Sapateira

Sapateiras no corredor: tipos, escolhas e opções no interior

Sapateiras no corredor: tipos, escolhas e opções no interior
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. O tamanho
  5. Cor e design
  6. Como escolher?
  7. Use em estilos diferentes
  8. Exemplos de sucesso

Um espaço de armazenamento sistemático para sapatos é tão importante quanto um armário para roupas. Ninguém guarda camisas e vestidos em caixas, sapatos também não gostam dessa atitude. As prateleiras pequenas são projetadas para guardar sapatos sazonais, enquanto os armários são usados ​​para armazená-los durante todo o ano.

Peculiaridades

A aparência moderna das sapateiras há muito se afastou da imagem de várias prateleiras de treliça no corredor. Hoje, pode ser uma bela peça de mobiliário independente ou parte de um fone de ouvido. Existem outras opções, por exemplo combinando uma sapateira com um banco, cabide ou espelho.

Este projeto tem muitas vantagens. Produtos espetaculares podem se tornar uma verdadeira decoração do corredor. Se houver espaço suficiente no corredor para um grande armário, ele facilmente colecionará sapatos para todas as estações. Isso torna possível organizar o armazenamento. Sapatos não precisam mais ser procurados por todo o apartamento, e o corredor ganha uma aparência bem cuidada e arrumada.

A vantagem das sapateiras é a facilidade de acesso - cada item ocupa o seu lugar na prateleira e fica no campo de visão do proprietário.

Corredores em casas e apartamentos têm tamanhos e configurações diferentes. Estudando a demanda do consumidor, a indústria produz sapateiras de todos os tamanhos, que podem ocupar uma parede livre, nicho ou canto. Projetado para condições particularmente apertadas sistema fino profundidade não superior a 30 cm. Os sapatos são armazenados de forma compacta, dispostos em um ângulo agudo.

Tipos de estruturas

Hoje, uma sapateira pode ser escolhida para todos os gostos e estilizada para qualquer interior.Os designers de móveis apresentam designs com maior funcionalidade e acessibilidade (rotativos), ou ergonômicos, lutando por cada centímetro no corredor ("slim"). Existem muitas opções de armazenamento e, para fazer a escolha certa, iremos considerar cada uma delas.

Abrir

Estes são os modelos mais populares, não sobrecarregados com portas. Têm fácil acesso e boa visibilidade. Quando abertos, os sapatos são ventilados livremente e não preservam odores desagradáveis. Mas esse sistema de armazenamento também tem seus pontos fracos - sapatos velhos expostos ou colocados com pressa estragam a aparência estética do ambiente. Além do mais, As sapateiras sem portas acumulam facilmente a poeira e são adequadas apenas para o uso diário.

Na verdade, metade dos diferentes tipos de móveis para armazenamento de calçados são estruturas abertas.

Fechadas

A segunda metade das sapateiras pode ser considerada um item fechado. Isso inclui armários, armários, ou seja, estruturas equipadas com portas. Ao contrário das prateleiras abertas, não acumulam pó, pode calçar sapatos feios ou às pressas e limpar depois - as prateleiras fechadas aguentam tudo. A vantagem de estruturas ocultas é muito apreciada em famílias com animais de estimação - sapatos domésticos não são ameaçados por mordidas e arranhões de animais de estimação.

Há apenas uma desvantagem das sapateiras fechadas - ventilação insuficiente. Em tais condições, bactérias e fungos se desenvolvem, um odor desagradável estagna.

Racks

Famílias numerosas com muito calçado devem ficar atentas a eles, pois racks são um dos modelos mais espaçosos... Podem ser abertos ou fechados, ter 1,50 metros e até o teto. Os sapatos são empilhados em ângulo nas prateleiras que giram com a estrutura. As desvantagens incluem sua fraca estabilidade e volume impressionante.

Esbelto

Este projeto pode ser considerado uma boa solução para pequenos corredores. Os sapatos são instalados em prateleiras extraíveis ou regulares em um ângulo de 30-90 graus. A profundidade das sapateiras do sistema "slim" pode ser de 20 a 30 centímetros. A estrutura se destaca ligeiramente contra o fundo da parede. Suas desvantagens incluem uso não muito conveniente e baixa estabilidade. Apesar de "slim" ser dividido em parede e chão, ambas as opções são fixadas na parede.

Guarda-roupa "Bona"

Este projeto se refere a sistemas de armazenamento fechados. O corpo do gabinete é montado em aglomerado ou madeira, e o interior é preenchido com prateleiras e gavetas de treliça de metal. Nessas condições de armazenamento, os sapatos parecem ficar suspensos no ar e são mais bem ventilados.

Com assentos

As estruturas podem ser abertas ou fechadas, ou seja, as poltronas são montadas em meio-fio com portas ou prateleira baixa e durável. São produzidos em forma de banco (versão rígida) ou sofá pequeno com assento macio. À venda encontram-se baús de sapatos, cuja tampa tem assento. O modelo permite tirar os sapatos sentado, o que é muito cómodo, principalmente num pequeno corredor, onde é difícil virar-se e usar uma cadeira.

Sapateira

Um produto simples que é um armário fechado com várias prateleiras. O design possui compartimentos para pequenos itens para cuidar do calçado. Você pode colocar uma bolsa no meio-fio, colocar um guarda-chuva ou um telefone - é conveniente. Mas se o número de itens aumentar, a mobília parecerá desordenada. Além disso, a estrutura é grande o suficiente e mal ventilada. O pequeno número de prateleiras fala de seu uso diário, o que possibilita ventilar o calçado durante as caminhadas.

Canto

Não são muito convenientes para arrumar os sapatos nas prateleiras, mas ocupam ergonomicamente um canto vazio e pertencem a modelos compactos e amplos.

Sapateira

O design multifuncional parece um pedestal que se transforma em um suporte com ganchos para agasalhos. Às vezes, um assento é montado no meio-fio.Além de sapateira e cabide, o modelo pode incluir espelho, chapeleira e porta guarda-chuvas. O produto pode ser reto ou angular.

Secador de sapateira

É um tipo de móvel fechado, equipado com lâmpadas ultravioleta, que secam e desinfetam os sapatos, eliminando odores desagradáveis. Infelizmente, nem todo modelo pode ser seco desta forma, você deve ler as instruções. Os secadores de tubo são especialmente bons para regiões úmidas, onde os sapatos não têm tempo para secar por conta própria até de manhã.

Sapateira

A versão mais simples de porta-sapatos, composta por duas prateleiras abertas. Os sapatos são colocados na posição horizontal. Modelos compactos pequenos são usados ​​para o uso diário.

As sapateiras listadas estão longe de todos os tipos produzidos pela indústria moveleira. Para sapatos, você também pode usar guarda-roupas com prateleiras para sapatos. Malas, caixas, caixas, empilhadas em prateleiras em um grande corredor, também servem como uma espécie de depósito de calçados, embora sejam opções inconvenientes.

Materiais de manufatura

A variedade de materiais com os quais são feitas as sapateiras torna possível combiná-las com os móveis disponíveis no corredor. A indústria produz sapateiras com os seguintes materiais.

Madeira

Sapateiras feitas de maçã, cereja, carvalho, cedro, amieiro parecem caras e apresentáveis, especialmente se forem decoradas com esculturas vazadas. Os produtos de madeira maciça são clássicos e bons para interiores ecológicos. Apesar de a madeira ser tratada com impregnações antifúngicas e revestida com tintas e vernizes resistentes à umidade, é melhor colocar sapatos secos em tal estrutura.

Aglomerado e MDF

O cartão é de longe o material mais usado e orçamentário. Substitui com sucesso a madeira e reduz significativamente o custo dos produtos. É preferível dar preferência a móveis em MDF, podem ser decorados com relevo e não possuem impregnações de cola tóxicas, frequentemente utilizadas na confecção de painéis de aglomerado. As sapatas de papelão e de MDF não gostam de umidade, portanto, devem ser preenchidas com sapatos secos e limpos.

Metal

Produtos de metal são processados compostos anticorrosivos, essas sapateiras não têm medo de sapatos molhados. Um palete é colocado sob as prateleiras abertas, por onde entra a umidade e a sujeira dos sapatos. Trata-se de um material durável, podendo ser utilizado em produtos com assento, pois são capazes de suportar o peso de uma pessoa. As sapateiras são feitas de aço inoxidável, metal cromado, mas os produtos forjados de ferro, que muitas vezes são feitos em combinação com um cabide, parecem especialmente impressionantes.

Videira e vime

Material natural e ecológico, fácil de limpar e secar. Graças às folgas na tecelagem, há acesso de ar ao calçado, o que permite a sua ventilação mesmo em modelos fechados. Os cestos de materiais naturais muitas vezes são feitos de vinhas e são locais ideais para guardar sapatos. O rattan é usado em eco e etnostilo, em todos os tipos de país, os modelos branqueados são usados ​​com o tema da Provença e o shabby chic. O rattan artificial refere-se principalmente à versão dacha, é usado tanto em ambientes internos quanto externos.

Plástico

Produtos de plástico raramente são usados ​​em apartamentos, eles são mais adequados para corredores rurais. Este material moderno e leve não tem medo da umidade, é fácil e rápido de limpar (opções especialmente lisas). Hoje, a indústria fabrica plásticos duráveis ​​em diversas cores, com imitação de pedra e madeira. Produtos de plástico não combinam bem com madeira, só podem ser usados v ambientes modernos. Opções variadas irão se adequar ao estilo arte pop.

Têxtil

Material especialmente durável com uma alta proporção de sintéticos, usado em sapateiras não padronizadas. Às vezes, essas prateleiras de sapatos são feitas sob encomenda para interiores extraordinários. O tecido é selecionado facilmente lavável, muitas vezes tem uma base de malha, que permite que o ar circule livremente em seu interior.

O tamanho

Os parâmetros da sapateira dependem diretamente das capacidades do corredor. Em uma sala grande, você pode instalar um guarda-roupa com prateleiras ou selecionar uma seção volumétrica no fone de ouvido. Isso permitirá que você colete sapatos para todas as estações e toda a família em um só lugar. Esta opção torna mais fácil visualizar e manter. Não haverá necessidade de comprar sapatos em locais isolados e nem sempre acessíveis com o início da próxima temporada.

Corredores espaçosos geralmente são equipados com vários tipos de prateleiras para sapatos. Além do gabinete para todas as estações, a estrutura é instalada em 2-3 prateleiras para as necessidades diárias. O gosto do proprietário e o estilo do quarto indicarão qual opção é melhor ficar. Podem ser sofás ou bancos com prateleiras para sapatos. As prateleiras para sapatos pequenos costumam ser equipadas com cabides, porta-guarda-chuvas e gavetas para itens pequenos.

Corredores de tamanho médio podem resolver o problema com sapatos para todas as estações ou com agasalhos (casacos, jaquetas)... Há também um lugar para uma pequena prateleira de sapatos do dia a dia, escondida sob um cabide.

Os designers de móveis não ignoram os pequenos corredores. As sapateiras podem ocupar cantos, nichos finos, pendurar em portas e paredes em forma de decoração. Sistemas como o calçado slim fit podem ser posicionados em diferentes ângulos, até 90 graus, o que permite que a profundidade da estrutura seja reduzida para 13 cm. As prateleiras portáteis em miniatura mantêm os calçados na vertical em seus laços. Os acessórios compactos da bota parecem um suporte com presilhas para segurar a bota.

Como você pode ver, os parâmetros das sapateiras podem satisfazer o corredor de qualquer tamanho. As prateleiras são capazes de manter o calçado na horizontal, em qualquer ângulo e em pé, a profundidade do produto depende disso.

Armários

Este é o tipo mais geral de sapateira, sua profundidade padrão (50-55 cm) proporciona armazenamento horizontal, o que dá uma carga uniforme natural no calçado, nesta posição é melhor preservado por um longo tempo. A altura do armário depende da quantidade de calçados necessários para a família.

Escolhendo a profundidade do produto, a escala do corredor é levada em consideração. Quanto menor ele for, mais estreito será o guarda-roupa e maior será o ângulo de inclinação dado às prateleiras para sapatos. Mesmo quartos minúsculos podem acomodar um armário estreito sob o teto com uma profundidade de não mais de 20 cm. Ele se parecerá com um painel na parede, o que não comprimirá o espaço. Os gabinetes estreitos e altos têm pouca estabilidade, por isso são fixados na parede.

Pedestais

O tamanho do gabinete depende do modelo. Se tiver uma bancada ou um sofá, a sua altura não ultrapassará os 40-60 cm. O produto pode ser aberto ou fechado, ter 1-2 prateleiras para calçado e ter profundidade de 20 a 40 cm, o que lhe permitirá levar um lugar até no menor corredor ... Os meios-fios são feitos com uma ou mais poltronas, o que também afeta os parâmetros do produto.

A segunda versão dos pedestais é utilizada como sapateira e mesa onde pode colocar as malas e depois trocar de calçado com calma. Sua altura é de 60-80 cm. Produtos que lembram cômodas podem atingir 120 cm de altura, sua profundidade depende do ângulo das prateleiras.

Prateleiras giratórias

Eles são produzidos em tipos abertos e fechados. O volume das prateleiras também depende do ângulo das prateleiras. Esses produtos podem ter uma altura de 80-100-120 cm ou correr até o teto. Uma sapateira horizontal é adequada para grandes corredores, pois ocupa cerca de um metro de diâmetro e parece volumosa.

Os racks portáteis têm aparência semelhante aos aquecedores a óleo. Eles podem ser facilmente reorganizados em qualquer parte do corredor. Os sapatos são posicionados verticalmente nos suportes.

Cor e design

Se você tiver que comprar uma sapateira em um corredor já equipado, você precisa tentar fazer com que sua cor e textura combinem com o ambiente.Os MDF e aglomerados apresentam-se no mercado moveleiro nas mais variadas cores. Essas sapateiras não precisam imitar madeira ou pedra. Os revestimentos em diferentes tons são adequados para interiores modernos.

O corredor é o cômodo mais escuro da casa, mas se você instalar móveis brancos lá, ele parecerá claro e festivo. O branco exige manutenção constante, mas compensa os esforços com sua beleza estonteante. Uma sapateira pode ser austera e solene ao mesmo tempo, se você enquadrar as superfícies claras com uma moldura preta. O contraste da madeira será criado por espécies de árvores como o amieiro e o wengué.

As cores brilhantes são adequadas para prateleiras de sapatos infantis e estilo pop art. Meios-tons - creme, azeitona, menta, lavanda, creme são usados ​​nas direções de shabby chic e provençal. Além das cores pastéis, a madeira envelhecida branqueada é utilizada para a confecção de móveis desses estilos.

Como escolher?

Indo comprar uma sapateira, você deve saber claramente o que queremos dela. Dependendo da tarefa em mãos, pode ser:

  • baixo, projetado para 1-2 pessoas, para o uso diário (modelo simples com várias prateleiras);
  • amplo, longo, abrangente - para toda a família e todas as estações (guarda-roupa, prateleira com cestos);
  • discreto, mas funcional (modelo de montagem estreita);
  • compacto, com banco, espelho e cabide (pequeno, em forma de banco ou sofá em desenho integrado);
  • para uma grande coleção de sapatos (suporte giratório);
  • apenas sob as botas como sapateira adicional (sapateiro);
  • uma pequena sapateira portátil para quem gosta de mudar frequentemente de interior (prateleira com enchimento vertical).

Resolvido o problema com a funcionalidade, é necessário escolher um local no corredor para uma nova sapateira. Seu produto do dia a dia deve estar na sua porta, e qualquer parede ou canto servirá para guardar seus sapatos enquanto espera a estação.

Quando o local é determinado, ele é medido para verificar os dados com o produto.

Na hora de comprar uma sapateira, você precisa estar atento ao interior do corredor e escolher um modelo de acordo com a harmonia do ambiente. Por exemplo, uma sapateira de estilo escandinavo pode se parecer com uma prateleira ou prateleiras de cores claras com caixas. Móveis para sapatos em uma sala com um design gótico geralmente são escolhidos com elementos de forja. Os produtos de metal são adequados para áreas de loft de alta tecnologia. Um banco áspero com uma prateleira para sapatos vai decorar um corredor ou chalé rústico. Este lindo produto de madeira simétrico foi projetado para corredores clássicos.

Quando são determinadas as dimensões, funcionalidade e estilo, pode-se ficar atento ao fabricante e à qualidade da mercadoria, e se tudo estiver em ordem com eles, o serviço de longa duração da sapateira estará garantido.

Use em estilos diferentes

Não é fácil criar um interior estilizado em um pequeno corredor, mas para uma sala grande essa tarefa é bastante viável. O toque final no design pode ser uma sapateira que combina com o estilo de um determinado corredor. Uma grande seleção de designs é apresentada no mercado moveleiro, onde você pode escolher um modelo para qualquer direção estilística. Como exemplo, considere as sapateiras criadas para diferentes tarefas de design.

  • Design de armazenamento de sapatos com estilo sótãofeito de canos de água.
  • Hall de entrada, feito em estilo colonial... A sapateira é combinada com um cabide e um pequeno sofá.
  • Cômoda de madeira para sapatos, decorada com douramento e enfeites. Adequado para direções barroco, rococó, império.
  • No estilo país costuma-se usar um banco com almofadas macias, que contém cestos de vime para sapatos.
  • Corredor branco em direção a alta tecnologia simples e conciso. Uma pequena sapateira não sobrecarrega o espaço cheio de ar e luz.
  • Sapateira com banco e estilo cabide Provença feito de madeira natural. Foi utilizada a técnica de envelhecimento da madeira.
  • O modelo em faia com sistema "slim" está equipado com gavetas adicionais para pequenas peças e é feito para interiores clássicos. O design compacto permite que seja utilizado em pequenos corredores.
  • Sapateiras simples e modernas são usadas em uma direção bastante jovem de interiores - contemporâneo.
  • Sapateira com caixas de vime, fabricada no estilo escandinavo.
  • Sapateira no estilo vintage simula malas empilhadas umas em cima das outras.
  • Corredor para vanguarda com uma sapateira estreita suspensa.
  • Estilo clássico inglês no corredor. A sapateira, combinada com um espelho, é dotada de uma caixa para pequenas peças.
  • Uma sapateira em forma de elefante projetada para Interiores africanos.
  • Sapateira simples, mas elegante em estilo de corredor grunge. O modelo com prateleiras abertas mantém a leveza e a arejamento do ambiente.

Exemplos de sucesso

Todos os dias, voltando para casa, tiramos os sapatos, e o local em que os colocamos pode atrapalhar a harmonia do corredor ou apoiá-lo, tudo depende do aspecto da sapateira e da sua funcionalidade. Produtos modernos surpreendem com variedade, utilizando todos os tipos de materiais, cores e estilos em seus designs. Às vezes, existem modelos extraordinários que se adaptam facilmente a qualquer situação. Você pode verificar isso observando os exemplos a seguir.

  • No corredor de estilo provençal, são utilizados vários tipos de sapateiras, uma delas bastante vulgar, de madeira, e a segunda semelhante a um cabide cromado para calçado.
  • O local para guardar os sapatos é uma folha de metal curvada por uma onda. O design é compacto, quase não ocupa espaço no corredor, projetado para calçados e chinelos. Atende às necessidades dos estilos de techno modernos.
  • A estrutura é composta por dois módulos, em que a sapateira pode mudar de aspecto a cada dia.
  • Prateleiras removíveis com sapatas instaladas horizontalmente.
  • Sapateira pequena com prateleiras angulares. Para abri-lo, basta puxar a alça para baixo.
  • O armazenamento de sapatos na parede é tão mínimo que pode ser confundido com uma decoração minimalista.
  • Um exemplo de coluna de teto com elemento pivô.
  • Stand Homsu com instalação vertical. Muito compacto, facilmente reorganizado em qualquer lugar, pode acomodar cerca de 20 pares de sapatos.
  • A construção em estilo loft dificilmente pode ser atribuída a modelos confortáveis, mas acomoda com segurança uma dúzia de tênis do mesmo tamanho.
  • Guarda-roupa elegante no corredor com um grande compartimento para sapatos.
  • Extraordinária sapateira feita de metal e tecido.
  • Uma sapateira despretensiosa.
  • Os locais de arrumação dos sapatos encontram-se numa coluna decorativa, o que constitui uma decoração de interior e ao mesmo tempo cumpre as suas funções práticas.
  • Uma versão incomum do banco.
  • O suporte é muito bonito, feito para parecer uma árvore torta, mas tão complicado que você não entende imediatamente como os sapatos devem entrar nele.
  • Sapateiro.
    • Os cantos do corredor podem ser ocupados com sapateiras criadas especificamente para esse fim.

    Um corredor bem planejado não deve apenas parecer espetacular, mas também confortável. Tendo cruzado a soleira do apartamento, você quer colocar suas malas em algum lugar, sentar em alguma coisa, tirar e esconder os sapatos, pendurar o casaco e se olhar no espelho.

    Escolhendo uma sapateira, você pode comprar tudo o mais no complexo, crie conforto em todo o corredor com uma compra.

    Veja o vídeo abaixo para uma aula magistral sobre como fazer porta-sapatos.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa