Qual é o melhor teto do corredor?
A conversa sobre corredores diz respeito principalmente aos materiais de acabamento de paredes e pisos, móveis, itens decorativos. No entanto, o teto é igualmente notável. Vamos tentar descobrir exatamente o que deve ser e como fazê-lo corretamente.
Requisitos primários
Os problemas com a escolha de soluções de forro adequadas em um corredor estão relacionados a uma característica típica da habitação urbana. Não é segredo que nos apartamentos da série antiga a área do corredor é relativamente pequena. E mesmo em novas moradias, onde essa deficiência foi amplamente eliminada, ainda são encontradas salas de entrada estreitas. Em qualquer caso, o teto do corredor deve:
- ser criado sem custos financeiros injustificados;
- não requerem custos de mão-de-obra muito elevados;
- manter a praticidade em qualquer modo de operação;
- visualmente combinado com a decoração geral do apartamento e seu design;
- ao terminar, inclua técnicas que mascarem as falhas e enfatizar ao máximo os méritos;
- ser resistente à umidade e mudanças de temperatura (já que o ar chega de zonas diferentes).
Tipos de estruturas de teto
Um teto de ripas não deve ser associado a edifícios públicos e industriais. Em vez disso, ele também é usado lá, mas isso não é motivo para abandonar seu uso em casa.
As estruturas abertas feitas de trilhos são bastante populares, entre as quais permanece um vão de até 0,016 m.
A ventilação ideal do interior ocorre através da abertura. O tipo fechado é mais prático, mas um pouco mais fraco em termos de opções de design.
As estruturas de rack podem funcionar por até 25 anos. O Reiki não contém nenhuma substância perigosa ou tóxica. Eles não têm "medo" da entrada de umidade. Mas é preciso entender que estruturas feitas de ripas irão objetivamente reduzir a altura da sala. Portanto, em "Khrushchevs" e em pequenas casas privadas, tal decisão dificilmente se justifica.
O tipo de forro suspenso também merece atenção. Esses designs são usados de bom grado por designers que criam um interior ultramoderno. Apesar das diferenças entre as opções individuais, a essência é a mesma - a estrutura é montada no quadro. Coloque em cima dos perfis de alumínio:
- peças de alumínio;
- elementos de plástico;
- folhas de drywall.
Esta última opção é bastante procurada, pois permite criar as soluções estilísticas mais originais, embora os custos sejam relativamente baixos. Mesmo que erros sejam cometidos, é muito fácil corrigir suas consequências. Basta aplicar um composto de nivelamento especial. Quanto à resistência a temperaturas extremas, é recomendável escolher drywall resistente à umidade com impregnações especiais.
Teto suspenso de dois níveis - não é incomum em nosso tempo. Claro, se a altura da sala é inicialmente de 2,5 m ou menos, não há sentido nisso. Nesse caso, às vezes é usada uma opção combinada: o nível é montado apenas ao longo do perímetro e um teto aberto permanece no meio. O segundo nível geralmente é retroiluminado. Esta solução permite tornar ainda mais impressionante a divisão mais "simples".
A estrutura de dois níveis pode ser montada somente após traçar um esboço cuidadosamente planejado. Você não deve pensar em sistemas de design desnecessariamente complexos - mesmo assim, eles só podem ser implementados com a ajuda de profissionais. Você terá que pagar pela complicação adicional, e o pagamento não é tão pequeno. As luminárias auxiliares são instaladas antes da instalação de uma estrutura de dois níveis ou após a sua formação final. A escolha depende unicamente da preferência e gosto pessoal.
Em alguns casos, os painéis de PVC são montados no teto. Este nome é dado a tiras ocas que são mais finas do que as destinadas à decoração de paredes. É relativamente fácil montá-los e montá-los. Essas estruturas já estão em operação há muito tempo, pois são altamente confiáveis.
O pagamento pelos painéis de PVC, bem como pelos fechos e ferramentas utilizadas para a sua instalação, é pequeno. As construções de polímero serão capazes de transferir:
- estresse mecânico muito alto;
- derramar água fria e quente;
- contato com vapor de água quente;
- entupimento com vários tipos de sujeira.
Existem muitos tipos de painéis de plástico no mercado russo que podem ser combinados com qualquer interior.
Tradicionalmente, os elementos de decoração brancos são os mais procurados, cabendo exatamente em qualquer corredor.
Mas às vezes você pode usar um teto espelhado ali. Esse projeto é mais simples do que parece e pode até ser feito por conta própria.
Uma folha de espelho no corredor, como em qualquer outra sala, resolve com sucesso o problema de falta de luz e expande externamente o espaço. Em alguns casos, apenas uma parte do teto é feita sob o "espelho". Esta solução permite tornar o ambiente mais bonito e enfatizar uma área específica.
O tecto falso pode ser espelhado. Normalmente é feito de filme de PVC, mas placas coladas de poliestireno também podem ser usadas. Este material está dividido em dois grupos, sendo que no corredor vale a pena escolher um que não se destina a ambientes húmidos. Não vale a pena pagar a mais pela resistência à umidade. Um verdadeiro clássico é o teto de vidro espelhado.
Existe outra opção - vitrais. Essa solução começou a ser usada nos primeiros anos do século passado e quase instantaneamente ganhou enorme popularidade.Com o passar do tempo, o arranjo dos vitrais tornou-se muito mais barato e todos podem usá-los. As estruturas modernas de vitrais são feitas com base em perfis de metal. Se a escolha certa for feita e tudo for bem feito, o quarto ficará realmente lindo. As vantagens indiscutíveis dos vitrais são:
- diversidade visual (um grande número de opções);
- requisitos mínimos para atendimento;
- operação de longo prazo;
- facilidade de instalação;
- facilidade de reparo;
- segurança ambiental absoluta.
Métodos de acabamento
Junto com as estruturas "prontas", é possível cobrir o teto do corredor com diversos materiais.
A solução mais simples é tradicionalmente a coloração.
É muito fácil escolher a tonalidade certa e as taxas de tintas e vernizes são relativamente pequenas. A superfície pintada mantém sua graça externa por muito tempo. Claro, se a tinta for selecionada e aplicada corretamente.
A escolha racional da cor permite compensar visualmente a falta de espaço. A caiação também merece atenção. Embora esse método de acabamento seja considerado desatualizado, é popular devido à sua complexidade mínima e confiabilidade absoluta. No entanto, é preciso entender que preparar a base para a aplicação da cal não é mais fácil do que preparar a coloração. O gesso decorativo pode ser uma solução interessante.
Espectro de cores
Em corredores espaçosos, você pode usar a cor que quiser. Mas se a área total for pequena, você terá que escolher a cor com mais cuidado e consideração.
Em qualquer caso, é necessário seguir o princípio das "três cores", segundo as quais uma cor na sala terá o papel principal, e as outras 2 - um papel coadjuvante.
Os tetos escuros podem dar ao quarto uma aparência orgânica. Eles não precisam ser pretos, você pode escolher outras soluções atraentes.
O marrom costuma ser uma boa escolha. Para corredores dominados por um tom de areia, recomenda-se a escolha de tectos castanhos ou terracota. Também é necessário levar em consideração a textura de cada superfície. O matiz brilhante é recomendado para ser usado quando você precisa demonstrar espaço máximo. A cor amadeirada regular é mais adequada para quem deseja alcançar conforto e tranquilidade.
As cores roxas e lilases são populares. O tom lilás pode variar e afetar a percepção visual de diferentes maneiras. A variedade de cores claras torna o ambiente mais elegante e sofisticado. Se você usar uma cor lilás espessa, pode alcançar respeitabilidade. Para formar um interior lacônico, um teto lilás é mais adequado.
Todas essas opções podem ser feitas com brilho fosco e brilhante.
Para criar brilho, junto com o PVC, pode-se usar tinta com uma textura reflexiva especial. A textura fosca é formada usando:
- tecidos elásticos;
- papel de parede;
- tintas e vernizes.
Tons lilás e roxo combinam bem com cores calmas:
- bege;
- Branco;
- cinzento.
O verdadeiro clássico em design de teto, no entanto, é o branco. Ajuda a tornar a divisão visualmente maior e mais organizada. Esta cor pode ser combinada com qualquer interior. Tetos brancos são menos sujeitos à sujeira do que tetos coloridos porque a sujeira não é tão visível neles. A cor preta não é menos versátil, mas não é capaz de adicionar espaço extra.
Qual é melhor escolher
Para uma sala pequena, você pode usar tetos elásticos e de gesso. Se você bater os produtos de gesso cartonado com competência estética, poderá obter um excelente resultado sem custos desnecessários. Se, no entanto, for escolhida a opção com a tela tensionadora, então qualquer fabricante terá o prazer de apresentar um catálogo com um grande número de opções.
Um tecido elástico de PVC deve ser escolhido se houver alta probabilidade de inundação por cima. Mas o vinil é suscetível a mofo.O tecido é facilmente embebido em água e também pode formar-se fungo. Porém, o tecido não impede a movimentação do ar e é bastante resistente a perfurações e cortes. Em uma sala baixa, onde você pode ter medo de tocar o teto com as agulhas dos guarda-chuvas, a última circunstância é muito importante.
Em termos de cor, as opções matte são mais adequadas às brilhantes.
Estes últimos são escolhidos apenas quando for possível limpá-los sistematicamente.
Você também precisa saber como escolher um esquema de cores em um longo corredor estreito. Lá, eles definitivamente escolhem apenas acabamentos leves. A maneira mais fácil é usar o branco "clássico", que não sai de moda e se combina com qualquer tipo de acabamento. Numa sala estreita pratica-se a divisão em duas zonas, o que permite eliminar o efeito visual de "eléctrico" e tornar o espaço mais completo.
É permitido o uso de forro. Os relevos e padrões transversais ajudam a lidar com a sensação de "estreiteza" excessiva. Além do mais, você pode ajustar o tamanho da sala usando acessórios de iluminação - inserções decorativas de gesso são separadas por fontes de luz... Você também pode aplicar linhas curvas de tiras de LED.
Decoração de interior
Decoração de teto com papel de parede agora é muito rara, porque outros materiais modernos são muito mais fáceis de usar. No entanto, também existem essas opções. Entre eles, os mais populares são os papéis de parede têxteis, que parecem muito bons.
Você pode fazer um teto "flutuante". Este design é consistente com as últimas tendências de design. O design com iluminação em todo o perímetro permite criar apenas o efeito de flutuar no ar.
Uma solução alternativa é usar designs ondulados que abram mais espaço para a imaginação do que elementos planos. O acabamento deste tipo provém principalmente de espuma ou gesso cartonado.
Para adicionar um toque original, você pode aplicar tetos ondulados de moldura.
Não menos original e bonito, você pode organizar o espaço do corredor usando vigas - isso é fácil de fazer, mesmo em apartamentos modernos, e essa solução parecerá apropriada nos seguintes estilos:
- Inglês;
- Provence;
- outras filiais do país;
- loft.
O branqueamento das vigas no tom da parte principal da verkhotura é bastante permitido. Outras soluções também são difundidas - com a preservação da aparência da madeira natural, com o uso de vigas metálicas. Em corredores alongados, é aconselhável usar superfícies brancas como a neve. O brilho irá adicionar volume e listras transversais são usadas para expandir o espaço. Estruturas complexas de vários níveis e retroiluminação LED são utilizadas para suavizar a composição.
Um corredor quadrado é o mais atraente do ponto de vista do design. Todas as soluções de design imagináveis podem ser aplicadas na "praça". Para aumentar visualmente o espaço, recorrem a elementos de vários níveis e a uma complexa organização da iluminação. Se o papel de parede for selecionado, é mais apropriado decorar o teto:
- vinil;
- copo;
- tecidos não tecidos.
Exemplos de sucesso
Pode levar muito tempo para descrever várias abordagens para o projeto de tetos de corredores. Seria muito melhor, entretanto, ver opções específicas para seu design.
- A tela brilhante branca esticada com holofote mantém sua atratividade e, com um uso habilidoso, não pode parecer estereotipada.
- Uma solução alternativa é parecida com esta - o design de um teto de dois níveis com uma "ranhura" ondulada no meio. Os holofotes são montados nesta "ranhura". O amarelo claro do teto combina-se harmoniosamente com a mesma cor das paredes.
- A foto mostra claramente como os quadrados de vidro preto transformam o espaço do teto branco. No meio, há quadrados menores - essas são lâmpadas que fornecem luz quase natural. As cores de uma parte da composição do teto são combinadas com a parede esquerda e a outra parte com a parede direita.A aparência não decepcionará nem mesmo os estetas mais exigentes.
- Os designers nesta sala usaram uma estrutura de teto de dois níveis. O perímetro fosco é originalmente combinado com a área encaracolada brilhante no meio. Uma cadeia de holofotes é montada em um lado do perímetro.
- Se a sala de estar for feita em um estilo moderno, você pode usar a opção de design mais simples. Envolve o uso de um tecido elástico monolítico.
- Não é necessário focar em cores de massa genéricas. A combinação de um perímetro de bronze escuro e um entalhe em forma de L claro parece simplesmente deslumbrante. O perímetro é equipado com holofotes e uma faixa de LED é colocada no recesso.
- Uma cadeia de lâmpadas com um brilho radiante "estrela" também pode parecer muito atraente. Transforma até o teto tenso mais simples.
- Às vezes, apenas uma lâmpada embutida é suficiente para tornar a tela mais bonita e graciosa. Portanto, neste caso - apenas 1 lâmpada é construída na tela fosca, o que transforma imediatamente a composição.
- Um interior moderno pode parecer diferente - com uma "janela" redonda azul escura embutida no teto tenso branco. Pequenas lâmpadas foram colocadas em torno dessa "vigia".
.
Como pode ver, as opções são muitas - há muito por onde escolher e decorar o tecto ao seu gosto.
Qual teto escolher, veja o vídeo abaixo.