Tambour em uma casa particular: variedades e regras de arranjo
Mobiliar uma casa particular requer mais esforços para mantê-lo aquecido do que criar um interior de apartamento harmonioso e elegante. A fim de proteger a sala do contato com o ar frio da rua, elementos arquitetônicos adicionais são usados aqui no inverno. A varanda ou vestíbulo da casa funciona como uma sala de compensação que permite reduzir as perdas de calor.
A fabricação de tal estrutura pode ser realizada mesmo na fase de construção do objeto. Neste caso, na maioria das vezes você pode encontrar um vestíbulo, que é uma parte dedicada do grupo de entrada. Se a construção de um "amortecedor" de proteção é realizada em um edifício já erguido, na maioria das vezes torna-se um único todo com a estrutura do alpendre e o dossel acima dele.
No artigo, vamos falar sobre como pode ser o desenho dentro dos portais frios feitos de janelas de vidros duplos, como é possível equipar o interior de extensões de caixilhos e outros vestíbulos de entrada, e também estudar mais detalhadamente seus tipos, características, dimensões gama, opções de acabamento adequadas.
Peculiaridades
Tambour em uma casa particular - é o espaço entre a porta da frente e a parte residencial do edifício. Pode ter área e configuração diferenciadas, funcionar como corredor ou simplesmente minimizar a penetração do frio da rua em seu interior.
Em um edifício residencial com uso sazonal, é permitido criar vestíbulos frios e não aquecidos. Eles são semelhantes aos usados na construção comercial - em armazéns, lojas. Em um prédio residencial destinado a residência permanente, vale a pena planejar um vestíbulo que manterá uma temperatura do ar confortável durante todo o ano.
Dentre as características desse tipo de ramal, uma série de fatores podem ser observados.
Propósito funcional
Ao contrário de um prédio de apartamentos, onde a diferença de temperatura é compensada por uma entrada aquecida, em um prédio suburbano a porta da frente recebe todos os choques térmicos. A presença de um vestíbulo permite evitar problemas como congelamento de fechaduras, formação de gelo nas dobradiças, empenamento da tela na caixa.
Simplificação dos processos de limpeza
O saguão de entrada com vestíbulo permite trocar de calçado em uma área relativamente pequena, se livrar de guarda-chuvas molhados ou roupas varridas pela neve. Isso é muito importante em um plano aberto, quando um espaço comum começa imediatamente atrás da porta interna e qualquer sujeira se espalha facilmente pela cozinha, sala de estar, sala de jantar.
Variedade de layouts e soluções de design
Você pode escolher a opção de usar parte do corredor, ou criar uma extensão completa, envidraçando o espaço existente. A decoração externa pode contrastar com o interior ou combiná-lo com estilo. Em grandes casas de campo, os vestíbulos são frequentemente transformados em pavilhões completos com vidros panorâmicos em todo o perímetro.
Melhorando o isolamento acústico
A presença de um buffer de ar também tem um efeito benéfico na transmissão do som. Um ponto importante se algum ruído vindo de fora penetrar pela porta da frente da casa. Resolva o problema especialmente bem janelas com vidros duplos.
Visão geral da espécie
Entre todos os tipos de vestíbulos existentes, dois grandes grupos podem ser distinguidos: estruturas frias e aquecidas. A primeira opção não afeta de forma alguma o microclima, mas protege da chuva, do vento, permite tirar os sapatos ou a roupa sem entrar em casa. Os vestíbulos aquecidos dispõem de uma resistência em forma de radiador ou sistema de piso radiante, as estruturas de vidro estão equipadas com vidros duplos.
Numa casa destinada a residência permanente, é a versão isolada que é ideal, permite-lhe tirar algumas das funções do corredor fora das instalações residenciais.
Mas também vale a pena considerar a finalidade funcional do objeto.
Varanda
Uma extensão de moldura completa com vidros panorâmicos obrigatórios. No verão, o vestíbulo-varanda, dependendo da área, serve como área de lazer, quarto ou sala, cozinha de verão. Se a extensão for pequena, ela pode ser adaptada para armazenar roupas externas.
Corredor
Tal vestíbulo é projetado no mesmo estilo de todo o edifício, ele contém um guarda-roupa e outros móveis necessários. O hall de entrada deve ser aquecido, tem a iluminação necessária. É cercado do resto da área por uma porta de correr ou de vaivém clássica.
Marquise
A sala é um vestíbulo, para o qual saem as portas não só da parte residencial do edifício, mas também de anexos, salas auxiliares e de serviço - uma sala da caldeira, um aviário ou um curral, um armazém de carvão, uma garagem . Deve estar localizado no interior da casa, desde a entrada existe um corredor.
Varanda
Se disponível, é muito fácil adicionar vidros às escadas e obter espaço de armazenamento adicional para sapatos ou ferramentas.
Vestíbulo clássico
Ele serve como um vão de uma soleira para outra, está localizado entre as portas e requer uma distância de pelo menos 40 cm da caixa à caixa. O tambor deve permitir que dois adultos entrem totalmente na casa. Neste caso, a porta da rua deve estar completamente fechada quando eles estiverem dentro.
É assim que se parece a classificação principal dos vestíbulos usados em edifícios residenciais privados. Eles também podem ser erguidos em uma cabana de verão na presença de espaço livre e confiabilidade suficiente das estruturas de suporte.
Dimensões (editar)
Considere qual deve ser o tamanho do vestíbulo em uma casa particular. Se uma pequena transição for criada da porta externa para a interna, sua largura costuma ser igual às dimensões da caixa com um acréscimo de 30 cm. A profundidade é de pelo menos 40 cm, neste caso, a proteção dupla contra intempéries funcionará como deveria.
Se uma tarefa mais complexa for colocada no funcional da sala, por exemplo, ela é combinada com um alpendre, as dimensões mínimas serão 1,4 × 1,2 m.
Existem códigos de construção que estipulam que, em um espaço residencial com eficiência energética, pelo menos três portas devem separar os aposentos da rua.
A direção de abertura também importa. Do vestíbulo e da casa, eles devem balançar apenas para fora. Quando se trata de uma varanda, não faz sentido torná-la muito grande. Normalmente, um formato quadrado do objeto é escolhido, medindo 2 × 2 ou 3 × 3 m.
Opções de acabamento
Para terminar o vestíbulo de maneira correta e eficiente, vale a pena decidir desde o início sobre seu status e propósito. A decoração vai depender se é uma estrutura temporária ou uma extensão permanente, ou se o ambiente é aquecido. Em caso afirmativo, todos os elementos de acabamento deverão ser criados levando em consideração um único conceito com o interior e exterior da casa. Por exemplo, se houver uma cobertura metálica sobre a casa, sobre um prolongamento, seja um alpendre ou uma varanda, deve parecer uma continuação harmoniosa da encosta principal.
No aconchegante vestíbulo-corredor da capital, você pode viver sem janelas, mas se a luz ainda for necessária, você deve colocar imediatamente uma moldura feita de janelas com vidros duplos - Opções de canto em 2 lados dão mais visibilidade.
Se não houver aquecimento, uma opção econômica para a criação de um vestíbulo em casa ou no campo é o revestimento de policarbonato. Esta é uma boa solução que permite a entrada de muita luz, é durável, permitindo criar o entreferro certo ao entrar em casa. Para uma varanda ou pavilhão à volta da casa, apenas é adequada a instalação de uma estrutura em caixilharia de vidro duplo sobre caixilho metálico em perfil de alumínio - o revestimento de policarbonato será demasiado frágil.
Uma varanda-vestíbulo fria ou uma varanda sem aquecimento pode ser um lugar conveniente para guardar balanços de jardim, equipamentos, roupas e sapatos sazonais. No espaço em frente à porta de entrada, você pode armazenar temporariamente vegetais para colheita. Se a área permitir, você pode equipar um pequeno local de trabalho ou uma mesa para festas de chá em família aqui. No inverno, essa transição servirá de aclimatação, ajudará o corpo a perceber mais facilmente o frio.
O cálido vestíbulo em frente à entrada da casa tem utilizações mais variadas. Em um edifício de madeira, raramente é fornecido com seu próprio aquecimento - na melhor das hipóteses, uma cortina térmica é usada ou pisos de cerâmica aquecidos são instalados. Mas você pode resolver o problema da perda de calor por meio da seleção precisa dos materiais. Em edifícios com estrutura, o isolamento térmico é colocado no interior das paredes. Em vestíbulos de tijolo e pedra, são usados materiais que podem economizar calor.
Além disso, vale a pena seguir as recomendações de especialistas.
- Andares na decoração do vestíbulo deve ser o mais prático possível, antiderrapante. É melhor escolher ladrilhos ásperos ou madeira pintada como revestimento. Sobre linóleo e grés porcelânico polido, as solas geladas das botas e das botas flutuam como um rinque de patinação.
- Vidraças é necessário se for difícil implementar outros métodos de iluminação na sala. Em uma extensão não aquecida, basta instalar caixilhos comuns com estruturas de vidro transparente. Se o risco de perda de calor for alto, é melhor usar janelas de vidro duplo completas com 2 ou 3 câmaras desde o início.
- Porta no vestíbulo desempenha funções isolantes. Pode ser feito no mesmo estilo que outros elementos semelhantes dentro da casa. Mas a estrutura de entrada deve ser o mais confiável possível, com sistema de travas e lacres. No caso de guardar coisas valiosas no interior, o vestíbulo pode ser equipado com uma versão leve da porta, com fechadura ou ferrolho, reforçada com chapa de aço no exterior e com o habitual acabamento decorativo no interior.
- Decoração de parede deve levar em conta a praticidade dos materiais.No exterior, o anexo principal do vestíbulo em tijolos ou blocos pode ser rebocado. As estruturas de madeira são envernizadas ou pintadas na cor da casa. Moldura - acabada com revestimento lateral ou painéis decorativos.
Decoração de design
Os projetos de vestíbulos geralmente contemplam não apenas a disposição do interior - o espaço dentro desta área funcional, mas também seu design externo. Do lado de fora, geralmente há uma varanda ou varanda envidraçada.
Se for possível escolher um lado para criar uma entrada, é melhor dar preferência ao norte - protegerá as portas dos efeitos negativos da precipitação.
Não é recomendável colocar varandas envidraçadas no sul e sudoeste da casa. Eles ficarão muito quentes e o sol dificultará um descanso confortável durante o dia.
A altura do edifício também é importante. Em casas térreas ou edifícios com um sótão, em vez de um vestíbulo, uma varanda completa é muitas vezes construída em torno de todo o perímetro ou ao longo de uma das paredes do edifício. Está equipada com caixilharia de alumínio ou aço e vidros panorâmicos - forma-se uma espécie de galeria com qualquer número de entradas na casa.
Os edifícios de vários andares são geralmente complementados por um alpendre fechado clássico ou corredor-vestíbulo. Se um edifício é combinado com um pátio e anexos, faz sentido criar um layout em que, após a rua, a pessoa se encontre em uma cobertura sem aquecimento que conecta todos os locais.
Tambour, combinado com uma varanda, talvez de madeira - neste caso, normalmente é criada uma sala de estar de verão com janelas francesas, abrindo a qual você pode ir diretamente para o jardim. A versão combinada com o pórtico costuma ser feita de tijolos ou disposta com blocos.
Vale a pena considerar o tamanho das plataformas e a altura dos degraus para fazer uma opção verdadeiramente conveniente para o uso de um dossel permanente.
Se a casa já tem viseira, você pode adicionar uma extensão a ele simplesmente fechando as laterais e adicionando uma porta de entrada.
Recomendações de arranjo
O interior do vestíbulo não oferece uma grande variedade de opções de decoração. Na ausência de luz natural, torna-se o mais leve possível, você pode usar painéis de revestimento de plástico, drywall ou aglomerado para nivelar as superfícies.
É comum manter o mesmo estilo de design no aconchegante vestíbulo-corredor e no resto da casa. Móveis geralmente são representados aqui:
- cabides de parede para vestuário exterior;
- mezaninos suspensos;
- estojos estreitos ou um grande guarda-roupa embutido;
- sapateira;
- banquetes para mudar de sapatos ou sofás baixos estreitos;
- bancos, o espaço sob o qual se transforma em um sistema de armazenamento;
- fabricantes de luvas;
- penteadeiras;
- cómodas.
Em um vestíbulo retangular, os móveis ficam localizados nos cantos ou ao longo das paredes, sem bloquear a passagem. Para economizar espaço, você pode instalar uma porta de correr na área de estar da casa.
A varanda-tambor requer um arranjo fundamentalmente diferente. Muitas vezes é feito como um coreto ou pavilhão - semicircular, poligonal, equipado com janelas panorâmicas ou portas de vidro.
Aqui, as cortinas podem ser usadas para proteger do sol escaldante e de olhos curiosos.
No interior, uma zona de estar com poltronas e uma mesa está equipada, um aparador ou fogão é colocado para cozinhar e aquecer pratos.
Vestíbulo espaçoso estilo sertanejo É uma varanda de madeira maciça com janelas sob o próprio telhado e prateleiras maciças para pickles. É decorado com flores frescas e cachos de ervas picantes, equipado com armários com portas de batente, mesa com bancos ou cadeiras nas laterais.
Belos exemplos
Aqui estão várias opções para organizar um vestíbulo em uma casa particular.
- Uma ampla extensão do vestíbulo, harmoniosamente integrada na arquitetura geral do edifício. Os vidros panorâmicos transformam esta parte da casa em uma pequena sala de estar completa.
- Tambour numa casa de campo, instalada por cima do alpendre.O pavilhão de vidro protege das intempéries, é fácil colocar um carrinho de bebê ou sacolas de compras no local.
- Varanda-pandeiro, complementada por portas de correr em vidro. A combinação de paredes de tijolos e vidros claros panorâmicos parece aconchegante e respeitável.
O vídeo a seguir descreve o significado prático de um vestíbulo em uma casa particular.