Corredor escuro: dicas de design e soluções interessantes
Tradicionalmente, o corredor é decorado com cores claras, pois esta pequena sala tem iluminação insuficiente. Querendo ampliar visualmente o espaço, os proprietários costumam usar materiais de acabamento em bege, azul ou verde claro. Não estamos falando de cores escuras - muitos temem que o corredor fique com uma aparência sombria, mas em vão.
Com a seleção correta de tons e detalhes, o corredor escuro ficará muito aconchegante, elegante e apresentável.
Vantagens
O corredor é o primeiro cômodo que os hóspedes veem ao entrar no apartamento. Seu design dá o tom para toda a casa e pode dizer muito sobre os proprietários, então você deve pensar com cuidado sobre o design. Via de regra, a área do corredor é muito pequena, e os proprietários do apartamento procuram torná-la o mais leve possível para ampliar visualmente o espaço.
E se a sala for bastante espaçosa e, além disso, as cores escuras prevalecerem no interior das outras salas? Nesses casos, um corredor de cor marrom, verde escuro ou mesmo preto permitiria combinar a decoração do apartamento em um único desenho.
Um corredor escuro não é apenas original, mas também prático, porque é mais suscetível à sujeira, que é claramente visível em superfícies claras. E isso vale não só para o chão, mas também para as paredes. Para decorar uma sala, eles são usados com mais frequência materiais de acabamento nas cores marrom, preto, verde escuro e azul escuro.
Para evitar que o interior pareça sombrio, deve ser complementado com a iluminação, móveis e acessórios adequados. Por exemplo, acabamentos escuros de parede e piso podem ser usados em combinação com móveis claros.Na presença de móveis escuros no corredor, recomenda-se fazer um piso bege ou cinza, e diluir o design com acessórios leves.
Essas soluções de cores são frequentemente usadas em direções de estilo como alta tecnologia e minimalismo.
Para criar um design harmonioso do corredor em cores escuras, os especialistas aconselham você a cumprir algumas regras.
- Para paredes e pisos em quartos pequenos, você não deve escolher materiais de acabamento de cor escura - é melhor mudar a ênfase para móveis e acessórios. Por exemplo, um pequeno corredor de canto ou prateleira de sapatos em um tom de wengé, uma imagem em tons opacos e um tapete marrom ou preto combinam bem com paredes e pisos cinza ou marrom claro. Uma lâmpada de parede com luz difusa irá adicionar um conforto especial ao corredor.
- Em projetos de design com corredor escuro, é recomendável expandir as portas da sala ou cozinha. Uma boa solução seria criar aberturas em arco sem portas. Isso aumentará visualmente o espaço e fornecerá iluminação adicional.
- Um corredor marrom escuro ou preto não parecerá sombrio se você usar espelhos e móveis com uma superfície brilhante. E você também pode adicionar algumas fontes de luz adicionais.
- Os acessórios com retroiluminação ou acabamento brilhante que imita ouro e prata ficam com muito estilo em corredores escuros. Elementos de vidro ou cristal também adicionam brilho e luz ao ambiente.
- Deve haver espaço livre suficiente em um corredor escuro, portanto guarda-roupas grandes não são adequados para isso. Recomenda-se optar por corredores compactos, com um pequeno mezanino e uma prateleira para sapatos.
- Arandelas de parede com pendentes ou lustres com vários tons e elementos brilhantes vão ajudar a tornar a divisão mais iluminada. Neste caso, ao acender a luz, muito brilho é formado, o que avivará até mesmo o cômodo mais escuro.
Características do design preto
O corredor preto atrairá aqueles que amam a ordem estrita, não toleram concessões e seguem inabalavelmente suas convicções. Tal interior certamente dará autoconfiança e autoconfiança, mas para não obter o efeito oposto, você precisa conhecer algumas das nuances:
- você não pode usar muitos elementos pretos - eles devem ser diluídos com cores claras;
- se o apartamento tiver tectos altos, então no corredor podem ser decorados com materiais de acabamento pretos;
- para suavizar a escuridão, é importante usar um grande número de elementos brilhantes e reflexivos;
- espelhos e fontes de luz múltiplas também são muito importantes em um interior preto.
Ao criar interior preto necessariamente você precisa usar elementos leves, por exemplo, decoração ou móveis. Esta cor funciona melhor com branco, cinza e oliva.
Os designers recomendam não ter medo de combinar texturas diferentes, por exemplo, preto brilhante com oliva fosco.
Hoje estão ganhando cada vez mais popularidade tetos pretos. Para o seu design, as estruturas de tensão com uma tela brilhante são utilizadas principalmente. Para iluminar a sala, em vez de uma fonte de luz, muitos holofotes são instalados. Mas deve-se notar que se o teto for decorado em preto, a decoração da parede deve ser clara, mas ao mesmo tempo você pode fazer um destaque escuro em uma pequena área.
Um teto preto combina perfeitamente com um piso da mesma cor. Para decoração, o laminado ou o parquete são ideais. Em alguns casos, são usados ladrilhos, uma vez que são fáceis de manter, mas é melhor revestir com eles apenas uma pequena parte do corredor perto da porta.
Seleção de cores
O desenho do corredor em cores escuras envolve o uso de diversos tons, caso contrário, o interior ficará opaco e sombrio. Os especialistas oferecem uma série de opções.
- Seleção de cores semelhantes. Usar vários desses tons parece muito elegante.Por exemplo, se uma cor verde escura for tomada como base, então é melhor complementá-la com um tom verde claro, oliva, limão ou turquesa.
- Um jogo de contrastes. Desenhos com cores contrastantes parecem ousados, mas para que o corredor fique harmonioso, você precisa usá-los corretamente. Podem ser pequenos acentos claros ou claros: acessórios para móveis, acessórios, um padrão nas paredes, etc.
Qualquer material pode ser usado para decorar as paredes do corredor, mas na maioria das vezes os proprietários de apartamentos preferem papel de parede. Para um interior escuro, é melhor escolher opções monocromáticas ou com um padrão discreto, como listras verticais ligeiramente perceptíveis ou formas abstratas.
Amantes de acabamentos originais podem usar papel de parede texturizado, que imitar a superfície da madeira, tijolo, mármore e assim por diante. É importante notar que este tipo de desenho de parede é em si um elemento decorativo, por isso deve ser combinado com revestimentos e superfícies mais simples.