Vendedor

Tudo sobre a profissão de vendedor de mantimentos

Tudo sobre a profissão de vendedor de mantimentos
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Responsabilidades
  3. Requisitos
  4. Direitos
  5. Educação
  6. Remuneração

A esfera do comércio é uma das áreas mais antigas da atividade profissional humana. Assim, a profissão de vendedor já existe há muito tempo. Hoje, em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre as características da vaga de vendedor de mercearia.

Que profissão é essa?

De um modo geral, a profissão de vendedor surgiu na antiguidade. No entanto, essa palavra em si foi fixada na vida cotidiana dos cidadãos comuns apenas no final do século XIX. Foi durante esse período que as lojas de departamentos começaram a operar no território da Rússia moderna, onde vendedores de produtos alimentícios e não alimentícios estavam envolvidos. Antes do surgimento da palavra "vendedor" diretamente, as pessoas diretamente relacionadas ao comércio eram chamadas de maneiras diferentes. Por exemplo, a palavra “comerciante” é muito difundida e conhecida até hoje.

Se tentarmos dar uma definição ao termo "vendedor", concluiremos que se trata de uma pessoa que trabalha em qualquer empresa comercial e fornece aos clientes uma série de serviços. Já os vendedores de produtos alimentícios lidam exclusivamente com produtos do grupo de alimentos (daí o nome da profissão). Esses produtos incluem padaria, frutas e vegetais, confeitaria, vinho e vodka, laticínios, carne, peixe, ovo, gorduras comestíveis, produtos de óleo, produtos de tabaco. Além disso, estão todos subdivididos em 2 grandes categorias, nomeadamente: produtos gastronómicos e produtos alimentares.

As responsabilidades do vendedor incluem um grande número de tarefas associadas à interação direta com os compradores e a vários outros trabalhos (por exemplo, preparatórios).Nesse sentido, os empregadores podem indicar candidatos para o cargo de vendedor de produtos alimentícios. uma ampla variedade de requisitos.

Como qualquer outra atividade profissional, o trabalho de um vendedor é caracterizado por aspectos positivos e negativos que você precisa conhecer se pretende conectar sua vida com essa carreira.

Os aspectos positivos incluem:

  • a relevância e relevância da profissão (isso pode ser traçado se analisarmos as vagas abertas atualmente no mercado de trabalho);
  • variedade de horários de trabalho (por exemplo, os vendedores podem trabalhar em turnos diurnos e noturnos);
  • falta de requisitos rígidos quanto ao nível educacional.

Quanto às desvantagens, tradicionalmente incluem vários pontos principais:

  • o componente físico do trabalho (o vendedor passa a maior parte da jornada de trabalho em pé);
  • um nível relativamente baixo de salários (a remuneração material varia significativamente dependendo do local específico de trabalho);
  • alto nível de estresse (devido à interação constante com diferentes pessoas).

Assim, antes de tomar a decisão final sobre se deseja conectar sua vida profissional ao trabalho de um vendedor, você deve pesar cuidadosamente todos os prós e contras para não se arrepender de sua decisão no futuro.

Responsabilidades

Um vendedor de mercearia, ao vender alimentos, age de acordo com documentos oficiais, como descrições de funções e padrões profissionais. Eles incluem uma lista de responsabilidades que recaem sobre os ombros do funcionário. Esses incluem:

  • venda de mercadorias e produtos apresentados na loja;
  • pesagem, corte e embalagem de mercadorias;
  • assessoria aos compradores quanto ao prazo de validade e composição dos produtos;
  • informar os clientes sobre as promoções e ofertas especiais em vigor;
  • gerenciamento de registros;
  • trabalhar com uma caixa registradora;
  • cumprimento do Código do Trabalho;
  • conformidade com os regulamentos de segurança;
  • suavizando situações de conflito;
  • controle sobre o frescor e adequação para uso dos produtos;
  • controle sobre a disponibilidade de uma quantidade suficiente de dinheiro e trocos no caixa e muito mais.

Deve-se ter em mente que as funções podem ser ajustadas, alteradas e complementadas dependendo dos desejos do empregador e do local de trabalho específico... É muito importante familiarizar-se com as tarefas que o empregador lhe confia e certificar-se de que possui todas as competências necessárias para as desempenhar. Lembre-se de que, em caso de falha no desempenho ou desempenho impróprio de suas funções, você pode ser responsabilizado.

Requisitos

De acordo com tal documento como norma profissional (ou norma profissional), para obter a posição de vendedor, uma pessoa deve ter um determinado conjunto de conhecimentos e habilidades, em particular, deve conhecer a base teórica necessária para a negociação, bem como possuir as competências profissionais adequadas.

Tradicionalmente, o empregador apresenta os seguintes requisitos em relação aos vendedores:

  • conhecimento das leis e regulamentos que regem as atividades comerciais (por exemplo, a lei dos direitos do consumidor);
  • conhecimento dos fundamentos da psicologia para uma comunicação eficaz com os clientes;
  • compreender as regras de exibição de produtos na vitrine;
  • conhecimento das regras de armazenamento de alimentos;
  • a capacidade de usar caixas registradoras e trabalhar em programas de computador especializados (por exemplo, o programa 1C).

Ao mesmo tempo, esta lista não é definitiva, porque quanto mais você souber e for capaz de saber, mais especialista você será solicitado no mercado de trabalho.

Direitos

Descrição do trabalho e padrão profissional - são documentos que incluem não apenas as responsabilidades e requisitos dos vendedores de alimentos, mas também os direitos dos funcionários. Esses incluem:

  • o direito de receber de todos os funcionários da loja (administrador, diretor, gerente e outros) informações necessárias para a execução direta dos trabalhos;
  • propor aos superiores formas de melhorar o funcionamento da empresa;
  • participar em várias atividades educacionais para melhorar as qualificações.

No entanto, os direitos vêm com a responsabilidade, portanto, use as oportunidades fornecidas com muito cuidado.

Educação

De modo geral, a maioria dos empregadores não tem requisitos educacionais específicos para o vendedor. Normalmente, um certificado de conclusão da escola (9 ou 11 anos) é suficiente. Ao mesmo tempo, em alguns casos, possuir um diploma de instituição secundária especializada ou de ensino superior constituirá uma vantagem indiscutível (por exemplo, no caso de receber a 2ª categoria).

Além disso, já no curso de trabalho direto, é desejável fazer cursos de formação avançada (por exemplo, assistir a palestras para se familiarizar com a psicologia do consumidor ou estudar os fundamentos da ciência das commodities). Isso permitirá que você se qualifique para uma promoção (como se tornar um vendedor sênior).

Remuneração

É preciso dizer desde já que o salário do vendedor é bastante baixo. Este indicador pode variar dependendo de vários fatores, como:

  • região de residência (como regra geral, os residentes da capital recebem mais do que os residentes das províncias);
  • local de trabalho (os salários dos vendedores das lojas de elite são mais elevados do que os dos empregados das cadeias de empresas);
  • experiência de trabalho e educação (em alguns casos, o empregador pode aumentar o salário de funcionários altamente qualificados).

Se falamos sobre o salário médio de um vendedor de mercearias na Federação Russa, eles chegam a cerca de 20.000 rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa