Vendedor

Que qualidades um vendedor deve ter?

Quais qualidades um vendedor deve ter?
Contente
  1. Como deve ser um vendedor?
  2. Lista de qualidades exigidas
  3. Como estilizar um bloco em um currículo?

Existem muitas publicações e estudos científicos sobre o tema das qualidades que um vendedor deve ter. Alguns deles são de natureza abstrata - eles escrevem sobre o ideal, e em qualquer profissão não existem pessoas ideais, pois a pessoa está por natureza longe da perfeição imaginária. Existem publicações científicas que separam o vendedor e o vendedor, mas as qualidades profissionais e pessoais permanecem inalteradas para uma boa pessoa em seu lugar, sejam as qualidades de um gerente de vendas de sucesso ou de uma pessoa atrás do balcão de uma pequena mercearia.

Como deve ser um vendedor?

Ao recrutar, a administração do ponto de venda primeiro avalia as qualidades do vendedor, estabelecidas no currículo, e então examina cuidadosamente as qualidades negativas e positivas mostradas no processo de venda de um produto ou serviço.

Existem vários critérios pelos quais, no departamento de RH ou em uma entrevista com um empregador, um funcionário potencialmente bem-sucedido é determinado em seu lugar.

Um homem ou mulher, em idade jovem ou madura, pode não possuir todas as qualidades listadas nas listas sobre o tema de um distribuidor de produtos ideal, mas ao mesmo tempo ser um bom vendedor para que as pessoas o procurem para fazer compras. Mas há uma diferença significativa nas qualidades que um vendedor de uma loja especializada, um gerente de vendas em uma grande empresa e uma pessoa em uma banca, atrás de um balcão, perto de prateleiras com mercadorias, devem possuir.

  1. No primeiro caso, exige-se certo conhecimento na área escolhida e nas que indiretamente se relacionam com ela, a capacidade de oferecer a partir do sortimento já disponível e de argumentar a necessidade de não comprar de concorrentes. Uma equipe pouco competente também pode se tornar um consultor de vendas, se houver desejo de aprender, boa memória, capacidade de encontrar rapidamente uma linguagem comum com estranhos e expressar claramente seus pensamentos de forma acessível.
  2. Um gerente de vendas precisa de um conjunto diferente de qualidades profissionais - ele deve navegar rapidamente pela situação e pelas necessidades do cliente, dominar as técnicas de persuasão verbal e até facial, estar armado com um conjunto completo de conhecimentos sobre o produto que está sendo vendido e ser capaz de resistir até mesmo a recusas decisivas.
  3. O vendedor atrás do balcão deve ser capaz de lidar com dispositivos especiais, comunicar-se facilmente com os clientes, explorar o potencial existente e ter as habilidades para manter uma conversa com pessoas de qualquer idade. O número de clientes regulares depende do seu apelo, simpatia, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, com base nas quais pode encomendar a quantidade necessária de produtos ou mercadorias.

Freqüentemente, pessoas que, à primeira vista, possuem as qualidades necessárias revelam-se inadequadas para essa carreira., e os forçados a trabalhar (por falta de candidatos e necessidade de continuar a trabalhar) encontram-se no seu lugar. Só há uma conclusão dessa estranha regularidade - é preciso avaliar não o bem-estar visível, mas tudo o que compõe a personalidade de uma pessoa.

As qualidades positivas podem assustar os compradores (competência, posse de condições especiais), e aquelas que parecem negativas (temperamento violento, emocionalidade), pelo contrário, podem ser úteis.

Lista de qualidades exigidas

Muitas vezes as pessoas estão mais dispostas a entrar em uma pequena loja localizada não muito longe de um grande supermercado, satisfeitas com ofertas modestas, preferindo-as a uma variedade imensa. E a razão para isso não é a relutância em vagar pelos pregões, mas o vendedor que está atrás do balcão. Os compradores vão até ele, forma-se um contingente de pessoas que chegam constantemente, atraídas não tanto pelo sortimento quanto pela competência, rapidez de reação e forma de comunicação.

Os requisitos básicos permanecem para qualquer pessoa da mesma forma que existem requisitos negativos gerais que são inerentes a um mau vendedor de serviços ou produtos, o que está claramente fora do lugar:

  • sociabilidade, em que é importante não manter uma conversa longa e sem sentido, mas a capacidade de iniciar uma conversa curta e ouvir o cliente;
  • proficiência na fala, a habilidade de expor de forma clara e coerente seus argumentos em favor da faixa oferecida;
  • atividade moderada - atenção não só a um cliente já existente, mas também a um cliente potencial, de forma a perceber a segunda oportunidade sem perder a primeira;
  • boa educação e educação combinadas com paciência e autocontrole, boas maneiras;
  • a capacidade de formar relacionamentos com clientes regulares - apenas lembrando-se de algumas informações e pessoas, você pode obtê-las na quantidade necessária para um negócio de sucesso;
  • responsabilidade e disciplina permitirão não perder clientes - se o ponto de venda abrir a tempo e as promessas de entrega forem cumpridas, fica assegurada a confiança do cliente, bem como a atitude positiva do empregador.

O principal item dessa lista, por padrão, geralmente fica fora do escopo. Um verdadeiro vendedor ama seu trabalho não tanto por causa da riqueza material (este geralmente não é o argumento mais poderoso, especialmente para aqueles que não estão acostumados a enganar o comprador). A profissão evoca fortes emoções em quem trabalha por vocação - certas qualidades pessoais proporcionam uma sensação de ímpeto, de prazer em cada transação, em cada cliente conquistado.

Essa motivação é a principal garantia de sucesso em todos os negócios, não só no comércio.

Pessoal

Muito depende da personalidade de quem está conduzindo o processo de venda. Sua capacidade de esconder o mau humor, demonstrar polidez sincera, e não fria, dever, comunicar-se igualmente com pessoas que são agradáveis ​​e desagradáveis.

O autodesenvolvimento e a aquisição de novos conhecimentos, a completude do conhecimento em sua área podem alienar o cliente se forem expostos. A fala, intercalada com termos e números, muitas vezes repele com auto-admiração, superioridade demonstrativa e faz com que o interlocutor se sinta inferior. No nível verbal, o tato, o equilíbrio na escolha das definições, a ausência de expressões folclóricas comuns e um sotaque explícito são importantes.

Muitas pessoas gostam quando um vendedor está bem vestido ou mantém seu próprio estilo, mesmo com uniformes limpos. Essas são as qualidades pessoais pelas quais as pessoas são guiadas ao escolher um ponto de venda.

Profissional

O empregador avalia o pessoal de acordo com sua aptidão profissional. Mas as qualidades do negócio dependem do escopo, sua prevalência ou limitações. É suficiente para um vendedor de flores ter habilidades florísticas, requisitos e habilidades gerais, conhecimento do produto que está sendo vendido.

O gerente de uma grande empresa, segundo especialistas, deve conhecer a psicologia e determinar os psicotipos dos clientes, estude não só o mercado da sua empresa, mas também a situação dos concorrentes, saiba defender o seu ponto de vista. Isso é impossível se não houver educação, se não houver programas de treinamento adicionais concluídos e se o auto-estudo contínuo não for realizado.

Tem formação especial em psicologia, tem automotivação, sabe trabalhar em equipa, conhece a linha entre persistência e arrogância, defende o seu ponto de vista.

Como criar um bloco em um currículo?

Não existem apenas diretrizes especiais para o desenho de um currículo, mas também construtores baseados na Internet, focados nas necessidades existentes, com os quais você pode criar uma descrição especial ou universal.

O principal é não exagerar na criação da imagem ideal, pois todo empregador sabe muito bem que praticamente não existem vendedores ideais na vida real.

Descreva em detalhes as qualidades positivas que respondem razoavelmente à pergunta idiota de por que você deve ter preferência sobre outros candidatos na lista de candidatos. Mas não se esqueça de adicionar negativo, insignificante, comum à maioria das pessoas (incomunicabilidade ao acordar, verbosidade ou intolerância ao desleixo) para criar a aparência de autocrítica e a impressão de persuasão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa