Azulejos no chão do corredor: uma visão geral das variedades, design e seleção
O corredor entre todas as dependências do apartamento sofre o estresse mais severo - todos os visitantes passam inevitavelmente por ele, incluindo os proprietários, que o atravessam regularmente para frente e para trás, e toda a sujeira chega primeiro. Por este motivo, os especialistas aconselham a escolha dos materiais de acabamento mais resistentes em todos os sentidos para o corredor, capaz de resistir à abrasão por anos, sem medo de choques mecânicos e produtos químicos corrosivos, e, claro, de aparência atraente, porque essa é a cara da casa. Cada vez mais pessoas decidem dar preferência aos tiles.
Peculiaridades
Ao considerar a compra de tal revestimento no corredor, você deve avaliar objetivamente como ele se encaixará no interior e se será suficientemente justificado em termos de operação. Para que não perca nada, compilamos as potenciais vantagens e desvantagens de um pavimento em mosaico. Vamos começar com uma lista de qualidades positivas.
- Força e durabilidade. A telha é considerada um dos materiais mais duráveis e confiáveis, sua vida útil é geralmente estimada em várias décadas. Nas condições do corredor, a carga sobre ele será maior, mas se você escolher o tipo de material adequado, não poderá fazer o reparo por muito tempo.
- Resistência ao fogo. Independentemente do material de que o azulejo é feito, ele certamente não queima. Recentemente, os nossos concidadãos estão a abandonar cada vez mais o aquecimento central em favor dos sistemas de pavimento radiante e, para esta estrutura, é muito desejável que o pavimento seja de material incombustível.
- Facilidade de manutenção. O bom do ladrilho é que praticamente não tem poros na sua estrutura, por isso não absorve qualquer poluição ou odores visíveis. Se a mancha aparecer, ela ficará do lado de fora e é muito fácil limpá-la com um pano simples e, nesse caso, o revestimento não tem medo de agentes químicos de limpeza. Devido à estrutura à prova d'água, esse tipo de piso também não contribui para o crescimento de mofo.
- Facilidade de reparo. A grande vantagem dos ladrilhos é a sua fragmentação. Mesmo se um dos fragmentos estiver danificado ou quebrado, isso não significa que você terá que mudar completamente todo o piso do corredor - você pode obter um elemento sobressalente do estoque antigo e instalá-lo em vez do danificado.
Infelizmente, nenhum material de construção no mundo é perfeito. Os ladrilhos têm suas desvantagens..
- Muitos consumidores querem iluminar ainda mais o corredor com ladrilhos brilhantes, mas seu uso é indesejável porque tem uma alta taxa de deslizamento. Para evitar lesões, é melhor dar preferência às soluções mate.
- O ladrilho é frequentemente elogiado pelo fato de não ficar sujo por muito tempo, mas aqui tudo é relativo, dependendo da variedade a escolher. Assim, no acabamento leve do piso do corredor, pequenos detritos e sujeira ficarão perfeitamente visíveis, e o revestimento em relevo ajudará a garantir que elementos indesejados se acumulem nas cavidades onde o pano não chega. Consequentemente, essas opções de revestimento devem ser evitadas no corredor.
- O ladrilho em si esfria muito rapidamente e quase sempre permanece frio, principalmente porque o corredor fica sempre à sombra, não é aquecido pelos raios solares e não tem baterias de radiador próprias. Se os proprietários estão habituados a andar descalços pelo apartamento, ou terão que abandonar este hábito, pelo menos dentro dos limites do corredor, ou habituar-se à constante sensação de frio.
- Os ladrilhos não são um acabamento que proporcione um bom isolamento acústico, e se você também usar sapatos pesados, os vizinhos não ficarão satisfeitos com a sua escolha de piso.
Visão geral da espécie
Considerando a instalação no piso, e mesmo no corredor - onde o carregamento definitivamente não será fácil - o ladrilho deve ter características melhoradas em termos de estabilidade e durabilidade. Na verdade, apenas três tipos principais de tal revestimento são adequados para uso nas condições descritas.
- Ladrilhos cerâmicos clássicos quase inteiramente consiste em argila cozida comum. Trata-se de uma tecnologia antiga que não requer nenhum recurso especial para a produção, portanto é este tipo de telha que deve ser considerada a mais barata.
As vantagens incluem solidez da cor, mas hoje existem alternativas muito mais duráveis para os ladrilhos antigos.
- Grés porcelânico - é toda a mesma argila de base, mas com a adição de lascas de granito. Devido à tecnologia especial de prensagem, o material resultante é aproximadamente igual ao granito natural em resistência, o que significa que é muito mais confiável e durável do que as telhas, e passa a água em uma extensão ainda menor. Além disso, em termos de design, muitas vezes, de forma plausível, imita apenas o granito real.
- Telhas de vinil de quartzo é o resultado do cruzamento de materiais naturais e artificiais - areia de quartzo é unida aqui com cloreto de polivinila. Na verdade, trata-se de uma pedra artificial, mais barata do que a natural, mas em termos de durabilidade e resistência à abrasão, em alguns casos, é até capaz de dar vantagens à sua contraparte natural.
Variedade de formas e tamanhos
Os fabricantes modernos oferecem ao consumidor uma escolha de produtos de formas e tamanhos completamente diferentes. As dimensões são importantes - quanto maior for cada fragmento individual, mais fácil e mais rápido será cobrir o chão do corredor com ladrilhos. Ao mesmo tempo, há também um padrão oposto - na busca de grandes ladrilhos, deve-se guiar pelo fato de que as dimensões da sala são múltiplos das dimensões do ladrilho, caso contrário, o recorte demandará muito tempo e esforço, e até mesmo transformará uma parte significativa do material de acabamento em desperdício.
Na maioria das vezes, são escolhidos ladrilhos de tamanho médio condicional, já que um grande dá muitos detritos e um pequeno mosaico em um corredor espaçoso pode parecer impróprio.
Outro critério de seleção é forma dos produtos. É considerado um clássico quadrado, capaz de caber facilmente em uma sala retangular típica, mas também fragmentos forma alongada também estão em demanda. Com a ajuda deles, aliás, você pode influenciar a percepção visual da sala, colocando os ladrilhos com a extremidade mais curta na parede que você gostaria de alongar. Ao mesmo tempo, soluções geométricas mais originais surgem, por exemplo, hexágonos, a partir do qual você pode definir o "favo de mel".
Opções de design
O corredor é aquela parte do apartamento que absolutamente todos verão, mesmo que não sejam hóspedes, mas apenas uma pessoa que por algum motivo tocou a campainha. Uma vez que sua própria reputação deve ser mantida em um nível consistentemente alto, ao escolher um acabamento de piso para um corredor, um aspecto como o design não pode ser ignorado.
Paleta de cores
Um dos critérios de seleção mais importantes é a cor do revestimento - é importante que esteja em harmonia com o design da sala como um todo e não interfira na sua percepção adequada. Você pode usar qualquer opção de cor sólida, mas os ladrilhos das cores a seguir são usados com mais frequência.
- Branco. Aqui a escolha é difícil: por um lado, o brilho branco brilhante não atrapalharia o ambiente, que normalmente não é estragado pelas próprias janelas, por outro lado revela-se muito escorregadio e traumático. Além disso, a sujeira trazida da rua será visível em qualquer acabamento claro do piso do corredor.
- Preto. O oposto do branco também tem contradições: por um lado, esse design parece muito elegante, por outro, os danos são claramente visíveis nele, e um estreitamento visual do espaço é inevitável, o que nem sempre é bom. Com tudo isso dito, os ladrilhos pretos são geralmente usados em combinação com o branco, criando um padrão xadrez característico.
- cinza... O meio dourado acaba por ser o mais prático no caso do corredor - riscos e sujeira não são tão perceptíveis nele, embora não reduza visualmente o espaço.
- Bege. Outra opção que permite neutralizar as principais desvantagens de um revestimento branco ou preto e ao mesmo tempo ter um tom mais quente. Este é um piso discreto - não é impressionante, complementando perfeitamente todos os outros detalhes do interior.
- Cores brilhantes. Soluções coloridas na forma de ladrilhos azuis ou vermelhos são relativamente raras, mas em geral é difícil vinculá-las ao design geral de interiores, portanto, esse tipo de piso raramente é monocromático. Para não cansar os olhos, o revestimento é geralmente combinado com o branco em uma variedade de padrões, ou pelo menos tons suaves são escolhidos.
Padrões e desenhos
As tecnologias industriais modernas permitem que os fabricantes de ladrilhos atendam o consumidor em termos da gama de padrões disponíveis. Eles podem ser qualquer coisa, portanto, não é necessário escolher soluções monocromáticas estritas.
Um excelente exemplo de como isso pode ser usado no design moderno é uma forma de layout chamada patchwork. Traduzido do inglês, essa palavra significa "algo costurado a partir de retalhos", portanto, os ladrilhos são usados para revestimento, selecionados ao acaso: eles combinam com o esquema de cores do ornamento ou do próprio ornamento, mas não com as duas características ao mesmo tempo. Não há necessidade de aderir a nenhum padrão para definir o padrão - pelo contrário, deve ser evitado colocando os ladrilhos na sequência mais desordenada.
Acontece com estilo e muito familiar, e o mais importante - único.
São muito populares revestimentos que imitam madeira natural, seja ela parquet ou laminado... Num corredor, um tal material real dificilmente teria durado o suficiente, e assim você tem a oportunidade de escolher um acabamento por suas próprias razões estéticas, sem pensar na praticidade de tal solução. Os fabricantes não têm preguiça de oferecer diferentes tons de madeira, incluindo a imitação de revestimento envelhecido.
Naturalmente, está em demanda e telhas de efeito de mármore, especialmente porque pode realmente incluir lascas de pedra. Como no caso da imitação de madeira, esta solução de design parece muito elegante e cara e, embora teoricamente você pudesse revestir o corredor com pedra natural, os ladrilhos custarão significativamente menos.
Tal como acontece com a madeira, existe uma escolha de tonalidades.
Textura
Visto que os fabricantes de ladrilhos se comprometem a imitar certos materiais naturais, seria ingênuo acreditar que, nessa busca, eles se limitem a imitar apenas uma tonalidade. Na verdade, as tecnologias modernas também lidam com a criação de uma determinada textura. Não vamos falar sobre como o resultado é semelhante a pedra natural ou madeira. Vamos apenas dizer que a superfície do ladrilho pode ser lisa ou áspera.
A textura lisa tem uma vantagem óbvia no sentido de que não implica locais de difícil acesso - caminhando sobre ela com um pano comum, os proprietários conseguirão uma limpeza perfeita sem nenhum esforço extra. Esta é uma grande vantagem para a higiene da sala, mas uma superfície perfeitamente plana costuma ser excessivamente brilhante e deslumbrante, e também acaba sendo escorregadia, o que pode causar danos.
Consequentemente, uma superfície rugosa tem vantagens e desvantagens completamente opostas. Na maioria das vezes, trata-se de ladrilhos foscos, nos quais é difícil deslizar - pequenas saliências em relevo, que você nem percebe da sua altura, impedem que os sapatos escorreguem.
No entanto, essas mesmas saliências e depressões criam um certo problema - em todas essas características do relevo pode-se acumular sujeira e bactérias, o que não é tão fácil de extrair dali. Em ladrilhos ásperos, a sujeira pode não ser tão perceptível no início, mas na verdade o acabamento suja um pouco mais rápido do que o brilhante e precisa ser limpo com mais frequência.
No entanto, em busca da naturalidade do revestimento que imita os materiais naturais, muitos compradores ainda adquirem essa variedade.
Critérios de escolha
Considere mais alguns segredos, cujo conhecimento não interferirá no processo de seleção. Em primeiro lugar, o ladrilho é escolhido como um material que resiste ao esfregamento, mas ao mesmo tempo os ladrilhos são diferentes dos ladrilhos e não se deve pensar que qualquer revestimento de ladrilho é igual neste aspecto.
Os especialistas desenvolveram propositadamente uma escala especial pela qual é possível determinar a rapidez com que o piso se desgasta e a marcação correspondente deve estar presente na embalagem. Considerando que a transitabilidade no corredor é a maior da escala de todo o apartamento, vale a pena escolher produtos da classe 3-4 de abrasão.
Nesse ínterim, não importa o quanto você tente escolher o ladrilho menos limpável, materiais de acabamento eterno não existem, porque os ladrilhos se desgastarão mais cedo ou mais tarde. A tarefa de um bom proprietário é tornar o processo natural de envelhecimento do ladrilho o menos visível possível; portanto, os designers profissionais costumam usar um movimento um tanto ilógico - cobrem o chão do corredor com ladrilhos que inicialmente imitam o revestimento antigo.
Se o fabricante conseguiu obter o efeito quando a estilização do acabamento antigo não interfere no entendimento de que de fato o revestimento é novo, então, mesmo no caso de desgaste real, a pessoa ainda o perceberá apenas como um elemento de um design bem pensado.
Pela mesma razão especialistas desencorajam a escolha de ladrilhos de tons claros e com padrões complexos para o corredor - uma paleta ligeiramente mais escura com listras indistintas e meio desfocadas acabará sendo muito mais durável. Não importa o quão intensamente esse revestimento seja removido, sempre parecerá para alguém de fora que não teve a oportunidade de monitorar constantemente a condição do piso que o revestimento foi originalmente concebido exatamente como é agora e que todos os arranhões visíveis são um recurso de design.
Uma conversa separada é sobre como escolher um fabricante de ladrilhos... Na maioria dos casos, os consumidores avaliam um fornecedor pela confiabilidade e durabilidade de seus produtos, testados por milhões de outros consumidores, mas no caso dos ladrilhos, vale a pena prestar atenção a mais uma sutileza - o grau de rigidez da geometria. Infelizmente, mesmo entre as principais marcas, nem todos são capazes de atingir a exatidão perfeita da forma dos elementos individuais, o que pode levar a costuras desiguais.
Se você também escolheu um ladrilho de tamanho grande, ligeiras curvaturas de meio grau serão claramente visíveisespecialmente quando projetado com uma largura mínima de junta. Você pode tentar evitar esse problema de duas maneiras: ou estudando diligentemente as avaliações e encontrando uma empresa que não foi criticada por "três em geometria", ou escolhendo uma argamassa para as juntas para combinar com o próprio azulejo, de modo que se faça não se destacar do outro.
Métodos de postura
Existem quatro layouts principais, e embora a imaginação dos designers não se limite a eles, provavelmente você gostará de um deles.
- O layout clássico não procura caminhos complicados - os ladrilhos retangulares são dispostos em fileiras uniformes ao longo das paredes. Parece simples e ao mesmo tempo sólido e sólido, em termos de economia de ladrilhos e de tempo, esta é a melhor opção.
- Layout diagonal - este é o mesmo clássico, mas com um ângulo de 45 graus em relação às paredes, de forma que cada fragmento se parece com um losango e não com um retângulo. Com a ajuda desse truque, é possível tornar o corredor mais esteticamente interessante, ampliar visualmente seus limites e até ocultar algumas irregularidades no substrato, mas o consumo de materiais e de tempo acaba sendo muito maior.
- Espalhando assemelha-se ao clássico no sentido de que as fileiras se situam perpendicularmente às paredes, mas ao mesmo tempo há um certo deslocamento delas em relação umas às outras. Algo semelhante pode ser visto na alvenaria, onde as fileiras precisam ser enfaixadas, e essa técnica de decoração é usada apenas para imitar materiais naturais.
- Layout em espinha geralmente relevante para imitação de parquet, quando cada fragmento individual é um retângulo estreito e altamente alongado. Esta solução parece simples e original. Ao mesmo tempo, resta relativamente pouco desperdício.
Ao decidir sobre um método de estilo, vale lembrar que você não precisa seguir estritamente nenhum esquema escolhido, especialmente se o corredor tiver uma forma significativamente diferente do retângulo clássico. Assim, em um vestíbulo estreito na entrada, você pode escolher um dos métodos de layout descritos acima e colocar um painel completo de pequenos mosaicos na parte central - esta combinação será definitivamente lembrada pelos convidados e dirá um muito sobre seu gosto estético.
Ao mesmo tempo, você pode combinar ideias a seu próprio critério e em qualquer combinação, desde que seja bonito.
Belos exemplos
Mesmo os ladrilhos com um padrão simples em preto e branco podem ajudar a criar o interior do corredor perfeito, especialmente se você não o usar sozinho, mas em combinação com uma moldura de outro ladrilho nas mesmas cores. O resultado parece muito aristocrático e é bem lembrado. O designer ganhou todos os tipos de elogios: focando no esquema de cores preto e branco clássico, ele se afastou com sucesso da trivialidade como um tabuleiro de xadrez.
Este exemplo mostra claramente que, para um bom fabricante de ladrilhos, o número de opções de layout não é de forma alguma limitado a quatro.Ele é capaz de mais. Como resultado o padrão complexo do piso do corredor se assemelha a um laminadoporém, neste caso, a substituição do revestimento do piso não será necessária muito em breve, pois um bom ladrilho pode servir aos proprietários por décadas.
Se você sempre sonhou com parquete no corredor, mas entende objetivamente que esse revestimento caro não vai durar muito ali, escolha uma imitação de ladrilhos de parquete. Para os céticos que não acreditam que isso possa parecer verossímil, este é um exemplo de como as coisas poderiam ter sido. Além disso, também é uma demonstração bem-sucedida de uma combinação de dois métodos de exibição na mesma sala.
Para obter informações sobre quais erros existem ao colocar ladrilhos, consulte o próximo vídeo.