporte e automação. Os aspectos positivos são a aquisição de uma grande quantidade de conhecimentos, as desvantagens são o pequeno número de horas dedicadas à prática. Portanto, para se tornar um especialista de alto nível, é necessário exercer constantemente a profissão de forma independente.
- Você pode aprender a diagnosticar carros em cursos especializados que são realizados em muitas grandes cidades russas. Os graduados, com base nos resultados de aprovação nos exames, recebem um documento oficial. O prazo de estudos, via de regra, é de até 2 meses.
- Você pode melhorar suas qualificações por meio de estágios em workshops ou empresas. Alguns trabalham como aprendizes de eletricista automotivo, compreendendo desde o início todos os conceitos básicos da profissão.
- Para o ensino universitário, os candidatos precisam ser aprovados no Exame Estadual Unificado nas seguintes matérias: matemática, russo, física ou estudos sociais.
- Os alunos após o final do 9º ano serão formados em instituições de ensino secundário especializado durante 3 anos. Após o 11º ano, estudando em universidades para o grau de bacharel - 4 anos, para um especialista - 5 anos.
- Existe a possibilidade de ensino a distância, mas apenas na parte teórica. Esta profissão requer a aquisição de conhecimentos práticos.
Local de trabalho
Entre os empregadores de diagnosticadores automotivos estão:
- estúdio de ajuste;
- oficinas de conserto de automóveis;
- estações de serviço;
- centros de serviços dos maiores fabricantes de automóveis;
- empresas com uma expressiva frota de veículos: empresas de transporte, empresas de transporte público, centros de serviços para caminhões;
- os funcionários mais promissores fornecem serviços domiciliares.
Por sua vez, as oficinas de serviço modernas devem sempre ter:
- equipamento de diagnóstico móvel de classe moderna;
- equipamentos especiais para reparação de automóveis, fora da sala de serviço;
- as peças de automóveis mais populares a serem substituídas.
Quanto eles ganham?
Agora não existem muitos especialistas altamente qualificados no mercado de trabalho. Portanto, os empregadores estão prontos para aumentar o salário dos diagnósticos de automóveis. O salário médio para profissionais desse nível é de cerca de 50.000 rublos, e o diagnosticador está pronto para pagar mais até 75.000 rublos, especialmente na periferia. Em showrooms privados, oficinas de reparação de automóveis, os diagnosticadores ganham mais. Grande parte das vagas está aberta para as grandes cidades, devido ao grande fluxo de veículos.
Carreira e perspectivas
A carreira de um funcionário aumentará se as qualidades pessoais e profissionais forem bem desenvolvidas. Um eletricista automotivo comum pode se tornar o chefe de uma oficina ou de um salão especializado. E começar seu próprio negócio deve ser sempre uma prioridade.
Claro, se esta for uma empresa estatal, educação adicional será necessária. Para subir na carreira, às vezes você precisa alistar boas características dos clientes e da administração. No momento, as portas estão se abrindo para especialistas de alta classe em todos os lugares. E o mercado de automóveis, veículos elétricos, melhorou significativamente. Portanto, cabeças inteligentes, mãos que trabalham estão esperando em todos os lugares. Um eletricista automotivo é um especialista de perfil bastante amplo. A cada ano, suas habilidades profissionais são cada vez mais solicitadas.
Para se tornar um especialista extra-classe, você não precisa tanto de conhecimento teórico quanto de habilidades práticas. Eles começam suas carreiras como auxiliares de um eletricista automotivo qualificado.