Profissões

Tudo sobre a profissão de animador

Tudo sobre a profissão de animador
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho e salário

A atmosfera de qualquer evento festivo ou de entretenimento depende em grande parte do talento, experiência e profissionalismo dos animadores convidados. Os representantes desta complexa mas interessante profissão criativa não só controlam o desenrolar do evento, mas também participam ativamente na sua realização. Quais são as características da profissão de animador? Que conhecimento e habilidades este especialista deve ter?

Que é aquele?

Um animador é uma pessoa que está profissionalmente envolvida na organização e condução de eventos sociais em que na maioria das vezes atua como um personagem famoso. Normalmente, na profissão de animador, as pessoas que desenvolveram habilidades criativas e artísticas encontram sua vocação.

Além disso, muitas vezes vêm a este ramo de atividade pessoas que receberam a formação adequada e alguma experiência de organização e entretenimento com o público (artistas circenses, atores de teatro e cinema, dançarinos, cantores, músicos, acompanhantes).

Apesar de o animador ser considerado um artista “universal”, capaz de trabalhar e interagir com quase qualquer público, ainda é costume distinguir entre direções especializadas nesta área de atividade. Então, a partir das características do público-alvo, bem como das características do evento planejado, no campo de atividade descrito, pode-se destacar especialistas de tais perfis:

  • animador corporativo - um artista especializado em entretenimento e festas para um público adulto;
  • animador infantil - um artista especializado na realização de eventos festivos para crianças em idade pré-escolar, primária e secundária;
  • animador de hotel - um artista especializado em eventos de entretenimento para hóspedes de hotéis (complexo hoteleiro, sanatório, dispensário);
  • animador-promotor - um artista especializado na realização principalmente de atividades promocionais (por exemplo, campanhas de marketing destinadas a promover uma marca, produto ou serviço).

Em alguns casos, o animador pode trabalhar em conjunto com o anfitrião do evento festivo, noutros - de forma independente, no terceiro - juntamente com equipas criativas (músicos, mágicos, acrobatas, bailarinos, mímicos). Um atributo obrigatório de um animador é um traje de palco brilhante, transformando-o em um certo personagem - cartoon, literário, cinematográfico, histórico.

Responsabilidades do trabalho

A lista de responsabilidades profissionais do animador é desenvolvida e aprovada pela direção de uma organização específica (centro cultural e de entretenimento, complexo hoteleiro, agência de eventos). Na maioria dos casos, ao redigir uma descrição de cargo, são utilizadas as disposições apresentadas no Unified Qualification Handbook of Positions.

De acordo com esta fonte, as principais funções de trabalho de um animador incluem:

  • Organização e realização de eventos culturais e recreativos;
  • desenvolvimento de cenários para programas de entretenimento, eventos festivos, concursos, competições;
  • organização e direção de ensaios;
  • controle sobre a aderência ao cronograma de ensaios e apresentações;
  • seleção e preparação de adereços, acessórios, figurinos e decorações para a performance de animação.

A capacidade de reencarnar e improvisar distingue um animador profissional de um amador. Um profissional dá vida ao seu personagem, brilhante e emotivo, obrigando todos os presentes a acreditar no seu realismo. Essas habilidades profissionais, de acordo com animadores experientes, são formadas e aprimoradas ao longo de muitos anos de trabalho neste campo.

Ao mesmo tempo, a formação e o aperfeiçoamento das competências profissionais do animador são realizadas com muito mais rapidez no caso em que uma pessoa por natureza possui capacidade criativa, raciocínio, talento artístico e de comunicação destacados. Essas inclinações no campo da animação são consideradas muito importantes.

Conhecimento e habilidades

O trabalho de um animador exige de uma pessoa não apenas grande diligência e habilidade, mas também conhecimentos específicos. Então, uma pessoa empregada neste campo de atividade deve ter profundos conhecimentos em áreas como:

  • habilidades de atuação;
  • coreografia;
  • oratório;
  • psicologia;
  • conflitualidade;
  • pedagogia;
  • ética na comunicação (etiqueta de fala);
  • equipamentos de segurança contra incêndio.

É importante destacar que o animador deve conhecer de forma impecável as histórias de seus personagens, suas características, vantagens e desvantagens. Tais conhecimentos específicos permitirão no futuro não só se acostumar facilmente com a imagem dada, mas também improvisar sem dificuldade, indo além do roteiro em situações imprevistas.

Além do mais, representantes de agências de recrutamento consideram altamente desejável que um animador tenha uma série de habilidades:

  • capacidade de trabalhar com equipamentos de iluminação;
  • a capacidade de trabalhar com equipamentos musicais;
  • a capacidade de trabalhar com equipamentos de informática portáteis e mídia de armazenamento;
  • habilidades no trabalho com equipamentos de foto e vídeo.

Dentre outras habilidades que podem ser úteis para um animador no trabalho, vale destacar:

  • Habilidades de desenho;
  • a capacidade de cantar e se mover lindamente;
  • posse de instrumentos musicais (violão, gaita, balalaika, catraca);
  • a capacidade de trabalhar com adereços de palco (balões, fitas, lanternas);
  • habilidades de aplicação de maquiagem profissional (pintura de rosto).

Os animadores experientes acreditam que o sucesso neste desafiador campo de atividade depende muito das qualidades pessoais. O sucesso e o crescimento profissional nesta área só podem ser alcançados por uma pessoa sociável, benevolente e positiva que não hesite em implementar as ideias criativas mais inesperadas.

Ao mesmo tempo, a profissão de animador exige paciência, trabalho árduo e dedicação da pessoa, capacidade de planejar, analisar e controlar os processos de trabalho. Entre outros requisitos para animadores, também vale a pena observar, tais como:

  • alta taxa de reação;
  • autocontrole e autodisciplina;
  • alto nível de auto-organização;
  • uma responsabilidade;
  • confiança;
  • tolerância ao estresse;
  • a capacidade de improvisar em circunstâncias imprevistas;
  • imaginação rica;
  • senso de humor e boa memória visual.

Educação

Para se tornar animador, basta ter uma formação profissional superior ou secundária (humanitária, pedagógica, teatral). O tempo médio de estudo em uma universidade ou faculdade pode variar de 2 a 5 anos. A lista de disciplinas que devem ser cursadas no momento da admissão em uma instituição educacional especializada superior ou secundária é padrão e, na maioria das vezes, inclui as seguintes disciplinas:

  • Língua russa;
  • literatura;
  • matemática (história, estudos sociais - para especialidades humanitárias).

A lista exata de disciplinas depende da especialidade e dos requisitos da instituição de ensino onde o candidato pretende ingressar. Ao entrar em uma escola de teatro ou circo, você também precisará passar em um exame de educação física. Você pode obter educação especializada na especialidade "Animator" (organizador de eventos festivos e de entretenimento) em escolas particulares especiais e centros de treinamento. Além da formação básica, essas organizações oferecem cursos de atualização para animadores que desejam aprimorar seu nível profissional.

Você pode estudar a profissão de animador ou melhorar suas qualificações atuais nessas organizações dentro de 1,5-3 meses. Durante esse tempo, os alunos do curso adquirem habilidades para trabalhar com adereços de palco, pintura facial e equipamento técnico.

O treinamento é realizado apenas em regime de remuneração.

Local de trabalho e salário

Os animadores são artistas visitantes capazes de trabalhar com um grande público em praticamente qualquer ambiente. Normalmente, o local de trabalho móvel do animador é representado por um pequeno palco portátil (pódio) equipado com luminárias e um conjunto de equipamentos auxiliares.

Uma das desvantagens significativas desta profissão é considerada uma renda instável. Na maioria dos casos, os períodos de "tempo ocioso" na programação de trabalho de um animador ocorrem logo no início de sua carreira criativa. Animadores experientes, que conquistaram o amor e a confiança do público, costumam ter um cronograma de trabalho com vários meses de antecedência.

Esta profissão prevê o pagamento por hora. Quanto mais experiente for o animador, mais cara será sua taxa. Assim, em Moscou, os representantes desta profissão ganham de 1,5 a 7 mil rublos por hora. Em São Petersburgo, os preços médios do trabalho por hora de um animador variam de 1 a 3 mil rublos. A maior receita é recebida pelos animadores que trabalham sem intermediários e oferecem seus serviços diretamente ao cliente.

O sistema de pagamento para especialistas atribuídos ao pessoal de agências e centros de lazer parece um pouco diferente. Nesse caso, a renda dos animadores é igual ao seu salário mensal, definido pela direção da organização. As agências de eventos de Moscou pagam aos animadores em tempo integral de 40 a 50 mil rublos por mês.

Os maiores ganhos são obtidos por animadores que atuam no exterior. Assim, muitos grandes hotéis na Turquia, Emirados Árabes Unidos e China celebram contratos de trabalho com animadores profissionais que falam uma língua estrangeira (inglês, chinês).

Nesse caso, o salário médio de um especialista pode variar de 1,5 a 2 mil dólares americanos por mês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa