As sutilezas da organização da iluminação no corredor
As sutilezas da organização da iluminação no corredor são bem conhecidas dos profissionais. Mesmo que não haja como entrar em contato com designers ou eletricistas, você pode fazer reparos bonitos e individuais com o máximo de funcionalidade. Use os conselhos do artigo ou as soluções prontas apresentadas na foto.
Peculiaridades
Cada casa ou apartamento particular tem um corredor ou sala de corredor que conecta a porta da frente com outras áreas da residência. À primeira vista, este espaço tem uma função puramente definida, tem um conjunto mínimo de móveis necessários e é desprovido de luz solar natural. Mas é o corredor ou corredor que dá a primeira impressão da própria habitação, dos gostos e hábitos dos seus proprietários.
Uma iluminação bem pensada permite-lhe expandir visualmente a divisão, transformar o espaço, torná-lo atractivo, funcional e confortável. O esquema correto é capaz de enfatizar os detalhes do interior, para colocar os acentos necessários no mobiliário do corredor, na decoração externa da sala e no seu design. Organizar corretamente e apresentar de forma atrativa o espaço do corredor é uma tarefa difícil, mas bastante factível.
A dificuldade reside não apenas na ausência de janelas, mas também na configuração, muitas vezes malsucedida, da própria sala. Em apartamentos modernos e casas particulares, a arquitetura do corredor pode assumir diferentes formas - de simples retangular, quadrada a oval ou ondulada curvada.
Existem várias regras básicas para organizar o sistema de iluminação no corredor.
- A emissão de luz deve se espalhar uniformemente por todo o espaço da sala. Nesse caso, um lustre, fixado no centro da sala, não é suficiente para iluminar todos os cantos do corredor.
- Fontes de luz com brilho muito forte ou fraco não são adequadas para decoração de corredores. A iluminação fraca estreitará significativamente o espaço e a iluminação forte cortará os olhos e irritará os membros da família.
- A iluminação no corredor deve fluir suavemente para a iluminação das salas adjacentes, uma grande diferença no brilho é indesejável.
- Ao escolher luminárias, é melhor optar por lâmpadas com acabamento fosco quente que difundem suavemente a luz.
- A utilização de fontes economizadoras de energia e de iluminação LED reduzirá significativamente o consumo de energia elétrica, podendo ser utilizada a qualquer hora do dia.
Tipos de iluminação
O tipo de iluminação no corredor deve corresponder à sua forma geométrica, filmagem, design de interiores e outras características da sala. As principais opções de iluminação são as seguintes.
- Iluminação primária ou geral - obrigatório em qualquer caso. A principal tarefa desta opção é criar um ambiente confortável quando as pessoas estão no corredor, o que exclui lesões acidentais, quebra de móveis, elementos decorativos. Para fazer isso, é melhor usar um ou mais lustres montados no teto, lâmpadas de teto com holofotes, lâmpadas de piso ou lâmpadas de parede embutidas na parede.
- Iluminação local - parte integrante de qualquer corredor com uma forma arquitetônica complexa. A luz, localizada em determinados locais, enfatiza a geometria original da sala, centra-se em elementos individuais de decoração ou decoração. Para tanto, é preferível utilizar arandelas montadas na parede, luminárias portáteis com clipe e outras luminárias com fluxo luminoso direcionado.
- Iluminação adicional. Na maioria das vezes, tem uma função decorativa. A luz adicional permite revelar totalmente a individualidade da divisão, realçar as suas características únicas, o design original, chama a atenção para a decoração e mobiliário.
Os designers aconselham combinar várias opções de iluminação ao mesmo tempo no corredor-corredor.
A combinação de várias fontes de luz contribuirá para o aproveitamento pleno de todas as funcionalidades da divisão, bem como para a criação de um espaço confortável e harmonioso.
O principal
O corredor e o corredor têm uma característica negativa comum - falta-lhes uma fonte de luz solar natural. Se numa casa privada o hall de entrada às vezes tem uma janelinha ou várias janelas, então no apartamento, devido às peculiaridades da configuração, não existe qualquer fonte de luz natural. Nesse caso, há uma necessidade natural do uso de iluminação artificial ao longo do dia. As fontes de iluminação primária mais populares incluem o seguinte.
- Lustres lacônicos de estilo clássico montados no teto... Essa fonte de luz deve ter uma decoração modesta, sem muitos elementos suspensos.
- Fontes de luz pontuais economizam significativamente espaço, podem ser colocados ao longo do perímetro do teto ou de forma caótica. A presença de holofotes no corredor anima o interior geral da sala, criando um design original e cintilante e inimitável. Mas este tipo de iluminação tem uma desvantagem significativa - a luz pontual só pode ser instalada em tectos falsos ou suspensos.
- Ver - um dispositivo de iluminação universal que combina um lustre e dispositivos especiais. A luminária é composta por vários dispositivos de iluminação, cuja radiação de luz pode ser direcionada em diferentes direções.
Em alguns casos, arandelas de parede ou uma lâmpada de chão de haste longa são usadas como a principal fonte de iluminação.
Local
A iluminação local foi projetada para a conveniência e conforto dos proprietários. É uma necessidade natural localizar a luz em certos pontos do corredor-corredor (para realçar o espelho, pinturas, elementos decorativos, um banco, um guarda-roupa). Com a ajuda dessa iluminação, você pode dividir a sala em zonas, o que também é conveniente. Essa iluminação pode ser organizada usando vários dispositivos de iluminação:
- arandelas, lâmpadas de assoalho montadas na parede;
- Tiras de LED e neon;
- quaisquer fontes de luz com um fluxo de luz direcionado a um ponto específico.
Adicional
A iluminação adicional permite que você se concentre no design original da sala, confere ao interior um charme especial e chique. Para tal, é necessário escolher lâmpadas com fluxo luminoso macio fosco. Você pode organizar a iluminação decorativa usando as seguintes opções.
- Um tipo original transparente ou mate suspenso no teto, atrás do qual a iluminação do teto pode ser escondida.
- O tipo mais simples e acessível de iluminação decorativa é uma luz de fundo escondida no pedestal do teto ou lançada em torno de todo o perímetro do teto em cima dele.
- Tiras de LED e neon podem ser usadas para iluminar o chão. Este tipo de iluminação amplia significativamente o espaço da sala, garante um movimento seguro.
- Os projectores instalados no chão ou por cima ao longo de toda a parede permitem a sua utilização durante a noite. Para essa iluminação, é melhor usar pequenas plataformas com um fluxo de luz fosco.
- A imitação de janelas é muito importante na ausência de fontes de luz natural. Neste caso, forma-se um pequeno nicho na parede, no qual se inserem as fontes de luz, o mais próximo possível da luz natural.
Um ou mais dispositivos de iluminação standby podem ser usados para iluminar a sala à noite.
Luz como meio de correção do corredor
Mais cedo ou mais tarde, cada proprietário de apartamento ou casa particular se depara com a questão: como construir corretamente um cenário de iluminação no corredor, de forma a esconder as falhas do cômodo e revelar suas vantagens. Num apartamento com corredor estreito, é preferível colocar as fontes de luz de forma que o seu fluxo luminoso seja direccionado para o tecto ou para a parte superior das paredes. Essa técnica expande significativamente o espaço, e o corredor visualmente não parece mais tão estreito.
Também em espaços longos e estreitos bom uso de manchas de halogênio, cujo desenho permite ajustar o fluxo luminoso em diferentes direções. Essa iluminação enche a sala de volume, expande-a visualmente. Em um pequeno corredor curvo, além do tipo de iluminação principal, é aconselhável utilizar faixas de LED em todo o perímetro do teto e piso, além de holofotes. Na casa, na ausência de fontes de luz natural no corredor, você pode usar várias opções de iluminação ao mesmo tempo.
As luminárias bem colocadas combinam-se harmoniosamente entre si, proporcionando uma estadia confortável no corredor.
Cor e design
A cor e o design estilístico do corredor do corredor dependem em grande parte da filmagem da sala e de seu formato. Ao decorar um espaço, é necessário levar em consideração a correspondência da paleta de cores com um determinado estilo de interior.
- Minimalismo - exclui o uso de cores brilhantes e cativantes, é caracterizado por cores pastel claras, decoração modesta, o uso de materiais naturais que são idealmente combinados com iluminação de teto e parede.
- Estilo moderno de alta tecnologia São prata, vidro e metal. Este estilo envolve o uso de iluminação monótona, enquadrada em estritas estruturas metálicas, em pés altos do chão ao teto.
- Arte pop - Uma iluminação colorida e brilhante, um lustre de teto feito de lâmpadas multicoloridas e uma faixa de LED brilhante decorarão o interior da sala.
- Clássico - o estilo de interior mais exigido. Arandelas de parede lacônicas austeras, uma bela luminária de chão em uma longa perna de madeira, um lustre de cristal no teto, elementos decorativos forjados, uma paleta de cores marrom ou areia irão decorar e enobrecer o corredor.
- Estilo império não tolera meios-tons e tons pastel. As cores vermelha, dourada e prateada acentuam os elementos individuais de decoração e decoração. Lindas lâmpadas requintadas com luz azul suave irão se encaixar harmoniosamente no interior.
Escolha de luminárias
Cada luminária tem uma função específica. Ao escolher a iluminação, você precisa entender claramente o efeito que deseja obter. A iluminação por focos é boa para o zoneamento de uma sala; ela é usada para iluminar certos lugares no corredor e nos móveis.
A faixa de LED é indispensável para corredores com configurações geométricas complexas, salas sinuosas ou ondulantes, bem como para iluminação noturna. As luminárias embutidas nos móveis permitem que você as use ao longo do dia ou em um determinado horário quando tal iluminação for necessária.
Essa iluminação não ocupa espaço extra, é conveniente de usar.
Opções de acomodação
Com tetos tensos, é melhor usar fontes de luz pontuais localizadas em todo o perímetro do teto. O foco pode ser instalado no chão ao longo de todo o corredor. A localização das luminárias com sensor de movimento ao longo das paredes mais próximas do chão controlará automaticamente a iluminação, reagirá com sensibilidade a qualquer movimento, ligando e desligando de forma independente. Essa iluminação facilita muito a vida dos membros da família do apartamento.
Fita com LEDs e néons é boa para emoldurar e destacar superfícies individuais (perímetro do teto ou piso, ao redor do espelho, janelas falsas). Arandelas de parede, colocadas em ambos os lados do espelho, irão aumentar sua refletividade, visualmente a sala ficará maior.
Erros freqüentes
Ao organizar um sistema de iluminação, muitos proprietários de apartamentos cometem os seguintes erros:
- um grande número de fontes de iluminação que não se adaptam bem entre si;
- a escolha errada dos dispositivos de iluminação (sem levar em conta o tamanho da sala e sua forma);
- escolha errada de local para lâmpadas;
- número insuficiente de fontes de luz ou localização errada.
Exemplos de sucesso no interior
- Para um corredor no estilo minimalista, as lâmpadas de formato simples são adequadas.
- As lâmpadas podem ser usadas para criar efeitos visuais incomuns.
- Expandir visualmente o corredor longo e estreito ajudará nos pontos em uma perna móvel, permitindo que você altere a direção do fluxo de luz.
- A iluminação competente do corredor flui suavemente para as salas adjacentes.
- Acentos leves no nível do chão e sob o teto ajudam a criar um quarto mais espaçoso.
- Os focos no tecto falso ajudam a criar uma luz difusa e um ambiente acolhedor.
- Fontes de luz pontuais ajudam a dividir a iluminação em áreas funcionais.
Você pode descobrir como escolher uma lâmpada no corredor assistindo ao vídeo abaixo.