Vendedor

O que um caixa-vendedor faz e onde estudar para uma profissão?

O que um caixa-vendedor faz e onde estudar para uma profissão?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Visão geral das responsabilidades
  3. Direitos e responsabilidades
  4. Requisitos
  5. Educação
  6. O salário

Quase todos os dias somos confrontados com o trabalho de vendedores, visitando mercearias ou outras lojas. Essa profissão tem características próprias. Hoje falaremos sobre o que um vendedor deve ser capaz de fazer, bem como sobre o trabalho e as responsabilidades funcionais.

Que é aquele?

É importante notar que a própria palavra “vendedor” apareceu no cotidiano no século XIX. Nesse período, começaram a surgir empresas na Rússia e em outros países que atuavam no comércio. Em 1810, quando a Primeira Academia Prática de Ciências Comerciais foi aberta em Moscou, começou a formação de especialistas neste setor. O trabalho de um vendedor dificilmente pode ser chamado de fácil. Pode parecer assim apenas do lado de fora. Os funcionários da loja se deparam com demandas consideráveis, que não consistem apenas em vender mercadorias e receber dinheiro por elas.

Se você olhar para a descrição da profissão, isso indica que um vendedor é uma pessoa que trabalha para um estabelecimento comercial e fornece uma gama de serviços necessários a um comprador. Suas principais funções são fazer uma venda hábil e de alta qualidade, consultando sobre produtos, determinando seu valor e peso. Este colaborador tem a obrigação de conhecer o produto apresentado e ser capaz de comunicar de forma inteligível e clara os potenciais compradores sobre as suas vantagens, bem como as possíveis desvantagens.

Ele deve promover ativamente o produto, ajudar na escolha, mostrar os produtos, apresentando as características de maior sucesso do produto selecionado.

O vendedor-caixa, por sua vez, deve ter conhecimentos de informática, ser capaz de entender programas (se houver na empresa) e também trabalhar com cartão de banco ou de crédito. Seus deveres também são verificar o tempo de venda dos produtos, controlar a correção dos preços nas etiquetas de preços, bem como participar dos estoques... Esta profissão prevê a sua divisão em qualificações. Tentando melhorar o seu nível profissional, começando pelo vendedor júnior, passando para um vendedor e um vendedor sênior, você pode chegar à posição gerencial de administrador, chefe. departamento ou o chefe de determinada empresa comercial.

Tendo em conta as especificidades desta profissão, o vendedor deve possuir um certo número de qualidades necessárias. Sua ausência não permitirá que uma pessoa permaneça neste trabalho por muito tempo. As qualidades necessárias para o candidato incluem:

  • estabilidade emocional e equilíbrio;
  • disposição para assumir total responsabilidade por uma decisão ou ação tomada;
  • a prontidão do colaborador para o desenvolvimento e aprimoramento em termos de crescimento pessoal;
  • a capacidade de estabelecer contato, benevolência.

Também critérios importantes são alta concentração e boa memória... Muitas pessoas acham difícil começar a trabalhar como vendedor sem a experiência adequada. Após completar o treinamento necessário, ter estudado todos os requisitos necessários para o trabalho, ter aprendido sobre as responsabilidades do trabalho e ter o desejo de fazer tal trabalho, você pode escrever com segurança um currículo para um trabalho em uma loja de sua preferência.

Visão geral das responsabilidades

A profissão de vendedor hoje pode ser considerada uma das mais difundidas. Como qualquer profissão, tem certas vantagens e desvantagens. Esse trabalho pode ser um começo para galgar a carreira. Existem várias subespécies nesta profissão - desde o vendedor de produtos alimentares ou não alimentares ao gestor ou pessoa responsável pelas negociações com vários fornecedores.

Ao entrar neste negócio, a pessoa começa a sentir-se mais confiante e sociável, começa a melhorar as suas capacidades de comunicação com estranhos, a compreender os bens e serviços existentes no mercado. As vantagens incluem estabilidade e demanda pela profissão. Mesmo quando um ponto de venda está fechado, um bom funcionário experiente será capaz de encontrar rapidamente um novo emprego adequado para si mesmo.

Entre as desvantagens estão alto cansaço, bem como a necessidade de se comunicar com pessoas às vezes muito desagradáveis ​​e nervosas, portanto, a resistência ao estresse é uma das qualidades mais importantes para um trabalhador comercial moderno.

Quer trabalhe em uma mercearia, café, padaria ou departamento de pastelaria, ele deve ter excelentes habilidades de comunicação e ser capaz de conquistar as pessoas para ele.

A especialização de um funcionário de uma empresa comercial depende do tipo de produto que vende. Esses incluem:

  • vendedores envolvidos na comercialização de produtos alimentícios (gêneros alimentícios);
  • vendedores de produtos não alimentícios que vendem roupas, sapatos, equipamentos, livros, joias etc .;
  • caixas aceitando o pagamento de mercadorias, dando troco, emitindo um cheque, manuseando certa documentação;
  • vendedores que auxiliam os visitantes na escolha, contando sobre o produto de que gostam, sobre as promoções da loja;
  • controladores-caixas que acompanham a demanda e reabastecem o sortimento de produtos que faltam no corredor.

O controlador, assim como o caixa, trabalha no caixa e também elabora relatórios sobre as mercadorias. Os vendedores na loja são o elo entre produtos e clientes. Eles desempenham certas funções que são estipuladas na descrição do trabalho. Seu trabalho não é simplesmente dispensar um determinado produto.Há um longo processo desde a aceitação do produto até a venda.

As responsabilidades dos vendedores também podem incluir:

  • conhecimentos de informática no nível adequado;
  • Conhecimentos básicos de caixas registradoras, scanner, terminal, possuindo habilidades práticas de aplicação;
  • ele deve ser bem versado nas propriedades dos bens de diferentes grupos;
  • ter as habilidades de marketing e merchandising, gerenciamento de armazém.

Habilidades de informática às vezes são um pré-requisito, o resto das habilidades podem ser aprendidas no processo de aprendizagem ou durante treinamentos ou aulas.

Oficial

O crescimento oficial dos funcionários da loja geralmente é o seguinte.

O funcionário da loja pode começar:

  • caixa ou consultor;
  • vendedor sênior;
  • cabeça departamento ou chefe de departamento ou turno;
  • Gerente;
  • administrador;
  • diretor.

A ascensão de um empregado na carreira geralmente depende das qualidades pessoais da pessoa, de sua dedicação, profissionalismo. As responsabilidades do cargo em cada empresa individual podem ser diferentes, dependendo do perfil de cada empresa.

As instruções dos vendedores para trabalhar em supermercados e não supermercados são basicamente as mesmas. Eles diferem nas características das mercadorias e nas condições de armazenamento desses produtos.

Com base nas descrições de cargos, os caixas-vendedores devem desempenhar as seguintes funções.

  • Sirva bem os clientes. Um funcionário de uma empresa comercial deve ser capaz de transmitir aos compradores as informações precisas necessárias sobre o produto.
  • Manter documentos de caixa (fiscais). Ele deve ser capaz de manter registros precisos de fundos, fazer transações na caixa registradora, atender uma transação através do terminal (cartões bancários) e fazer a contabilidade diária de fundos.
  • Realize a reconciliação de fundos na caixa registradora.
  • Monitore a presença e correção de códigos no produto. Qualquer tipo de produto na prateleira deve ter uma etiqueta de preço que permita ao comprador obter informações completas.
  • Gerenciar saldos, além de cumprir seu limite, controlar a quantidade de estoque e sua reposição.
  • Ele deve controlar a colocação correta e oportuna de etiquetas de preços com informações corretas. O vendedor é obrigado a colocar informações atualizadas sobre a etiqueta de preço em tempo hábil. Trabalho semelhante é feito durante o recebimento das mercadorias, antes de serem colocadas nas prateleiras. Ao atualizar o preço, o funcionário é obrigado a informar os compradores sobre isso e reaplicar as novas etiquetas de preço.
  • Acompanhe os consumíveis.
  • Ajude os compradores sobre a disponibilidade de bens na forma de consultas de qualidade.

As funções do empregado também incluem a participação ativa na realização de inventários e auditoria de fundos.

Funcional

Uma das responsabilidades dos funcionários da loja é se comunicar educadamente com os clientes. Ele deve tentar criar um ambiente confortável ao escolher os produtos. Quando surge uma fila, os funcionários da loja devem tomar medidas imediatas para evitar isso.

O principal funções.

  • Coloque mercadorias, reabasteça-as. Um funcionário da loja, antes de abri-la, verifica a disponibilidade da mercadoria, sua qualidade, faz exposição adicional dos produtos. Fornece acesso gratuito para os compradores aos produtos expostos. Durante a jornada de trabalho, ele deve monitorar a disponibilidade dos produtos e reabastecê-los se necessário.
  • Garantir a segurança dos bens materiais.
  • Ajude os visitantes na escolha dos produtos.
  • Promova vendas. O vendedor determina os tipos de produtos que requerem implementação antecipada. Chama a atenção para os produtos selecionados, colocando-os nos locais mais vistos, os chamados "pontos quentes", e também, adicionalmente, informa os visitantes sobre os benefícios desses produtos.
  • Faça um recebimento e posterior colocação das mercadorias aceitas. Ao colocar os produtos nas prateleiras, o funcionário da loja deve dar acesso gratuito aos produtos que exigem venda rápida.
  • Colar etiquetas de preço... Atuando na área de vendas, os vendedores devem monitorar a presença de códigos e etiquetas de preços nas mercadorias com a indicação correta de peso, preço etc. Eles são colados após o recebimento e colocação dos novos produtos, quando o preço é atualizado, bem como quando há discrepância no custo da mercadoria.
  • Participe de inventários. Após receber a declaração do chefe, o vendedor informa a quantidade de produtos em estoque. Após terminar a recontagem, a folha é transferida para o especialista em commodities ou administrador (diretor).
  • Controle o momento da venda de mercadorias... No local de trabalho, os funcionários da loja devem fazer tudo para o funcionamento normal da empresa comercial. Isso também se aplica à verificação do momento da venda de produtos. Se um item com uma data expirada for encontrado, ele será retirado da venda. As informações sobre isso são transmitidas ao comerciante.
  • Atenda clientes no caixa. Ser capaz de manter registros de caixa.

Além disso, o vendedor deve participar ativamente dos treinamentos oferecidos, aulas regulares, melhorando seu nível profissional. Ele deve se familiarizar com as características do merchandising, bem como aprender outras habilidades necessárias ao trabalho. O funcionário da loja não deve se esquivar das reuniões da equipe e informar sobre possíveis situações atípicas durante o processo de trabalho.

Direitos e responsabilidades

Um consultor não é apenas um bom assessor, ciente das vantagens e desvantagens dos produtos, mas também um representante da empresa. Cada funcionário da empresa deve estar motivado para cumprir o plano, aumentando as vendas.

Os vendedores têm certos direitos, que incluem o seguinte.

  • Acesso dos funcionários a informações confiáveis, documentos que são necessários no processo de trabalho.
  • Eles têm o direito de fazer propostas para mudanças na rotina diária, horários e outras inovações que levem ao aumento da produtividade do trabalho.
  • De acordo com o Código do Trabalho, eles têm o direito de fornecer um local de trabalho equipado.
  • Tenha seguro.
  • Receba compensação por danos.
  • Os empregados de empresas comerciais têm o direito de receber seus salários de acordo com a tabela de efetivos. Se ele não concordar ou se o pagamento estiver incompleto, o vendedor pode pedir ajuda.

De acordo com a lei de proteção ao consumidor, o vendedor deve ser responsável por fornecer informações precisas... Ele deve fornecer informações completas para que o comprador descubra as propriedades da mercadoria, vida útil, etc. É importante lembrar que fornecer informações falsas sobre o produto resultará em prejuízos inevitáveis ​​para ele, pois o engano logo será revelado, e o comprador fará suas compras em outro lugar.

Os vendedores são coletivamente responsáveis ​​(materialmente) pelas mercadorias no ponto de venda. Eles também são responsáveis:

  • pela exposição atempada das mercadorias nas prateleiras e pela sua qualidade;
  • pela presença de etiquetas de preços no produto;
  • para a venda de produtos dentro de um prazo aceitável;
  • pela correta execução da documentação, documentos de entrada e saída;
  • para uma atitude educada e correta para com os visitantes.

O caixa-vendedor é uma pessoa financeiramente responsável. Inicialmente, este cargo assume a responsabilidade pelos valores materiais que lhe foram confiados. O caixa é obrigado a compensar os danos em caso de falta de fundos no caixa.

Requisitos

O vendedor-caixa deve ter certas habilidades e ser responsável pelo desempenho insuficiente ou de baixa qualidade de suas funções diretas. As qualidades pessoais têm um efeito positivo no processo de trabalho. Com habilidades profissionais essenciais, cada vendedor será capaz de alcançar o resultado desejado com muito mais rapidez.

Existem certos requisitos para o trabalho:

  • o vendedor deve saber e respeitar leis da Federação Russaem relação às regras do comércio, bem como estar familiarizado com os direitos dos consumidores;
  • loja ou trabalhador comercial não deve divulgar segredos comerciais ou violar a ética corporativa da empresa;
  • o candidato deve conheça os fundamentos da negociação, merchandising, bem como aprender o princípio da eficiência de vendas;
  • Ele deve cumprir as regras de segurança contra incêndio, requisitos de proteção do trabalho;
  • não quebre a disciplina e requisitos de rotina dentro da empresa;
  • regularmente mantenha limpo o local de trabalho e toda a loja.

Você precisa saber que trabalhar em uma mercearia é diferente de trabalhar em outras empresas. Existe um certo padrão, graças ao qual um funcionário de uma mercearia deve não só fiscalizar a limpeza do local de trabalho, mas também verificar a segurança dos produtos, levando em consideração a vizinhança da mercadoria.

Ele deve saber claramente os requisitos dos SappiNs e não permitir violações.

A limpeza na mercearia não é apenas um componente estético, mas também uma necessidade absoluta, que é monitorada pelo serviço sanitário. O vendedor deve ter um livro de saúde com exames ou procedimentos médicos pontuais marcados. O colaborador também deve ser responsável por seu comportamento durante a jornada de trabalho. A ausência de maus hábitos tornou-se recentemente uma das qualidades necessárias ao se candidatar a um emprego. É inaceitável parecer bêbado no trabalho. O vendedor não deve ser rude com os compradores, pesá-los, roubá-los.

O vendedor deve cumprir a disciplina trabalhista de acordo com o contrato ou contrato de trabalho, bem como cumprir as ordens orais ou escritas da administração que digam respeito à obra. Em caso de violação da descrição do cargo, a administração pode aplicar medidas disciplinares ao empregado, podendo chegar à demissão, inclusive. Após a conclusão do contrato, o colaborador deve ser responsável pelo cumprimento das condições. Ao avaliar as qualificações dos funcionários, um padrão profissional é usado. Este documento também é usado para criar descrições de cargos, documentação e outros regulamentos dentro da instituição.

Se o empregado não cumprir plenamente os requisitos do padrão profissional, o empregador pode transferi-lo para um cargo que requeira menos qualificações ou recomendá-lo a tomar as medidas necessárias para melhorar suas qualificações profissionais.

Educação

Para trabalhar como vendedor, é desejável ter uma educação especial. A preferência é dada a pessoas formadas na universidade. Na maioria das vezes, os empregadores optam por trabalhar com pessoas com formação em contabilidade, bem como aqueles que conhecem os fundamentos de merchandising. Muitas pessoas preferem escolher funcionários que tenham concluído treinamentos, cursos de vendas e também treinados em cursos de psicologia.

O candidato ao cargo deve ter:

  • educação apropriada;
  • experiência de trabalho no perfil (de preferência pelo menos 6 meses);
  • habilidades de comunicação com tecnologia moderna, incluindo uma caixa registradora, programas especiais, um terminal.

Para obter esta posição, é aconselhável concluir o treinamento em faculdades ou escolas técnicas.

Você pode obter uma educação:

  • na Faculdade de Comércio e Economia de Krasnodar - aqui você pode estudar na especialidade "Vendedor", "Controlador-caixa", bem como "Especialista em commodities";
  • no Samara College of Industrial Technologies - especialidades "Vendedor", "Caixa", período de formação 2 anos e 10 meses;
  • na Omsk College of Trade, Economics and Service - você pode estudar aqui após o 9º e 11º ano na especialidade “Ciência de Commodities e Perícia da Qualidade de Bens de Consumo”.

Para trabalhar como vendedor, muitas vezes é suficiente ter um documento de graduação em uma escola técnica ou faculdade com você. Você também pode dominar esta profissão nas especialidades "Ciência de Commodities" ou "Management" em muitas universidades.

O salário

O salário de um vendedor geralmente consiste em uma taxa e uma certa porcentagem da venda de um item. Pode ser irregular e flutuar dependendo do tipo de produto, estação do ano e outros fatores. Além disso, o salário médio pode variar dependendo da região. Portanto, em Moscou, o salário médio de um assistente de vendas é de cerca de 30-32 mil rublos, enquanto em Samara é de 19-20 mil rublos.

Deve-se observar que o salário muitas vezes depende do percentual de cumprimento e da bonificação por superação ao plano.

sem comentários

Moda

a beleza

casa