Guarda-roupas no corredor: variedades e escolhas
Apesar da popularidade do guarda-roupa compacto e ergonômico, muitas pessoas preferem colocar um design clássico de balanço no corredor. Esta opção requer mais espaço, mas torna mais fácil implementar uma ideia de design interessante. Além disso, o armário giratório é mais funcional - entre os modelos modernos, você encontra uma opção com gavetas ou gavetas dobráveis, que otimizam o armazenamento das coisas.
Hoje, no sortimento de lojas de móveis, você encontrará guarda-roupas feitos em diferentes direções estilísticas - do barroco luxuoso ao minimalismo rigoroso.
É importante escolher exatamente a opção que não só se encaixará harmoniosamente no interior do seu corredor, mas também que seja confortável de usar.
Peculiaridades
Entre as principais vantagens dos armários giratórios está uma vasta gama de produtos. Escolhendo um guarda-roupa em um corredor com um grande número de compartimentos e prateleiras, você pode selecionar sua própria zona para cada grupo de coisas. Por exemplo, as gavetas podem armazenar produtos para o cuidado de calçados, manter os próprios sapatos convenientemente em um compartimento com prateleiras inclinadas ou em gavetas dobráveis especiais e chapéus volumosos ou roupas da estação podem ser colocados no mezanino.
A conveniência de usar um gabinete giratório depende de uma série de fatores, entre os quais acessórios de alta qualidade desempenham um papel importante. Para portas de móveis, os seguintes tipos podem ser distinguidos:
- dobradiças clássicas de piano;
- dobradiças com fecho;
- empurre os mecanismos de abertura.
A primeira opção é a mais económica, indicada para quem raramente usa guarda-roupa no corredor., visto que com a abertura / fechamento frequente de portas, as ferragens começam a emitir sons de rangido desagradáveis. Além disso, as portas podem ficar tortas e deixar uma lacuna quando fechadas.
As dobradiças com fechos ou amortecedores são uma opção mais prática. Vão durar muito mais tempo e permitirão que você não acorde sua família se chegar tarde, graças ao seu passeio macio e suave.
Os sistemas de abertura de porta de armário com um empurrão são uma versão moderna e ergonômica das ferragens. Em regra, os puxadores das portas estão totalmente ausentes, o que simplifica o processo de lavagem das fachadas. E também esses mecanismos são duráveis em uso e absolutamente silenciosos.
Os guarda-roupas no corredor geralmente incluem gavetas. Na hora de escolher a melhor opção, é importante estar atento à qualidade de suas ferragens. Existem também várias opções aqui:
- mecanismos de rolo;
- Acessórios telescópicos com guias esféricos;
- caixa de metal com fechos de porta.
As conexões do rolo são econômicas e fáceis de instalar, e entre suas deficiências pode-se notar fragilidade, ruído durante o funcionamento do mecanismo, bem como a impossibilidade de abrir totalmente a caixa - estende apenas 2/3 da capacidade total.
A segunda opção é mais confiável e durável: o hardware tem um percurso mais suave e pode suportar uma carga maior.
A construção da caixa de metal é projetada para cargas pesadas (até 30 kg). Será muito útil se você planeja guardar ferramentas na gaveta do corredor.
Materiais de manufatura
Os materiais usados para a fabricação do gabinete determinarão sua aparência, vida útil e preço. Na maioria das vezes, tanto no orçamento quanto nos modelos caros, o corpo é feito de aglomerado laminado, apenas o material das fachadas difere. Eles podem ser feitos de:
- Aglomerado;
- MDF;
- Madeira sólida.
Entre as vantagens do cartão laminado, pode-se destacar não só o preço democrático: o painel é laminado com um revestimento de filme durável, cujo design pode ser absolutamente qualquer. Além disso, é um material durável e confiável, resistente a tensões mecânicas e térmicas.
Entre suas deficiências, nota-se a presença de resinas de formaldeído na composição, a impossibilidade de processamento decorativo. Freqüentemente, para modelos econômicos, a parede posterior é feita de placa de fibra.
A estrutura do MDF abre amplas oportunidades para soluções de design fora do padrão: entalhe e fresagem artística, vitrais e inserções de vidro decorativo. O material também é resistente a danos e umidade, mas é mais ecológico.
Para a produção de fachadas de madeira maciça, os tipos de madeira elite são usados com mais frequência, como carvalho, nogueira, faia, pinheiro e mogno. Esses móveis parecem muito elegantes e luxuosos, enquanto o desenho de cada corte é único. O design de tais fachadas pode ser único e a vida útil será de dezenas de anos.
Se desejar, pode sempre encomendar um armário, cujo corpo e enchimento interno são em MDF ou madeira maciça. Tal decisão pode atingir o orçamento familiar, mas, neste caso, o gabinete será totalmente ecologicamente correto.
Forma e dimensões
O tamanho e a forma do gabinete giratório dependerão da capacidade do corredor. Portanto, em uma sala pequena é melhor colocar uma estrutura embutida. Se o corredor tiver a forma de um retângulo estreito, seria racional instalar um gabinete com 35-40 cm de profundidade nele ao longo de uma das paredes. Se a profundidade do gabinete for rasa, é importante levar em consideração que a barra de suporte é retrátil - portanto, será possível colocar ganchos de qualquer largura no gabinete.
Se um pequeno corredor tem a forma de um quadrado, você pode instalar uma estrutura embutida em forma de canto com uma profundidade média ou mínima, ou colocar um armário profundo ao longo de uma das paredes.
Entre os modelos prontos para um pequeno corredor é melhor escolher mais alto e mais largo, mas mais raso. Isso ajudará você a deixar espaço livre suficiente, mantendo tudo o que você precisa em seu armário.
Se você não planeja guardar muitas coisas no corredor, fique à vontade para escolher o modelo mais compacto. Isso o deixará à vontade, mesmo que vá passear com toda a família: não precisa ficar lotado e esperar que alguém se vista para se vestir.
O modelo ideal para um corredor maior dependerá apenas de sua forma: se a sala parece um retângulo regular, a escolha pode depender de suas necessidades de preenchimento interior do gabinete, o design da sala ou preferências pessoais.
Na hora de escolher um guarda-roupa para um corredor de formato atípico, é sempre melhor dar preferência a uma estrutura embutida, feita de acordo com parâmetros individuais a pedido.
Cor e design
Para um corredor pequeno, é melhor escolher um modelo de tonalidade clara. Isto pode ser:
- Branco;
- creme;
- madeira branqueada;
- cinza;
- Bétula;
- carvalho esfumaçado;
- Noz de Nápoles;
- olmo;
- alicante;
- bordo real;
- hamilton de cereja;
- champanhe cremono.
Se você deseja criar um ambiente aconchegante em um grande corredor, escolha tons ricos e de madeira escura:
- wenge;
- tabaco;
- mogno;
- carvalho fumado;
- conhaque;
- Noz;
- ébano;
- Paduk.
Se o seu interior é dominado por um estilo moderno ou se você deseja adicionar dinâmica ao ambiente, você pode dar preferência a cores sólidas saturadas:
- Vermelho;
- Laranja;
- azul;
- verde;
- Oliva;
- cor de rosa;
- roxa;
- fúcsia.
Ao mesmo tempo, não é necessário que todo o gabinete tenha uma tonalidade chamativa, é preferível escolher um modelo com uma cor neutra do corpo, onde o destaque será para as fachadas.
Também acontece que em breve um reparo ou realocação é planejado e o armário é necessário agora. Em tal situação, você pode escolher um modelo de tons neutros que podem se encaixar harmoniosamente em qualquer interior, por exemplo:
- pinho puritano;
- Cereja;
- Carvalho Dourado;
- árvore frutífera;
- gunstock;
- Oliva.
O design do modelo pode se sobrepor ao interior do corredor ou pode ser um ponto brilhante no centro da composição geral:
- para um quarto com estilo barroco, moderno ou classicismo um armário com fachadas esculpidas é o ideal;
- fachadas com fresagem ficarão bem em um interior clássico, escandinavo ou francês;
- uma combinação de padrões esculpidos e fresagem nas fachadas complementará o corredor Estilo vitoriano;
- sotaque para um quarto com interior elegante alta tecnologia fachadas monofônicas brilhantes com uma superfície brilhante ou impressão de fotos incomum se tornarão.
Como escolher?
As lojas de móveis modernos oferecem uma grande variedade de guarda-roupas para o corredor. Os principais pontos nos quais você precisa confiar na hora da compra já estão listados acima, porém há uma série de fatores que devem ser considerados para escolher a melhor opção. Além do tamanho, formato, design e material de fabricação, o enchimento interno do gabinete terá um papel importante. Os blocos de construção e suas finalidades estão listados abaixo.
- Prateleiras. Prateleiras fechadas raramente são usadas no guarda-roupa do corredor. Como regra, uma ou duas prateleiras abertas são suficientes. Eles podem ser usados para armazenamento temporário de várias pequenas coisas ou você pode colocar elementos decorativos, como estatuetas e flores em vasos sobre eles.
- Barra de gancho. Uma barra transversal é usada em gabinetes profundos e uma barra extraível em gabinetes estreitos. Se o armário só é necessário para roupas sazonais, você pode escolher um modelo com compartimento de haste mais compacto e assim economizar espaço.
- Mezanino. Um pequeno mezanino pode ser usado para guardar chapéus, cachecóis e outros acessórios. O mezanino espaçoso é conveniente para armazenar itens volumosos de inverno ou para equipamentos esportivos, como patins de gelo, patins e raquetes de tênis.
- Prateleiras inclinadas. Se você tem um grande número de sapatos, é racional escolher um gabinete giratório, que possui um compartimento com prateleiras inclinadas. Isso manterá seus sapatos limpos e arrumados o tempo todo.
- Gavetas. Aqui você pode armazenar cremes e pincéis para sapatos, além de outros pequenos itens.
Portanto, ao escolher um gabinete, você deve contar com os seguintes pontos:
- despesas;
- enchimento interno;
- aparência;
- tamanhos.
A qualidade dos acessórios e materiais dependerá do orçamento. Se você planeja armazenar um grande número de itens e roupas no armário, preste atenção especial ao conteúdo do armário. A aparência do gabinete deve se encaixar harmoniosamente no interior do corredor. Considere a cor das paredes, teto e portas, bem como a direção estilística geral. As dimensões do gabinete dependerão muito da capacidade do corredor.
Portanto, com base nos fatores listados, você pode escolher facilmente a melhor opção.
Alojamento
Ao colocar um armário giratório no corredor, o destaque será o espaço para abrir as portas, deve ter pelo menos 75 cm. Desta forma, você pode não apenas abrir a porta do armário completamente, mas também ter espaço suficiente para se mover livremente.
Se o gabinete do corredor tiver inserções espelhadas, coloque-o próximo à fonte de luz - para que você possa não apenas ver melhor o seu reflexo, mas também expandir visualmente os limites da sala.
Caso seja necessário colocar o gabinete com a parte final voltada para a porta frontal, certifique-se de que o espaço livre entre eles era de pelo menos um metro.
Exemplos no interior
Um guarda-roupa lacônico com fachadas brancas fresadas para um corredor de estilo provençal. Seu corpo combina com o acabamento da porta, enquanto o design é compacto e funcional.
Aqui podemos ver um gabinete preto e branco com fachadas brilhantes, que se encaixa perfeitamente no interior de alta tecnologia.
O luxuoso interior em estilo barroco é complementado por um guarda-roupa cor de nogueira com encaixes fresados, pintados e esculpidos.
Um prático guarda-roupa retrátil na cor chocolate com mecanismo push-open se encaixa perfeitamente em um corredor de estilo loft.
Para uma visão geral do guarda-roupa com portas de vaivém no corredor, veja o vídeo a seguir.