Produtor

Quem é o produtor executivo e o que ele faz?

Quem é o produtor executivo e o que ele faz?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como é diferente de um produtor?
  3. Responsabilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

Ao final de um filme ou videoclipe, vemos os créditos, e se você os ler com atenção, perceberá que vários produtores são indicados ali. Por exemplo, linear, criativo ou executivo. Muitas pessoas se perguntam por que há tantos deles e o que todos eles fazem no set. Neste artigo, veremos o que faz um produtor executivo e como suas responsabilidades diferem de outros representantes da profissão.

Peculiaridades

Já que, em certa época, a moda na indústria cinematográfica e em outras áreas da produção de entretenimento era estabelecida pelos Estados Unidos, quase todos os termos nos vieram do exterior. No sistema do show business americano Um produtor executivo é um gerente cuja tarefa principal é supervisionar a criação de um produto (filme, série de TV, conteúdo musical, videogame) e garantir que os interesses dos investidores sejam atendidos. Ele também supervisiona as atividades de outros produtores, questões financeiras e jurídicas.

Na vastidão da ex-URSS, este termo tem um significado ligeiramente diferente. Produtor executivo - é o gerador de ideias e o motor do projeto, que está no cerne do processo, e não um observador da ação de outros especialistas.

Ele é o responsável pelo resultado final, o que significa que tem um interesse vital em que o projeto seja de alta qualidade e tenha lucro.

Como é diferente de um produtor?

A imagem completa é quase impossível distinguir entre as funções de um produtor executivo e um produtor comum, uma vez que existem muitas esferas de sua atividade, seja cinema, televisão, show business e assim por diante. Se olharmos para o exemplo do cinema, então o produtor executivo é, ao contrário, um casamento em geral, conhecido do grande público.Pode ser o chefe da produtora de filmes ou a pessoa que deu uma grande contribuição para a produção. Recursos financeiros são atraídos por seu nome e experiência. Uma pessoa famosa, por exemplo, como Spielberg, pode atrair muito dinheiro para um projeto, e um crédito de confiança para a foto de anunciantes e investidores será concedido antecipadamente. Normalmente ele não está envolvido em questões técnicas, mas é, por assim dizer, um líder empresarial.

Um produtor comum, por outro lado, trata de todos os assuntos da atualidade, começando pela escolha do roteiro e do diretor, selecionando atores, locações e cenários para a filmagem. Ele está no set quase todos os dias e controla completamente o processo de produção do filme. Como regra, esse especialista observa de perto e participa de todos os estágios da produção, desde a avaliação do cenário até a conclusão da instalação.

Responsabilidades

Todas as personalidades criativas podem ter uma visão diferente do produto final da produção, e a principal tarefa do produtor executivo é fazer com que o diretor, cinegrafista, roteirista e cliente do projeto cheguem a um consenso sobre como o projeto ficará no final. Mas, além da responsabilidade principal, existem as atuais, e são muitas. Vamos considerar os principais.

Criação de equipes de criação e produção:

  • realizar a gestão geral da equipe;
  • organizar um casting de artistas, conduzir uma entrevista com eles e selecionar os mais adequados;
  • celebrar um contrato de trabalho com os participantes do projeto selecionados;
  • planejar corretamente o processo produtivo e monitorar o cumprimento da legislação trabalhista.

Organização e controle:

  • organizar com competência os processos criativos e produtivos;
  • atrair os recursos financeiros necessários dos patrocinadores para o projeto e monitorar a adequação de seus gastos;
  • claramente construir uma campanha publicitária na mídia;
  • estudar e analisar projetos similares de execução interna e externa;
  • provar com razoabilidade que é o projeto por ele apresentado que vai render lucro e tem significado ideológico e artístico;
  • controlar o horário de trabalho;
  • certifique-se de que o produto final corresponda à intenção artística original;
  • monitorar a observância dos direitos autorais;
  • regular salários na equipe.

As responsabilidades podem diferir e ser complementadas dependendo do show business em que o produtor executivo é empregado.

Educação

Alguns dos produtores executivos não têm educação formal, mas são pepitas talentosas que percorreram um longo caminho em todos os estágios da indústria do entretenimento. Claro, entre eles existem personalidades brilhantes e extraordinárias que alcançaram alturas extraordinárias em seu campo.

Mas o progresso não pára, novas tecnologias surgem para o show business e, para seguir em frente, é preciso estudá-las. Claro, você pode tentar fazer isso individualmente. No entanto, é melhor aprender isso em instituições de ensino especializadas.... No famoso GITIS e VGIK existe uma faculdade que treina produtores. Existem muitas outras universidades, mas se for caro ou longo para você, então você pode fazer cursos de produção. Para quem deseja associar a sua actividade à televisão, foram abertas escolas à base de canais de televisão, depois de formados, muitos dos quais se tornaram grandes profissionais do sector. O processo de treinamento dura cerca de um ano, as aulas são ministradas à noite ou nos finais de semana.

Após a formatura, não pare por aí, você precisa continuar autoeducação, leia livros de produtores famosos e ouça cursos online. O conhecimento teórico é melhor apoiado pela prática, qualquer caminho começa com o primeiro passo. Ganhe experiência, participe de quaisquer projetos onde puder. Para quem está dando os primeiros passos, vale a pena acompanhar as master classes, às vezes ministradas por veneráveis ​​produtores.

Onde funciona?

O produtor executivo é hoje uma das carreiras mais cobiçadas da indústria do entretenimento. Ele carrega um enorme fardo de responsabilidade, e o sucesso de um projeto geralmente depende de seu profissionalismo.

Há muito trabalho no momento - você pode produzir filmes, programas de televisão, videogames, apresentações teatrais ou músicos. Existem também vagas em centros de produção que atuam em diversas áreas deste ramo de atividade.

Qualquer projeto projetado para o espectador não pode prescindir de um gerente talentoso e criativo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa